FGV
Analista
TJ-AM
2013
Matéria: Controle Externo

Quanto ao controle na Administração Pública, assinale a alternativa que indica como se processa o controle na forma amplitude.

Comentário rápido

  • Alternativa B:
    • Controle Finalístico: Controle sobre entidades autônomas para garantir o cumprimento de objetivos institucionais.
    • Controle Hierárquico: Controle dentro da estrutura administrativa, baseado na hierarquia.
    • Comentário: Correta. Refere-se à amplitude do controle, subdividido em hierárquico e finalístico.

Comentário longo

  • Alternativa A:
    • Controle Interno: Exercido dentro da própria entidade administrativa.
    • Controle Externo: Exercido por órgãos externos, como Tribunais de Contas.
    • Controle Externo Popular: Exercido pela sociedade, como por meio de audiências públicas.
    • Comentário: Não se refere à amplitude, mas sim à origem ou ao posicionamento do órgão.
  • Alternativa C:
    • Controle de Legalidade (ou de legitimidade): Verifica a conformidade dos atos administrativos com a lei.
    • Controle de Mérito: Avalia a conveniência e oportunidade dos atos administrativos.
    • Comentário: Não se refere à amplitude. “Legalidade” é quanto à natureza; quando “Legalidade” é comparada com “mérito”, a classificação é quanto ao aspecto controlado.
  • Alternativa D:
    • Controle Prévio (ou preventivo): Realizado antes da execução do ato.
    • Controle Concomitante: Realizado durante a execução do ato.
    • Controle Subsequente (ou corretivo): Realizado após a execução do ato.
    • Comentário: Não se refere à amplitude, mas sim ao momento do controle.
  • Alternativa E:
    • Controle de Legalidade (ou de legitimidade): Verifica a conformidade dos atos administrativos com a lei.
    • Controle Subsequente (ou corretivo): Realizado após a execução do ato.
    • Comentário: Não se refere à amplitude, mas sim à natureza (legalidade) e ao momento do controle (subsequente).

O que é o controle quanto à amplitude? Quais são seus sinônimos?

Sinônimos de controle quanto à amplitude:

  1. Fundamento
  2. Hierarquia

Controle Hierárquico

É o controle exercido dentro da estrutura administrativa. Há uma relação de subordinação direta entre os órgãos ou agentes.

O objetivo é garantir que as atividades e decisões dos subordinados estejam alinhadas com as diretrizes e normas estabelecidas pelos superiores.

 

Exemplos:

    • Revisão de atos: Um chefe de departamento revisa e aprova os atos administrativos realizados por seus subordinados.
    • Supervisão: Supervisores monitoram o desempenho dos funcionários para assegurar que as tarefas sejam executadas conforme as políticas da organização.

Características:

    • Imposição de sanções: Superiores podem aplicar sanções disciplinares aos subordinados.
    • Delegação de competências: Superiores podem delegar tarefas e responsabilidades aos subordinados, mantendo o controle sobre a execução.

Controle Finalístico

É o controle exercido sobre entidades ou órgãos que, apesar de terem autonomia administrativa, estão vinculados a um objetivo comum ou finalístico.

Baseia-se na finalidade das atividades, nas quais o controle é exercido para assegurar que os objetivos e metas estabelecidos sejam alcançados.

 

Exemplos:

  • Agências Reguladoras: O governo controla as agências reguladoras para assegurar que suas atividades estejam alinhadas com as políticas públicas.
  • Organizações Sociais: Controle sobre organizações sociais que recebem recursos públicos para garantir que os objetivos dos programas sejam atingidos.

Características:

  • Autonomia Administrativa: As entidades têm autonomia para gerir suas atividades, mas são controladas quanto ao cumprimento de suas finalidades.
  • Fiscalização de Resultados: O controle é focado nos resultados e no cumprimento dos objetivos estabelecidos.
Controle quanto à amplitude-01

Qual é a classificação do controle quanto à natureza?

Basta lembrar do mnemônico LLEEEE:

  • Legalidade
  • Legitimidade
  • Eficácia
  • Eficiência
  • Economicidade
  • Efetividade

1. Legalidade

  • Definição: Verifica se os atos administrativos estão em conformidade com a legislação vigente.
  • Objetivo: Garantir que todas as ações e decisões estejam dentro dos limites da lei.
  • Exemplo: Conferir se uma licitação pública segue as normas estabelecidas pela Lei de Licitações (Lei nº 8.666/1993).

2. Legitimidade

  • Definição: Avalia se os atos administrativos são realizados de acordo com os princípios éticos e morais, além de estarem em conformidade com a lei.
  • Objetivo: Assegurar que as ações públicas sejam justas e imparciais, respeitando os direitos dos cidadãos.
  • Exemplo: Verificar se a contratação de um serviço público foi feita de maneira transparente e sem favorecimentos.

3. Eficácia

  • Definição: Mede se os objetivos e metas estabelecidos foram alcançados.
  • Objetivo: Avaliar o grau de sucesso das ações e políticas públicas.
  • Exemplo: Analisar se uma campanha de vacinação atingiu a cobertura vacinal esperada.

4. Eficiência

  • Definição: Relaciona-se à otimização dos recursos disponíveis para alcançar os resultados desejados.
  • Objetivo: Maximizar a produtividade e minimizar os custos.
  • Exemplo: Avaliar se uma secretaria de saúde está utilizando seus recursos humanos e materiais de forma a atender o maior número de pacientes com a melhor qualidade possível.

5. Economicidade

  • Definição: Verifica se os recursos estão sendo utilizados de maneira econômica, ou seja, com o menor custo possível para atingir os objetivos.
  • Objetivo: Minimizar despesas sem comprometer a qualidade dos serviços.
  • Exemplo: Analisar se a compra de materiais de escritório foi feita pelo menor preço possível, sem comprometer a qualidade dos produtos.

6. Efetividade

  • Definição: Avalia o impacto das ações e políticas públicas na sociedade, verificando se os resultados esperados foram realmente alcançados.
  • Objetivo: Medir a real contribuição das ações governamentais para a melhoria da qualidade de vida da população.
  • Exemplo: Verificar se a implementação de um programa de educação infantil resultou em melhorias significativas no desempenho escolar das crianças.
Quanto à natureza

Observação sobre a ficha de estudos…

Como o controle é quanto à natureza, eu coloquei o Bruce Lee onde? Isso mesmo: na natureza! Agora você não esquece.

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