Orgânico por um bom motivo
Chico Junior, O Globo, 25/11/2017 (fragmento)
O mundo caminha para um consumo cada vez maior de alimento orgânico. A Dinamarca, por exemplo, começou há 25 anos uma política agrícola-ambiental que vai torná-la, até 2020, o primeiro país do mundo a ter sua produção de alimentos 100% orgânica. Está conseguindo isso graças a um forte trabalho de conscientização e por intermédio de subsídios aos pequenos agricultores.
Resumidamente, o alimento orgânico também pode ser chamado de agroecológico – a agroecologia pode ser definida como o estudo da agricultura a partir de uma perspectiva ecológica. É aquele produzido de forma sustentável, respeitando-se e não agredindo o meio ambiente e não utilizando fertilizantes químicos e, muito menos, os defensivos agrícolas químicos, os chamados agrotóxicos. Diga-se de passagem que o Brasil é o país que mais usa agrotóxico no mundo, inclusive vários que são proibidos em diversas partes do planeta, banidos da Europa e dos Estados Unidos.
A produção e consumo de orgânicos se dão por duas razões básicas: aumento do que chamamos de consciência ecológica e o desejo de se consumirem alimentos mais saudáveis.
No Brasil caminha-se ainda lentamente, mas caminha-se, o que faz com que os produtos ainda sejam caros e fora do alcance da maioria. Mas o fato é que a produção vem aumentando ano a ano e os preços, de maneira geral, diminuindo.
Ao dizer que “O mundo caminha para um consumo cada vez maior de alimento orgânico”, o autor do texto apela para um tipo de figura de linguagem caracterizada pela:
A) Personificação de seres inanimados;
B) Utilização de um todo significando uma parte;
C) Comparação entre um termo real e um figurado;
D) Repetição enfática de termos;
E) Presença de termos de significação oposta.
Eu gostaria de me demorar um pouco mais nas alternativas A e B.
Utilização de um todo significando uma parte refere-se à figura de linguagem metonímia, que, de fato, pode ser interpretada na frase “O mundo caminha para um consumo cada vez maior de alimento orgânico”.
Neste contexto, a expressão “o mundo” é usada para representar as pessoas ao redor do globo, ou seja, a humanidade como um todo.
Portanto, a metonímia aqui é utilizada para substituir “as pessoas em todo o mundo” ou “a sociedade global” pela expressão “o mundo”, implicando que é a população mundial que está aumentando seu consumo de alimentos orgânicos, e não o planeta Terra literalmente “caminhando” para tal consumo. É por isso, inclusive, que não se trata de uma personificação.
Qual é a diferença entre metáfora e metonímia?
Definição de Metonímia
| |
Diferença entre Metonímia e Metáfora
|
MEDIDA APLICADA LTDA
Faça sua pré-matrícula: