Eu sou uma fã incondicional das novas tecnologias, e acredito que quem não as utiliza para estudar para concursos está bem atrás da grande maioria dos concorrentes. Hoje, usar aulas em PDF, entrar em sites especializados em concursos, pegar dicas na internet já não é mais diferencial, mas prerrogativa para estar a frente, no dia da prova. Você tem que (cada vez mais) usar armas… digamos… um pouco mais… ESTRATÉGICAS do que seus concorrentes.

Uma delas são as aulas em PDF.

amamos-aulas-PDF

Aulas em PDF: existe amor maior que elas?

Os arquivos em PDF dominaram o conteúdo de concurso, na rede. Se você perguntar para os já aprovados nos concursos mais tops, por aí, raramente vai encontrar quem nunca usou aulas ou leis em PDF, no processo.

A ferramenta mais conhecida – e uma das melhores – para tratar disso é o leitor de PDF Acrobat Reader. Muito provavelmente, você já o tem em seu computador, e já anda abrindo suas aulas com ele.

Este leitor da Adobe tem suas versões gratuita e paga (a paga acrescenta o nome “Pro” ao software, mas não é dela que vamos falar). Outra coisa legal deste programa é sua compatibilidade com os sistemas operacionais Windows, Mac, Linux, iOS e Android.

Com o Acrobat Reader, você pode melhorar sua leitura de aulas em PDF e estudar com maior estratégia.

Por tudo isso, decidi trazer, hoje, 5 truques que vão otimizar seus estudos com o leitor da Adobe.

IMPORTANTE: ao final do artigo, há um vídeo sobre a atualização relacionada à NOVA versão do Acrobat Reader. Assista a esse vídeo! Combinado? :)

Neste post, você aprenderá a:

  1. fazer download da última versão do Acrobat Reader;
  2. usar a janela de comentários, para estudar;
  3. fazer legendas de suas marcações (essa dica é sensacional!);
  4. prestar atenção à lista de comentários (para fazer filtros do que você já estudou);
  5. organizar-se com as propriedades das ferramentas.

Vamos lá!

1. Faça download da última versão do Acrobat Reader

É possível que você não tenha o Acrobat em sua máquina, ainda. Ou, ainda, é possível que você não tenha a versão mais atualizada deste programinha bacana. As versões mais antigas podem não ter alguns dos recursos que vou te mostrar, aqui.

Para fazer download do queridinho da Adobe, o Acrobat Reader, siga os seguintes passos.

Em primeiro lugar, entre no site da Adobe, em http://get.adobe.com/br/reader/ (o site já está em português). Geralmente, a página já reconhece qual é o sistema operacional do seu computador, como o meu, na imagem a seguir:

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Caso entre diretamente nesta tela de download, basta clicar em faça download agora e salvar o arquivo de instalação em seu Desktop. Execute este arquivo e instale o programa em seu computador.

Se não aparecer essa tela, o próprio site da Adobe deixa uma opção para que você escolha seu sistema operacional no endereço http://get.adobe.com/br/reader/otherversions/. Aparecerá a tela seguinte:

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

São três etapas simples: 1. a escolha do sistema operacional; 2. o idioma que você quer para que seja instalado seu Acrobat Reader; 3. a versão que você quer baixar (nessa opção, eu escolho sempre a versão mais nova que aparece).

 

2. Use sua janela de comentário, para estudar

Talvez a dica mais importante deste post é: use e abuse sua janela de comentários. Ela vem com várias ferramentas, as quais destaco:

 

Anotações

Nota Auto-adesiva Acrobat Reader
Adicionar nota auto-adesiva: quando você usa este botão, seu comentário ficará lá com um balão (que, por padrão, fica na cor amarela), e poderá ser visto sempre que você passar o mouse em cima ou clicar. Eu uso este balão para adicionar algum conteúdo que eu tenha sentido falta, na aula em PDF.

Realçar texto Acrobat Reader
Realçar texto: esse botão traz uma das razões mais maneiras de se estudar com PDF: ele destaca seu texto do mesmo modo que um marca texto, em um livro de papel. Além disso, clicando duas vezes em sua marcação, você pode adicionar comentários. E o mais legal é que, quando você coloca um comentário em sua marcação, ela fica com um balão no canto esquerdo, para te avisar que ali foi adicionado algum comentário.

