[Download] Planilha de estudos em excel utilizando ciclo de estudos: você já ouviu falar em algo assim?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

Antes de qualquer coisa, já te digo, logo de cara: até o final deste post, você vai ganhar uma planilha em Excel totalmente esquematizada para elevar ao nível máximo seus estudos.

Só que, para isso, eu quero – ou melhor, eu preciso – que você leia TUDO, para saber como melhor usar essa planilha, com o que é conhecido, entre os melhores treinadores de concurseiros, como Ciclo de Estudos.

Ciclo de Estudos é vida. De tudo o que já li sobre concurso público, até hoje, nenhuma técnica conseguiu me atingir tanto, em termos de resultado, quanto esta, apresentada originariamente em um texto e em um livro chamado “Como Estudar para Concursos”, ambos do (aprovado na Receita Federal) Alexandre Meirelles.

Conheci este método um bom tempo depois de começar a estudar para concursos, e não me arrependo nada nada por ter mudado toda a minha estratégia anterior por essa.

Assim como aconteceu com a tática dos feras, o ciclo praticamente triplicou a qualidade dos meus estudos, e me permitiu diminuir a carga horária diária de dedicação aos livros. Em outros termos, troquei um tempo inútil e pouco produtivo em um tempo extra de estudos e de descanso. É aquela velha história de investir em qualidade, em detrimento da quantidade.

 

Ciclo de estudos: como aproveitar seu tempo ao máximo

Ciclo de estudos: é aqui que a mágica do tempo acontece!

Bem. Vamos entender o básico do ciclo de estudos, antes de nos aprofundarmos melhor.

Todo concurseiro já deve ter sofrido um pouco com elaboração de planilhas, diários de estudos, horários, enfim, tudo aquilo que envolve tempo. Isso é comum.

Mais comum ainda é recorrer a soluções conservadoras para planejamento de estudos. Deixa-me adivinhar como já te apresentaram um modelo de planilha de estudos: “desenhe colunas de segunda a sexta, no Excel, e coloque tudo o que você fará durante o dia. Depois, escolha uma matéria por dia, ou a cada uma ou duas horas, e KABAAAM, você tem uma estratégia de estudos”.

Eu digo o seguinte: acrescente sal e pimenta a este planejamento. Com um pouquinho de tempero, você pode resolver todos os problemas que já teve com horários. E, no caso, esse tempero se chama ciclo de estudos.

Dividi o assunto de acordo com os seguintes tópicos:

Leia este artigo até o final para saber mais sobre esse tal “ciclo de estudos” e descubra, de uma vez por todas, como aproveitar melhor seus horários.

Por que é importante ter uma planilha de estudos em Excel

A planilha que eu trago hoje servirá para qualquer concurso, em qualquer área. Além da planilha, em si, trago uma dica sobre ciclo de estudos. As planilhas de estudo são importantes por dois motivos principais:

1. Otimizam e organizam seu tempo

Você já sabe o que deve estudar antes de começar o processo. Isso é bom, porque não tem que pensar qual matéria tem de estudar, você simplesmente lê e vê que aquela matéria ainda não foi estudada. Isso diminui tempo perdido e aumenta tempo de estudo.

2. Fazem com que você estude todo o conteúdo

Sempre haverá uma matéria que você gosta mais do que outra. Sempre haverá uma matéria considerada “chata”, “impossível”. Uma coisa é certa: se a matéria está no edital, ela cai. Se ela cai, você tem que estudar. Então, para que você não dê prioridade a uma matéria e não a outra, é só seguir a planilha, com foco. Assim, você vai cobrir o edital aos poucos, e será um grande concorrente em relação ao cargo a que almeja.

Muita gente acha bobagem essa fase preliminar de planejamento de estudos, mas eu digo que é essencial. Sempre que eu vou me preparar para alguma prova, eu prefiro perder um dia planejando meus próximos meses de estudos a perder todos os próximos meses de estudos porque não me planejei por um dia. Fiz isso em todos os concursos em que passei, até hoje, e vou sempre fazer, em todas as situações que eu precisar, na vida.

 

O que é o ciclo de estudos e por que se deve usá-lo no lugar de uma planilha “normal”

O ciclo se diferencia de todos os outros tipos de planejamento de horários por um simples motivo: ele não é fixo. Independentemente de como será o seu dia, você garante o estudo das disciplinas, no final das contas, porque o ciclo se adapta às suas necessidades, e não o contrário.

Um ciclo de estudos é diferente de uma tabela de estudos. Isso porque, na tabela, você definiria o que iria estudar em cada horário, em cada dia. Por exemplo, “segunda de manhã – estudar português; segunda à tarde – estudar atualidades”.

Imagina se, na segunda de manhã, você tiver de levar sua mãe ao médico. Isso significa que você pulará português e estudará apenas atualidades, naquele dia. Ou seja, você dará maior peso a uma matéria que cai menos do que a outra.

Na imagem a seguir, eu te mostro como é esse jeito antigo (e errado) de tentar organizar os horários de estudo:

Por que as planilhas "normais" não dão resultados

 

Esse é o erro de estudar por uma tabela pura e simples. Por qualquer motivo (consulta no médico, levar um parente ao trabalho, ter de almoçar fora, ou outras surpresas que podem surgir ao longo do dia), você deixa de estudar durante um período, e a matéria daquela hora só será vista muito tempo depois.

 

A grande sacada do ciclo de estudos

O maior benefício de usar o ciclo de estudos é a possibilidade de voltar frequentemente às matérias, em espaços curtos de tempo.

Usar o cérebro da melhor maneira possível encurta o tempo que você precisa estudar. Aliás, o conhecimento é uma coisa fantástica, quando se sabe dizer ao seu cérebro como alcançá-lo.

Se você volta frequentemente a estudar uma determinada matéria, usando espaços de poucos dias, ou até mesmo de horas, para que consiga revê-la, sua capacidade de memorização duplicará. Quando eu digo alguma coisa a alguém em um dia, se eu repetir no dia seguinte e no dia seguinte, será muito mais fácil fixar aquilo na cabeça da pessoa do que se eu repetisse apenas na semana seguinte.

Incrível, não é?

“Então, Carol”, você me pergunta “como eu devo fazer?”.

A ideia é você fazer uma lista de todas as matérias que deve estudar e, sempre que chegar à última matéria, voltar à primeira, exatamente como em um ciclo. Assim, não importa o dia. O que importa é qual é a próxima matéria que você deve estudar.

Para cada matéria, dê um peso (vou falar mais disso, quando for te ensinar a preencher a planilha). Dando o peso, você estuda mais vezes o que mais cai.

Por exemplo: digamos que a minha lista de matérias seja a seguinte: Português (peso de 30 min), Administração Pública (peso de 30 min), Direito Constitucional (peso de 1h30) e Raciocínio Lógico (peso de 1h). Então, o ciclo, neste exemplo, vai ficar assim:

Exemplo de ciclo de estudos.

 

Percebeu que você demoraria apenas 3h30 para voltar a rever uma matéria? Bem melhor do que voltar a revê-la apenas dias ou semanas depois, como as pessoas fazem normalmente.

 

Sendo assim, para ter um ciclo de estudos, você deve:

  1. Dar peso a cada matéria. Qual é a mais importante? Qual é a que mais cai? Qual é a que você tem maior dificuldade?; e
  2. Distribuir as matérias em ciclo (ao preencher a planilha, basta pensar assim: cheguei à última matéria, então cheguei ao final do ciclo).

Continue lendo, porque vou te ensinar direitinho como fazer para dar peso às matérias. Só que, antes, sugiro que faça o download da planilha, para que você aprenda esse último passo já preenchendo sua própria planilha.

Download grátis da planilha de horários, em Excel, utilizando o ciclo de estudos

Quero baixar

Observação importante: eu disponibilizo, no download, duas planilhas: uma totalmente preenchida e uma totalmente em branco. A planilha preenchida estará lá apenas a título de exemplo, caso você tenha alguma dúvida. De qualquer modo, abaixo eu ensino como fazer o preenchimento (e se, ainda assim, você tiver dúvidas, basta comentar).

 

Como preencher a planilha de estudos aqui disponibilizada

Dúvida: como utilizar a planilha

Nessa planilha, eu dei ênfase à simplicidade. Vejo muitas planilhas de concurseiros por aí cheia de coisas, e não vejo isso de uma forma positiva. Também tive minhas planilhas “emperiquitadas”, e descobri, com o tempo, que tanta informação me fazia perder tempo. Aqui, vale aquele velho ditado: menos é mais.

Por isso, fiz de tudo para colocar somente aquilo que achei extremamente necessário, na planilha que vou te dar.

A planilha que sugiro tem duas abas: uma para planejar as atividades diárias e outra para planejar o ciclo de estudos.

Automaticamente, você entrará na primeira aba (atividades diárias). Para ir à segunda aba, basta clicar em ciclo de estudos, como na imagem a seguir:

Aba "ciclo de estudos"

A primeira aba vem com um dia de 24h, dividido de 30 em 30 minutos. A cada meia hora, e em cada dia da semana, você vai colocar como você imagina sua rotina. Por exemplo:

6h a 6h30: acordar, tomar banho

6h30 a 7h: tomar café da manhã

7h a 7h30: ir para o trabalho

7h30 a 8h: chegar ao trabalho

16h a 16h30: curso de inglês

22h30 a 23h: dormir

É importante colocar, detalhadamente, cada ponto do seu dia. Isso vai te fazer perceber as partes livres de seu dia para estudar. Anote tudo: o horário de dormir, de pegar os filhos na escola, de ir à academia.

