fbpx
como-estudar-um-novo-assunto

O Guia Final para Você Aprender Novas Matérias

Na faculdade, nos estudos para concursos ou mesmo nas matérias de escolas: sempre há novos assuntos surgindo!

Como fazer para aprender um assunto sobre o qual você não sabe NADA? Em outras palavras: como fazer para aprender novas matérias, novos assuntos?

Para este artigo, vou usar o que a Saundra McGuire ensina no livro Teach Students How to Learn (que em uma tradução minha significa: Ensine Seus Alunos a Aprender).

Superficialmente, os passos podem até parecer óbvios – mas será que você tem aplicado isso para aprender algo sobre o que você ainda não sabe?

Vejamos os passos.

 

Passo 1. Aprender ANTES da aula

Antes de ir à aula, ou antes de assistir ao vídeo da aula, tente compreender o assunto antes, de uma maneira geral, com livros ou material escrito em PDFs. Foi isso o que fiz quando comecei a aprender Administração Financeira e Orçamentária: quando percebi na primeira aula que eu seria mais feliz se me preparasse antes, comecei a ler os assuntos antes de o professor ensiná-los.

 

Passo 2. Ir à aula

Antes de tudo, ir à aula não significa:

  • assinar a lista de presença;
  • tirar foto com o professor;
  • fazer amizade com coleguinhas.

Dito isso, vá à aula com uma intenção de participar ativamente: anotar, perguntar, se envolver com o conteúdo.

A aula é importante porque você tem a visão do professor (que é MUITO mais experiente que você) em relação ao assunto.

 

Passo 3. Revise

Ah, rapaz, agora é a diferença entre os frangos e os estudantes fortões. Você tem que tirar um tempo para revisar suas anotações e seu caderno de perguntas e respostas comentadas. Não confie em sua memória, utilize as repetições espaçadas para realmente ficar craque no conteúdo.

 

Passo 4. Estude ATIVAMENTE

Pare para ler, fazer suas anotações no conteúdo, resolver questões. Por mais que o professor se esforce para te passar o principal conteúdo, eles não vão conseguir te ajudar passivamente a compreender a matéria. Você tem que ter sua parcela de estudos individuais.

 

Passo 5: Verifique seus resultados

Ei, qual tem sido seu percentual de acertos? Você tem olhado o que tem errado para poder melhorar? Para verificar se as técnicas que você tem usado estão te servindo, seu maior aliado vai ser o teste, o simulado.

Já vi alunos deixando de simular com medo de errar. Simulado é para errar mesmo, porque daí é que você vai conseguir verificar se seus estudos estão indo pelo caminho certo.

 

Aqui estão alguns artigos que podem te ajudar neste mesmo tópico:

 

Aqui estão os cursos do Esquemaria que podem te ajudar neste mesmo tópico:

Compartilhar este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Gostou deste artigo?

Inscreva-se em nossa newsletter e não perca mais nenhum conteúdo.
>

Send this to a friend