Sobre Carol Alvarenga

De que maneira uma jovem publicitária, fã de livros de fantasia e ex-aluna de escola pública se tornou Técnica Federal de Controle Externo, no Tribunal de Contas da União (TCU)? Aqui, eu, Carol Alvarenga, fundadora do Esquemaria.com.br, vou te contar como tudo aconteceu.

carol-alvarenga

Viagem para a Itália – Pitigliano (uma pequena linda cidade)

Nesta página, o que você verá são os meus passos de aprovação – desde o momento em que comecei a estudar até a posse no Tribunal de Contas da União. O que escrevi foi o seguinte:

 

Apresentação inicial

E aí! Eu sou Carol Alvarenga. Nasci em Taguatinga, uma região administrativa de Brasília-DF, e vivi, por 14 anos, em Brazlândia. Já fiz muita coisa, na vida, e nem sempre estudei para concursos públicos. Minha formação não é típica de quem estuda para concursos. Só que eu aprendi a estudar, aprendi a gostar de estudar e consegui alcançar uma vaga em um dos melhores órgãos da administração pública brasileira – o Tribunal de Contas da União (TCU). Continue lendo para saber como eu consegui chegar até aqui.

 

Como era antes de Carol Alvarenga entrar para o incrível mundo dos concursos

Para brincar um pouquinho com o que não se deve fazer na prova, lá vai um pleonasmo por querer: vamos começar do começo! hehehe.

Esta parte é essencial para entender como cheguei ao método de estudos diferente, que é o Esquemaria.

Bem, eu sempre fui uma fangirl de várias coisas, desde criancinha. Com 8 anos, eu fazia posters de Leonardo DiCaprio e Sandy e Junior. Com 11 anos, virei fã de Harry Potter e fiz blogs e sites relacionados ao assunto.

Foi assim que eu aprendi, entre a infância e a adolescência, boa parte do que sei hoje, em relação a design. Fazia por hobby.

O meu segundo grau todo foi feito em escolas públicas. E em três escolas públicas diferentes, uma em Brazlândia, outra no Guará e, por fim, uma em Taguatinga. Minhas notas não eram altas. Ao contrário. Quase reprovei o primeiro ano, ficando de recuperação no número máximo de matérias que eu poderia ficar. No segundo ano, fiquei de recuperação em mais duas. E no terceiro, finalmente consegui passar direto – mas, em muitas matérias, passei com a média mínima.

Durante o ensino médio todo, minha média mais baixa, no final do ano, foi 5. A mais alta: 6,5. Para você não falar que estou mentindo, olha aí meu histórico escolar:

Histórico escolar de Carol Alvarenga
Olha só essas notas!

 

Não são notas para eu me gabar, obviamente. Eu gosto de mostrar estas notas para você saber de uma coisa: para passar em concursos públicos, não é preciso ser nerd ou ter nascido para estudar. Eu demorei muito até entender que era muito mais força de vontade e dedicação do que dom.

A princípio, por influência da família, comecei a faculdade de Direito. Todos estavam muito satisfeitos, menos eu. Achava que não era o que eu queria, e acabei saindo depois de três meses de estudos, ainda no primeiro semestre.

Nem concursos públicos me empolgavam. Na verdade, eu até era adversa a estudar para concursos. Era contra concursos, era contra carreiras baseadas no mérito de passar em uma prova, exatamente porque eu não tinha esse “dom”. Não gostava nem que tocassem no assunto.

Para mim, por muito tempo, minha carreira seria em algo que exigisse criatividade, e apenas isso.

Então eu mudei para Publicidade. No primeiro semestre, ainda aos 16 anos, comecei a trabalhar em uma pequena agência de Publicidade de Taguatinga, que já nem existe. Depois, fui para uma agência um pouco maior, a Plano B Propaganda, no Plano, onde aprendi realmente muito.

Tranquei a faculdade por um semestre, para participar de uma campanha política em Porto Alegre, pela Leiaute Propaganda, para a candidata ao governo da cidade, Manuela D’ávila. Também foi um tempo de muita aprendizagem, especialmente em relação à área em que eu estava focada: design gráfico. Isso era final de 2008. Eu tinha 19 anos.

 

Quando e por que decidi estudar para concursos

Voltei a Brasília entendendo uma coisa: trabalhar em agências de Publicidade não era para mim.

Não que eu tenha passado a desgostar de publicidade, não é isso. Acontece que, nas agências, eu até ganharia bem, em pouco tempo, mas o fato de trabalhar muito e durante os finais de semana já estava ficando cansativo demais. Não era saudável.

Além disso, descobri que o mundo da publicidade é muito maior do que o mero design. Eu soube que, se aplicado com inteligência, o design poderia tornar qualquer assunto muito mais didático e criativo do que era.

Quando cheguei à capital, o clima, nos concursos públicos, era quente. Estava fervendo, na verdade.

Que ano louco, o de 2008! Os cursinhos estavam bombando mais do que nunca, saíram concursos com muitas vagas para muitos cargos interessantíssimos.

No início de 2009, aconselhada pela família, resolvi dar uma olhada nesse mundo, até então, totalmente estranho, para mim. Decidi estudar para concursos.

O fato é que eu não sabia nada. Não sabia o que estudar. Achava que só caía Direito. Não sabia como estudar. Técnicas de estudo, para mim, eram inexistentes. E o pior: não conhecia ninguém que soubesse e que pudesse me ajudar.

Nos meus primeiros meses de estudo, eu costumo dizer que eu estudava errado. Não que exista a melhor maneira de estudar, ou a maneira certa. Mas eu sei qual é a maneira errada.

Como eu disse, acreditava que só caía Direito. Então peguei um monte de material de baixa qualidade na internet, de Direito Penal, Direito do Trabalho, Direito Administrativo, Direito Empresarial e assim vai (se você é concurseiro iniciante, cuidado! Conheça o edital, veja as matérias que realmente caem).

Como o que eu pegava na internet geralmente não era material voltado para concursos públicos, eu não entendia bulhufas de como caía na prova. Eu também não fazia questões. Lia, lia, lia durante 3, 4, 5 horas. Nada.

Uma observação: estudar pela internet não é errado. Ao contrário: se não fosse esta grande rede de pessoas conectadas por computadores, duvido que estaria onde estou. O negócio é que, no início, eu não pesquisava corretamente, na web. Só isso.

Então entrei em um cursinho. Fiz aqueles cursinhos “completos”, que cobrem as matérias mais gerais de todos os concursos. Outro erro. Primeiramente, porque cada matéria não vinha com um número legal de aulas. Não faz sentido, por exemplo, ter apenas duas aulas de gestão de pessoas – não se você quer acertar muitas questões desta matéria.

Em segundo lugar, ter entrado em um cursinho assim significava que eu não tinha foco. Não sabia no que queria passar. Não conhecia os órgãos públicos suficientemente para decidir em qual queria ficar.

O cursinho me deu alguns nortes, apesar de tudo.

Comecei a estudar de uma maneira mais correta. Comecei a entender de planejamento de estudos, notei que estudar por questões era uma boa. Fui aprendendo a ter foco e disciplina.

É interessante perceber que eu sou uma pessoa bem diferente do que eu era, antes de começar a estudar para concursos públicos. Claro, houve o amadurecimento que já é natural de um ser humano – a passagem da adolescência para a vida adulta –, mas os estudos foram grandes responsáveis por essa mudança. E não entenda mudança como algo ruim. Ao contrário, mudar é muito bom. Não mudei minha essência, mas a maneira como conduzia minha vida.

Passei a entender mais o mundo. Lia o jornal e entendia o contexto por trás das notícias. Entendia qual o papel do Presidente da República, dos Ministros de Estado, dos Parlamentares, dos Juízes e Ministros do Judiciário. Minha capacidade de raciocínio ficou mais aguçada. As matérias se tornaram fáceis. Aprendi a administrar meu dinheiro e meu tempo. Minha escrita e capacidade de comunicação ficaram fantásticas.

Então acredite: estudar para concursos não vai só te fazer ganhar um dinheiro a mais no fim do mês. Nem é só a questão da estabilidade. Você realmente se torna uma pessoa melhor.

 

Primeiros resultados: aprovação em 7 meses, posse em um ano

Com essa nova qualidade de estudos, os resultados começaram a aparecer. Em 4 meses de estudos, meu nome apareceu no Diário Oficial do Distrito Federal, pela primeira vez (concurso do Metrô 2009).

Sete meses depois de eu ter decido a estudar, fui aprovada, dentro do número de vagas, para o concurso do Ministério da Educação.

A coisa era real!

No dia 11.1.2010, tomei posse, como Agente Administrativo do MEC.

 

Aprovações em concursos maiores

Confesso que, depois da minha primeira aprovação, dei uma parada nos estudos. Queria cargos melhores, mas me acomodei, por um tempo. Um grande erro, porque eu realmente não queria, não podia e não deveria ter parado.

No MEC, fui lotada na Assessoria de Comunicação Social e continuei trabalhando na minha área (Publicidade). Terminei a faculdade, no final do ano, e comecei a planejar minha primeira viagem aos Estados Unidos, um país que sempre quis conhecer, por amar cultura pop.

Viajar e conhecer novos lugares muda o jeito como você vê sua própria vida. E te muda, também. Eu voltei decidida a engatar para passar em um concurso melhor.

Como eu já sabia que tinha capacidade de conseguir algo melhor, não tive medo: pedi exoneração do MEC e voltei com força total aos estudos, no final de 2011. Não que os meus pais fossem ricos para me bancar, mas eu e eles tínhamos certeza de que eu conseguiria alcançar meu novo objetivo. O tempo em que não ganhei remuneração se tivesse ficado no MEC foi muito bem pago depois de passar no TCU.

Depois de sair do Ministério da Educação, o lance ficou sério. Dessa vez, planejei com força, meus estudos. Comprei livros que ensinavam como estudar, li os depoimentos de aprovação de diversos fóruns e sites voltados para concursos. Comprei um ótimo material, todo baseado em entrevistas de aprovados em grandes concursos. Enfim, tornei-me uma concurseira profissional. Aproveitei meus meses no cursinho e fiz uma pós-graduação em Gestão Pública.

Livros que Carol Alvarenga usou para estudar para concursos
Meus livros, antes de eu vender: uma bibliografia escolhida a dedo.

 

Naquela época, escolhi um concurso de curto prazo – do Senado Federal –, para estudar (eram menos de 3 meses até a prova). Só que este concurso cobria matérias importantíssimas, para outros cargos de alto nível. Decidi correr o risco.

Meu primeiro bom resultado veio no início de 2012: fiquei em 319º lugar para Analista Legislativo, do Senado. Não que isso fosse suficiente para ser chamada (eram menos de 30 vagas, no geral), mas já era alguma coisa.

Alguns dias antes do Senado, tinha feito o concurso do TSE e, apesar de não ter estudado especificamente para ele, acabei ficando no cadastro de reserva, em 142.

Depois, em meados de 2012, veio o edital do TCU. Eu estava estudando para a ANAC, que não tinha edital, ainda. Só que as matérias do TCU eram bem parecidas. Decidi investir!

Pouco mais de dois meses depois veio a prova para Técnico. Fiquei em 11º lugar e, após o curso de formação, em 8º. Na mesma época, também tinha feito o concurso de ATA-MF, e fui aprovada, em 604.

Foi para o TCU que fui chamada primeiramente, pois fiquei entre os primeiros colocados. Tomei posse no final de 2012 em um concurso cuja concorrência é extremamente acirrada.

Posse dos Técnicos Federais de Controle Externo – TCU
Posse dos Técnicos Federais de Controle Externo (TCU), em 2012.

 

Depois da posse no TCU, o TSE pediu a documentação de desempate. O MF também me chamou para a nomeação.

Por ser o TCU de longe o melhor (quem não sabe da nossa ótima remuneração, recesso de um mês, férias, banco de horas, 7 horas corridas de trabalho, garagem privativa dentre outras coisas?), decidi ficar por lá.

 

Decisão da criação do Esquemaria.com.br para ajudar outras pessoas

Eu nunca deixei de estudar e de praticar minha profissão, apesar dos concursos. A monografia da faculdade e o trabalho final da pós-graduação foram extremamente voltadas para o comportamento e a semiótica, dois elementos da publicidade que me ajudaram nas técnicas de estudos. Eu fazia as fichas de estudo ensinadas por Alex Viegas e, em parte, Alex Meirelles com uma rapidez e facilidade tremendas.

