FGV
Técnico
CM-SP
2024
Matéria: Português – Interpretação de Textos

Abaixo aparecem textos publicitários que se utilizam de estratégias para a venda de seus produtos; assinale o slogan publicitário que apela para a estratégia de sedução.

Comentário longo

  • A) Coma doces da Vovó: tradição de mais de 50 anos!
    • Apela para a tradição, não para a sedução.
  • B) Faça como seu vizinho: compre um novo carro para a sua mulher. Ela merece!
    • Apela para a reciprocidade e status, não diretamente à sedução.
  • C) Não deixe de vacinar-se: proteção para você e para todos aqueles que você ama!
    • Foca na responsabilidade e cuidado, não sedução.
  • D) Use giletes GII, que fazem a sua pele ficar lisa como a de um bebê!
    • Apela diretamente para a sedução por meio da promessa de uma pele suave e atraente.
  • E) Abasteça com mais de 20 litros de gasolina e ganhe um lanche em nossa loja de conveniências.
    • Oferta promocional (vantagem), sem apelo sedutor direto.

Como fazer a interpretação de textos publicitários?

Eu analisei várias questões de semântica de textos publicitários e separei alguns pontos principais para você prestar atenção nesse tipo de questão.

Então, você pode prestar atenção a estes elementos:

  • Público-alvo: olhar para quem a mensagem vai pode te ajudar a resolver a questão.
  • Produto: às vezes, a questão mostra qual é o produto (entre parênteses, ou depois de uma barra…). O produto também pode te dar uma dica de qual é o gabarito certo, de acordo com o contexto.
  • Reconheça as técnicas de persuasão utilizadas, como:
    • apelo emocional / racional
    • sedução
    • comparação
    • exclusividade
  • Esteja atento ao que está implícito, mas não explicitamente dito. Publicidade tem uma linguagem conativa / apelativa muito forte, então há bastantes conotações / figuras de linguagem.
  • Estas questões de publicidade não são só de tipologia textual… elas envolvem muita semântica (significado), e o contexto vai importar demais da conta. Isso inclui:
    • o momento histórico
    • o mercado-alvo
    • plataforma de veiculação (canal)
    • quem envia a mensagem
Publicitários-01

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça sua pré-matrícula:

plugins premium WordPress