Hoje eu trago um material muito especial para você :)

Já faz algum tempo que eu venho com essa vontade de publicar o conteúdo do vídeo abaixo no Esquemaria, porque ele é absolutamente fantástico para quem estuda para concursos. Este vídeo mostra 4 mitos sobre aprendizagem, mitos estes que eu vejo todos os dias serem praticados por concurseiros e concurseiras.

Conversando com o pessoal do blog Mais Aprendizagem, da professora Ana Lopes, eu consegui uma autorização especial para colocar o vídeo aqui no Esquemaria, e estou muito feliz em relação a isso, porque eu tenho certeza que é um material que vai te ajudar. Assista a essas 4 dicas. Talvez os mitos ali relacionados sejam a razão porque você ainda tem dificuldades para estudar para concursos.

Após o vídeo, eu escrevo sobre o conteúdo dele, com algumas considerações que são válidas especificamente para concursos públicos. Além disso, há pessoas que preferem ler, e não ver, por isso o post, após o vídeo, é uma mão na roda ;)

Se você prefere ler acerca destes mitos sobre estudos, leia:

É incrível como estudar pode parecer algo até doloroso para alguns, e as mentiras que dizem sobre estudar fazem esse processo parecer ainda mais difícil.

A verdade é que todo concurseiro tem que aprender quatro fatos essenciais: estudar requer tempo; estudar requer organização; estudar requer dedicação; e estudar requer concentração.

Os quatro mitos que vou mostrar a seguir vão contra esses fatos, e podem levar o estudante a desistir, por pensar coisas como “estudo não é para mim”, “não nasci para isso” e outras razões que, como dizem, a própria razão desconhece.

Então vamos lá, vamos conhecer estes mitos, a partir dos seguintes tópicos:

  • Mito #1: “Estudar é rápido”
  • Mito #2: “Conhecimento é feito de fatos isolados”
  • Mito #3: “Talento é inato”
  • Mito #4: “Eu sou bom em multitarefa”
  • Infográfico com os 4 mitos sobre estudos
  • Baixe este post em PDF

 

Mito #1: “Estudar é rápido”

Você pode acelerar, é claro, mas me diz: você acha que vai passar de um dia para o outro?

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Quando a gente começa a estudar para concursos, uma das dúvidas mais comuns é: “em quanto tempo você acha que eu passo?”. Parece até aquela coisa de quando a gente vai ao dentista e pergunta: “quanto tempo eu vou ficar com o aparelho?”.

Os melhores dentistas não respondem um tempo exato. Eles falam: depende de como o seu dente vai se adequar com o aparelho, depende de como você vai levar seu tratamento a sério, depende de você ir ao consultório todo mês, enfim.

O mesmo acontece com os concursos públicos. Em quanto tempo você vai passar? Isso depende do cargo que você quer, da definição de foco, de como você se dedica, de um pouquinho de sorte, às vezes (a gente brinca, mas sorte também faz parte deste processo) e de inúmeros outros fatores.

Só que você tem de ficar consciente do seguinte: estudar para concursos requer tempo. Não é do dia para a noite que isso vai acontecer.

Então, o primeiro mito é: “estudar é rápido”. Ahn ahn. Estudar requer tempo, requer repetições espaçadas.

A verdade por trás deste mito é: estude com antecedência. Não caia nessa de que fulano ou sicrano passou em um concurso em um mês, em dois meses, ou que passou no primeiro concurso que fez sem estudar.

Eu me lembro muito bem quando passei no meu primeiro concurso (Ministério da Educação). Tive um exemplo bem claro, sobre isso. Um dos aprovados chegou para mim e afirmou: “sou garçom, este foi o primeiro concurso que fiz na vida, e passei sem estudar”. Eu fiquei muito encabulada com aquilo, e perguntei a ele: “como será que você passou, já que as matérias são de diversas áreas?”. Aí ele me respondeu: “há muitos anos eu leio jornais todos os dias. Também gosto de raciocínio lógico, então era um passatempo resolver questões sobre isso”.