Em julho de 2013, tive a ideia de juntar minhas duas paixões: concursos públicos e design. Eu sabia que esquemas elevavam a qualidade de estudo de uma maneira extremamente surpreendente. Então, surgiu a ideia do Esquemaria. Um site que ensinasse concurseiros a não cometer os mesmos erros que eu tinha cometido. E que os ajudasse a descobrir seu próprio “melhor jeito de estudar”.

O planejamento do Esquemaria levou 7 meses. Foram mais 2 meses de execução, entre escrever posts e construir o site. É claro que todo o esforço, como sempre, valeu a pena: olha aí a página em pleno vapor!

Mapa mental sobre o esquemaria.
Para saber mais sobre o Esquemaria, clique aqui.

Adoro ajudar pessoas a aprender. Postar conteúdo para o blog não é um desafio, mas uma diversão, pra mim. Amo ler os comentários e tirar dúvidas. Eu espero, com ajuda de parceiros, fazer um ótimo site para realmente ajudar quem precisa.

Comente, ajude outros concurseiros, e, o mais importante: nunca desista.

Volte sempre, seja para ler os posts de “aulas”, seja para ler os posts de “como estudar”.

Bons estudos, boa sorte e boa vida.

Carol Alvarenga.

  • Pingback: ()

  • Ela Concurseira

    Que Deus derrame bençãos na sua vida, pois ele sempre recompensa pessoas de bom coração como vc… que iniciativa maravilhosa , meus parabéns pra vc … Tudo de melhor e claro eu AMO seu site e me ajuda bastante.

  • Márcia Alves

    Carollllllllllllllllllllllllll!!!!!! Me emocionei com o relato sobre a sua história. Uma menina (me desculpe, é um jeito carinhoso de fala) com ALMA NOBRE MERECE BRILHAR. vamo que vamo. Obrigada.

  • Obrigada :)

  • Erick Cordeiro

    Fantástico, tua história, sou fã de ler trajetória de concurseiros! Conheci hoje teu site, irei sempre da uma olhada.

    Mas, o que me trouxe aqui foi… sei que gosta de publicidade, mídia, semiótica e tudo mais!

    É ver um site chamado cinegnose, o escritor é uma figuraça de inteligente. Você vai gostar!!!!

  • Luna

    Noooossa, tudo de bom, Carol!!! =D
    To estudando há algum tempo já, tentei vários, mas o sonho de consumo mesmo é realmente o TCU, e ver o seu depoimento me deu uma animada! ;] Pode mandar sempre dicas =)

    • Massa, Luna! Que bom que dei essa animada em você :)
      Abraços!

      • Luna

        Me dá umas dicas aí quando puder sobre o TCU. Comecei a estudar mas não sei muito o que é mais importante, acho que as questões dissertativas né? Acho que o mais me deixa agoniada é a fama de prova horrorosa rsrs

  • Icaro Antoniel

    Muito legal! Parabéns pelo blog, gostei muito, vou acompanhar sempre agora.
    E claro tirar uma duvidas com você, se você puder ajudar claro ^^
    Assim vou contar um pouco da minha historia, e se voce pode me orientar, vai ser um pouco longo, mas se tiver tempo para ler agradeço, meu nome é icaro, tenho 21 anos e ja venho estudando pra concursos desde 2013, mas sempre conciliando com a universidade, estudo com um amigo meu, então o primeiro concurso foi o banco do brasil, estudamos uns 5 meses, resultado, por 2 questões não passei, fiquei uma semana pensando, ah se marcasse aquela questão, enfim, veio dnit, pois é minha area, me formo esse ano em tecnologo em construção de edificios, mas como o dnit tinha a parte de direito e comecei a estudar ano passado para direito que hoje adoro, e passo a conhecer mais sobre as leis, não estudei muito, nem agua ^^
    Ai focamos na assembleia legislativa aqui da PB, eu e ele, resultado novamente por poucas questões não passei, ele passou porque descobrimos que ele é PNE em seu pé, é sortudo viu, fizemos 69% da prova, ai veio o ATA Ministerio da fazenda logo em seguida, não tive muito tempo de estudar mas fiz, fiz 65% da prova, fiquei feliz mas pra lotação que coloquei não dava, se fosse para o sul vi que passaram com 63%, ai parei de estudar para concurso e me dediquei a faculdade final de periodo, tcc, ai me formei, e agora estou com um curso de graduação, e como não gosto de ficar parado já estou fazendo engenharia civil a noite, iria trabalhar já na minha area, mas resolvir estudar para concursos, e gosto muito da area de direito, a parte de administraçao publica tambem, eu gosto de quase de tudo ^^ so escolhi engenharia civil porque sempre gostei, mas trabalharia em outra área tranquilo, então em dezembro comecei a estudar para o INSS, mas ta uma enrola pra sair ai parei porque também ia apresentar o TCC, e estou voltando, ai esse ano meu amigo me indicou o MPPB , que ja é certo sair aqui na pb, e descobri ontem que a UFPB vai lançar também o concurso, e os assuntos sao bem parecidos, so muda na parte especifica, a lei orgânica do MPPB, Estava pensando em fazer cursinho, mas vi que tenho tempo em casa de manha e a tarde, so que estudar em casa, da uma preguiça, já faz 2 semanas que era para ter iniciado e nada ^^
    ai resolvi fazer meu cronograma e vi o ciclo de estudos no seu blog, legal, vou introduzir e hoje a noite ja irei fazer o meu e também os mapas mentais, nunca utilizei, sempre estudei na tora como se fala aqui, era marca na lei, decorar e fazer exercícios, assim o mapa achei legal para as revisões.
    So que estou com uma grande duvida e percebir que tenho que ter foco, ja estou com um curso superior, e vi que vai sair a PRF e sempre quis fazer, so que tem o MPPB e a UFPB, e se der faço INSS, correios, ATA e a receita federal, e vi boatos que ate o DNIT também, e o que vim nessa area de direito faço, mas percebi que tenho que me dedicar a um, ou da pra estudar e fazer esses concursos também, sao areas administrativas, mas a PRF é muito assunto estava pensando em fazer cursinho, mas também tenho todo material pois sou assinante do EuVouPassar, site de videoaulas, muito bom, desde do ano passado, tenho estudado por ele.
    Então estou com essa grande duvida, e ate para iniciar meus estudos, fico numa enrola, quando vou pra casa desse meu amigo ai la estudo mais aqui em casa, é uma preguiça, mas não era assim.
    Enfim, pode me dar uma orientação melhor, estou fazendo o horario para o MPPB e ufpb, mas também tava querendo estudar direito previdenciario e penal para inss e prf respectivamente, mas também tenho que conciliar, pois ainda tem a faculdade, esse periodo esta mas tranquilo, só 2 cadeiras, mas o próximo e carregado.
    Agradeço, e parabéns pelo blog mais uma vez, e não conhecia o ciclo de estudos ate voce me apresentar, sempre fazia meus horarios no excel, normal mesmo ^^
    Abração e ate alguma duvida hehehe
    Deus te ilumine
    paz e bem ! – Icaro

  • Ianne Lopes

    Bom dia!
    Uma colega indicou o seu site, pois ontem havia comentado com ela que estava sem força de vontade para estudar…
    Adorei sua história e o site, com todas as dicas etc!
    Sou formada em Direito e vou fazer a 2ª fase da OAB agora em maio, e achei que muitas dicas darão para ser aproveitadas para essa prova.
    Meu sonho é passar em um concurso público, apesar que meu coração é ainda muito dividido entre seguir uma carreira como Delegada de Polícia ou na Magistratura. Então acho que só o tempo e MUITO estudo farão com que eu decida e veja o que é melhor pra mim!
    Obrigada pelas dicas, com certeza me deu um UP para recomeçar os estudos! ^^
    Ah, fiquei com uma dúvida: aquela tabela de ciclo de estudos do excel pode ser impressa após ser preenchida? Eu sou meia antiquada e prefiro materiais impressos do que em computador, acho mais fácil!
    P.S. Também sou fã do HP, rs.

    Abraços e tudo de bom!

  • Fran

    Há algum tempo várias pessoas me questionam o motivo de eu não estudar para concurso, e tenho uma grande dificuldade em estudar sozinha, no entanto, da semana passada para cá comecei a pensar muito nisso e fui conversar com algumas pessoas que já estudam. Uma amiga me indicou o Esquemaria e simplesmente me apaixonei haha, pela sua forma de “conversar” tão próxima da nossa realidade e o fato de querer ajudar as pessoas. Parabéns!

  • Lais Braz

    Acho que somos contemporâneas do CEMTN!!! Pode dar dicas para quem estuda e trabalha? Acho super difícil conciliar, principalmente pelo cansaço, mas ainda não tenho condições de abrir mão do emprego para apenas estudar.

  • Que massa, Lais! Eu terminei em 2005 (gente! 10 anos! haha…).
    Eu entendo perfeitamente, Lais. Tempo é uma coisa complicada, mesmo! Não sei se você verá minha resposta a tempo, mas farei uma palestra sobre tempo este mês que poderá te ajudar (até mesmo no dia a dia): http://bit.ly/1GKwWkj
    Abraços!

  • Gostou, Fran? Esse é o meu diferencial, sem dúvidas! Direto ao ponto e entendível! hehe… Bons estudos, boa jornada!

  • Legal, Erick! Coloquei aqui no meu pocket, para ver mais tarde! :D

  • Oi, Ianne! Acabei de responder ao seu outro comentário, sobre ciclos.
    Ótimo, que bom que você gostou! Espero que possa ajudar em sua aprovação.
    Escolher é realmente uma tarefa difícil! Mas você vai se sair bem em qualquer área, desde que faça com paixão.
    Você perguntou: “Ah, fiquei com uma dúvida: aquela tabela de ciclo de estudos do excel pode ser impressa após ser preenchida?”: Sim! A tabela é em Excel ;)
    HP ai ai está em minha vida há tanto tempo que às vezes até esqueço que menciono isso em tudo quanto é lugar! ahhahah…

    • Ianne Lopes

      Oi, de novo! Obrigada por responder!

      É, com paixão e dedicação conseguimos chegar aonde queremos!
      HP faz parte da minha vida tbm há muito tempo, ano passado reli os livros e já estou com vontade de recomeçar a lê-los de novo, rs. São maravilhosos e nos fazem sair um pouco dessa realidade corrida, atropelada e cheia de preocupações. Vc mencionou tbm que ama tudo que é POP, não sei se vem ao caso, mas eu mal tô conseguindo dormir pq enfim, após 13 anos, vou a um show dos BSB, hahahaha! Sou fã de muitas bandas POP da década de 90 (e olhe que só tenho 24 anos), e realizar esse sonho vai dar mais um UP para que eu batalhe mais para conseguir passar em um concurso público e realizar outros sonhos tão especiais quanto esse!

      Que Deus te abençoe, pois não são todas as pessoas que tem essa disposição de ajudar os outros!

      Abraços!

      • hahaha MASSA! Fiquei com vontade de ir e ouvir as três clássicas deles… e seria legal se eles fizessem um mashup de as long as you love me com a do Justin Bieber! (Eu me empolgando).
        Sim, nossa, faz muito tempo que não releio… já reli mto, mas na época que eu era adolescente e tal. No momento, estou na vibe Guerra dos Tronos! :)

  • É só fama, Luna! TCU, como qualquer outro concurso, depende de foco. Vou dar algumas dicas no meu Canal do Youtube.
    Tudo é importante: discursivas e objetivas.
    :)
    Offtopic: amo esse nome “Luna”!

    • Luna

      Brigada, também adoro rsrsrs
      e ja virei sua fã…..é ótimo vc dar um gás na galera =D =D
      e como eu disse, animo de estudar pra vários até, mas o TCU é o sonhoooo ;] vou ficar acompanhando sempre^^ Brigada, querida! =)

  • Oi, Icaro!
    Legal, sua história é muito parecida com a de muitos concurseiros… muitas batidas na trave, algumas bola fora, mas você está no caminho… para marcar o gol, você mesmo identificou seu erro: você precisa de foco. Você falou aí pelo menos uns 5 concursos diferentes (MUITO diferentes) entre si. Foque, e foque para algo que você seja apaixonado.
    Abraços!