Ao final de cada dia, coloque a soma total do tempo que te sobrou de estudo. Por exemplo, se você anotou a palavra “estudar” 4 vezes, na segunda-feira, significa que você terá 4 vezes 30 minutos de estudo na segunda-feira, ou seja, um total de 2h de estudo.

Terminado o preenchimento da primeira aba, vá para a segunda aba (ciclo de estudos).

Dando peso para as matérias, na planilha e no ciclo

Marque seu tempo de estudos

Na aba do ciclo de estudos, você define quais matérias são mais importantes, atribuindo peso a elas. Como a planilha trabalha com horários de meia em meia hora, eu sugiro que o peso de cada matéria seja sempre múltiplo de 30 (por exemplo, 30min, 1h, 1h30, 2h…). Assim, se você deixou de estudar de manhã, vai simplesmente passar para o próximo período de estudos, e não vai pular matéria alguma.

Você mesmo irá decidir qual é o peso de cada matéria, porque isso depende de algumas variáveis. Essas variáveis são:

  • Peso: existem editais que cobram peso, na prova. Por exemplo, em português, cada questão vale um ponto e, em administração pública, cada questão vale dois pontos. Nesse caso, você teria de dar uma maior ênfase para administração pública. Sendo assim, procure saber se a banca dará algum peso, para a matéria.
  • Quantidade de questões: algumas bancas dizem, no edital, quantas questões cairão, em cada matéria. “E se o edital não disser nada?” – nesse caso, veja em provas antigas quantas questões a banca costuma cobrar em cada matéria. Com a minha experiência em concursos, eu consigo dizer, em média, quantas questões cairão de cada matéria, na prova, só ao resolver questões antigas. Faça isso, também.
  • Conhecimento anterior na matéria: pense qual é o seu conhecimento na matéria. Você já fez algum cursinho sobre ela? Já fez muitas questões? Já leu muito dela? Precisa apenas de uma revisão? Lembre-se: você quer passar em um concurso público, não quer ser mestre ou doutor em direito constitucional ou administração financeira e orçamentária. Seja prático: o que você quer é acertar mais questões. Ponto.
  • Facilidade na matéria: pode parecer óbvio, mas isso também deve ser pensado, na hora de dar peso à matéria. Se você tem mais facilidade de aprender português, dê menos tempo a português. Se tem maior dificuldade com raciocínio lógico, dê mais tempo a raciocínio lógico.

Entendeu? Cada caso é um caso. Pondere matéria por matéria e defina qual é o peso de cada uma.

 

A seguir, mostro o exemplo dos pesos que eu dei na época que fiz o concurso do TCU:

Português: 0h (considerei que já tinha visto muito a matéria, em concursos anteriores, e que a banca não cobrava muito mais do que eu já tinha aprendido).

Controle externo: 1h30 (era uma matéria que eu só tinha visto a parte constitucional, então eu coloquei um peso alto – e, ainda assim, não consegui ver tudo)

Direito constitucional: 30min (eu já sabia muito, então só coloquei um peso para revisar algumas coisas e fazer questões)

Informática: 30min (eu já tinha feito cursinho, e só coloquei um peso pequeno para resolução de exercícios)

Atualidades: 30min (pelos mesmos motivos de informática)

Direito administrativo: 2h (coloquei um peso alto, porque eu já tinha estudado muito a matéria, mas sabia que as chances de cair uma questão de licitação eram altas, devido ao órgão, em si. Além disso, o peso dessa disciplina era 2.)

É bom eu dizer uma coisinha, aqui: conheça o órgão onde você pretende trabalhar. Se é o Senado, vai cair muito processo legislativo. Se é o MPOG, cai muito de políticas sociais, administração, planejamento. Se é o TCU, virão questões demais de licitações e AFO. Então é isso! Procure saber sobre seu próximo local de trabalho, veja provas anteriores, isso também ajuda na hora de planejar seus estudos. Vamos continuar…

Administração financeira e orçamentária: 3h (mais uma vez, a importância de conhecer sobre o órgão ajudou muito – no TCU, caem questões de AFO complicadíssimas, por isso o peso mais alto. Além disso, o peso dessa disciplina era 2).

No total, meu ciclo tinha 8h (somando todas as matérias). Ou seja, a cada 8h, eu voltava ao início do ciclo. Desse modo, não pulava nenhuma matéria e não precisava de uma semana para voltar a ver a mesma matéria: em menos de 2 dias eu passava por cada matéria pelo menos uma vez!

Na planilha, você vai ter o seu peso e o total do seu ciclo de estudos automaticamente. Sugiro que o peso dado para cada matéria seja de no máximo 4h, para você não se cansar tanto de um determinado assunto. Essa é uma sugestão para as pessoas em geral, mas você pode gostar de estudar com um espaço de tempo maior entre uma matéria e outra. Tudo bem. Desde que o peso dela tenha uma proporcionalidade razoável em comparação às demais, considerando todas aquelas constantes que eu coloquei (peso no concurso, importância da matéria para o órgão, quantidade de questões, dificuldade etc).

 

Em resumo

Para usar a planilha que estou te dando da melhor maneira possível, você precisou aprender algumas práticas e alguns conceitos simples:

  • O que é um ciclo de estudos: é uma maneira de aproveitar os melhores horários do seu dia para estudar sem pular matérias importates.
  • Para aproveitar o ciclo de estudos ao máximo, dê peso às matérias.
  • Os pesos que devem ser considerados são: 1. peso que a própria banca pede; 2. quantidade de questões que caem; 3. conhecimento anterior adquirido; e 4. facilidade na matéria.
  • Definidos os pesos, você saberá quantas horas tem o seu ciclo, ou seja, em quantas horas você voltará a ver as matérias.
  • A planilha tem duas abas, e a mais importante é a do ciclo de estudos. Nela, você preencherá os pesos e saberá quanto estudar em cada ciclo (seja ele de 3, 5, 6, 8, 10, 12 horas).

Baixe agora a planilha de estudos em Excel!

Quero baixar

 

Diz pra mim…

…você está com alguma dúvida sobre a planilha de estudos ou sobre o ciclo? Se sim, corra e comente!

Espero ter te ajudado a melhorar seu tempo, com essa planilha.

Lembre-se de se cadastrar em nossa lista de email, caso ainda não tenha feito isso. A partir de hoje, vou enviar, semanalmente, conteúdo exclusivo para essa lista.

Boa sorte, bons estudos, boa vida.

Carol :)

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×
  • Rafaela Bittencourt

    Estou iniciando nesse mundo de estudos para concurso, e admito que estou bem perdida. Com essa planilha e esse novo jeito de organizar os estudos acho eu que será bem útil. Obrigado pelas dicas.

  • Camila

    ótimo Carol, era tudo que eu precisava! Obrigaaaada :D

  • Eduardo Leal

    Eu já havia lido a respeito do ciclo de estudos e realmente é a melhor forma de estudar. A preparação para concursos exige muita dedicação, mas ao mesmo tempo precisamos saber estudar corretamente. As técnicas e métodos de estudos, como os aqui apresentados, são fundamentais na vida do concurseiro e diminuem em muito o tempo para aprovação. Parabéns novamente Carol! Que Deus te abençoe.

    • Obrigada, Eduardo. Isso mesmo: mais preparação = menos tempo perdido. O ciclo de estudos é perfeito pra isso.
      Abração,
      Carol.

  • Marcos

    Olá, Carol, primeiramente é excelente o seu trabalho(MARAVILHOSO).
    Tenho algumas dúvidas a sanar e gostaria que me ajudasse:Li sobre você aqui no site e vi que é interessante saber o concurso que deseja, e quanto a isso já decidi. Dessa forma, como nunca fiz um cursinho preparatório para concurso, escolhi um online específico para a minha área. A questão é que como eu devo fazer para conciliar o meu ciclo de estudos com aulas online com questões. Devo fazer todo o curso online primeiro de depois fazer questões, o que devo fazer? Estudo um conteúdo online em um dia e no outros faço questões da mesma matéria? Como montar esse ciclo, tendo em vista que são muitas disciplinas(15 no total). Estou fazendo essas perguntas porque no seu modelo apresentado anteriormente você expôs poucas disciplinas, entende? Sendo poucas disciplinas ficou fácil voltar ao material em pouco tempo, o problema é quando são muitas disciplinas. No concurso do seu cargo atual percebo também que foram muitas disciplinas,com isso também surge outra dúvida quanto aos ciclos: o fato de estudar um matéria (por exemplo, Direito Constitucional, princípios fundamentais) e logo em seguida, quando voltar a estudar Direito Constitucional, mas agora Direitos e Garantias fundamentais, não faria com que eu esquecesse a parte de princípios, haja vista que eu só voltaria a estudar princípios quando terminasse o ciclo de todas às matérias. O que você em sua preparação. Sem mais delonga e Sem querer abusar, mas você não me ajudaria a montar o meu ciclo se te falar qual é o concurso não? Qualquer coisa, o meu e-mail está cadastrado no site. O desespero faz coisas. Rsrsrsrs… Bjsss… EXCELENTE SITE.

    • Massa, Marcos, você já deu um grande passo (escolheu seu concurso). Agora, pra responder suas dúvidas. Vamos por partes:

      “Devo fazer todo o curso online primeiro de depois fazer questões, o que devo fazer?”
      De forma alguma! Eu sou totalmente a favor de estudar a teoria sobre um assunto e, logo em seguida, fazer muitas questões sobre o assunto. O ideal é fazer um curso online COM questões :)

      “Estudo um conteúdo online em um dia e no outros faço questões da mesma matéria?”
      Lembre-se que o ciclo de estudos faz com que seus estudos não fiquem fixos, ou seja, não é necessariamente no dia seguinte que você voltará à mesma matéria, mas no tempo mais próximo possível, para que você faça uma volta completa em todas as matérias de seu concurso, umas com peso maior, outras com peso menor. Não tem uma regra para estudo de teorias e questões. Em alguns casos, você terminará a teoria em 30 minutos, podendo fazer as questões logo em seguida. Geralmente isso acontece quando você estuda leis ou assuntos que devem ser memorizados. Em outros casos, você sentirá a necessidade de ver a teoria, primeiramente, para depois fazer questões. Você vai sentir o que é certo fazer no momento em que estiver estudando.

      “Como montar esse ciclo, tendo em vista que são muitas disciplinas (15 no total)”
      O ciclo é válido para qualquer quantidade de disciplinas! Como eu disse, para fazer uma volta total em um curto espaço de tempo, basta colocar pesos de a partir de 30 minutos, para cada disciplina. Não precisa ser necessariamente um ciclo de 3h30. Um ciclo de até 12 horas é ótimo, porque, se você estudar 3 horas por dia, em quatro dias já terá estudado todas as disciplinas (como são muitas, 4 dias é um curto espaço de tempo!).

      “O que você em sua preparação. Sem mais delonga e Sem querer abusar, mas você não me ajudaria a montar o meu ciclo se te falar qual é o concurso não?”
      Um concurso com 15 matérias realmente é enorme, e é ótimo usar o ciclo para ele. Nem precisa me mandar o nome de seu concurso, pois o ciclo funciona muito bem, para qualquer situação. Vou te ajudar a montar sua própria planilha:
      – Faça a lista das matérias de seu concurso
      – Dê os pesos (em minutos) para cada matéria, como ensinei no post, considerando as quatro variáveis que citei (peso, quantidade de questões, conhecimento anterior e facilidade na matéria)
      – Some os pesos, para saber em quanto tempo você dará uma volta no ciclo. A planilha que disponibilizei já faz isso automaticamente ;)

      É simples assim!
      Quando você terminar de preencher sua planilha, envie-a pra mim: carol@esquemaria.com.br, daí eu digo se está tudo ok :D

      Abraços,
      Carol.

  • Marcos

    Olá, Carol, primeiramente é excelente o seu trabalho (MARAVILHOSO).
    Tenho algumas dúvidas a sanar e gostaria que me ajudasse:Li sobre você aqui no site e vi que é interessante saber o concurso que deseja, e quanto a isso já decidi. Dessa forma, como nunca fiz um cursinho preparatório para concurso, escolhi um online específico para a minha área. A questão é que como eu devo fazer para conciliar o meu ciclo de estudos com aulas online com questões. Devo fazer todo o curso online primeiro de depois fazer questões, o que devo fazer? Estudo um conteúdo online em um dia e no outros faço questões da mesma matéria? Como montar esse ciclo, tendo em vista que são muitas disciplinas(15 no total). Estou fazendo essas perguntas porque no seu modelo apresentado anteriormente você expôs poucas disciplinas, entende? Sendo poucas disciplinas ficou fácil voltar ao material em pouco tempo, o problema é quando são muitas disciplinas. No concurso do seu cargo atual percebo também que foram muitas disciplinas,com isso também surge outra dúvida quanto aos ciclos: o fato de estudar um matéria (por exemplo, Direito Constitucional, princípios fundamentais) e logo em seguida, quando voltar a estudar Direito Constitucional, mas agora Direitos e Garantias fundamentais, não faria com que eu esquecesse a parte de princípios, haja vista que eu só voltaria a estudar princípios quando terminasse o ciclo de todas às matérias. O que você em sua preparação. Sem mais delonga e Sem querer abusar, mas você não me ajudaria a montar o meu ciclo se te falar qual é o concurso não? Qualquer coisa, o meu e-mail está cadastrado no site. O desespero faz coisas. Rsrsrsrs… Bjsss… EXCELENTE SITE.

  • Valber Rosa

    Carol,
    Gostei muito dessas suas dicas. Eu estou estudado para concursos desde setembro 2013 e até agora fiz 2 concursos esse ano (UFF e ATA), não passei em nenhum por enquanto justamente por estar “verde” e consequentemente achar que não aproveito o tempo de maneira produtiva (Talvez pro não me adequar a alguma técnica de estudo). Tentei utilizar algumas planilhas – por recomendações de amigos – mas não vi muito resultado. Essa sua estratégia de “ciclo diário”, ou seja, de repetir o conteúdo no mesmo dia achei interessante, mas tenho duas duvidas:
    1ª O que vc recomenda? Dar mais enfase de tempo ao conteúdo (Vídeo aulas… Livros… Apostilas…) ou exercícios?
    2ª Nesse ciclo posso colocar algum intervalo para diminuir o stress? E quanto tempo seria?

    Um abraço e parabéns!

    • Oi, Valber! Bem vindo ao site.
      Vamos lá:
      “1ª O que vc recomenda? Dar mais enfase de tempo ao conteúdo (Vídeo aulas… Livros… Apostilas…) ou exercícios?”
      Eu gosto muito de aulas em PDF com teoria + questões comentadas, completando os estudos com livros. Não sou muito fã de apostilas, pois elas vêm, em geral, com exercícios antigos e, em alguns casos, desatualizados e com gabaritos errados. Não sou de estudar por vídeo aulas, mas isso aí vai de cada um. De qualquer modo, em qualquer caso, é imprescindível investir – MUITO – na resolução de questões antigas.
      “2ª Nesse ciclo posso colocar algum intervalo para diminuir o stress? E quanto tempo seria?”
      Pode, claro! Coloque os intervalos na primeira aba do arquivo em Excel, quando você for definir suas atividades diárias. Eu faria assim: a cada 2h ou 2h30 (dependendo do seu “pique”), 30 minutos de descanso. Eu prefiro um tempo de descanso maior, porque não gosto de lanchar com pressa (quando meus intervalos eram de 15 minutos, eu não me sentia descansada). Só não pode ser acima de 30 minutos, aí já acho muito.
      Abraços e bons estudos,
      Carol.

  • Benedito

    Carol, Boa Tarde!

    Acabei de ler e considero uma dica mega importante, sendo que estou com problema, não consigo baixar? vc poderia me ajudar? desde já agradeço e mais uma vez excelente trabalho, que Deus te ilumine!!!

  • Lorena

    Olá Carol!
    Achei sensacional a sua iniciativa e, confesso que as dicas são muito valiosas! Então, eu sempre me perdia montando planilhas semanais, e acabava que também perdia tempo com isso, pois, no final parecia que meus estudos não eram produtivos. Já tinha lido sobre o ciclos de estudos em um artigo do Alexandre Meirelles, mas tinha ficado receosa, e deixei de lado. Essa semana, por coincidência descobri o seu site e deparei com a planilha de ciclos, e decidi arriscar esse novo método de estudo. Estudo de verdade, desde outubro de 2013, já passei em 3 concursos, mas não cheguei a ser classificada, talvez com com esse novo jeito de estudar, seja um passo para minha aprovação. Meu foco são as agências reguladoras, tem alguma dica em especial direcionado para elas?
    Obrigada desde já!
    :)

    • E aí, Lorena!
      Ah, que bom que você gostou das dicas ;)
      A planilha em ciclo de estudos era algo que eu queria já ter postado há muito tempo, porque eu realmente acredito que ela ajuda no planejamento de estudos. Se deu certo pra mim, vai dar certo pra você!

      Agências reguladoras são ótimas. Dependendo com o que você quer trabalhar, as áreas são muito interessantes. Como a maioria das agências procura o Cespe para fazer a prova, a dica é se especializar nessa banca. Quanto às matérias: estude muito licitações (pra valer! Inclusive para fazer redações nessa área). Eu pegaria primeiro as matérias básicas e, depois do edital, me aprofundaria nas específicas (porque cada agência tem sua legislação interna, e muitas vezes cai). Melhor ainda se você quiser UMA agência reguladora específica. Aí fica até mais fácil estudar, com um foco ainda maior!

      Abraços e bons estudos :D
      Carol.

      P.S.: começou em outubro e já tá vendo resultados? MASSA! Qdo a gente começa a ver nosso nome nas listas de classificação, mas não dentro do número de vagas, temos duas reações possíveis: “droga, não passei de novo” ou “que massa! Tô chegando lá! Realmente é possível”. Eu sugiro você se apegar à segunda ;)

      • Lorena

        Pois é, eu optei pela segunda reação mesmo, rs!
        Eu adoro estudar licitação, até é uma das minhas matérias prediletas! Eu viso muito a Anatel, que por sinal, o edital já esta quase batendo à porta. Estou fazendo o que me indicou, estudando as matérias básicas, mas coom muuuuita ênfase em administração pública, que é uma matéria muito recorrente, né?!