Acrobat Reader: adicionar comentário em texto
Adicionar comentário em texto: você também pode adicionar um texto onde você quiser, em seu PDF. Pode escolher a cor, o tamanho e o tipo da fonte. É como se você pudesse fazer uma anotação ao lado de um parágrafo, em um livro de papel. Só que a grande diferença, que torna melhor estudar pelo PDF, é que este comentário de texto pode ser encontrado pela busca no arquivo (pressionando Ctrl + F, para PCs, ou Command F, para usuários de Mac). Quando eu paro no meio de uma aula, por exemplo, gosto de colocar o comentário de texto “parei aqui”, porque depois é só apertar Ctrl + F e procurar pelas palavras-chave “parei aqui” e continuar minha leitura.

Anexar arquivo Acrobat Reader Gravar áudio Acrobat Reader
Anexar arquivo / gravar áudio:
 digamos que você esteja lendo uma aula em PDF e queira acrescentar, em uma determinada página, um mapa mental que você tenha feito ou que você tenha baixado, uma imagem que te ajude a entender melhor o conteúdo, ou um áudio que você ache interessante para aquele contexto.

É possível fazer isso usando estas duas ferramentas. Quando você anexa um arquivo ou grava um áudio, o programa te pede para escolher um ícone. Toda vez que você clica naquele ícone, ele abre automaticamente o arquivo da imagem, texto ou vídeo, ou inicia sua gravação de áudio. Mas tome cuidado! Depois de você adicionar um arquivo ao seu PDF, não pode deletá-lo ou alterar sua localização, do contrário, o PDF não reconhece este arquivo. Para evitar esse tipo de aborrecimento, pense bem em como você vai organizar seus arquivos de estudo. Você perde 1 hora se organizando, mas ganha em qualidade de estudos, o que vale muito a pena!

Taxado Acrobat Reader
Tachado:
caso você encontre algum erro em sua aula, lei ou qualquer outro tipo de conteúdo que possa estar em um PDF, corte a palavra ou frase com essa ferramenta. Ela abre um balão para que você possa comentar o porquê de ter cortado o conteúdo. Também é uma das ferramentas mais úteis, principalmente no estudo de direito ou contabilidade, matérias que mudam frequentemente.

Acrobat Reader: sublinhado (ou underline)
Sublinhar:
faz um sublinhado simples no texto. Também dá para colocar um comentário :)

Não se esqueça de, depois de fazer suas alterações, salvar seu arquivo PDF (ele não salva automaticamente esses comentários!).

Existem outras ferramentas (adicionar carimbo, inserir texto ao cursor, adicionar nota ao texto e marcação de correção de texto) que prefiro não comentar, aqui, ou porque acredito que elas não sejam úteis para o estudante de concurso, ou porque são muito parecidas com as que já comentei.

 

Marcações de desenho

Acrobat Reader: adicionar caixa de texto
Adicionar caixa de texto:
da mesma maneira que você pode colocar um comentário de texto, você pode adicionar essa caixa de texto, que é basicamente a mesma coisa, só que com uma borda da cor que você escolher.

Acrobat Reader: adicionar texto explicativo
Adicionar texto explicativo:
adiciona uma caixa de texto com uma seta apontando para onde você quiser.

Acrobat Reader: ferramentas de desenho
Desenhar linha, seta, oval, retângulo, nuvem, polígono, linhas conectadas e forma livre: são outras ferramentas de desenho bacaninhas, para você usar à vontade, com o objetivo de destacar determinada parte do texto.

Acrobat Reader: apagar forma livre clicando e arrastando
Apagar forma livre clicando e arrastando:
serve para você apagar as formas livres desenhadas.

 

3. Faça legendas das suas marcações (essa dica é sensacional)

Organização é a chave para ter arquivos PDFs poderosos. Não adianta nada você saber usar o Acrobat se não existe uma estratégia para o uso das ferramentas de anotação. Por isso, crie uma pequena lista no Word com uma estratégia de uso de cores, sublinhados, anotações etc. Abaixo, eu coloco um exemplo de como eu faço, nos meus estudos. Isso vale não só para os meus arquivos PDF, mas também para os documentos em papel que uso (por exemplo, nos livros, uso o mesmo código abaixo):

Passo 1: entre no Word, ou em seu editor de texto preferido (os usuários de Mac geralmente usam o Pages) e crie um novo documento;

Passo 2: digite a descrição de cada cor (para saber como alterar as cores, leia o último tópico deste post!), sublinhado, destaque que quer usar em seus arquivos PDF e textos em geral, como no exemplo a seguir:

Já li: atenção! Nem tudo o que está para trás significa que você já tenha lido. É possível que você pegue um livro e leia apenas algumas partes dele, não é mesmo? Marque o que você já leu, para não precisar voltar atrás e começar a ver o que já viu.