  • Fabiana

    Olá Carol, parabéns pela sua disponibilidade em ajudar. Parabéns por sua vitória também! rs
    Estava passeando por alguns sites e olha só… Cá estou no seu…
    Estou formada há pouco mais de 1 ano e neste exato momento estou um pouco desanimada…
    Talvez o que venho buscar hoje aqui é um “ombro amigo”, na verdade queria mesmo um colo…
    Hoje muitos dos meus ex-colegas conseguiram passar na tão sonhada OAB… Alguns já com bons trabalhos… Enfim.
    Fico imensamente feliz por eles e de certo modo triste por não ter conseguido este êxito também.
    Estou lutando contra o desânimo e preciso ter forças para não desistir! Vou conseguir! Sei que vou!
    Aqui me faço solidária a todos que também estão em situação parecida… Não desistam!!!! Força aew turma! Coragem!

    Grande abraço, Carol!

    • Maravilhoso, Fabiana! Ótimo depoimento. Não desista, OAB é um processo, estude, se esforce e continue até conseguir. Um abraço!

  • Bianca

    Carol, você pretende fazer outros concursos públicos? Você pretende ser auditora do TCU?

    • Não, Bianca! Meu lance agora é empreender ;)
      Abraços!

      • Bianca

        Ah, sim. Entendi. :)
        É tanto quanto inusitada essa pergunta, mas vou fazer…
        Você faria um livrinho de provas do TCU resolvidas?
        Eu estaria disposta a pagar por ele. hehe ;P
        Seria uma boa forma de revisão para a prova no período pós-edital.
        Abraços!

      • Vinícius Lino

        Carol, o meusucesso.com e a Endeavor Brasil são redes muito boas para quem busca empreender!

  • Kaio Marques

    Carol, caso eu passe no TCU, podemos combinar para se conhecermos pessoalmente?
    Coloco isso como um incentivo. hahahah

  • Adeandra Ferreira

    Olá Carol conheci recentemente o Esquemaria e realmente adorei. Sua iniciativa foi incrível e sua história é fantástica. Moro no Amazonas Tenho 19 anos e recentemente entrei pra esse mundo de concursos. E eu gostaria que você me indicasse o melhor material online pra estudar. Obrigada :)

  • Carol Santos

    Carol! O Esquemaria é um dos melhores sites de concursos. Amo tudo nesse site: as cores, a disposição do conteúdo, o próprio conteúdo…hehe. Obrigada pela dedicação! Não sei se esse espaço é o melhor para perguntar isso, mas lá vai: meu coração é dividido entre TCU e BACEN. Como o TCU foi autorizado tenho dedicado tempo a ele. O BACEN não tem nem previsão. É possível conciliar o estudo para os dois ou eu estaria estudando “laranjas” e “tomates”? Abraço :)

    • Relativamente, Carol! O ideal é focar pelo menos a médio prazo em um, e os dois são ótimos…
      Já diz o ditado: escolher já é perder! Haha… escolha o que você achar ser o melhor.
      Abraços!

  • Luana

    Oi Carol, primeiramente obrigada pela iniciativa, parabéns pela atitude, adorei o esquemaria, gostaria de umas dicas sobre racioc lógico, pois tenho enorme dificuldade, não consigo desenvolver as questões, sinto raiva de mim mesma por sentir tanta dificuldade em uma matéria relativamente simples, VC tem alguma sugestão que possa me passar?

  • Hahaha! Na verdade, tenho alguns outros projetos pela frente, então, por enquanto, não rolaria haha… Até porque eu teria que fazer uma parceria com outros professores – eu entendo muito de AFO e DAD, mas as demais matérias têm que ser vistas mesmo por professores da área ;)
    Bjs!

  • Gabryella Oliveira

    Olá Carol! Eu já fiz alguns concursos, mas o que mais me chamou a atenção foi o do TRE-MA. Só que eu sou muito principiante nesse ramo de concurso. Gostaria que você me desse algumas dicas de como estudar pra esse concurso, que é o meu foco! Obrigada!

  • Eu com certeza vou dar uma passada no curso de formação, para conhecer todo mundo! hahaha! Abraços ;)

  • Eu gosto muito do Estratégia: é MUITO bom e é barato :) bit.ly/Cursos-Estrategia

  • Oi, Luana! Também estudei raciocínio lógico, apesar de não ter precisado realmente aprender essa matéria para os concursos que eram meu foco. O segredo com raciocínio-lógico é conhecer o conteúdo aos poucos! Vá por partes: aprenda de verdade cada parte para depois passar para a próxima. Foi assim que me dei bem na matéria ;)

  • Oi, Gabryella! Amanhã sairá um post sobre como iniciar os seus estudos do zero absoluto! Sugiro que você leia este post ;)

    Abraços!

  • Alex Cavalcanti

    Oiêêêê Carooooool! Ainda bem que encontrei seu vídeo,muito bacana mesmo! Parabéns! Vou estudar por essa técnica e ver o meu rendimento. Abraço e sucesso!

  • Leonardo Coutinho

    Oi Carol, gostei das dicas e parabéns pela iniciativa. Sempre que pesquiso sobre concurso não consigo encontrar uma resposta para a seguinte pergunta… Vale a pena prestar concurso com 1 vaga? como não conheço ninguém que tenha passado em concurso assim fico sempre com este dilema. Será que compensa se preparar mais tempo para um concurso com grande número de vagas?? ou procurar concursos em locais mais distantes das capitais…Será que facilitam na questão da concorrência? Grato!

  • Leo, apenas a dedicação tem que ser maior, porque não adianta chegar em segundo lugar! Leia algumas entrevistas/depoimentos de pessoas aprovadas em primeiro lugar, porque aí você vai saber melhor como fazer sua escolha: https://www.pontodosconcursos.com.br/entrevistas2.asp?art=11871

  • Cleusa

    Bom dia. Parabéns por sua iniciativa e pelo excelente trabalho que está fazendo. Deus a abençoe.

  • José Raimundo

    E aí carol, tudo bom? olhei seu vídeo no youtube sobre como é trabalhar no TCU. Ví também que você é boa em AFO. eu estou estudando para o concurso do TCU desde setembro. Coprei um curso de AFO pelo estratégia, muito massa! tenho muito conhecimento sobre essa àrea, também tenho uma base muito sólida em constitucional e regimento do tcu. Estou só aguardando o edital sair. Forte abraço.

  • Pryscilla

    Parabéns pela iniciativa!!! Adorei sua história!! :)

  • Francisco

    Muito obrigado Carol, sem palavras para sua iniciativa, casa comigo ? :)

  • Tatiane

    Parabéns pela iniciativa , amei o site :D sou estudante do 1º ano de Direito e meu noivo do 3º e já começamos a nos preparar para alguns concursos específicos, seu site muito nos ajudará ! Não desmotive, com sua atitude muitas pessoas estão sendo beneficiadas e afinal essa é nossa principal função, ajudar aos nossos !

    • Obrigada, Tatiane! :)
      Comentários como o seu me deixam (ainda mais) motivada! hehe…
      Abraços!

  • Hahhaha! Obrigada, Francisco!

  • Maravilha, José!
    Bons estudos! :)
    Bjão!

    • JOSE MARCOS

      Querida Carol,

      Estou indicando seu site(blog) para uma amiga que ficou interessada em sua história.
      Mande um alô para ela (Gleiciane de SP).
      A você sucesso e boa sorte Carol.

  • Obrigada, Pryscilla! ;)

  • Raquel

    Adorei sua história! Estou nessa vibe aí! #Foco

  • Laíssa

    Olá,Carol! descobri o Esquemaria e fiquei encantada com sua história e com o conteúdo! muito obrigada! indico sempre para os amigos. Estudo para concursos há quase dois anos, até agora só consegui cadastro reserva, mas meu desempenho tem melhorado bastante. Fico sonhando com o TCU, mas pelo que vi, parece que será apenas uma vaga para técnico no meu estado. Ando um pouco desanimada com algumas reprovações e quando vi isso então..rsrs você sabe se o TCU normalmente chama muita gente que ficou na reserva? Obrigada, que Deus te abençoe e sucesso!!

  • Valeska

    Sua história nos inspira Carol! Obrigada por compartilhar conosco. Que Deus continue te abençoando em tudo que fizer, e te dê muita saúde, paz e prosperidade.

    Bjos da sua fã!

  • Samanta

    Oi, Carol!!! Sua história está me inspirando muito!!!!!!!!
    Na parte em que você diz: “Comprei um ótimo material, todo baseado em entrevistas de aprovados em grandes concursos.”, que material foi esse? rsrs
    Grata!
    Samanta! =D

  • Jacke Passarelli

    Oi Carol!

    Você poderia falar um pouco sobre o curso de formação do TCU? É mto puxado, a avaliação nessa etapa como foi?

  • Matheus Garcia Brandão

    Caramba, que testemunho bacana! Parabéns pela iniciativa! Concluí meu curso de Direito agora no final de 2014 e já estou aguardando o resultado do concurso do MPU para saber se vou para o TAF, ou não… Estou muito empolgado estudando, mas têm dias que realmente bate um certo “medo” do futuro ou aparecem algumas incertezas. Nessas horas, histórias como a sua dão uma renovada nas forças! Acompanharei os posts do site com toda a certeza! Mais uma vez, obrigado!

  • Kelly

    Oi Carol,
    Adorei seu depoimento!
    Já sou concursada em um órgão do Judiciário Federal, mas meu sonho desde que iniciei os estudos para concurso foi o TCU. Porém, acomodei desde que passei (há 8, 9 anos). Assim como vc voltei da minha primeira viagem aos EUA no dia 01/04/2015 e coincidentemente saiu a autorização do TCU no dia 31/03. Eu já vinha com uma vontade enorme de retomar de vez os estudos, com essa surpresa boa, me decidi e já estou inscrita no coaching!!! =))))
    Espero em breve sermos colegas de trabalho!!! ;)
    Parabéns por sua trajetória!

  • Robson

    Gostei muito do site, parabéns.

  • Alison

    Carol adorei sua trajetória, é uma enorme experiência e estímulo para gente com eu, está buscando a tão sonhada aprovação. Parabens!!! Espero um dia dar um testemunho relatando sobre o que li de voce e o quanto me incentivou. Obrigado

    Alison

  • Roberta

    Olá Carol, vi sua palestra no VML e adorei a história!
    Acho que tenho chance de passar em algum concurso, estou alguns mais fáceis e o que está pesando é a tal da disciplina, tem dia que bate um desânimo e quando achamos histórias assim e materiais que possam ajudar parece renovar os ânimos!
    Gratidão!

  • Maíra

    Putz.. nem acreditei quando entrei aqui e vi o Esquemaria vivo de novo !!!

    Carol vc é super 10!!!

  • bru

    Oie Carool :D que legal seu site. O meu “problema” é que já Fechei o edital e não sei mais o que fazer.. já até decorei as questões da prova de 2012 e 2009.. nunca achei que conseguiria tal proeza, mas agora seila, parece que me perdi..

  • LIVIA BORGES

    Bom dia!
    Estou emocionada com seu relato de vida. Estou lendo aqui e minha cabeça com 1001 ideias para que eu possa focar em estudar. Ao mesmo tempo, esperando minha filha acordar para monstrar a ela, pois, este ano é ano d ex vestibular para ela. Apesar de ter somente 16 anos.
    Muito obrigada.
    Que Deus te abençoe grandemente.
    Lívia Borges.

  • Arão do ACRE.

    Carol.10!!!.Parabéns pela sua iniciativa.Pela sua objetividade.Porque em ultimo caso passa quem marca o X no lugar certo (objetivas)hehe.Show de bola…

  • Jefferson Pessoa

    CAROL ME CHAMO JEFFERSON DE SOUZA, IREI FAZER UM CONCURSO PARA MINISTERIO PUBLICO DO ESTADO DA PARAÍBA, TENHO A APOSTILA E VIDEOS, MAIS MESMO ASSIM FICO EM DUVIDA DE COMO ESTUDAR PARA ISSO!

  • Altieres Frances

    Conheci o site hoje; é ótimo! Parabéns!

  • Vanessa Sales

    Parabéns Carol…conheci o site hoje e já me ajudou muito!! Obrigada!!

  • Mila

    Parabéns Carol, pela iniciativa e completa falta de individualismo! Seu site é ótimo, com excelentes dicas!

  • Oi, Ivo! No próximo, pode ser? Ontem era o último dia :)

  • Obrigada, Elizângela ;)

  • Olá, Bárbara!
    Meu email está aberto aos visitantes do Esquemaria, mas nem sempre consigo responder… por isso, acho melhor se você tirar sua dúvida pelos comentários, que são sempre respondidos! :)

  • Oi, Elisângela! Tenho o email da sessão de contato do Esquemaria, mas ainda assim sei que sua dúvida será melhor tirada se você colocá-la aqui nos comentários, mesmo heheh…
    Abraços!