        Abraços e obrigada!
        ;)

        • Sim, APU é uma matéria importantíssima. A tendência é cobrar administração pública cada vez mais, porque ela é usada na prática, depois de passar :)

  • Benedito Santana Alves

    Carol, Boa Noite!
    Deu certo. Obrigadooooooooooo.
    Excelente!!!

  • Lucas

    Obrigado por disponibilizar o arquivo e pelas dicas, vou colocar em prática hoje mesmo! rs. Abraço, tudo de bom para você e parabéns pela iniciativa.

  • Daniel Cristiano

    OI. Tentei baixar o ([Download] Planilha de estudos em excel utilizando ciclo de estudos: você já ouviu falar em algo assim?) e não deu. The requested URL /5-2014/14-5-2014/planilha-Estudos.zip was not found on this server.

    • Daniel, vou te mandar a planilha por email, combinado?
      Abraços, Carol.

  • DANIEL FREITAS

    Olá, Carol! Parabéns pelo site! As dicas são preciosas! Não estou conseguindo baixar a planilha nem os mapas mentais sobre licitações. Você poderia me enviar por e-mail? Grato desde já!

  • None Concurseira

    Carol! Boa noite! Minha história com concursos começou em 2004, que eu me lembre…rsrs 10 anos se passaram, mas estudar de verdade só em 2013. Já perdi a conta de quantos fiz, to fazendo até um controle através de pesquisas no google, pq tem muitos q não lembro mais. Mas sempre atirando para todo lado, agora em 2013 descobri que precisava focar numa área especifica. Foquei em bancos, mesmo tendo dito que não queria mais banco na minha vida, após uma eliminação. Não passei ainda, mas vou continuar tentando…até passar. Estou divida entre bancos e INSS, contudo possuem matérias distintas, vc acha possivel conciliar? Já tinha visto várias dicas de ciclos, mas nunca entendi como funcionava de fato. Muito obrigada pelas informações!

    • Vixe, None, já fiz tanta prova, tbm! Comecei a passar qdo defini foco e me organizei melhor :)

  • Marcos Mello

    Nossa Carol, parabéns pelo site está me ajudando muito seus “posts”.
    Gostaria de uma ajuda com esse ciclo de estudos, eu levo em média para ler minhas apostilas umas 2h a 2:30h, com isso, eu priorizando as matérias como foi explicado, devo parar na metade da apostila e continuar no próximo ciclo ou finalizar a apostila e o assunto estudado?
    Desde já um muito obrigado por toda ajuda.

    • Marcos, o ideal é parar e continuar estudando no próximo ciclo, porque, se você não parar, dará um peso maior à matéria que quis continuar estudando. Eu só decidia continuar com a matéria se estivesse no meio de um parágrafo, de uma frase e, em raras ocasiões, de um texto. Só que, como era mais comum eu já estar na parte das questões, só terminava de corrigir a questão e partia para a próxima matéria. Nunca eu passava muito mais de 5 minutos, se fosse realmente preciso.
      Espero que tenha conseguido te ajudar ;)
      Abraços e bons estudos,
      Carol.

      • Marcos Mello

        Obrigado, suas dicas são excelentes.

  • Ana Laura

    Carol estou apaixonada pelo Esquemaria! Parabéns pelo site! Além de muito organizado, tem conteúdo de qualidade e de forma acessível! Obrigada por compartilhar sua experiência conosco. ;)

    • Obrigada, Ana Laura!
      É por pessoas como você que eu escrevo, aqui. Continue me visitando ;)

  • Angelina

    Não consegui abrir o arquivo em XLS. Como eu faço? teria como postar em PDF? Já olhei no google e ainda estou enrolada. Obrigada!!!!!!!!!!!

    • Oi, Angelina!
      Não conseguiu abrir a planilha? Qual é a versão do Excel que você utiliza? Diz qual é a versão por email: contato@esquemaria.com.br.
      Abraços,
      Carol :)

      • Ana Laura

        ;) Obrigada!

  • Ana Laura

    Carol, me responde uma perguntinha: como que sei a hora de estudar (fazer leitura, resumos etc) e de fazer exercícios?? É tudo incluído no tempo do ciclo ou para exercitar é em separado?? Estava olhando o livro do Meirelles e ele faz uma forma específica de revisões. Vc tb usa esse método da “linha do esquecimento”? Abraços.

    • WOW! Você anda mesmo fazendo o dever de casa, Ana ;)

      Bem…
      Eu tento diminuir ao máximo as minhas “regras de estudos” (mesmo reconhecendo que tenho muitas).

      Eu percebo esta mesma característica nas pessoas que já passaram: elas têm regras para estudar, usam técnicas, mas tentam manter tudo o mais simples possível, dentro do que elas consideram razoável aplicar ou não.

      Eu dou muitas dicas, é claro, mostro como eu consegui passar, e também dou algumas sacadas que não eram tão boas pra mim, mas funcionaram com outras pessoas.

      Para mim, funcionou deixar essa regra de “horários de exercícios” o mais flexível que eu pude. Na verdade, como eu estudei mais por exercícios do que pela teoria, meu tempo era muito mais voltado às questões, mas não havia um percentual fixo (tipo 60% do tempo para questões, 40% para teoria). Eu fazia de um jeito simples: percebia que já bastava de teoria, ia para a prática. Se eu percebesse que não tinha sido suficiente a teoria, voltava para a teoria (mas isso quase nunca acontecia).

      Quanto às revisões, eu fazia os mapas mentais (do estilo de fichas, do mesmo estilo que eu faço aqui no Esquemaria) e relia todos quando chegava perto do dia da prova.

      Também faziam parte das revisões as questões, como sempre. Que melhor jeito de rever a matéria senão treinando?! :)

      Assim, o método da “linha do esquecimento” pode ser bom para quem quer criar regras mais rígidas, mas, como eu disse, preferi manter esta parte mais flexível. Todo dia de estudos é diferente, por mais que você construa uma rotina. Eu acredito muito no ciclo exatamente porque ele quebra a rotina, então decidi não colocar regras demais no meu.

      Bons estudos,
      Carol.

      • Ana Laura

        Saquei, Carol! Vc estudou pra concursos exatamente da mesma forma q estudei pra OAB: partindo da prática pra teoria, pra saber quais materias valorizar mais e tals. Deu certo pra OAB comigo. Pode ser uma boa voltar a usar esse método. Rs! Obrigada!! Bj! :*

      • Me identifiquei muito com o seu estilo. Também estudo um pouco dessa forma.
        O tempo investido na leitura das postagens do site tem sido muito bom.
        Valeu Carol!!!
        Um abraço.

  • Felipe

    Oi, Carol! Muito obrigado pelas dicas! site excelente! Eu gostaria de saber qual o tempo máximo em q devo ficar em uma matéria por dia? digamos q ela seja uma das mais importantes para o concurso

    • De nada, Felipe! ;)
      Eu diria que até 3h por disciplina, no máximo. O ideal: até 2h. É bom que você utiliza um intervalo entre as matérias, para descansar (mas não coloque um intervalo mto longo, obviamente! 30 minutos estão de ótimo tamanho, para lanches, e 1h para almoço).

      ;)

  • Renata

    Carol..não consigo abrir o arquivo, você poderia me enviar por email?

  • Léa Fontoura Ferret

    Carol, poderias me enviar por e-mail a planilha de ciclos, pois não estou conseguindo baixá-la. Obrigada.

  • ramon

    estou realmente perdido com a planilha… estudo para magistratura do trabalho e são 17 matérias… estou me complicando para montar os horários.

    • Oi, Ramon! Quais são suas dúvidas quanto ao preenchimento da planilha?

      • ramon

        como são inúmeras matérias fico perdido na hora de preencher a planilha. colocar a ordem das matérias e tal…

  • Diego Oliveira

    Oi Carol, gostei muito da sua dica com esse ciclo, porém fiquei com
    algumas dúvidas: 1- Caso esteja estudando português,por exemplo, e não
    tenha encerrado o assunto, eu vou para a próxima matéria do ciclo e só
    depois volto para encerrar português? 2- Como estudo muito por vídeo
    aula, como seria a melhor forma de aplicar esse ciclo, visto que cada
    vídeo tem ,geralmente, 30 min. Nas matérias de que atribuí peso 0:30, é
    assistir uma vídeo aula e passar para a seguinte?

    • Oi, Diego! Vamos lá:

      1- Caso esteja estudando português,por exemplo, e não tenha encerrado o assunto, eu vou para a próxima matéria do ciclo e só depois volto para encerrar português?
      Sim, essa é a ideia! Como você vai voltar logo a Português, não há motivos para dar um peso maior a essa matéria só porque você não a terminou. Se você sentir muita necessidade de terminar algum assunto, fique, no máximo, 10 minutos além do planejado.

      2- Como estudo muito por vídeo aula, como seria a melhor forma de aplicar esse ciclo, visto que cada vídeo tem, geralmente, 30 min. Nas matérias de que atribuí peso 0:30, é assistir uma vídeo aula e passar para a seguinte?

