FGV
Nível Médio
IMBEL
2021
Matéria: Português – Interpretação de Textos

Assinale a opção que indica o texto publicitário que se estrutura a partir de uma comparação.

Comentário rápido

Opção B: O vinho mais famoso da Austrália está 7.489 milhas mais perto da sua mesa. (Venda de bebidas)

  • Estratégia de comparação:
    • A comparação é feita entre a distância geográfica original do produto (Austrália) e a proximidade atual do produto ao consumidor. Isso sugere uma facilidade ou conveniência aumentada para o consumidor, sem necessariamente mencionar a distância física real de forma direta.
    • A técnica de persuasão aqui é fazer o consumidor sentir que um produto de prestígio e qualidade, que normalmente estaria fora do seu alcance devido à distância, agora está convenientemente acessível.

Comentário longo

Devemos encontrar a opção em que há uma COMPARAÇÃO (que é uma técnica de persuasão, na publicidade).

  • A. Quando Deus criou o homem, era isso que Ele tinha em mente? (Plano de saúde)
    • Utiliza uma pergunta retórica para provocar reflexão no leitor sobre a condição humana e a saúde, sugerindo que o plano de saúde pode ser a solução para alcançar ou manter a saúde ideal, conforme a “intenção divina”.
  • C. A massagem do ego vem depois. (cosméticos)
    • Sugere que o uso dos cosméticos trará benefícios que vão além da aparência, tocando aspectos da autoestima e do bem-estar emocional (“massagem do ego”).
  • D. Eles só são feios até que você os coma. (doces)
    • Usa um jogo de palavras para criar curiosidade sobre os doces, sugerindo que, apesar de uma aparência não atraente, são deliciosos ao serem consumidos.
  • E. Quantas lâmpadas são necessárias para trocar um engenheiro? (Companhia elétrica)
    • Emprega humor e um jogo de palavras invertendo a clássica piada sobre trocar uma lâmpada, para chamar atenção para a competência e a importância dos engenheiros na companhia elétrica.

Como fazer a interpretação de textos publicitários?

Eu analisei várias questões de semântica de textos publicitários e separei alguns pontos principais para você prestar atenção nesse tipo de questão.

Então, você pode prestar atenção a estes elementos:

  • Público-alvo: olhar para quem a mensagem vai pode te ajudar a resolver a questão.
  • Produto: às vezes, a questão mostra qual é o produto (entre parênteses, ou depois de uma barra…). O produto também pode te dar uma dica de qual é o gabarito certo, de acordo com o contexto.
  • Reconheça as técnicas de persuasão utilizadas, como:
    • apelo emocional / racional
    • sedução
    • comparação
    • exclusividade
  • Esteja atento ao que está implícito, mas não explicitamente dito. Publicidade tem uma linguagem conativa / apelativa muito forte, então há bastantes conotações / figuras de linguagem.
  • Estas questões de publicidade não são só de tipologia textual… elas envolvem muita semântica (significado), e o contexto vai importar demais da conta. Isso inclui:
    • o momento histórico
    • o mercado-alvo
    • plataforma de veiculação (canal)
    • quem envia a mensagem
Publicitários-01

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