  • É uma boa, Manoel! Depois do concurso, independente de você passar ou não, venha me dizer se continuará por este caminho, ok?
    Abraços!

  • Oi, Marcelo!
    Que bom que gostou :)
    Realmente apostilas não são boas… Na verdade, encontrar o material perfeito requer horas de pesquisas na internet, às vezes até alguns dias, mas vale a pena, para que você não perca tempo com conteúdo de baixa qualidade.

  • Adriana Mouzinho

    Oi Carol, conheci seu site hoje e adorei suas dicas. Concordo plenamente com você quanto a utilização da internet para o estudo para concursos. Como moro no interior do Pará, bem longe dos grandes cursinhos, é por lá que consigo a maior parte do material para estudar e por onde resolvo questões (muitas questões), que na minha opinião é uma das melhores formas de se aprender e fixar o conteúdo. Abraços!

  • Sim! Inclusive, mandaram um email para mim ontem falando que tinham passado em medicina usando minhas dicas. Legal, né? :)

  • Ítalo

    Parabéns Carol, feliz aniversário…
    Você que é a aniversariante e nós que recebemos o presente, e eu fiel leitor, amigo (me considero amigo,rs) e admirador, não vou deixar de agradecer?! lógico que vou…
    Carol, novamente, parabéns, pode ter absoluta certeza que você está contribuindo na vida de cada um de nós (principalmente, a minha, rs), continue sendo essa pessoa espetacular e iluminada. Que você possa realizar tudo aquilo que deseja, porque você merece…
    *Adorei meu presente (antecipado) de aniversário, dia 16. :)
    Hã, eu gostaria de escrever mais coisas, mas a minha criatividade não está ajudando, poderia copiar um texto da internet, mas não seria ‘de coração’, espero, breve, poder retribuir o presente, rs.
    Carol, beijo, abraço, e parabéns… ;)

    • Obrigada, Ítalo, já foi ótimo! :)
      E parabéns (antecipado) por seu aniversário! :)

  • Juliana

    Carol,
    gosto muito do seu blog! Agradeço pelas dicas e informações sempre pertinentes sobre concursos, em especial, sobre o TCU.
    Lendo o edital de Técnico do TCU de 2015, fiquei um pouco em dúvida quanto à prova discursiva P4, referente à elaboração da peça de natureza técnica. No mesmo tópico, o Cespe informa que ela será um texto argumentativo/dissertativo, informação que não constava no edital passado, de 2012.
    Você poderia me responder se mudará alguma coisa? Afinal de contas, o texto constituir-se-á de um texto técnico, com proposta de encaminhamento e tudo mais (peça de natureza técnica) ou apenas de um texto argumentativo acerca dos conhecimentos específicos?

    Aguardo ansiosamente a resposta, Carol!
    Obrigada!!

    • Apenas argumentativo/dissertativo! Eles apenas afirmaram o que vinha sendo cobrado nos últimos concursos.

  • Lillian

    Carol, gratidão por tudo que vc compartilha, fiquei admirando sua garra, sua energia e vontade! Deus te abençoe!

  • Diego Raine Brito Figueiredo R

    Parabéns pela iniciativa, adoro conhecer metodos de estudos.

  • Oi, Alesandro! :)
    Isso depende muito de você, e um pouco do ambiente ao seu redor e de sua preparação até hoje :]
    Abraços!

  • Obrigada, Erika!

  • hahah! Muito legal, Mara!
    Gostei de suas postagens! Parabéns :)
    Abração!

  • Obrigada, Italo!

  • Olá, Ítalo! Bem-vindo :)
    O lance é ser bem organizado. Leia este artigo: http://esquemaria.com.br/organizacao-estudos/

  • Oi, Juliana! O curso não tem mais jeito, mas o eBook você pode pedir para minha equipe: suporte@esquemaria.com.br

  • Oi, Marcia! :)
    Que bom!
    Hehe!
    Abraços!

  • Oi, Sylmara! Eu começaria lendo este post: http://esquemaria.com.br/como-estudar-para-concursos-publicos/

    :)

  • Obrigada, Debora! :)

    • Debora

      Baixei a planilha e montei meu cronograma de estudos.. O concurso é o TCU, nivel técnico. Como você já está top a respeito desse assunto, diz aí as matérias que devo aprofundar mais o conhecimento.. Obrigada!

      • Oi, Debora!
        Se você não vinha estudando para o TCU, Português, DAD, EOF e CEX. Se já vinha estudando, Português, Info, CEX e ADM!
        Bons estudos ;)

  • Oi, Thallita! Para quais matérias?

  • Oi, Matheus! O que você quer saber sobre o cf, especificamente?

    • Matheus Melo

      Vi que o curso de formação tem caráter eliminatório. Queria saber se neste curso há provas e se houver qual o nível de dificuldade.

  • Oi, Maurício! Obrigada ;)
    Eu costumava estudar de 4h a 6h por dia na época do TCU, mas cheguei a pegar mais pesado antes! ;)
    Abraços!

  • Obrigada, Denise! Há mais por vir! hahauahahua

  • Oi, Tiago! Obrigada :)
    Eu diria que livros e, também, aulas em PDF! :)
    Também acho as vídeo-aulas lentas, mas algumas vezes são ok, qdo você assiste em velocidade 2x mais rápida! :)
    Abraços!

  • Olá, Brunna! Escrevi um artigo sobre isso: http://esquemaria.com.br/ebook-discursivas-cespe/

  • Oi, Alesandro!
    Acho que é bom escolher um dos dois. Dois concursos ao mesmo tempo é perder foco!
    Abraços ;)

  • Obrigada, Dani!

  • Oi, Alesandro!
    :)
    Quando se tem dinheiro para ter só uma fonte de estudos, eu prefiro indicar os PDFs… tipo Estratégia: http://bit.ly/TCU-Tecnico-Cursos

  • Obrigada, Adriana :)
    Abraços!! :D

  • Oi, Patrick! Depende do seu conhecimento em relação às matérias do edital! :)

  • Oi, Patrick!
    Depende de como você está nas matérias como um todo. Passar em concursos públicos requer foco, é claro, em pelo menos um.
    Abraços! :)

  • Você pode arriscar de toda maneira, Patrick! Tem que entrar em ação, é claro. Passar já são outros 500! Depende de como você está em cada matéria, neste momento.

  • Renato Maia

    Oi Carol! Tbm estou me preparando para TEFC do TCU. Eu tenho uma dúvida: no caso de técnico, a posse é logo depois do Programa de Formação ou não? E como são empossados aqueles que não são do DF (sou de Natal)? Agradeço pela resposta e foi muito booom ler sua trajetória! Jesus te abençoe!!! :D

    • Oi, Renato!
      A posse ocorre alguns dias ou algumas semanas depois! Cada um toma posse em seus respectivos Estados ;)

  • Obrigada, Gabriela :)

  • Obrigada, Eliziane :}

  • Jotinha

    Parabéns pela iniciativa , cá estava eu pouco motivado para o concurso e em um vídeo seu e do paulo ressurge uma força de vontade sobrenatural , como você bem sabe mesa de concurseiro tem a parede pregadas de legislações , mapas e esquemas , a minha eu ponho também frases motivadoras , e a dele de acreditar e fazer está com certeza na parede , agradecendo os dois eu já vou chamar pra esse churrasco da aprovação , haha , valeu !

  • Josué Liu

    Carol, linda sua história e parabéns pela iniciativa. Você é iluminada! :D

  • cristiano

    Parabéns pela iniciativa Carol, obrigada mesmo por se preocupar com a pessoas, aproveitando que você gosta de ajudar as pessoas gostaria de saber como é esse Programa de Formação, gostaria que você contasse o que é cobrado e como funciona, é só parte pratica ou eles cobram também teoria em forma de provas. O que elimina mais nessa etapa do curso de formação. Desde já agradeço a sua compreensão.

    • Oi, Cristiano! Falta elimina! As provas não costumam eliminar ninguém. Abraços!

  • Paulo Henrique

    Boa Tarde Carol! Muito inspiradora a sua história. Me identifiquei muito com você, sou de Águas Lindas, pertinho de Brazlandia porém, longe de todo o resto do DF, e somos bem zoados por isso né ? kk enfim, Vou fazer o concurso do TCU agora também, espero que dê tudo certo. E muito obrigado pelos materiais, pelas palavras também que me ajudaram muito!

  • Paulo Henrique

    Estou na mesma, meu caro.

  • Obrigada, Amanda :}

  • Dyhele Macêdo

    Parabéns Carol por está onde se encontra hoje, você merece . Há uma semana atrás eu decidi realmente estudar para concursos pois a minha condição financeira não é das melhores. E lendo alguns sites de buscas na internet , encontrei o seu Esquemaria, gostei muito. Parabéns pela iniciativa de ajudar outras pessoas a conseguirem passar em um concurso. Estou determinada a passar em um concurso e creio que Deus vai me ajudar também e vai dar tudo certo. Obrigada!!

  • Não, Jardel! Essa é uma técnica, mas para bons resultados você deve estudar a teoria, também.

  • Jonas

    E aquela quantidade enorme de descontos no seu contracheque, tudo consignado né?! Acho comédia demais esse povo que passa em concurso de nível médio e enche a boca para falar que é “servidor público federal”. Nunca vejo analistas, especialistas, auditores, consultores e afins falando dessa forma. Não obstante, por tudo que você faz pela comunidade de concursandos, espero e acho que será aprovada para Auditor agora. Assim vai poder aumentar a margem do consignado :)

  • Não mais, Italo…

  • Não, Filipe! São assuntos diferentes! AFO estuda o orçamento e as finanças públicas.
    Abraços!

  • Obrigada, Ester! :)

  • Muito obrigada, Nay!

  • O Cespe que cortou, Paulo, e eles não disponibilizam mais, depois de um tempo… abraços!

  • Vestcon

    • Xicarazinha

      Ah, legal, ein Carol vc fez sua pós depois de ter passado no concurso ou antes? Pq eu vi aqui que ela é tipo um “cursinho pós”, as duas juntas (e o preço tbm -_-” )

      • hauahauah foi, fiz ao mesmo tempo! Terminei com 22 anos, o que foi antes do concurso do TCU (passei com 23…). Não fez diferença nenhuma em minha vida ter essa pós, mas cada um com seu cada um :)
        Quanto ao preço, na época, eu peguei uma grana que tinha guardado do MEC (um outro concurso que eu tinha passado) para fazer. Hoje em dia, não pagaria os 2 mil a mais para ter pós, não!

        • Xicarazinha

          huuum, bom saber, hoje em dia estão cobrando 7 mil por ela -_-”, obrigada pelo contato :) boa prova dia 16 ;D

          • Hahahah! Pois é!
            Por nada ;)
            P. S.: dia 16 eu estarei em BH, vendo uma palestra com o dono da Galinha Pintadinha :)

          • Xicarazinha

            Ah, eu achei que vc estaria fazendo a prova pra auditora (eu vi num vídeo que vc faria)mas ok então, boa palestra da galinha WHAT ? o_o” haha

          • Pintadinha hahaha!
            Não, nunca pretendi :)
            Bons estudos!

  • Obrigada, Michelle :)
    Que bom! :)

  • Obrigada, Igor :)

  • Cristiano, é complicado falar sobre os outros sites… eu prefiro o Ponto e o Estratégia, mas eu teria que conhecer bem os professores e as aulas do Aprova, e não é o caso… Abraços!

  • Uau, Thays! Daria para escrever um artigo sobre o seu comentário!

    Bem, uma das coisas é escolher, focar e se planejar! Não pode ficar pulando de galho em galho, sem saber o que fazer primeiro e, no final das contas, não fazer nada. Defina um objetivo e mande brasa.

    Independentemente de sua escolha, CONVERSE com sua mãe e aquelas pessoas ao seu redor. Explique para eles o que é importante para você, nesse momento.

    Abraços!

  • Oi, Priscila! Que bom :D fico feliz!

    Não me lembro direito, mas acredito que 73% nas objetivas e 86% nas discursivas ;)

    Abração!

    • Priscila Mota

      So uma correção: passar pela prova do TCU, ou seja realizar o concurso. Antes que eu seja pretenciosa demais, rss. Obrigada pela resposta, serve muito de base pra mim. gabaritei a parte de direito const e adm e fiz 75% da objetivas, com os descontos. Agora é torcer e fazer alguns recursos também. Abração.

      • Hahahahha! Eu entendi! Tinha visto que a estrutura estava meio estranha hehe!