      Sim, porque você está estudando quando vê uma vídeo-aula. O mesmo não é válido para cursinhos presenciais, por exemplo, porque neles você não escolhe quais matérias são dadas em quais dias. No caso dos cursinhos presenciais, as matérias ficam fora do ciclo. Não se esqueça, contudo, de separar um tempo pra resolver questões.
      Obs.: daqui a exatamente uma semana vou postar uma dica lá no meu canal do youtube para otimizar o tempo vendo vídeo-aulas ;) cenas do próximo capítulo! Hehehe…

      • Diego Oliveira

        Valeu mesmo Carol, vamos ver se agora consigo “avançar” nessa maratona de concursos! Responda-me mais uma coisa, seria errado juntar no mesmo ciclo dois editais que sejam “semelhantes” por exemplo: TRT e TRF ???

        • Pode fazer isso tranquilamente! Só sou contra não ter foco, mas, no caso, os concursos são da mesma área, com matérias bem parecidas. Sem problemas ;)

  • Cris

    Olá Carol!!! Beleza?
    Quero parabenizá-la pelo ótimo trabalho! Estou ADORANDO o conteúdo!
    Com relação à planilha….baixei porém a “em branco” aparece só como leitura…é isso mesmo?…
    Obrigada desde já pela atenção!
    Bjos ;)

    • Oi, Cris! É a primeira vez que alguém me diz isso. Deve ser por incompatibilidade de versões de Excel. Tente salvar como, provavelmente funcionará ;)
      Se não funcionar, diz pra mim, que a gente dá um jeito.
      Bjs ;)

      • Cris

        Oi Carol! É que eu uso o LibreOffice (software livre e gratuito…rsrsrsrs)…”Salvei Como” e deu certo!
        Muitíssimo obrigada!!
        Bjs! :D

  • Grazi

    Tentei baixar por diversas vezes, mas após o cadastro abre um link e simplesmente nada acontece..
    Já mudei de navegador.. e nada!
    Pode enviar por e-mail Carol? grazy1@gmail.com

    • Oi, Grazi! Obrigada pelo interesse nesta planilha ;)
      No caso, é só clicar no link que aparece após o cadastro. De qualquer forma, vou te enviar agora, por email.
      Abraços :}

  • nayara

    Carol, não consigo baixar a planilha. Conclui o download mais não abre. Obg !

    • Nayara, acredito que possa ter acontecido duas coisas:
      1. Você não tem um arquivo para descompactar os arquivos .zip; ou
      2. Seu Excel está em uma versão mais antiga que a 2007.

      Se for o primeiro caso, extraia os arquivos do .zip.
      Se for o segundo caso, ou se não for nenhum dos dois casos, entre em contato com a minha equipe técnica, para resolver o problema, em contato@esquemaria.com.br.

      Abraços e bons estudos ;)

  • Andressa

    Carol, to amando as dicas! Parabéns pela iniciativa, com certeza me fez rever meus estudos e insucessos passados

  • Ana Lima

    Olá, Carol. Adorei seu blog. Inspirador!
    Sobre a planilha, tenho uma dúvida: na planilha geral, q é a exemplificativa, restaram 5h30 para estudar durantes os dias da semana, 9h no sábado e 10h30 no domingo; no ciclo de estudos, porém, vc colocou o ciclo total de 12h.
    Eis a minha confusão: devo estudar 12h por dia? Mas se é assim, como se nos dias de semana só posso estudar 5h30?
    Montei meus horários aqui. Em dias de semana tenho 6h para estudar.. Sábad tenho 9h30 e domingo 8h30. De acordo com peso q eu dei às matérias, meu ciclo total também é de 12h…. aí estudo 12h/dia? Mas só posso 6 durante a semana …. enfim? Não entendi hihihih… obrigada! bjão!

    • Oi, Ana :)
      São 12h de ciclo, certo? Então, se você estuda 5h30 por dia, em dois dias você terá estudado 11h do seu ciclo. No terceiro dia, em uma hora de estudo você terá completado seu ciclo (12h), e, assim, voltará para a primeira matéria que viu menos de três dias atrás, reiniciando seu ciclo ;)
      Ou seja, não são 12h por dia, mas são 12h por ciclo, e pouco mais de dois dias para dar a volta no ciclo.
      :)
      Abraços e bons estudos!

      • Ana Lima

        Oi, Carol. Então… depois q eu fiz a pergunta, fiquei batendo cabeça e entendi heuaheuahe… é isso mesmo q vc falou. Obrigada por responder. Eu já comecei. Valeu mesmo. Bjs.

  • Tassio Gomes

    Uaaaau, Carol. Esse site é excelente. Muito bom mesmo. Não posso acreditar! Você é um anjo que caiu do céu.

  • Ah, tranquilo, então ;)

  • Juliana

    Oi Carol, tem como me enviar essa planilha por e mail? Estou cadastrada ao site já! Obrigada, Juliana!

    • Juliana, vou pedir para te enviarem, tá combinado? Abraços.

  • Bárbara Akemi

    Carol, parabéns pelo site! Ótimas dicas, lindo visual e excelente didática!!
    Descobri seu site no fórum do TCU… Fui eliminada no último concurso de técnico por não atingir a nota mínima na redação :-( Na realidade, eu não espera pelo resultado, inclusive só fiquei sabendo da minha eliminação do certame, após o prazo de recurso.
    Irei fazer o próximo concurso e adorei a dica do ciclo de estudo, sempre tive muita dificuldade em planejamento de estudos.
    Parabéns!!

    • Nossa, Bárbara, que paia, heim! Espero que dessa vez você tenha uma ótima nota na redação ;)
      Ah, foi bem legal você ter mencionado a redação: eu vou disponibilizar a minha, para quem se cadastrar no Esquemaria (ou seja, vou mandar por email!). É bom que te dá um norte maior ;)
      Grande abraço,
      Carol :)

      • Bárbara Akemi

        Carol, eu deixei uma questão em branco, acredita? Nem eu acredito!!
        Gostaria de uma indicação sua de material p Licitação.
        Abraço!!!

        • Eu usava o livro do MA e VP, mesmo. Cheguei a ter um de licitações e contratos, mas não valeu a pena. Para complementar, eu usava a própria lei e o livro Coletânea de Leis Adminstrativas Anotada pelas Bancas Examinadoras (incluía a 8666 e a 8112… este livro é bem legal, mas dá para viver sem). E muitas questões comentadas, é claro ;)

          P. S.: a questão que você deixou em branco foi a dos partidos políticos?

      • Carol muito legal esse lance de mandar a redação. Tenho muita dificuldade com redação.
        Eis aí mais uma grande ajuda da sua parte!
        valeu mesmo!
        Um abraço.

        • Vou mandar, e tá ficando bem legal. Você vai ver esse material aqui muito em breve!

  • Marcio

    Carol, já conheço a planilha e gosto do método. Só que tenho uma dúvida. Quando estabeleço por exemplo 1h de estudos para uma matéria, não sei quando parar de estudá-la e começar outra. Como parar de estudar, se ainda não cheguei ao fim do capítulo? Ou não “fechei o raciocínio sobre aquele conteúdo”. Seguindo rigorosamente o tempo estipulado, as vezes acho que aquela sessão de estudos foi perdida! Entende?

    • Márcio,
      Pare onde você estiver. No máximo, termine o raciocínio no tópico onde parou. Ou, se não for suficiente, estabeleça uma média maior de tempo para cada disciplina. Eu sugeri pouco tempo, mas se você prefere estudar fechando o conteúdo, coloque uma média e 2 a 4h por matéria. Só não deixe pesos maiores em matérias menos importantes para o seu caso. Beleza?

  • Lidia Nascimento

    Adorei!! Muito obrigada pela dica!! ;)

  • ADM 2008 SERRINHA

    Oi Karol, tudo bem? Obrigado pela dica.
    Tenho o dia livre para estudar (deixei o trabalho ´para me dedicar aos estudos), mas ainda fico meio perdido em relação a quantidade de horas e a quantidade de matérias a serem vistas num dia. Comprei um cursinho e cada videoaula tem em média 2:30h.
    Quantas matérias você me recomendaria estudar durante um dia?

    • Oi de novo, ADM! Beleza?
      Então: se você tem o dia todo para estudar, estude o tempo que puder antes de ficar fatigado. Eu já tive experiências diferentes, em minha vida, podendo, durante cada uma delas, estudar 4h, 10h, 6h ou 2h por dia. 4h era quando eu fazia faculdade e cursinho. 10h era quando eu não trabalhava nem fazia cursinho, nem nada (isso foi quando pedi exoneração do MEC, para estudar). Houve um outro período de 4h (quando eu trabalhava e estudava). 6h era quando eu tinha o dia inteiro livre e a noite inteira livre. Foi pouco depois de eu pedir exoneração do MEC, quando percebi que estudar 10h me deixava desconcentrada e estressada. 6h foi o meu ponto ideal, sem trabalhar. Trabalhando, meu ponto ideal foram 4h ;)
      Bons estudos ;)

  • ADM 2008 SERRINHA

    Oi Carol, muito obrigado pelas dicas!
    Tenha uma dúvida, por favor me ajuda: Comprei um curso à distância e estou me dedicando para o INSS. Mas fico meio perdido, pois não sei qual seria a quantidade ideal de matérias e quantas horas por dia me dedicar. (às vezes acho que estou estudando de mais, às vezes acho que estudo de menos). Considerando que tenho o dia inteiro disponível, qual a sua recomendação?