Ou seja, não é que ele não tenha estudado. Ele só não estudou pelos meios convencionais (livros, cursinhos). A verdade é que é impossível passar só por chutar. Ele estudou, e muito, repetida e espaçadamente, mesmo que inconscientemente.

Tranquilo? Então vamos lembrar do primeiro mito: estudar é rápido. Agora, vamos lembrar da verdade (que é mais um alerta) por trás deste mito: estude com antecedência.

Ok, vamos continuar…

 

Mito #2: “Conhecimento é feito de fatos isolados”

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Esse aqui é o que eu chamo “o mito da faca de dois gumes”. Ele é um mito, mas com uma pitadinha de verdade.

De acordo com este mito, conhecimento é adquirido com fatos isolados. Os aderentes a este mito simplesmente ensinam as coisas dizendo “é porque é” ou “não tem explicação”.

Acontece que existe contexto para tudo, tudo, tudo. Nada acontece por acaso e, por trás de fatos, há conexões, cenários, circunstâncias.

O avião, por exemplo, não foi inventado do nada, por um gênio só, sem o qual a humanidade não chegaria ao patamar de hoje. Houve um contexto, houve ensinamentos prévios, até chegar lá.

A Ana diz, no vídeo, que o certo é aprender de uma vez por todas, porque, após isso, bastará uma revisão básica para relembrar. Quem tenta aprender decorando tenta aprender sem contexto, o que, no longo prazo necessário para se passar em um concurso, acaba levando ao esquecimento.

“Carol, isso quer dizer que eu não tenho que decorar NADA, para passar em concursos?”.

Não. É aqui que está o pedacinho de verdade por trás deste mito, no que concerne aos concursos públicos. Preparar-se para adquirir conhecimento de longo prazo, que você leva para o resto da vida é uma coisa. Preparar-se para uma prova de concurso é outra.

Principalmente matérias que cobram regimento interno e lei orgânica vão exigir um certo nível de decoreba, sim. Afinal, um órgão tem 15 ministros porque assim foi decidido. O prazo de uma petição é de até 10 dias porque o cara achou que assim que tinha de ser.

Ôh ow. “Então, Carol, como contextualizar algo que não tem contexto?”

Eu te respondo com uma nova pergunta: como você decora números de telefones, datas de aniversário e outras coisas do dia a dia que requerem nada mais nada menos do que memorização?

Fazendo correlações.

Vou dar um exemplo prático. Vamos dizer que as letras para você fazer saques no Banco do Brasil seja, sei lá, Pa C Lo. Sério, eu só peguei quaisquer letras, sem pensar. Agora, como vou lembrar essas letras?

Eu posso lembrar daquela loja de produtos infantis, a Pakalolo, e fazer uma correlação com essas letras. Assim, para lembrar da senha, é só lembrar da lojinha. Ou eu posso lembrar que no banco eu “parcelo”. Tá vendo? Existem palavras que te ajudam a lembrar da senha.

Então como lembrar que um órgão tem 15 ministros, ou que uma petição é de até 10 dias?

Correlacionando. Para mim, por exemplo, a multiplicação “3x5” tem um significado tão grande que ficaria até automático se eu anotasse, ao lado do artigo da lei que diz que determinado órgão tem 15 ministros, a multiplicação “3x5”. Ou eu poderia lembrar da minha festa de 15 anos e simplesmente falar: “ah, esse é o órgão que me lembra da festa de 15 anos”. Se o órgão tem 13 ministros, eu busco uma outra correlação, sei lá, anoto “Zagalo”, ao lado do nome do órgão.

Perceba uma coisa: as correlações são feitas de acordo com o conhecimento de vida de cada um. Você pode não saber por que eu anotei “Zagalo” ao lado do órgão que tem 13 pessoas, mas eu sei, porque isso fez parte da minha vida, de alguma forma.

Então vamos lembrar do mito: “conhecimento é feito de fatos isolados” e da verdade por trás dele: o certo é fazer correlações.