        75% tá bom demais! Com uma boa discursiva, você deve ficar dentro das vagas! YAY!!!

        Parabéns ;)

  • Gustavo, fico MUITO MUITO MUITO feliz por ler isso.
    Mais do que passar no concurso, observar que falta pouco para você chegar lá é essencial. Isso demonstra que você tem uma mente fortíssima!
    Parabéns!
    Abraços, e bons estudos ;)

  • Muuuuito bacana, Alexandre!
    Legal sua aprovação na Câmara :)
    Se quiser dar uma entrevista para o Canal do Esq no Youtube, será bem bacana ;)
    Abraços!

  • Andre Push

    Carol, seu blog é mto top. Mto obrigado por vc compartilhar informações que enriquecem a vida do concurseiro.
    Abçs

  • Obrigada, Camila!
    Vou dar duas dicas para a FGV:
    1ª: estude o português DA FGV! É diferente do português para as outras bancas.
    2ª: complemente os estudos das demais matérias com questões do Cespe. FGV, geralmente, traz alguns assuntos novos porque não faz tantos concursos quanto o Cespe.
    ;)
    Bons estudos!

  • Obrigada, André ;)
    Se gostou, compartilhe com seus amigos :)

  • Oi, Pedro ;)
    Sem dúvidas é assim!
    O Estratégia é legal, mas também dá para dar uma complementada nos estudos (principalmente com livros e com sites de questões comentadas).
    Abraços ;)

  • Oi, Alyckson! :)
    Eu gosto do Luis Otavio! Ele tem um canal bacana no Youtube, dê uma olhada lá: https://www.youtube.com/watch?v=GNrF2ujNAE0

  • Obrigada, Gustavo!

  • Está ótimo para ser o segundo concurso, Anderson! :)
    Bons estudos!

  • Provavelmente a nota de corte vai ficar um pouco mais alta (entre 69 e 72%).

  • Rubinho, fico feliz por ler sua mensagem! Obrigada! Continue no ritmo, abraço!

  • Oi, Lucas! É possível, sim, sem dúvidas!
    A única coisa que você deve ter em mente é que tem que estudar todo dia, a médio prazo.
    Este artigo te ajudará: http://esquemaria.com.br/mitos-sobre-estudos/

  • Obrigada, Charliana! Parabéns por sua aprovação ;)
    Sim, gosto muito do Viver de Blog! Conheci o Henrique em um evento, recentemente, e ele é ótimo.
    Bem, a melhor dica que posso dar é: vá com todo o seu coração. O trabalho fica bom se você entra com a alma nele.
    ;)
    Abraços!

  • Társis Caldas

    Carol, dúvida minha. Por que a nota de corte, provavelmente, vai ser tão alta (69~72), uma vez que eles “aprovam” os 200 primeiros pra correção da discussiva? Trata-se dos que entrarão entre os 30 (imediata nomeação)?
    Isso digo porque não creio que os 200 primeiros vão ter uma nota líquida tão elevada.

  • Obrigada, Elvis! Fico muito feliz de ver que você tem uma meta bem definida.
    Eu não sou muito fã de apostilas… gosto muito mais de vídeo-aulas e aulas em PDF (internet).
    ;)
    Abraços!

  • Obrigada, Sidney!
    Seu e-mail será respondido ;)
    Abraços!

  • Que bom, Adriano! Fico realmente feliz em ler sua mensagem! Bons estudos, abraços! :)

  • Olá, Jefferson! Fico realmente feliz em ler sua mensagem! Bons estudos para você! Abraços ;)

  • Obrigada, Abd! Abraços :)

  • Legal, Ana!
    Já ouvi algumas histórias de mimimi com tatuagens, em concursos de polícia e da área da saúde, mas, se implicarem contigo, você entra na justiça. Em áreas administrativas, nunca ouvi falar.
    Abraços!

  • Obrigada pela mensagem, Charliana! Bons estudos! :)

  • Sunday Costa

    Olá, Acabei de conhecer o site e achei fantástico. Parabéns!
    Vou seguir sempre…

  • Lorena Vieira

    Estou amando seu blog. Estou começando e não sei por onde, graças a Deus achei sua página! Obrigada e que Deus abençõe sua atitude! =)

    • Olá, Lorena! Fico muito feliz em ler sua mensagem! Bons estudos :)

  • Verdade! Bons estudos :)

  • Olá, Samy! Fico muito feliz em ler sua mensagem, bom demais! Continue no ritmo de estudos! Abraços! :)

  • Danielle Spezzato

    Tenho um MAC. Comprei um cursinho on line e queria acelerar as aulas. Tem como? Porque aulas do youtube eu consegui mas essas aulas compradas nao. Poderia me ajudar, por favor? Obrigada

    • Oi, Danielle! O problema não é com o Mac (eu também uso um! YAY!). O problema, provavelmente, é com a plataforma de suas aulas compradas, que deve ter vídeos em flash ou algo assim. O plugin funciona para vídeos em HTML 5, que é o que a grande maioria dos sites mais modernos usa. Abraços!

  • Olá, Nath! Obrigada pela mensagem! :) Bons estudos.

  • Felipe Formiga

    Parabéns pelo trabalho.

  • Oi, Lucas! Muito obrigada, e, claro, para aprender a estudar, a dica é ler os artigos do Esq ;)

  • Italo, na época da faculdade eu estudava 4h por dia para concursos, e funcionava bem. Eu tranquei o trabalho ehehe, a faculdade continuou! Trancar é uma escolha de cada um… eu não trancaria, mas se você acha que faz sentido para você, mande brasa.

  • Olá, Renan!

    Eu não tenho dado bibliografias específicas porque o universo de autores, livros, aulas em PDF e aulas em vídeo é imenso, e eu não saberia sobre tudo e todos os professores.

    Entretanto, vou te dar 5 dicas para que você escolha bem sua bibliografia:

    1. Procure pessoas que foram aprovadas no concurso que você deseja passar (de preferência, aprovados no último concurso feito). Essas pessoas estão em todos os lugares: fóruns, grupos no Facebook, no próprio Facebook, nos órgãos públicos, nos cursinhos para concursos etc.
    2. Procure sempre escolher livros voltados para concursos públicos. Eles são mais didáticos, vão direto ao ponto.
    3. Se você não encontrar bons livros, vá de aulas em PDF. Eu sempre indico o Estratégia: bit.ly/Cursos-Estrategia
    4. Se você tiver dúvida entre um livro e outro, e não quiser comprar os dois, passe em uma livraria e veja cada livro por dentro. Isso te ajudará a se decidir melhor!
    5. Compare o livro com seu edital e veja se os tópicos são os mesmos. Quanto mais tópicos parecidos, melhor!

  • Olá, Igor!

    Você pode enviar e-mails para contato@esquemaria.com.br. Abraços! :)

  • Oi, Allana! Linda história! :)
    Continue no ritmo de estudos e muito obrigada pela mensagem, fico feliz! Abraços! :)

  • Olá, Marlon! Obrigada pela mensagem :) Bons estudos!

  • Olá, Marlon! Obrigada pela mensagem! Bons estudos :)

  • Olá, Gizeli! Obrigada pela mensagem, bons estudos! :)

  • Olá, Gizeli!
    Muito obrigada pela mensagem, adorei! Bons estudos :)

  • Olá, Italo!

    Eu não tenho dado bibliografias específicas porque o universo de autores, livros, aulas em PDF e aulas em vídeo é imenso, e eu não saberia sobre tudo e todos os professores.

    Entretanto, vou te dar 5 dicas para que você escolha bem sua bibliografia:

    1. Procure pessoas que foram aprovadas no concurso que você deseja passar (de preferência, aprovados no último concurso feito). Essas pessoas estão em todos os lugares: fóruns, grupos no Facebook, no próprio Facebook, nos órgãos públicos, nos cursinhos para concursos etc.
    2. Procure sempre escolher livros voltados para concursos públicos. Eles são mais didáticos, vão direto ao ponto.
    3. Se você não encontrar bons livros, vá de aulas em PDF. Eu sempre indico o Estratégia: bit.ly/Cursos-Estrategia
    4. Se você tiver dúvida entre um livro e outro, e não quiser comprar os dois, passe em uma livraria e veja cada livro por dentro. Isso te ajudará a se decidir melhor!
    5. Compare o livro com seu edital e veja se os tópicos são os mesmos. Quanto mais tópicos parecidos, melhor!
    Bons estudos :)

  • É possível sim! Bons estudos! Abraços :) Carol.

  • Mattheus, claro que você consegue aprender outras coisas. Você não conseguiu aprender eletrônica? Então!
    Eu mesma não fiz faculdade de direito ou administração, e mesmo assim passei em um ótimo concurso. Minha formação: publicidade.
    Sacou?
    Vá em frente, fé na missão! Vou te passar um vídeo bacana: https://www.youtube.com/watch?v=6-au-QB-EGU

  • Muito obrigada, Wagner!

  • Olá! Obrigada pela mensagem!

  • Olá, Rosa! Obrigada pela mensagem! Abraços!

  • Joao Kamen Rider 2.0

    Bonita e inteligente.

  • Olá, Paulo! Parabéns pela sua história! Fico feliz em ler sua mensagem! Continue no ritmo de estudos! Abraços! :)

  • Lilson

    Ola Carol, Tudo bem!

    Parabéns pela bela iniciativa de ajudar o próximo. Sua historia e sua trajetória é muito bacana.

    Eu também estou retornando os estudos para concursos depois de um longo tempo parado e confesso que isso me atrapalhou bastante ate porque não tive bons resultados e acabei desanimando. O fato é que realmente não tive resultados porque não tinha um planejamento de estudos adequado e em razão disso não sabia estudar, depois de ler suas dicas fiquei empolgado e estou tentando segui-las para dar prosseguimento aos meus estudos. Parabéns e obrigado!!!

  • Heeey, Emanuele, obrigada ;)
    Boa jornada, nessa empreitada hehe

  • Olá, Luciana! Fico feliz em ler sua mensagem, bons estudos! Abraços.

  • Olá, Lucy! Fico feliz em ler sua mensagem! Bons estudos :)

  • José Wiston

    Carol,
    Nutro grande admiração pela sua dedicação em transmitir conhecimentos aos concursando, , inclusive a este que os escreve. Contudo, com toda a sinceridade, a sua última intervenção sobre estudar seletivamente sobre o conteúdo foi um filme de terror. Desculpe – me, mas eu explico: tudo isso que você transmitiu já é de conhecimento amplo e geral daqueles que lidam no mundo dos concursos. Portanto, novidade não há. Além disso, peço vênia, durante longa duas horas para indicar sites de resolução de questões é demasiadamente estressante. Advirto, contudo, que vossa pessoa tem grande potencial e vai chegar lá. Mas, permito – me construtivamente dizer que Vilarejo Pareto não tem culpa nada disso.
    Por fim, simplifique suas explicações. Sem delongasgas. Agora finalmente, tenho uma grande, enorme admiração por você e isso é verdadeiro. .
    wiston

    • Oi, José. Você está enganado, cara, não ganhei um centavo para indicar ninguém. Oxente. Cada ideia… E mesmo que fosse, não teria feito nada de errado. Mas não foi. Aliás, não faria nem sentido fazer propaganda para três sites mega concorrentes. E é o que é. Não procure pelo em ovo.
      Quanto ao meu conteúdo do vídeo, acredito que é melhor você rever seus conceitos. Foi o melhor conteúdo que já passei em quase dois anos de Esquemaria (e, dessa vez, ele foi de graça).
      Se você achou que o conteúdo não foi bom, tudo bem, fechasse o vídeo no momento em que pensasse “isso ou aquilo” de propaganda, mas já recebi centenas de mensagens de pessoas que disseram que o conteúdo foi sensacional, que fez todo o sentido para elas. E elas são gratas por isso. Você pode até não concordar, mas seria legal se pelo menos você as respeitasse. Outros milhões de concurseiros não terão acesso ao vídeo, porque ele sairá do ar amanhã. O mesmo vídeo que você se deu ao trabalho de vir até o meu site e chamar de “filme de terror”.
      Em resumo, veja as coisas como oportunidade, não com ingratidão. Sua vida será melhor, assim!
      Abraços!