    • E aí, ADM?! :)

      Você faz isso com os pesos, de que falo no post. Leia ali em cima a parte que falo: “dando peso para as matérias, na planilha e no ciclo”.
      :)
      Bons estudos aí para o INSS!

  • Camila de Souza Matos

    Olá, Carol! Gostei muito do site. Ótimas dicas e de muito bom gosto. Vi no seu depoimento que no decorrer da sua preparação você foi passando em outros concursos. Minha pergunta é sobre quais foram as matérias que você estudava. Se você estudava só focada em um edital, do TCU no caso, ou se seu ciclo contemplava outras matérias que não continham nesse edital? Pergunto isso, porque vejo notícias de concursos muito bons que estão para sair, mas que diferem no edital e a minha dificuldade é focar em um ou outro. Que dica você daria? Um abraço e obrigada!

    • Oi, Camila! Foque em um (no que você achar que está mais preparada). Pode fazer outros? Pode! Mas evite os regimes internos, leis orgânicas, essas coisas. Para estas matérias específicas, mantenha-se no foco! Abraços :)

      • Camila de Souza Matos

        Oi, Carol! Não sei o que fiz para aparecer uma foto minha gigantesca com essas olheiras de sono…foi mal aí! Se você souber como deletar isso, eu juro que não vou ficar chateada. Aliás, eu até agradeceria…rs. No mais, tudo de bom, Carol. Obrigada pelas dicas maravilhosas!

  • kamie2

    Bom demais, Carol! Já estou fazendo a minha! ;)

    • Obrigada, Kamilla! You rock! Hannah andou me contando umas coisas sobre Grey’s Anatomy… tem que assistir mesmo! A Cristina dá umas dicas boas de como chutar na prova, do tipo “se você não souber, marque C”. Ai, não me ouça.

  • Wederson Carvalho

    Ola Carol, achei seu blog através do youtube buscando informações a cerca do TCU, então, sou PM e quero agora passar num concurso federal, só que tenho um grande problema de concentração, até a formiga na parede é mais interessante que os livros… Você tem alguma dica para me ajudar a concentrar e dedicar mais aos meu estudos???

    • Hahaha! Quando eu comecei a estudar, olhava para as unhas durante uns 15 minutos e lembrava dos estudos. Para focar, desligue tudo: celular, telefone, televisão. Saia do Facebook, quando estiver estudando no computador, e evite abrir muitas abas em seu browser. Lembre-se: ninguém é multitarefa, então evite música, evite barulhos externos. No início, qualquer barulho me tirava a atenção, então comprei tampões de ouvido (por R$ 4,00) ;)
      Existem algumas coisas visuais que também tiram a atenção, como deixar a porta aberta (cachorros, gatos, pessoas passando pra lá e pra cá). Então feche a porta. Use muita luz, em seu quarto, porque pouca luz te deixa cansado, e nunca (NUNCA) estude deitado na cama.
      Leve água para o quarto e evite sair e abrir a geladeira.
      Acho que falei tudo o que lembrei hehehe… abraços!

  • Edi

    Carol, como eu queria ter conhecido esta página antes. Parabéns!!!!!
    Uma dúvida, como ficam as revisoes????? Eu gosto daquele esquema, revisao nas primeiras 24 hs, depois semanal e depois mensal. Eu reviso dentro do ciclo, no horário reservado a cada matéria??????

    • Esse esquema é uma ótima técnica de memorização, Edi. Eu não fazia assim. Eu estudava algo aprofundado e fazia resumos rápidos. Nas últimas semanas, antes da prova, eu acrescentava uma “matéria” ao meu ciclo, chamada “revisão”, e usava esse tempo para revisar estes resumos rápidos. Mas a técnica que você falou é bem conhecida, porque te faz rever cada tópico a curto, médio e longo prazos. É muito boa, também ;)

  • Prontinho, Camila ;)

  • Milena

    Boa Noite!! Adorei seu blog.. as dicas são fantásticas!! Fiquei somente com uma dúvida: No estudo em ciclo eu estudo todas as matérias do concurso em um só dia? Caso tenha 8 horas diárias de estudos e tenha 12 disciplinas em um concurso, como seria essa divisão? Eu começo a estudar no outro dia onde parei? Seria assim? Obrigada!

    • Não todas as matérias em um só dia! São todas as matérias que cabem nas suas horas de estudo, por dia. Então, no dia seguinte, você continua da última matéria em que parou :D

    • Ah, e obrigada pelo comentário, Milena ;)
      Se ainda não entender, avise, visse?
      Bons estudos :)

  • Alexandre

    Olá, Carol.
    Essa sua técnica é bastante semelhante a do Charles Peterson, já ouviu falar?
    Ele divide o estudo em fichas, pelas quais são feitas revisões todos os dias, através de flash cards, mapas mentais e quadros comparativos.
    Adorei o site, parabéns!

    • Você diz sobre os mapas mentais do Esquemaria, né, Alexandre? Já ouvi falar, sim! O primeiro contato que tive com as fichas foi com um xará seu, o Alex Meirelles. Depois, comprei o livro do Alex Viegas, que trata mais a fundo o estudo das fichas :)
      É um método fantástico!
      Abraços, obrigada pelo comentário, tenho certeza de que vai ajudar muita gente que visita o site :D

      • Alexandre

        Oi de novo! :)
        Carol, decidi mudar.
        Vou adaptar minha rotina a este método.
        caí no erro de estudar e responder muitas questões sem critério.
        Respondia questões de qualquer tipo de concurso sobre o tema que tinha acabado de estudar. Notei que foi um erro. :(

        Uma dúvida, você usa que ferramenta pra fazer seus mapas mentais?
        E pra o estudo, prefere fazer a mão ou utilizando algum software?
        Obrigado desde já ! :D

        • Eu usava canetinhas e lápis de cor. Depois que comprei um iPad, passei a fazer no iPad, mas não em softwares de mapa mental, mas em um software de desenho.

          • Alexandre

            Caroool, qual o app que você usa pra fazer seus mapas mentais e tb esses esquemas do site?
            achei interessantíssimo!

          • Oi, Alexandre!
            Não é um app. Eu sou designer e faço eu mesma os mapas mentais ;)

  • ADM 2008 SERRINHA

    Carol. Olha eu de novo.!
    Vc tem alguma dica para quem não consegue assimilar Raciocínio Lógico? (eu)… Enquanto o professor tá explicando, eu entendo, mas na hora do “vamo ver”, não vou até a pág. 2.. rsrs
    Ja to ficando preocupado…
    Bjs!

    • Opa, tudo bom?

      Ah, massa! Raciocínio lógico é legal! hehe.

      Bem, eu sou suspeita, porque gosto muito da matéria. A verdade é que tudo é “aprendível”. No caso de RLM, basta treinar, e treinar muito! E, ainda mais importante: não desistir da matéria.

      Aos poucos, vai ficando mais claro e mais fácil. Leia o meu post sobre os mitos em estudos. Com certeza vai te ajudar muito! http://esquemaria.com.br/17/06/2014/mitos-sobre-estudos/

      • ADM 2008 SERRINHA

        Valeu!! Li o seu texto e me motivou bastante.
        Agora, quando eu me deparar com as questões do tipo: Joãzinho diz que está falando a verdade; Pedrinho diz que Jãozinho está mentindo… Vou insistir em entendê-las. Afinal, como vc disse: todo “talentoso” tem tempo de prática. Todo “talentoso” se dedicou MUITO…

  • Concursanda_trabalhista

    Olá Carol!
    Fiquei com 2 dúvidas:
    1a) Como faço as revisões?
    2a) Meu concurso prevê 14 matérias. Fiz um ciclo e deu mais de 30h :( Nesse caso adianta o ciclo ou é melhor manter o calendário tradicional (ex.: toda 2a de manhã dto constitucional, toda 2a de tarde dto administrativo etc. e revisar na 3a a matéria vista de constitucional e adm?)
    Help me! ;)

    • Opa! Beleza, vamos lá:
      1) Eu escolhi fazer revisões só nas três últimas semanas, mas isso porque eu tinha um tempo mais curto. A minha estratégia: acrescentar “revisões” ao ciclo, como se fosse uma matéria. Sacou? :)
      2) Continue com o ciclo, mesmo assim! Ele considera peso e produtividade. Uma planilha fixa pode deixar matérias importantes para trás.
      Consegui ajudar?
      :)
      Abraços!

  • Concursanda_trabalhista

    Olá Carol!
    Tenho 2 dúvidas:
    1a) como fica o processo de revisão? vc revisa no dia seguinte o que viu no anterior ou apenas continua o ciclo? se sim, qto tempo leva na revisão?
    2a) o que fazer se o ciclo dá umas 30h? vale a pena ou é melhor continuar com o calendário tradicional, tipo toda 2a de manha matéria x, toda 2a de tarde matéria y…Meu edital tem cerca de 14 matérias.
    Help me!

