[Download] Constituição Federal de 1988 organizada para anotações em PDF

Se você leu alguns dos meus artigos anteriores aqui no Esquemaria, já deve ter percebido que eu acredito em uma prática simples, mas eficaz, para impulsionar meus estudos: organização.

Por isso, eu organizei, pessoalmente, a Constituição Federal de 1988, para você fazer o download em PDF.

Agora você tem a chance de ter uma Constituição para chamar de sua. Nesta constituição (assim como em todos os atos normativos do site), eu deixo espaços ao lado direito do PDF especificamente para você fazer suas anotações – sejam elas online ou no papel, caso queira imprimir.

Existem dois outros posts no site que vão te ajudar a usar melhor sua Constituição em PDF:

Agora, sim, vá estudar sua mais nova constituição, vá! Clique no botão a seguir:

Você ainda não está certo se vale a pena ter uma Constituição grátis em PDF totalmente organizada? Então leia o que vem a seguir e entenda como e por que esta Constituição vai melhorar seus estudos.

Quais são as vantagens de se ter uma Constituição própria, para estudos?

Com a sua própria Constituição, você terá suas próprias anotações. Isso é essencial para qualquer um que deseje estudar com qualidade.

Sabe por quê? Tudo o que você anotar será de acordo com o seu raciocínio.

Assim, sempre que você precisar voltar a um artigo, a sua nota estará lá, do jeito que você deixou.

Desta maneira, o conteúdo fica muito mais simples de ser entendido.

Nem todo concurseiro transforma em hábito o uso da Constituição, alguns por “acharem” que não vale a pena, outros por não conseguirem lidar com a Constituição em papel ou com a Constituição do site da Presidência.

Acontece que a CF/1988 é essencial para qualquer estudante que queira uma vaga no serviço público.

Isso é inegável.

Praticamente todo concurso, hoje, cobra direito constitucional ou constituição, de alguma forma, com algumas exceções. Eu mesma tenho a minha própria Constituição. Como eu estudo com foco, as partes mais importantes, para mim, sempre têm muitas anotações, dicas, marcações de que um determinado ou artigo já caiu em uma determinada banca.

Entenda melhor como estudar atos normativos (incluindo a Constituição) neste link (tática dos feras).

Por que utilizar uma Constituição em PDF se existe a versão online, no portal da Presidência? [O motivo número 2 é fantástico!]

A Constituição (e outros normativos) estão disponíveis no site da Presidência.

Inclusive, foi de lá que copiei esta Constituição que transformei em PDF. Por quê, então, utilizar a minha versão, e não a do site da Presidência?

  1. Primeiramente, sua Constituição estará sempre aí com você. Deu uma chuva e a internet caiu? É só abrir o arquivo.
  2. Em segundo lugar, e ainda mais importante, a versão online da Presidência não permite que você faça anotações. E nem deixa espaço para isso, caso você queira imprimir.
  3. site da presidência apresenta uma Constituição com vários erros. Por exemplo, se você for olhar o art. 39, deles, encontrará dois textos, sendo que apenas um é válido (o segundo). No caso do “primeiro art. 39”, ele deveria estar cortado, pois tem a redação antiga.
  4. Outra vantagem é que a Constituição aqui do Esquemaria é muito bem organizada (no sentido da editoração, mesmo). A fonte que eu utilizo para fazer o material de estudos daqui é perfeita para ler tanto em telas de computador quanto em papel. Além disso, o espaçamento entre um artigo e outro faz com que sua leitura seja mais produtiva. Afinal, o cérebro trabalha não só com o que está escrito, mas também com os espaços em branco.

Como eu faço anotações na Constituição em PDF sem precisar imprimir? Existe algum programa para tablets tão efetivo quanto o Acrobat Reader?

Eu já dei a dica de baixar o Adobe Acrobat Reader (que é grátis) e usá-lo. Ele é muito bom quando se trata de computadores (Desktops). Leia mais sobre a minha dica clicando aqui. Se você tem um tablet, também é possível baixar o Acrobat Reader. Eu não diria que é a melhor opção. Para iPad, eu recomendo o iAnnotate, que custa $ 9,00 na App Store (não estou fazendo publicidade). Vale muito a pena! Você pode, por exemplo, configurar seu iAnnotate com a conta do Dropbox (se você não tem conta lá, vale a pena fazer – também é de graça). Sabe o que isso quer dizer? Sempre que você atualizar seu PDF no iAnnotate, o PDF estará atualizado no Dropbox e, automaticamente, no seu computador. Legal, né? Organização no estudo também é tática para passar :)

Eu vou poder imprimir esta Constituição?

Vai, mas eu quero te dar alguns motivos para não fazer isso. O Esquemaria é um site voltado para estudos online. O meu apoio no sentido de estudar online em detrimento do estudo offline tem como base dois argumentos-chave: tanto a eficiência quanto a eficácia são maiores, ao se estudar online, porque é um estudo não-linear. Até o seu cérebro funciona de forma não-linear, e você deve usar seu cérebro a seu favor. O segundo argumento (e não menos importante) é a responsabilidade socioambiental que tenho. Além de não perder tempo indo a cursinhos ou procurando pela página 356 de seu livro (afinal, no computador, basta apertar ctrl + L ou ctrl + F, para localizar alguma coisa), você evitará: 1. desperdício de papel; e 2. desperdício de combustível. Então sim, você vai poder imprimir sua Constituição, mas pense melhor se é realmente vantajoso fazer isso.

Algumas imagens da Constituição que você irá receber:

Início da Constituição

Início da Constituição

Espaço em branco, à direita, para anotações.

Espaço em branco, à direita, para anotações.

 

Espaço entre artigos ajuda na hora de estudar.

Espaço entre artigos ajuda, na hora de estudar.

 

E então? Gostou da ideia?

Você já deve ter percebido que vale muito a pena ter sua Constituição em PDF, certo? Então faça o download. Faça o download e vá estudar, é claro. :)   Agora é com você: conseguiu baixar? Achou legal o arquivo? Deixe sua opinião, sugestão ou dúvida nos comentários :)

>