      • José Wiston

        Carol,
        Atesto novamente para minha grande admiração por você. Falo isso, pois aprendi com a nobre palestrante que toda unanimidade é burra (na vedada cega).Não discordo do conteúdo exposto. Todavia, ouso dizer que me reservo o direito de pensar diferente. Peço minhas sinceras desculpas se em algum momento agi de forma deselegante.Digo tudo isso, haja vista que o contraditório ainda é uma forma de crescimento e reflexão.Não fique chateada repito você tem um potencial enorme. Avante, não olhe mais sobre esse assunto pelo retrovisor. Continuo lhe acompanhando. Não serei, prometo, crítico contumaz. Acredite.
        Wiston

  • Olá, Paulo! Muito obrigada pela mensagem, fiquei feliz em ler! Abraços! :)

  • Muito obrigada pela mensagem! Abraços!

  • Laércio

    eu desejo aprender muito com você!

  • Muito obrigada pela mensagem! Abraços! :)

  • Belle Ramos

    Olá Carol, bom dia!

    Estou
    com algumas dúvidas diante dos preparativos para estudar para o TCM RJ.
    Sei que atuas no TCU, contudo, imaginei que pudesse saber ou mesmo
    sugerir onde posso tirar as dúvidas que relato abaixo.

    Vou reproduzir o texto que tenho colocado em alguns fóruns.

    Por
    oportuno, agradeço a dedicação com o Esquemaria, comprei livro de AFO a
    partir de sua dica e seu site já é uma referência quando tenho dúvidas
    que todo concurseiro passa.

    Caso possa me ajudar será de grande valia para minhas decisões. Abaixo seguirão as dúvidas.

    Agradeço de antemão a atenção dispensada.

    Cordialmente,

    Belle Ramos

    Obs.: Não sei o que houve com um comentário que fiz anteriormente, ele não apareceu aqui, não sei se foi negado ou se na verdade não confirmei o envio…

    ALGUÉM CONHECE AS REAIS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TCM RJ?

    Olá Pessoal,


    estou me preparando para este concurso há uns dois meses. Estou
    trabalhando com ciclo de estudos e tenho algum material de aulas
    virtuais. Comprei um livro indicado pelo site do Esquemaria, da Carol
    Alvarenga. Enfim, estou me aprofundando em todos os meandros do
    concurso.

    Contudo, tenho algumas dúvidas.

    Embora as
    matérias que já saíram pela internet falem em ganhos de aprox. R$
    10.500,00 e benefícios, os detalhes quanto aos benefícios me interessam
    sobremaneira.

    Sou empregada direta da Petroleo Brasileiro S.A.
    Aqui o salário é menor – nível médio é em torno de 5 a 6 mil reais. Isso
    já contando os anuênios pelo tempo que tenho de empresa ( 10 anos).

    Entretanto possuo alguns benefícios “indiretos”.

    Trabalho
    literalmente “do outro lado da rua de minha casa”. Parece uma bobagem
    mas, além de não ter gastos de deslocamento, a paz de não pegar transito
    algum para trabalhar é incomensurável para a saúde mental.

    Tenho
    um plano de saúde administrado pela própria Petrobras. Não é uma cereja
    de bolo fabulosa mas atende tranquilamente sem maiores stress. Embora
    seja co-participativo não tenho stress de uma rede muito restrita de
    atendimento e nem tenho que desembolsar nada: sai tudo no contracheque.

    Meu auxilio almoço vem todo em dinheiro e , como moro perto, é um “salário” a mais.

    Mesmo
    com esses beneficios e outros detalhes, aqui sou CLTIsta, ou seja,
    regrada pela CLT, inclusive não tomei posse e posso ser demitida.

    Diante
    disso, não quero estudar intensamente para, ao fim, trocar 6 por meia
    dúzia. Se o salário do TCM fosse o dobro não titubearia, mas não é o
    caso.

    Será que essa diferença de 3 ou 4 mil valerá de fato a pena?

    As dúvidas principais são:

    -O auxílio almoço é fornecido de que forma? Dinheiro ou vale ( cartão)?

    -Plano
    de saúde como é? Não há plano? O divulgado faz parecer que a escolha é
    livre e então o servidor é reembolsado até o valor divulgado. ( 990
    reais). Procede?

    – Como são as condições físicas de trabalho?
    Parece que o tribunal foi reformado há pouco tempo mas o que isso indica
    na prática? Como são as instalçações e condições de trabalho?
    Aqui na Petrobras, mesmo com tudo que vem ocorrendo ( lava jato)
    tenho um ótimo ambiente fisico de trabalho. Impressoras que funcionam,
    computadores atuais e recursos modernos para execução do meu trabalho, dentre outras facilidades. Mais uma vez, isso pode parecer bobeira
    mas o dia-a -dia em um local harmonico e com recursos adequados é
    fundamental para permanencia em um cargo com a devida saúde psicológica.


    Eu já tenho nível superior, ainda que o concurso a sair seja para nível
    médio. No caso de eu terminar meu mestrado eu ganho adicional no meu
    salário por conta disso? Caso positivo, isso ocorre COM mestrado sendo em qualquer área ou apenas nas áreas afins do TCM?

  • Caroline Souto

    Carol, estou adorando o Esquemaria, tem me ajudado muito pois estou voltando aos estudos e agora de uma maneira diferente. Obrigada pela iniciativa.

  • PAULO CESAR CLEMENTE DA SILVA

    Carol, além de belíssima, você é por demais altruísta. A encontrei por acaso. Li sobre alguns métodos utilizados por ti para estudar. Confesso que fiquei impressionado. E já que cheguei por acaso,rsrs, vou permanecer por aqui e seguindo suas incríveis dicas,conselhos, frutos da percepção e experiência que você adquiriu, mesmo sendo tão jovem. Você poderia estar apenas desfrutando do que recebe em seu trabalho e ir se divertir por aí nos momentos de folga…No entanto você pensa no próximo. Amei seu jeito de ver e viver a vida. Um abraço. Valeu.

    • Muito obrigada pela mensagem! Abraços! :)

    • Olá, Paulo! Muito obrigada pela mensagem! Fico realmente feliz em ler. Bons estudos! :)

  • Celita

    Oi Carol, a conheci por acaso. Me apaixonei pelas atividades do seu grupo – TCU. Trabalhei na área parlamentar por quinze anos, me identifiquei muito com as matérias exigidas no Edital, entre tantos outros concursos. Agradeço antecipadamente por este blog, usarei todos os dias. Já estou focada em estudar e também não sabia por onde e como começar. Você vai me ajudar muito, obrigada de todo coração por ajudar as pessoas leigas. Um abração, que Deus te abençoe muito.

  • Carol

    Olá gente, comecei a estudar vai fazer uma semana e estou confiante, é o meu primeiro concurso, prova será provavelmente em maio. Me desejem sorte Pfv !

  • Olá, AnaZ!

    Eu não tenho dado bibliografias específicas porque o universo de autores, livros, aulas em PDF e aulas em vídeo é imenso, e eu não saberia sobre tudo e todos os professores.

    Entretanto, vou te dar 5 dicas para que você escolha bem sua bibliografia:

    1. Procure pessoas que foram aprovadas no concurso que você deseja passar (de preferência, aprovados no último concurso feito). Essas pessoas estão em todos os lugares: fóruns, grupos no Facebook, no próprio Facebook, nos órgãos públicos, nos cursinhos para concursos etc.
    2. Procure sempre escolher livros voltados para concursos públicos. Eles são mais didáticos, vão direto ao ponto.
    3. Se você não encontrar bons livros, vá de aulas em PDF. Eu sempre indico o Estratégia: bit.ly/Cursos-Estrategia
    4. Se você tiver dúvida entre um livro e outro, e não quiser comprar os dois, passe em uma livraria e veja cada livro por dentro. Isso te ajudará a se decidir melhor!
    5. Compare o livro com seu edital e veja se os tópicos são os mesmos. Quanto mais tópicos parecidos, melhor!

  • Obrigada pela mensagem, Denise! Bons estudos!

  • Luciana Castro

    Oi Carol, acabo de me formar e estava um pouco perdida, vendo o Esquemaria decidi focar nos estudos para concurso! Muito obrigada por nos inspirar e ajudar! Beijos e muito sucesso pra você!

  • Elaine Fernandes

    Linda Carol, muito obrigada por me dar uma direção! Estava mais perdida que tudo e estudando somente pela apostila, o que é muito cansativo e acho que não tão proveitoso como deveria. Obrigada por dividir esta experiência com a gente. :*

  • Heeey, Carol!
    Parabéns pelo site e pelo foco nos estudos!
    Muito obrigada,
    C!

  • Oi, Najara!
    :)
    Ah, legal, vou tirar suas dúvidas:
    1) Essas pessoas estudam pelo edital anterior e ficam de olho nas notícias sobre possíveis editais ;)
    2) Sim! Quanto mais matérias você puder excluir, melhor!

    Boa trajetória! :)
    Abraços,
    C!

  • Ju, para a prova do TCU eu estudei só após o edital! Go for it. :)

  • Amaral

    Oi Carol, bom dia.
    Sou Amaral de Natal Rio Grande do Norte. E quero parabenizá-la pela iniciativa e criatividade.
    Já sou um pouco mais velho, mas também não desisto de estudar.
    E a minha história em relação a concursos tem algumas semelhanças com a sua, pois não queria nem ouvir falar em concurso público quando era jovem. Porém um dia fui aprovado em um concurso da companhia de energia, que na época pertencia ao estado, hoje é privada. E a minha colocação nesse concurso foi por volta do número seis mil, e a quantidade de vagas era mais ou menos trezentas. Foi quando percebi que poderia um dia ser aprovado em um concurso. Hoje sou servidor público estadual concursado há quatorze anos.

  • Laila

    Adoro o Esquemaria, e aprendi a confiar nesse site como se fosse “A Bíblia” do concurseiro.
    Muito feliz por ter o encontrado!
    Deus abençoe a sua vida, e que você continue com essa vontade solidária de ajudar as pessoas, acredito em cada palavra escrita aqui, e o que ainda não sabia, tento ao máximo colocar em prática.
    Sejamos todos guerreiros em busca dos sonhos!

    Obrigada Carol!

  • Renata, quando as pessoas mais próximas não nos apoiam, o melhor remédio é o RESULTADO. Foque você (pessoalmente) no resultado que, quando ele surgir, tudo vai ficar bem :}

  • Oi, Nielen! Muuuito obrigada pela mensagem! Bons estudos e ótima vida! Abraços ;)

  • É possível, mas não é provável :)

  • Olá, Gardênia!
    O CERS usa uma tecnologia antiga, então o aplicativo não funciona com esse site!

  • Mole: Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo (livro)

  • Olá, Carolina!
    :)
    Muito obrigada, que bom que tem gostado.
    Indico a Flávia Rita (para teoria e questões) e o livro de questões da Cláudia Kozlowski :)

    Abraços!

  • Oi, Alessandra! 5h30 de ciclo ou 5h30 por dia? Explique melhor, please! :)

  • Dheymersonn

    muito legal a iniciativa. quem continua dificilmente perderá seu tempo. Muito bom, com o tempo todo concurseiro acha o caminho.
    Ass: Dheymersonn Polcial Federal de 2015

  • Oi, Alessandra!
    Aí é que está: você não vai estudar todas as matérias por dia. Você vai estudar todas as matérias POR CICLO. Um Ciclo pode durar tranquilamente 2 ou 3 dias ;)
    Leia este meu artigo com atenção: http://esquemaria.com.br/planilha-de-estudos-ciclo/

  • Estela Carvalho

    Carol, obrigada. Comprovo aqui hoje o que eu vinha fazendo de alguma forma e que tem chances de dar certo, o que você faz de anotar as respostas das questões nos livros (anotações). Eu estudei para o MP mais ou menos assim, só que eu antes estudava toda a teoria que existe no universo, depois ia para os exercícios e fazia anotações. As minhas anotações eram todas repetidas. Isso realmente comprova o que você diz, as bancas pegam um ponto e vão nele. Estou começando um estudo a curto prazo para edital já aberto e certamente o seu método vai acelerar a minha vida. Obrigada mesmo!

  • Oi, Andrea! Qual material você gostaria de receber?