    • Opa, acabei de responder, aqui abaixo! Acho que a pergunta veio repetida, né?
      Abraços! :)

  • Alexey Ribeiro

    Olá Carol, boa tarde !!!!!
    Bom estudando aqui eu travei totalmente. Eu fiz meu ciclo de estudo e uso a tática vista no seu site (que por sinal meus estudos melhoraram desde então),porém fico na dúvida porque por exemplo estou estudando nesse momento constitucional a parte do judiciário,e estou resolvendo as questões e procurando na teoria e anotando la que caiu e tal,mas o tempo que separei pra constitucional não me deixa terminar todas as questões da aula(pdf) e fico agoniado se quando essa matéria voltar no ciclo se continuo das questões que parei ou faço já questões de outro assunto/tópico. E o mesmo acontece com as outras matérias.
    Bom espero que entenda esse emaranhado que escrevi rsrs
    Beijos,e muito obrigado pela ajuda que vem nos dando.

    • Oi, Alexey!
      Como seu foco é TCU, quando for estudar as competências dos Tribunais do PJ, estude só STF e STJ. ok?
      Agora, só tome um cuidado: a tática dos feras é muito boa para memorização, PRINCIPALMENTE quando você vai estudar normativos. Teoria com didática, ou seja, aquela teoria que você tem que raciocinar, criar uma lógica, e tal, aí você tem que ler, mesmo, e ler muito, principalmente as aulas em PDF!
      Beleza?
      Abraços ;)

      • Alexey Ribeiro

        Então no caso como eu estudo por aulas em PDF , o melhor seria eu ler elas mesmo já que esse tipo de aula costuma ser tudo ali já resumido,tudo que cai, e reesolver as questões comentadas da aula e mesmo assim aliar à tática doa feras né?

        • Isso mesmo! Resumindo: as aulas em PDF você pode ler tudo, sem medo. Geralmente, elas são estruturadas como uma aula presencial. Aos normativos e livros você pode aplicar a Tática dos Feras, mesmo dentro do Ciclo de Estudos. Para ficar mais rápido, procure estudar por assuntos, aí você não perde muito tempo procurando as respostas ;)

  • Franciele

    Carol, to estudando pra concursos de nivel superior, principal foco seria Analista dos Tribunais, tambem quero PRF, PF, bem, muitos concursos!
    Gostaria de saber se no ciclo de estudos, incluo TODAS as materias, como previdenciario, triburario, civil e tal, que nao tem tanta incidencia assim, pq meu ciclo de estudos ficou com 14:30 – (port 1:30 – rlm 1:00- administrativo 1:30 – const 1:30- infor 1:00 – penal 1:30 – processo penal 1:30 – tributario 1:00- previdenciario 1:00 – civil 1:30- processo civil 1:30), acha que ficou muita coisa?? Faco cursinho de manha, estudo a tarde em casa, em media 3 horas, 4 horas, e as vezes a noite frigaaco uma revisao e cf todo dia!
    Qual seria sua opiniao sobre esse meu esquema??
    Obrigada!!!! Adorei suas dicas!

  • Franciele

    Carol, to estudando pra concursos de nivel superior, principal foco seria Analista dos Tribunais, tambem quero PRF, PF, bem, muitos concursos!

    Gostaria de saber se no ciclo de estudos, incluo TODAS as materias, como previdenciario, triburario, civil e tal, que nao tem tanta incidencia assim, pq meu ciclo de estudos ficou com 14:30 – (port 1:30 – rlm 1:00- administrativo 1:30 – const 1:30- infor 1:00 – penal 1:30 – processo penal 1:30 – tributario 1:00- previdenciario 1:00 – civil 1:30- processo civil 1:30), acha que ficou muita coisa?? Faco cursinho de manha, estudo a tarde em casa, em media 3 horas, 4 horas, e as vezes a noite frigaaco uma revisao e cf todo dia!

    Qual seria sua opiniao sobre esse meu esquema??

    Obrigada!!!! Adorei suas dicas!

    • Acabou vindo duas vezes, né? hehehe…

      • Franciele

        Sim, foi duas vezes! kk
        Entao devo focar em uma area, seria entao Tribunais, seria melhor assim? Ai eu pego todas as materias e divido no ciclo? Mesmo as de menor incidencia, pois achei 14:30 muito tempo nao acha?
        Eh que eu fico com medo de focar muito em apenas uma area e perder outros concursos, o que vc acha? Eu sou advogada, e optei pelo concurso, e sabe aquele sentimento de imediatismo? De querer passar logo, dinheiro e tal? Pois nao estou trabalhando. Cursinho de manha, estudo a tarde, revisao a noite as vezes! Agora que to pegando no tranco! kkkk
        Muito obrigada!

        • Heheheh… de nada! Eu já respondi ali embaixo, mas é isso mesmo, diminua o ciclo cortando algumas matérias, antes que o seu edital saia! Vá de matérias gerais, primeiro.
          :)
          Abraços e bons estudos! :D

  • Aristócrates

    Carol, tudo bem?

    Gostaria que me esclarecesse a importância de e eficácia do método de revisitação dos assuntos anteriores antes de ingressar em outra. Por exemplo: No ciclo anterior estudei Princípios da Adm. Público em Direito Administrativo; Ao iniciar o novo ciclo dessa matéria, releio os principais pontos da aula anterior e assim sucessivamente com todos os conteúdos de todas as matérias.

    Ouvi esse método em uma palestra do Professor Damásio de Jesus.

    O que acha?

    Um forte abraço!

    • Oi, Aristócrates! É uma boa fazer as revisões, sim! Em 5 minutos dá para você rever o que viu no último ciclo, por exemplo. Aliás, isso é uma técnica de memorização, pois você vê o assunto no curto prazo (na hora que estuda), no médio prazo (revisão na próxima rodada do ciclo) e no longo prazo, quando for revisar tudo o que viu.
      :)
      Abraços!

  • Oi, Franciele!
    É uma média muito boa de estudos, por dia, mas o ideal seria focar pelo menos em uma área, se você não quer focar em um concurso. PF e PRF são bem diferentes dos Tribunais, em diversos aspectos.
    O lance do foco é um pouco difícil de seguir, principalmente pela quantidade de possibilidades que existem por aí. Só que pense o seguinte: juntando as duas áreas, você terá mais matérias para estudar, logo, precisará de mais tempo de estudos, e, então, demorará mais para passar.
    :)
    Abraços!

    • Franciele

      Oi, ta, entao voce me indicaria estudar para apenas um concurso: seria Tribunais – no caso Analista. Acontece que fico com medo de perder tempo em apenas um e perder outras oportunidades, o que acha?? De qq forma posso ir tentando outros ne? Eu sou advogada e desisti dessa profissao, para tentar concurso, mas vc sabe como eh o sentimento de imediatismo ne, kkk?? Entao vc acha que Tribunais, todos, seria uma boa?? Pq o que eu quero mesmo eh passar em um concurso razoavelmente bom, aproveitando que tenho tempo agora para estudar, e focar no que realmente importa e que valha a pena. Dessa forma devo dividir o ciclo em todas as materias? Ou devo focar nas principais e deixar as que tem menor incidencia para depois??? Pq achei 14:30 total meio extenso. Obrigada pela atencao!!!

      • É isso mesmo! Prefiro que você tenha foco em uma das duas áreas: a que você mais ama. Pode ir fazendo todos os concursos que surgirem, claro! Mas é importante ter um foco.
        Heheheh… o meu objetivo é fazer você passar LOGO, RÁPIDO! E focar ajuda, nesse aspecto ;)
        Quanto ao ciclo, antes do edital, eu faria nas matérias gerais, pro seu caso e, depois do edital, diminuiria o ritmo das gerais e partiria para as específicas! :D

  • Adriana

    Oi Carol
    Essa semana tomei uma decisão de estudar em casa somente com aulas online, estava indo em um curso presencial na minha cidade mas um absurdo a falta de consideração com os alunos..semana passada um professor simplesmente faltou e nem deu satisfação aos alunos, trabalho das 8:30 as 18:00…quando ia ao curso levo quase uma hora para chegar em casa..as 23 horas..e ainda juntava forças para tentar estudar até a 1:00. Tenho tudo pago em um curso conhecido no online mas tenho muito medo, você conhece pessoas que passaram estudando em casa?? Tenho tanto medo de não conseguir sabe..e vc acha que esse método de estudo..em ciclos..se aplica para quem trabalha o dia todo?? Acho que sim né..organizei minhas aulas e deu 28 horas ao total…jesuuus quanta coisa!! Se puderes me dar umas diquinhas vou agradecer de coração…. Bjs linda…parabéns pelo site!! Adri
    Relendo aqui..acho q alonguei demais meu ciclo de estudos..estou achando que coloquei muitas horas em várias materias..maioria esta 2:30…
    Portugues 2:30/Redação 1:00/Direito Adm 2:30 / Direito Const 2:30/RLM/MAT 2:30/Informática 2:30/Administração 2:30/Adm Pública 1:30/Adm de Materiais 1:30/ Arquivologia 1:00/AFO (de afffiii maria) 2:30/Lei 8.112 1:30/Lei 8.666 1:30/ Lei 8.429 1:30 e Leitura CF 1:00……..Tô doida né???????????

    • Heheheh, muito bom seu comentário, Adriana! Um dos mais completos que já vi aqui haha…

      Pois é, eu não recomendo cursos presenciais, não, tendo TANTAS opções excelentes online…

      Quanto ao seu ciclo, ele está com muitas matérias! Qual é o seu foco?

