Cespe / Cebraspe
Nível Superior
SEE PE
2022

Texto CG1A1-II

Muito se tem pesquisado sobre os impactos positivos da educação, que valeram inclusive um prêmio Nobel de economia a James Heckman, em 2000, por ele ter evidenciado, em um estudo longitudinal, as inegáveis vantagens de pré-escolas de qualidade para a obtenção futura de emprego e salários e para a redução de encarceramento.

Mas uma nova pesquisa, feita aqui no Brasil, sobre uma política pública de visível efeito na aprendizagem, o ensino médio integral, um programa realizado por Pernambuco ao longo de 16 anos, trouxe evidências que também transcendem a educação.

O estudo, feito por pesquisadores da USP e do INSPER, mostrou que, com o aumento da carga horária e um currículo que incorpora ideias de Antonio Carlos Gomes da Costa, que concebeu a proposta para a escola piloto, o Ginásio Pernambucano, no qual há tempo para se trabalhar o projeto de vida do aluno e o protagonismo juvenil, reduz-se em 50% a taxa de homicídio de homens jovens.

Não se trata do primeiro estudo sobre os efeitos da escola em tempo integral. Outros analisaram salários dos formados e empregabilidade de mulheres, mas a melhora nos índices de criminalidade foi capturada apenas nessa interessante pesquisa.

Visitei muitas escolas de ensino médio em Pernambuco, em áreas de grande vulnerabilidade. O resultado de uma política que se construiu ao longo de anos, tendo passado por diferentes governos e se fortalecido, é visível não só pelas melhores condições de trabalho dos professores, com dedicação exclusiva a uma única escola, como também pelo clima escolar. Não é por acaso que tantos estados, com governadores de partidos diferentes, têm-se inspirado no exemplo pernambucano, como Paraíba, Ceará, Maranhão e Goiás.

O país pode aprender com nações com bons sistemas educacionais, nenhum deles com quatro horas de aula por dia, e, ainda, com o que dá certo por aqui.

Claudia Costin. Os impactos da educação em tempo integral. Internet: <www1.folha.uol.com.br> (com adaptações).

Julgue o item subsequente, relativo a aspectos linguísticos do texto CG1A1-II.

Dada a relação de convergência das informações do primeiro e do segundo parágrafos, seria correto substituir, sem alteração do sentido original do texto, a conjunção “Mas” (segundo parágrafo) por Portanto.

Qual é o valor semântico mais comum de "mas" e "mas também"?

Mas = adversativa

  • Conjunções Adversativas
    • mas
      • Função: Introduz uma ideia de oposição ou contraste direto.
      • Exemplo: "Eleanor queria contar a verdade sobre sua identidade, mas temia ser enviada ao Lugar Ruim."
    • porém
      • Função: Introduz uma ideia de contraste ou restrição, similar a "mas", porém pode ser usado em início de frase.
      • Exemplo: "Jason estava animado para mostrar seu novo passo de dança, porém ninguém estava prestando atenção."
    • contudo
      • Função: Apresenta uma oposição ou contraste, enfatizando a ideia anterior.
      • Exemplo: "Chidi estava determinado a fazer a escolha certa, contudo, suas indecisões frequentemente o paralisavam."
    • todavia
      • Função: Similar a "contudo", introduz uma ideia de contraste ou compensação.
      • Exemplo: "Tahani contribuiu com grandes quantias para a caridade, todavia, suas motivações eram questionáveis."

Estes exemplos ilustram como as conjunções adversativas podem ser utilizadas para expressar contrastes e oposições de ideias.

Mas também = aditiva

  • Aditivas: expressam adição, soma de ideias.
    • Exemplo: "e", "nem", "mas também", "como também".
    • Frase: "Eleanor queria ficar no Bom Lugar, e Chidi queria ajudá-la."
    • Outra frase: "Eleanor aprendeu a ser uma pessoa melhor, mas também descobriu o verdadeiro valor da amizade no processo."
16---Mas-também

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