Tranquilex? Vamos para o terceiro mito.

Mito #3: “Talento é inato”

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Eu me lembro muito bem de um dia em que eu fui a uma aula de matemática básica e o professor estava falando sobre algum concurso em que quem passasse ganharia muito bem, coisa de 20 mil reais por mês.

E aí o professor disse o seguinte: “bom, né? É muito dinheiro, né?”

Daí um aluno gritou, lá atrás: “EU ACHO É POUCO”.

O professor abriu um olhão do tipo “uai, por que você acha pouco”.

Aí o aluno continuou: “muito é um jogador de futebol ganhar R$ 100.000,00 sem ter estudado”.

Daí o professor falou: “ah, mas aí é questão de talento”.

Hehe.

Ok.

Eu não sei se você gosta ou não de futebol, nem sei se é contra ou a favor da copa e tudo mais. Não é a este ponto que quero chegar.

O que interessa, nessa situação, é a gente descobrir a verdade por trás do mito.

Nada, nada, NADINHA é questão de talento puro e simples. Aqui, eu estou deixando de lado os nascidos em berço de ouro, que obviamente têm vantagem sobre outros seres humanos “reles mortais”, e considerando apenas esse mito do “nasci para isso” do “não tenho o dom”.

A verdade é que sendo jogador, estrela de Hollywood ou concurseiro, quem é bom no que faz, quem é realmente bom, é porque ralou muito para isso. Eu me lembro de uma entrevista que o Ganso deu, uma vez, falando que, quando criança, o pai usava os móveis da casa para que ele pudesse treinar futebol, e que todo santo dia ele estava lá treinando para um dia ser bom.

Do mesmo jeito que o Ganso não nasceu craque, eu não nasci sabendo Direito Constitucional. Estudei pra caramba, para conseguir passar.

E qual é a verdade por trás do mito, então? Não há vitória sem esforço. O conselho é simples. Quer passar em concurso? Dedique-se. Vai com tudo, com a certeza de que você só será craque se treinar MUITO.

Resumindo, o mito é “talento é inato” (AI QUE MENTIRA!). A verdade: todo “talentoso” tem tempo de prática. Todo “talentoso” se dedicou MUITO.

Mito #4: “Eu sou bom em multitarefa”

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Esse aqui é um mito muito simples de digerir, mas o mais complicado de adotar medidas práticas para ser desmentido. Eu mesma sofro até hoje com este mito.

O que é multitarefa? É a ação de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Tipo quando você está com um olho no livro e outro no celular, saca?

Aí vem uma galera dizer: “eu consigo fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo” ou “eu consigo estudar com celular, telefone, criança por perto” ou até mesmo “vou deixar a janelinha do Face aberta, aposto que não vai atrapalhar”. É muito comum as mulheres ainda sacanearem os homens, né? “Homem não consegue fazer três coisas ao mesmo tempo”. Haha.

Gracinhas à parte, não é saudável para os estudos fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Ouvir música e estudar, por exemplo, é uma prática comum entre concurseiros. Não faça isso. Sua produtividade cai pela metade, e dizer que é possível ser multitarefa é um mito, quando se trata de estudos para concursos públicos.

Então, lembrando: o mito é “eu sou bom em multitarefa”. A verdade: estudar exige concentração. Como diz a Ana: desligue tudo.

 

Resumindo: infográfico com os 4 mitos sobre estudos

Decidi colocar o resumo em um infográfico, porque fica bem fácil de relembrar quais são os quatro mitos quando a gente os coloca graficamente. Mais abaixo, será possível baixar este infográfico, okay?

Infográfico: 4 mitos sobre estudos

 

Conclusão

Muita gente comete esses erros porque não conhece ou não sabe como lidar com eles. Agora é hora de por em prática as dicas que dei e melhorar seus estudos ainda mais.

Ficou com alguma dúvida? Tem mais algum mito a acrescentar?

Comente ;)

Bons estudos, boa sorte, boa vida,

Carol.

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