Já caiu em prova: essa é a marcação que mais importa. Se um assunto está marcado como “já caiu em prova”, é porque as chances de ele cair de novo são grandes. Se você achar legal, adicione, clicando duas vezes em sua marcação, o nome da banca, ou defina cores diferentes para cada banca.

Reler: nem tudo o que você marcar como “já li” é relevante. Por isso, é bom você ter uma marcação diferenciada para “reler”, que seria um tópico mais importante do que “já li”.

Comparar com: é muito legal usar uma marcação de “comparar com” e acrescentar uma caixa de texto com o número da página a ser comparada, ou com o artigo de um normativo.

Mudança: é muito comum que alguma doutrina, algum ato normativo, ou alguma decisão jurisprudencial tenha mudado, e seu material esteja com informações antigas. Por isso, é bom você ter uma legenda para esse tipo de alteração.

Essas são algumas sugestões de destaques que você pode fazer ao seu texto, mas se sinta livre para fazer quaisquer outros tipos de marcações. Só não exagere! Detalhar demais seus textos pode fazer as coisas ficarem confusas. Evite fazer mais de 6 legendas. Se você sentir a necessidade, em um determinado momento, de fazer uma anotação que não esteja em sua lista rápida, apenas acrescente uma caixa de texto e pronto.

Passo 3: depois de digitar a legenda no seu programa de textos, exporte-a para PDF e coloque-a em uma pasta específica em seu computador.

Passo 4: pegue o arquivo PDF das legendas e faça os destaques que você usará para cada legenda. Veja só como eu fiz as minhas:

Legendas em PDF

Sublinhado preto simples para “já li”; marca texto azul para “já caiu em prova”, com comentário do nome da banca; marca texto amarelo para “reler”; seta com caixa de texto para “comparar com”; e tachado para “mudanças”.

Agora, veja exemplos aplicados a um texto em PDF:

Acrobat Reader: exemplo de texto marcado

Perceba, pela imagem acima, que eu li o texto todo, por isso está todo sublinhado. Mas não considerei tudo relevante, somente algumas partes – e essas partes são as demais legendas que defini anteriormente.

 

4. Preste atenção à sua lista de comentários (para fazer filtros do que você já estudou)

Ao lado direito, na guia de comentários, você vai perceber, depois de acrescentar suas anotações, que há uma lista de todos os seus comentários. Eu destaquei, na imagem a seguir, essa lista:

Acrobat Reader: lista de comentários

Você pode fazer uma busca somente nos seus comentários, na caixa de formulário “localizar”, o que é muito legal, já que você poderá procurar exatamente aquilo que já leu.

Também pode classificar os comentários por tipo, página, autor, data e status de marca de seleção. O uso da classificação por tipo, em minha opinião, é uma poderosa arma, porque você poderá separar só os comentários de “já caiu em prova” dos de “reler”, por exemplo, na hora de fazer uma revisão.

Outro recurso legal é o de filtrar, que é bem parecido com o de classificar, só que não organiza mostrando tudo, mas apenas as marcações que você escolher.

Por fim, para expandir e recolher seus comentários, você pode usar o recurso opções, que é o último, nos comentários.

De vez em quando, você vai querer deletar todos os comentários de uma vez, do seu arquivo. Você não precisa selecionar um por um e apertar “delete”. Basta você selecionar todos os comentários nessa sua janela da direita, apertando a tecla “shift” e, depois, apertar “delete”, em seu teclado.

 

5. Organize-se com as propriedades das ferramentas

As propriedades das ferramentas te permitem colocar cada comentário do jeito que você acha melhor. Basta você clicar em qualquer tipo de anotação – sublinhado, marca texto, caixa de texto etc – e usar o atalho Ctrl + E (Command + E para usuários de Mac) e escolher a cor, o estilo, a transparência, o tamanho da linha e assim vai.

No caso dos estudos para concursos, é muito importante usar essas propriedades para diferenciar as cores de cada marcação, para diferenciar as legendas de que falei no tópico 3.

 

EXTRA, EXTRA, IMPORTANTE: atualização do Acrobat

Aqui está um vídeo sobre o novo Acrobat. Quando escrevi esse artigo, originalmente, a versão era a 11. Agora, veja como fazer tudo o que ensino neste artigo com a nova versão:

 

É difícil organizar PDFs?

Depois de seguir direitinho este post e colocar seus comentários nos primeiros PDFs, isso vai virar rotina, pra você. Fica muito fácil e rápido. Pense que, quando for revisar seu conteúdo, tudo vai estar mastigadinho, e você estará pronto para arrasar na prova :D

E aí, você vai se organizar melhor com os PDFs, agora? Comente, deixe suas dicas, também!

>