  • Camila Paiva Dias

    Estou surpresa de encontrar uma pessoa tão boa como tu, no meio de tanta coisa ruim acontecendo e gente que nos põem pra baixo, tirando nossa vontade de lutar e se dedicar pelos estudos… quando encontro pessoas como tu, assim tão generosas e que compartilham seu conhecimento de forma totalmente gratuita eu volto a acreditar no ser humano. Parabéns, que Deus te abençoe muito

    • Oi, Camila! Muuuuuuito obrigada pela mensagem! Bons estudos e ótima vida :)

  • Barbara

    Caramba, será que dessa vez eu consigo? Eu fiquei extremamente decepcionada com um programa de coach que eu fiz. Gastei um dinheirão para no final ainda me sentir culpada por não ter aprendido com a minha coach. Eu era realmente incapaz de me concentrar, de me organizar e de conseguir atingir esse meu sonho de ser servidora pública :-(
    Só que eu tenho um anjo da guarda muito bonzinho… e ele me deu uma dica: olha, essa coach se diz especialista, mas nunca fez uma prova de concurso público! Ela fez uns cursos de coach, mas não sentou numa cadeira por 4 horas para fazer uma prova. Ela nem é servidora! Vc não é incapaz, só escolheu a pessoa errada. Não desista!
    Aí depois de umas semanas de angústia achei seu site. Estou aqui! Com o coração na mão e morrendo de medo de errar novamente, mas acreditando que pode ser que dê certo dessa vez. Estou desempregada (com tempo, mas sem grana rs), com meus os problemas de saúde (tenho síndrome de hashimoto, isso dificulta o aprendizado e a concentração), mas estou aqui! Sinal de que ainda tenho esse desejo, então como não lutar por ele?
    Obrigada por seu site! Só de eu ter conseguido ler por mais de 5 minutos essa primeira página e por estar escrevendo tudo isso agora (que preguiça eu tenho de descrever), já valeu rs.
    Bjsk

    • Que bom, Bárbara :)
      Às vezes, mesmo que o coach não tenha passado pelo processo de aprovação em um concurso, não significa que não possa te ajudar. Coaches muitas vezes não passaram por esse processo, mas conseguem ajudar. Só não foi sua pegada, e está tudo bem!
      Fico muito feliz que você tenha gostado do Esq! Espero que você se encontre por aqui ;)
      Abraços! :)

  • Obrigada pela mensagem! Bons estudos! :)

  • Oi, Carol!
    Consegue. Não importa o que você disser depois de “será que eu consigo TANANAM”, eu direi que você consegue.
    A pergunta correta é: será que você está disposta?
    Quanto a idade, a ter filha, a trabalhar, NADA é desculpa para deixar suas metas para trás. A matemática é simples: quem entra em ação atinge objetivos. Quem não entra IMPOSSÍVEL atingir qualquer coisa!
    :)
    Abraços!

  • Oi, Olga!

    Achei que já tivesse te respondido. Sorry :)
    Constitucional: Pedro Lenza
    Administrativo: Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo
    EOF: Augustinho Paludo
    CEX: Luiz Henrique Lima
    AGE: Chiavenato
    Signo: gêmeos ;)

    Abraços!!!

  • Muuuuito obrigada, Tharles! :)
    Acho ótimo você estudar para outros concursos, se isso é o que quer! Não sei sobre notícias de concursos em particular… isso é legal acompanhar em fóruns ou grupos de FB!
    Você quer dicas de livros para quais matérias, especificamente?
    Abraços!

  • mariana menezes

    Carol nao estou conseguindo baixar a planilha de ciclos me ajuda por favor

    • Oi, Mariana! Já pedi para o pessoal do suporte enviar para você. Abraços!

  • pollyana

    Carol você é uma inspiração pra mim! Já estou estudando há mais de um ano e com sua história fico ainda mais motivada que minha hora está para chegar!
    Depois de conhecer seu blog mudei muitas coisas nos meus estudos que resultaram em grande melhora!
    :) obg por compartilhar seus conhecimentos!
    Voce é top!! Abraços

  • Oi, Carlos! Assim que o pagamento for aprovado pelo Hotmart você já tem o acesso ao curso liberado. Você pode enviar as dúvidas através de formulários no site do curso. Abraços! =)

    • Antonio Carlos Custodio Custod

      Ok!!Brigadooooooo!!!!

  • Jana

    Parabéns e obrigada por compartilhar seus conhecimentos!

  • Muito obrigada pela mensagem, Giovani! Bons estudos e ótima vida! :)

  • galego lindo

    parabéns Carol

  • Muito obrigada pela mensagem! Abraços! :)

  • Paula Cadete

    Carol não sou tão jovem como você, mas de um mês para cá, tenho pensado muito em “prestar” concursos e seu site, me abriu os olhos para muita coisa, estarei sempre por aqui, obrigada e DEUS te abençoe. bjos

    • Fico feliz em ler sua mensagem! Bons estudos e abraços! :)

  • Olá, Antonio!
    Que bom hehe!
    Vamos lá:
    1) Pode pegar de outras disciplinas tranquilamente! ;)
    2) Sempre que você for estudar, pergunte-se: “qual é o melhor caminho que me daria menos trabalho manual, consumiria menos o meu tempo e me traria os mesmos resultados do que se eu inventasse demais?” ;) Se o material em PDF está praticamente igual ao do vídeo, só sublinhe as partes mais importantes do vídeo no PDF.

  • Oi, Louise! Vou mandar sim, sempre, a partir da semana que vem! :) Abração!

  • Sem dúvidas, Louise!
    :)
    Muito obrigada!
    Abraços :D

  • Oi, Vanessa! E como você pretende se encontrar?

  • Obrigada, Fernanda, e parabéns pela aprovação.
    Não há problemas! Se você não quer sair, não saia! Mas não pare. O problema que eu vejo é parar. Blz? Eu mesma estou sempre em movimento.
    Abraços!
    C!

  • Que ótimo, Débora! Essa é minha intenção. Meu objetivo é acrescentar o máximo de valor ao seu mundo. Abraços e bons estudos!

  • Patrícia Corrêa

    Oi Carol, parabéns pelo blog, pelas dicas e por dividir conosco sua experiência em concursos. Eu estou me organizando para voltar a estudar para concursos. Eu já sou concursada, mas como você, tenho ambição de passar em um concurso melhor.

    Porém, meu caso é um pouco diferente do seu. Eu sou da área do direito e eu preciso do meu trabalho para ter os três anos de experiência jurídica, requisito essencial para o concurso de juiz, cujo cargo eu almejo muito!
    Como ainda faltam dois anos para eu completar os três necessários, eu queria estudar de forma que eu não tivesse que parar minhas atividades do dia a dia, nem deixar de trabalhar.

    Portanto, gostaria de saber se há a possibilidade de montar uma planilha de estudo de longo prazo. Além disso, como é muita matéria e as matérias são muito extensas, queria saber se é melhor eu estudar por vários cilclos, ou faço um ciclo só com todas as matérias e vou estudando da onde eu parei no dia anterior, considerando a média de 3h de estudo por dia.

    Um abraço, Patrícia Corrêa

    • Olá, Patrícia!
      Sim, apesar de as situações serem diferentes, a estratégia do Ciclo é a mesma. Se forem muitas matérias, você pode dividir em três ciclos e estudar um a cada 15 dias :)
      Abraços e ótimos estudos! :)

  • Oi, Adriana!
    Sim, é assim que funciona o foco! Pegar uma área que você curta, com boas carreiras, e com provas com poucas diferenças entre as matérias cobradas.
    Quanto ao Português: sim, é sempre bom revisar o material que você tem (não reler tudo, apenas revisar) e aplicar, fazer muitos simulados.

  • Oi, Aline!
    Bem-vinda :D
    Para o Dataprev, indico o trio clássico na internet: ou Ponto dos Concursos, ou Estratégia ou Alfacon! :)

    • Aline Pereira

      Oiiii, Obrigada pelo retorno :)
      Agora estou na fase estuda e chora kkkkk.. muito tempo tem estudar, quando começo a rever as informações e vejo que não lembro mais,erro coisas simples, bate um desespero. mas como vc diz, precisa ter foco e vontade..
      Obrigada pelo incentivo..

  • Sim, Bruna :)
    Isso vai depender muito de sua estratégia, também. :)

  • Muito obrigada, Vinicius! Espero que você curta a jornada de concurseiro e que você consiga atingir suas metas. Quando passar, venha aqui me avisar, combinado?! :)

  • Aplicando ótimas estratégias, sem dúvidas dá! :)

  • Que massa, Denise! :)
    Você fez o caminho inverso. Geralmente o pessoal conhece o Esquemaria antes! Que interessante :)

  • Que bacana, Paulo! Fico muito feliz de poder dividir isso contigo.
    :)

  • Oi, Leandro!
    Seja bem-vindo :)
    Cara, com o concurso na cara, assim, foque naquilo que mais cai! Não vai dar para você estudar detalhes. Beleza? Mande brasa.

  • jacqueline

    Carol, quais dicas vc tem de livros com conteúdos que realmente valem a pena para o concurso de tecnico legislativo- assistente administrativo da câmara dos deputados 2016.
    Obrigada

    • Jac, não dá para eu dar dicas de todos os concursos que surgem aqui, mas para a Câmara dos Deputados, em especial, penso em fazer um curso específico dentro do Esquemaria.

      Minha dica: cadastre-se no Esquemaria e fique de olho nos e-mails, porque, muito em breve, vou dar MUITAS dicas para o concurso da Câmara. Belê? Abraços ;)

  • Oi, Beatriz!
    Sim, essa seria uma ótima estratégia ;)
    Abraços!

  • Olá, Thiago!
    Com mensagens como a sua, vejo a responsabilidade que tenho em continuar este projeto.
    Obrigada e ótimos estudos! Pense sempre no seu objetivo.
    Abraços!

  • Que bacana, André! Obrigada ;)

  • Que legal, Rafael! :) fico muito feliz por saber que posso ajudar :)
    Abraços!!!

  • Olá, Tamiris!
    Essa é a ideia hehe. Se o edital sair antes, então não farei o curso… :/
    Abraços!
    :)

  • Obrigada, Larissa :)
    Amém :)

  • Sem dúvidas, Jonathan :)
    Obrigada!

  • Que bacana, Jeanne! Muito bom ver o comentário de outros aprovados por aqui!
    Tenho um amigo professor aí na Câmara: o Elyesley! Conhece? Ele é uma alma iluminada :)
    Parabéns por suas aprovações!
    Um abraço :)

  • Olá, Emanuely!
    Sempre existem saídas :)
    Como dizia Dumbledore, “a felicidade pode ser encontrada mesmo nas horas mais difíceis, se você lembrar de acender a luz”. Acender a luz em momentos difíceis depende de você :)
    Eu aconselho que você comece por aqui: http://esquemaria.com.br/como-estudar-para-concursos-publicos/

  • Que massa, Ivanderson! Bons estudos para a PF :)

  • Muito obrigada, Caroline :)

  • Muito obrigada, Rodrigo :)

  • Heheh! Obrigada por ler até o final :)

  • Oi, Henrique!
    Pode colocar “revisão” como uma matéria dentro de seu ciclo ;)
    Abraços!

  • Bacana, Bruno! Mande brasa nos estudos agora em 2017 ;)

  • Heeey!
    Eu passei no meu primeiro concurso na época que fazia faculdade. Eu gosto do AGORA :)

  • Sim :)
    O livro do Deusvaldo Carvalho e Marcio Ceccato é EX-CE-LEN-TE!

  • Hey! Sim! Veja o vídeo do YT: https://www.youtube.com/watch?v=SgLu7H1EQQQ&t=3s

  • Oi, Patricia!
    Faça as duas provas, mas foque em uma. Eu focaria em Analista :)
    Obs.: por que INSS? Existe um motivo especial?

  • Olá, Roni,
    Acredito que ajuda, sim, mas não INFLUENCIA. Eu sou publicitária e passei em cinco concursos públicos que não cobravam nada de publicidade ;)
    Abraços!

  • Que bom, Alcione! Se concursos fazem sentido para você, persista :)
    Abraços!

  • Oi, Adriana!
    Nos dois casos você pode fazer o curso. Eu só não faria se estivesse a pouquíssimo tempo do concurso, porque o RIDE tem duração de 2 meses.
    Abraços :)

  • Oi, Lili!
    Que bacana hehe!
    Eu não conheço com detalhes todos os concursos desse Brasilzão… dê uma olhadinha neste artigo, para descobrir sobre como pesquisar acerca de algum concurso: http://esquemaria.com.br/como-escolher-concurso/

  • Isso é ótimo, Nelci! Que bom que eu posso ajudar :)
    Aproveite sempre todo o conteúdo disponível no Esq e se cadastre para receber ainda mais conteúdo por e-mail. ;)
    Abraços!

  • Olá, Getúlio!

    É muito bom saber que você gostou! =D
    Obrigada pelos elogios e acompanha sempre o conteúdo aqui do Esq!

    Abraços!

