A maioria dos estudantes estuda relendo notas e livros didáticos – mas a pesquisa dos psicólogos, tanto em experimentos de laboratório quanto de alunos reais nas aulas, mostra que essa é uma maneira terrível de aprender material. Talvez seja por isso que eu odiava estudar quando era mais nova: pensava que reler era uma maneira apropriada de aprender.
Na verdade, não sou contra a releitura como um todo, mas contra a releitura massiva do mesmo texto. A releitura massiva dá uma falsa sensação de conhecimento, quando na verdade é só informação que entra, mas rapidamente sai.
Por isso, o uso de estratégias de aprendizado ativas – como fichas de estudos, tática dos feras e uso de perguntas e respostas – é muito mais eficaz, assim como o espaçamento dos estudos ao longo do tempo.
Então, o que sugiro é releitura aplicada aos tópicos de estudos que vão se mostrando mais importantes enquanto você estuda seus livros, suas questões e suas aulas.
Neste artigo, vou sugerir algumas ações nos estudos no lugar da leitura nua e crua e massiva.
1. Rabisque diretamente o material
Na imagem acima, há um exemplo de como você pode marcar diretamente no material de estudos
Se você irá fazer uma releitura, que seja do que você conseguiu compreender com suas próprias palavras, com seus próprios rabiscos, com suas próprias anotações.
Portanto, não tenha vergonha de rabiscar seus livros e até mesmo suas aulas em PDF. Isso já te ajudará a revisar o que importa.
2. Não entulhe seus estudos, use repetições espaçadas
Os estudantes como um todo querem matar as revisões de última hora. Por exemplo: pegam a última semana antes da prova para revisar tudo. Considerando que as provas de concursos e vestibulares têm muita matéria, essa revisão de última hora só vai ser um grande entulho, que deixará o estudante ansioso.
No lugar disso, distribua sua revisão ao longo do tempo e utilize a última semana como sua revisão do que já foi visto várias vezes durante seus meses de estudos.
Ações a ser tomadas para evitar a releitura massiva
- distribua palavras-chave ao longo dos textos de livros, aulas em PDF e até mesmo questões;
- foque suas anotações em pontos fracos, pontos que você mais tem errado;
- tenha um estudo ATIVO, nunca leia só por ler… anote, anote, anote!
- faça testes pessoais, com perguntas e respostas;
- dica quente: se você achar que se perdeu na leitura, volte e releia a seção que pertence ao assunto no qual você se perdeu.
Obrigada por me acompanhar em mais um artigo aqui do Esquemaria!
Aqui estão alguns artigos que podem te ajudar neste mesmo tópico:
- Aulas em PDF: como aproveitá-las ao máximo com estes 5 truques do Acrobat Reader
- Como fazer anotações durante aulas e palestras
- 150 exemplos de mapas mentais em formato de fichas de estudos
- 7 opcões de como estudar nas semanas antes da prova
- 4 mitos sobre estudos
Respostas de 2
Você é um anjinho enviado por Deus pra nos mostrar a Luz de Cristo! Obrigada
Que bom que gostou, Bianca :)