FGV
Procurador
CM-SP
2024
Matéria: Português – Interpretação de Textos

Abaixo estão cinco pequenos textos publicitários; assinale o que apela para a sedução do leitor para seu convencimento.

Comentário longo

A) Faça como os americanos: beba Brahma!

  • Apela para a imitação de um comportamento cultural.

B) Lave suas roupas com Omo e proteja a sua saúde!

  • Foca na saúde e proteção, não na sedução.

C) Verifique a fama de seu fornecedor antes de comprar.

  • Conselho prático, sem apelo sedutor. Usa um argumento de autoridade.

D) Compre uma camisa e ganhe outra!

  • Promoção direta (de vantagem), não sedução.

E) Use Colgate e tenha dentes brilhantes!

  • Apela diretamente para a vaidade e sedução através da promessa de beleza.

Como fazer a interpretação de textos publicitários?

Eu analisei várias questões de semântica de textos publicitários e separei alguns pontos principais para você prestar atenção nesse tipo de questão.

Então, você pode prestar atenção a estes elementos:

  • Público-alvo: olhar para quem a mensagem vai pode te ajudar a resolver a questão.
  • Produto: às vezes, a questão mostra qual é o produto (entre parênteses, ou depois de uma barra…). O produto também pode te dar uma dica de qual é o gabarito certo, de acordo com o contexto.
  • Reconheça as técnicas de persuasão utilizadas, como:
    • apelo emocional / racional
    • sedução
    • comparação
    • exclusividade
  • Esteja atento ao que está implícito, mas não explicitamente dito. Publicidade tem uma linguagem conativa / apelativa muito forte, então há bastantes conotações / figuras de linguagem.
  • Estas questões de publicidade não são só de tipologia textual… elas envolvem muita semântica (significado), e o contexto vai importar demais da conta. Isso inclui:
    • o momento histórico
    • o mercado-alvo
    • plataforma de veiculação (canal)
    • quem envia a mensagem
Publicitários-01

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça sua pré-matrícula:

plugins premium WordPress