  • Olá, Adriano!
    O ideal é que você faça ciclos de estudo que demorem no máximo 3 dias para dar uma volta. Se assim for, você verá as disciplinas desse ciclo pelo menos 5 vezes, antes de mudar para o próximo ciclo.
    Se, mesmo assim , você achar que está demorando muito para ver as outras disciplinas, você pode fazer assim: mudar para um novo ciclo somente quando terminar o estudo das disciplinas do ciclo antigo.
    Abraços!

  • Olá, Gabrielle!

    A carreira do TCU é apaixonante mesmo, né? ;)
    Sucesso e acompanhe sempre o conteúdo aqui do blog!

    Abraços!

  • Oláááá, Marcela! =D
    Que ótimo que você encontrou o Esq (mesmo sem querer). E que te agradeço por você ter cedido um pouquinho do seu tempo para dar uma olhada no site Esquemaria!
    Se puder, compartilhe o site com seus amigos! Hehehe!
    Abraços!

  • Hehehehehe. Obrigada, Romário!

  • Que bacana, Allane! =D
    Esse é o espírito!
    Abraços.

  • Olá, Elisabete!
    Muito obrigada pelo elogios! É ótimo saber que você consegue tirar valor dos artigos do Esq. =D
    Se cadastre no Esq para receber e-mails meus com dicas de estudo. ;)
    Abraços!

  • Olá, Ubiratan!
    Eu pedi para a minha equipe te mandar um e-mail com todas as informações sobre o curso, certo?
    Obrigada por visitar o blog!
    Abraços!

  • Olá, Ubiratan.
    Eu pedi para a minha equipe te mandar um e-mail com todas as informações sobre o curso, certo?
    Obrigada por visitar o blog!
    Abraços!

  • Olá, Ubiratan!
    Eu pedi para a minha equipe te mandar um e-mail com todas as informações sobre o curso, certo?
    Obrigada por visitar o blog!
    Abraços!

  • Obrigada, Valdenia! =D
    Você já está no caminho certo: só passa quem não desiste.
    Abraços. ;)

  • Olá, Marilda!

    Isso é muito bom! Você escolheu concursos em que as disciplinas que são cobradas são parecidas, e isso ótimo. Você tá no caminho certo. ;) Mantenha um bom ritmo de estudo que logo logo a sua aprovação chega.

    Abraços!

  • O Google é uma ótima ferramenta mesmo, né, Loraine? =D

    É muito bom saber que você gostou do conteúdo do Esq. Continue sempre aproveitando!

    Abraços!

  • Olá, Luana!

    Eu que agradeço a sua presença aqui. =D

    Espero que você consiga tirar valor das dicas aqui do Esquemaria. ;) Se cadastre para receber ainda mais dicas por e-mail, ok?

    Abraços!

  • Olá, Gabriel!

    Obrigada pelos elogios ;)

    Use o Ciclo mesmo. Você vai perceber que essa frustração de perder determinada hora de uma matéria vai desaparecer. Essa é, inclusive, uma das várias vantagens do Ciclo.

    Abraços!

  • Hey, Kimberly!

    Obrigada pelos elogios! =D

    Então, eu pegava provas para resolver antes de achar o Qconcursos <3. O Qconcursos é um site que gerencia um banco imeeeenso de questões e, ao utilizá-lo, ficou muito mais fácil encontrar e fazer questões de provas anteriores. De qualquer forma, quando eu pegava provas anteriores para praticar, dependo do meu objetivo naquele momento, ou eu fazia a prova inteira (depois de estudar todo o conteúdo, simulados) ou eu fazia apenas as questões de uma disciplina. Tudo vai depender do seu objetivo. ;)

    Abraços!

  • Hey, Adriana!

    Também tenho essa mesma sensação com alguns empreendedores que eu acompanho. hehehe Sei muito bem pelo que você está passando. =D Saiba que é ótimo saber que consigo conversar assim de perto com você. ;)

    Agora vamos à sua dúvida!

    “Apesar de já ter definido o concurso que quero fazer (Universidade Federal do RN, para nível médio), não sei que matérias estudar. Gostaria que me ajudasse com dicas sobre que matérias devo estudar e que livros devo consultar.”
    Bom, se o novo edital para o concurso da Universidade Federal do RN não foi publicado ainda, você vai começar a estudar as disciplinas que foram cobradas no último concurso (quando o novo edital for lançado, você faz as devidas adaptações, se for preciso). Os livros que você pode adquirir dependerão da matéria, mas, antes dos livros, eu recomendo que você adquira as aulas em PDF do Ponto ou Estratégia (escolha o que for melhor para você na sua opinião). Esses cursinhos são, para mim, os melhores do mercado. As aulas deles são super didáticas e completas, talvez você nem precise de livros. =D

    Obrigada pela visita!

    Abraços!

  • Hey, Wellington!

    Wow, muito obrigada pelos elogios! =D

    Sua história de autodescoberta é maravilhosa e inspiradora. hehehe Eu passei justamente por isso quando eu era funcionária do Ministério da Educação. Então eu super apoio a sua decisão. ;)

    Quanto às dúvidas, você pode me enviar por aqui ou, se preferir, por e-mail. O endereço de e-mail é: contato@esquemaria.com.br

    Abraços e boa vida!

  • Por nada, Wellington!

    Vou ficar esperando. =D

    Abraços!

  • Olá, Annalu!

    Minha opinião? Bom, eu acho uma boa você estudar para o TCE. O conteúdo é extenso, mas com disciplina e com as técnicas certas, você conseguirá estudar o que realmente importa do edital. A sua situação não é a ideal, não você mentir para você. Para que você tivesse uma ótima preparação, você precisaria ter começado a estudar para esse concurso há uns meses, contudo, como eu falei anteriormente, com disciplina e as técnicas certas você será capaz de chegar lá. ;)

    Abraços!

  • Olá, Haroldo!

    Obrigada pelos elogios. ;)

    É muito bom saber que você conseguiu tirar valor das dicas que eu dou aqui no blog. =D Sempre que puder leia um dos artigos aqui do blog para aprender dicas novas.

    Abraços!

  • Olá, Carollini!

    Muito obrigada pelos elogios e pela confiança. ;)

    Agora, respondendo a suas dúvidas, seis meses é um ótimo tempo para se preparar para um concurso (eu me preparei para o concurso do TCU por 7 meses). Estudando com estratégia, técnicas e disciplina, você conseguirá se prepara bem para o concurso do MPU a ponto de disputar uma vaga. ;)

    Abraços!

  • Anderson Nunes

    Olá, Thaís!

    Eu vou enviar para o seu e-mail o link para que você possa fazer o download do arquivo.

    Abraços!

  • Obrigada pelo elogio, Helenita!

    Abraços! ;)

  • Anderson Nunes

    Olá, Valdilene!

    Eu vou enviar para o seu e-mail o link para que você possa fazer o download do arquivo.

    Abraços!

  • Hey, Aninha!

    Mapas mentais são enormes mesmo. Agora, mapas em fichas de estudo são do tamanho ideal. hehehehe

    Espero te ajudar com todas as dicas aqui do Esq.

    Abraços!

  • Olá, Sérgio!

    Vamos às indicações. ;)

    • Fórum: CorreiosWeb.
    • Sites que gerenciam bancos de questões: Qconcursos.

    O Ponto dos Concursos, juntamente com o Estratégia Concursos, representam hoje o que eu acredito ser a melhor fonte de teoria para concursos públicos. Eles trabalham com aulas em PDF (principalmente), mas algumas disciplinas possuem videoaulas. As aulas são composta de teoria e explicação e questões e comentários. São materiais de extrema qualidade. Super recomendo.

    Abraços!

  • Anderson Nunes

    Olá, Ezequiel.

    A proposta do curso Ritmo de Estudos é exatamente essa: tornar o aluno independente. É ensinado ao aluno todos os procedimentos de preparação para um concurso. Confiando nessa proposta, a Carol Alvarenga disponibiliza um período de 30 dias corridos de garantia do produto. Essa garantia tem a função de permitir que o comprador experimente o curso e veja se ele responderá às expectativas dele. Se, por algum motivo, o comprador entender que o curso não é bom para ele, basta solicitar o cancelamento do curso dentro de 30 dias corridos que nós devolveremos completamente o valor paga pelo curso. E o melhor: ele nem mesmo precisa informar o motivo.

    No curso, é dado todo um suporte pela própria Carol Alvarenga para responder duvidas dos alunos. Sem contar com todo o material de apoio que é disponibilizado.

    Qualquer dúvida, basta me perguntar.

    Abraços!

  • Hey, Sérgio!

    Vamos a suas dúvidas!

    “Estou precisando de uma boa cadeira pra passar algumas horas sentado de maneira confortável sabe de alguma boa ?”
    Escolher uma boa cadeira é bastante complicado. Eu indico que você faça como eu fiz: vá a uma loja e escolha aquela em que você se sentir mais confortável. ;)

    “sabe de algum livro bom de D. previdenciário pra concurso?”
    Vou ficar te devendo essa indicação, porque eu nunca estudei direito previdenciário e, por isso, não saberia te dar uma indicação mais precisão.

    Abraços!

  • Olá, Sérgio!

    Vamos a suas dúvidas!

    “Estou precisando de uma boa cadeira pra passar algumas horas sentado de maneira confortável sabe de alguma boa ?”
    Escolher uma boa cadeira é bastante complicado. Eu indico que você faça como eu fiz: vá a uma loja e escolha aquela em que você se sentir mais confortável. ;)

    “sabe de algum livro bom de D. previdenciário pra concurso?”
    Vou ficar te devendo essa indicação, porque eu nunca estudei direito previdenciário e, por isso, não saberia te dar uma indicação mais precisão.

    “Pretendo comprar seu curso.”
    Que ótimo, Sérgio! Entre no site http://www.ritmodeestudos.com.br para saber todas as informações sobre o curso e tirar alguma dúvida sobre a compra, certo?

    Abraços!

  • Hey, Natália!

    Três horas de estudo por dia é um número baixo, mas se você conseguir colocar qualidade nele, você conseguirá ter um bom resultado.

    Como você tem facilidade em entender como cobram o conteúdo em prova, foque no estudo por questões. Sempre use de suas vantagens para estudar. Isso vai te colocar à frente de muitos candidatos.

    Abraços!

  • Que ótimo, Daiane! =D

    Muito obrigada pelos elogios.

    Abraços!

  • Que ótimo, Daiane! =D

    Muito obrigada pelos elogios…

    Abraços!

  • Tá vendo? Ninguém precisa ser especial para conseguir a aprovação. Apenas precisa seguir um conduta que todo mundo tem capacidade de seguir. ;)

    Fico muito feliz em saber que você conseguiu tirar valor das minhas histórias, das minhas dicas. =D

    Pode ter certeza que amanhã será a sua vez de contar sua história de aprovação.

    Abraços!

  • Stefferson Luz Silva

    Olá, estou meio que desesperado ;) acho que estou estudando e ao mesmo tempo me enganando, fiz um concurso esse final de semana e errei questões absurdamente inofensivas para quem estava estudando a 10 meses como eu, estava estudando e não estava cumprindo a meta diária dos estudos, as vezes terminava a semana sem cumprir a meta semanal, não vazia exercícios de todas as disciplinas enfim tudo errado, ai encontrei seu site e andei lendo umas coisas e vi que você foi aprovava em pouco tempo, vou me dedicar mais muito mais, vou estudar corretamente e cumprir minhas metas de estudo :*

    • Hey, Stefferson!

      Espero que as dicas aqui do Esq te ajudem, de verdade. ;)

      Estudar para concursos e se manter no caminho não são tarefas fáceis, mas não são impossíveis. Tenha dedicação e, sobretudo, disciplina. Pode ter certeza que a sua hora vai chegar.

      Abraços!

  • Adriana Veríssimo

    OI Carol, sobre um assunto bem chato..tem aparecido nos jornais sobre fraudes em concurso público e queria saber qual sua opinião e o que você pensa sobre isso… porque para quem estuda e leva a sério a vida de concurseiro, isso se torna uma preocupação.. obrigada, beijos!!

    • Olá, Adriana!

      Esses casos de fraudes são realmente muito ruins, mas acho que são casos isolados. A maior parte dos concursos públicos ainda acontece sem fraudes, na minha opinião. Quem sonha com a aprovação não deve desistir de fazer concurso, se preocupar ou se desmotivar por causa dessas fraudes. Os culpados estão sendo encontrados e punidos.

      Abraços!

  • Hey, Helvécio!

    Que ótimo! É muito bom saber que posso ajudar, principalmente quando foi um conhecimento que pode ser usado em uma área distinta.

    Obrigada pela confiança!

    Abraços.