Cespe / Cebraspe
Auditor de Controle
TCU
2013

A experiência de governança pública tem mostrado que os sistemas democráticos de governo se fortalecem à medida que os governos eleitos assumem a liderança de processos de mudanças que buscam o atendimento das demandas de sociedades cada vez mais complexas e alcançam resultados positivos perceptíveis pela população.

Contemporaneamente, para o alcance de resultados de desenvolvimento nacional, exige-se dessa liderança não apenas o enfrentamento de desafios de gestão, como a busca da eficiência na execução dos projetos e das atividades governamentais, no conhecido lema de “fazer mais com menos”, mas também o desafio de “fazer melhor” (com mais qualidade), como se espera, por exemplo, nos serviços públicos de educação e saúde prestados à população. Esse novo desafio de governo tem como consequência um novo requisito de gestão, o que implica a necessidade de desenvolvimento de novos modelos de governança para se alcançarem os objetivos e metas de governo, em sintonia com a sociedade.

Outros aspectos sociotécnicos importantes que caracterizam a nova governança pública se relacionam aos anseios de maior participação e controle social nas ações de governo, que, somados ao de liberdade, estabelecem o cerne do milenar conceito de cidadania (participação no governo) e os valores centrais da democracia social do século XXI.

Governar de modo inovador exige, invariavelmente, repensar o modelo secular de governança pública em todas as suas dimensões: política, econômica, social e tecnológica. Com a evolução sociotécnica, fortemente alavancada pelo desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação, as mudanças na governança pública implicam mudanças na base tecnológica que sustenta a burocracia, nas estruturas do aparelho de Estado e em seus modelos de gestão.

Internet: <http://aquarius.mcti.gov.br> (com adaptações).

Considerando as ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue o item a seguir.

Não haveria prejuízo do sentido original do texto caso o termo “invariavelmente” fosse deslocado, com as vírgulas que o isolam, para imediatamente depois de “repensar”.

Comentário rápido

No texto original, o advérbio intensifica a palavra “exige“.

Na proposta do Cespe, o advérbio muda a característica da palavra “repensar“.

Comentário longo

A função do advérbio é bem importante nessas questões de deslocamento do Cespe.

 

Qual é a função do advérbio?

  • dar características aos verbos; ou
  • intensificar o sentido de adjetivos e de outros advérbios.

 

No caso da questão, não há problema gramatical, mas há, sim, mudança de sentido, porque:

  • no texto original, o advérbio intensifica a palavra “exige
  • na proposta do Cespe, o advérbio muda a característica da palavra “repensar

Quais são as duas classes morfológicas para se dar mais atenção na interpretação?

Advérbios

O advérbio é uma classe gramatical que não muda e ajuda a modificar o sentido do verbo, do adjetivo ou de outro advérbio em uma frase, expressando circunstâncias como tempo, modo, lugar, intensidade, entre outras.

Exemplos de frases com advérbios ou locuções adverbiais:

  1. Hermione estudou com afinco para o exame de Transfiguração. (MODO)
  2. Hagrid chegou cedo para preparar a cabana para a visita dos alunos. (TEMPO)
  3. Voldemort sibilou ameaçadoramente enquanto se aproximava de Harry. (MODO)
  4. Bellatrix riu de forma maníaca enquanto lançava feitiços contra seus inimigos. (SIMULTANEIDADE)

Conjunções

A conjunção é uma classe de palavras que tem uma função muito importante na língua portuguesa. Ela é responsável por conectar orações, termos e frases em uma única frase, estabelecendo relações de coordenação ou subordinação entre elas.

Exemplos de frases com conjunções ou locuções conjuntivas:

  1. Embora Harry seja corajoso, ele ainda tem seus medos. (CONCESSIVA)
  2. Rony ficou irritado, visto que Hermione não concordou com ele. (EXPLICATIVA)
  3. Por mais que Snape tenha sido um professor rigoroso, muitos alunos o admiravam. (CONCESSIVA)
  4. Bellatrix ameaçou Hermione e Rony, portanto Harry sabia que precisava agir rápido. (CONCLUSIVA)
Advérbios-e-Conjunções

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