      Bem, independente do foco, eu diminuiria também as horas em informática (mesmo você tendo dificuldades, é uma matéria que cai menos que português, AFFFFI Maria, como você diz, hehehe, as leis administrativas etc. Se der pra você cortar materiais (ou seja, se ela não cair no concurso do seu foco), corte. Mesma coisa pra arquivologia.

      Diminua DAD, também, porque 8.666, 8.429 e 8.112 já são matérias de DAD! Então, se você decidiu separá-las, diminua um pouco de DAD. E, em cada lei, diminua meia-hora, exceto na 8.666.

      Depois me diz como seu ciclo ficou… abraços!

      • Adriana

        Nossa flor como agradecer as dicas..obrigada pela atenção viu…
        Então sou de Floripa e estou de olho no concurso da universidade federal..não é um concurso muito complexo como uma pf da vida..mas pelo fato de ser federal acho que amplia um pouco o edital..ele não esta aberto agora..a previsão é para o ano que vem..quero área administrativa então tentei focar nas “principais matérias”..cai tudo..cai o muuundo nesse da federal…afo..adm materiais..arquivologia..redação oficial..a tal das matérias esquisitas..vou juntar então a 8.112 e a 8.429 na parte de direito administração..a lei do capetinha então (8.666) rs..vou separar…Nem tinha me tocado q a maioria dessas lei fica agarrada com direito adm!!! Eu ontem comecei..fiz 2:30 de português…1 hora de correspondência oficial (fiz o ultimo mpsc e simplesmente despencoooou essa matéria..errei muito) e 30 minutos de resumo. Alias, qual sua opinião sobre resumo…eu participo do ig de concursei-os e você sabe que esse assunto é um grande dilema!! Eu nunca sei se devo resumir ou não..sempre tenho medo do tempo perdido..sensação que não deveria estar fazendo.. Ontem por ex vi português…hj acordei 5:15 (saio 6:40 de casa para trabalhar) e fui fazer resumo…mas como já diziam “resumir português não é coisa de Deus”…então pensei..será que deveria estar resumindo ou vendo uma hora de sei lá..arquivologia…8.666…meu grande dilema é resumo!!! Eu nunca sei o que estudar logo pela manha…acordo 5 horas..tenho 1 hora antes de sair para o trabalho…1:15..chego no trabalho 7:15 e tenho mais 1 hora livre antes do povo chegar…estou optando por copiar resumos mas não sei se estou no caminho certo. Ixi você me deu corda..olha o tamanho do texto..desculpa flor..não precisa responder não..rs.. Bjss!!! Adri

        • Muita gente gosta de resumos. Eu não. Demanda muito tempo do candidato! Marcar as partes importantes e fazer mapas mentais: aí sim você está falando comigo hehehe!

          Português é matéria de exercícios! Fazendo exercícios, você revisa muito bem! Aliás, isso serve para toda matéria…

          Hahahaha… agora tá respondido! Já era!

  • Thiago

    Olá Carol.

    Sobre a parte da planilha do ciclo de estudos, em relação a cespe, eu me pautaria na distribuição das horas levando em conta a quantidade de questões que caem, conhecimento anterior adquirido e a facilidade na matéria, correto ? Porque na cespe ela não atribui o peso da questão no caso. Obrigado e o site é Top :)

    • Em alguns concursos sim, Thiago! Exemplo: TCU!
      Só que, na grande maioria dos concursos, o Cespe realmente não traz esse peso.

  • katia

    Oi Carol, vou tentar TCU, pela primeira vez. Mas acho que não fiz certo o ciclo. Para teste, fiz de segunda a sexta….é assim mesmo, vou repetindo as disciplinas no ciclo, ex. disciplina 1,2,3,4,5…quando terminar de colocar a 5ª disciplina, volto e coloco seguidamente a 1, 2 ,3,4 e 5? Na mesma quantidade de horas que coloquei no início do ciclo?

  • Laryssa

    Caroooool do céu, não entendi a planilha ! hahaha

    Eu tenho 9 horas de estudo por dia , e 13 matérias para estudar.
    Quantas matérias eu estudo por dia ?
    Por exemplo: de 7hrs as 12hrs eu estudo, e depois retorno as 14 hrs até as 18 hrs!
    tudo que eu estudei no primeiro horário de estudo eu volto para estudar no segundo horario de estudo ?

    • Oi, Laryssa!
      Se você tem 13 matérias para estudar, você tem que dar peso a elas, como eu explico no post ;)
      Depois de dar peso, some a quantidade de horas de estudo, para o seu ciclo dar uma volta!
      :D
      Abraços!

      • Laryssa

        ah sim… no caso eu demoro dois dias para dar um ciclo completo, é isso mesmo ? ou entendi errado ?!

  • Di

    Olá Carol, a planilha de estudo está em PDF como faço para ficar em excell…..obrigada!!!

  • Laryssa

    caroooool, te mandei um email. recebeu ?

  • Raphael

    Carol,
    Muito obrigado pelas dicas.estou com algumas duvidas.
    1)Por exemplo, minha planilha deu 9hs de estudos.
    Estou com dificuldade de me organizar na planilha, pois
    montei no da forma que você explicou.
    Vou estudar todas as matérias em um só dia? No caso as
    9horas?
    2) duvida Exemplo no edital está assim a matéria de
    DIREITO PÚBLICO – Princípios fundamentais; Organização do Estado; Organização dos poderes; Defesa do Estado e das instituições democráticas; e Administração Pública Federal – Organização, Princípios e Forças Armadas.

    Vou estudar direito público todo em 1 hora de estudo?
    Ou por tópicos?
    3)Quando/aonde encaixo os exercícios?
    Coloquei as matérias que tenho dificuldade no total deu
    9horas.
    4) duvida eu faço cursinho. Inclui nas 9horas? Tem como você me ajudar pra me organizar fazendo cursinho?
    Abraços
    Obrigado,

    • Oi, Raphael!
      1. Não são as 9h por dia, mas a quantidade de horas que você tem para estudar.
      2. Eu prefiro por tópicos :D
      3. Coloque os exercícios no momento que achar necessário! Não existe “hora de exercício” ou “hora de teoria”. Não é tão exato assim.
      4. Não inclua o cursinho nos ciclos! :) O cursinho não leva em conta todos os 4 pesos que citei no post :)
      ;)
      Bons estudos!

  • Ragnar

    Carol, pro TCU então devo detonar Direito Administrativo, Licitações e Execução Orçamentária e Financeira? É isso?

    Valeu!

    • Isso mesmo, Mr. Ragnar! São as matérias mais importantes (mas licitações está dentro de DAD!).

  • Jussele Costa

    Olá Carol, tenho uma dúvida: No caso o meu concurso tem 8 matérias , eu teria que estudar todas matérias diariamente ou cada dia escolher uma quantidade? Estou me preparando para o concurso do TJRJ.. Abraços

    • O seu ciclo dirá quais matérias você deve estudar, porque é uma sequência ;)

  • Joao

    Olá Carol, estou gostando muito deste blog.
    Aprendendo muito! :)
    Tenho uma duvida, eu passo geralmente 5 horas no ônibus no caminho da Faculdade,trabalho e casa, neste período eu coloco meu fone de ouvido e coloco pra escutar as aulas que tenho em .mp3.
    A duvida é, essas aulas em mp3 pode considerar e colocar na planilha de Atividades diárias como estudo, ou não?
    Só pra constar, estudo para o INSS desde Julho 2014.
    Muito obrigado, e siga em frente, você esta arrasando, costumo dizer a quem esta estudando para concurso assim como eu, que entre no esquemaria porque tem a Bel Pesce, dos concursos.
    rsrsrs! :)
    Abraços.

    • Uau, essa comparação foi nivelada por cima, João! O trabalho da Bel é fantástico :)
      Obrigada ;)
      Geralmente, não considero aulas presenciais ou vídeo-aulas no ciclo de estudos, porque o peso dado pelos cursinhos não é o mesmo peso do ciclo. Acredito que isso também se aplique às suas aulas em mp3.

  • Sibelle

    Olá, Carol !

    Amooo seu Blog !

    Carol eu faço faculdade de Direito, o 4° período. Tenho 7 matérias pra estudar. Somando com as matérias do TCU meu ciclo teria 12 matérias. Oq eu faço? crio um ciclo pra faculdade e outro para o TCU ?

    Amooo seu Blog (2) !!! Bjo

    • Sibelle, não há como separar os ciclos. É melhor se você misturar as matérias, porque terá a oportunidade de ver pelo menos uma de concurso por dia ;)

  • Marcelo

    Você consegue aliar “Tática dos feras” com “Ciclos de estudos”? Obrigado.

  • Geomário Alves

    Carol, boa noite!
    Parabéns pela técnica e pela ajuda aos iniciantes como eu, que estava estudando sem um método como esse (nem conhecia). Baixei as planilhas, mas elas não abrem, pois a extensão do arquivo não suporta. Poderia me enviá-las na extensão que dessa para abri 97/2003?

    • Obrigada, Geomário ;)
      A planilha já está na versão antiga (xls) e não em xlsx ;)
      Qualquer dúvida, entre em contato com o suporte (contato@esquemaria.com.br). Abraços!

  • icaro

    carol, estou pegando materias como economia e contabilidade pela primeira vez, e estou tendo uma certa dificuldade para acelerar e seguir pra outras materias…. como devo proceder com elas e o ciclo de estudos?? devo terminar de ve-las pela primeira vez, pra depois fazer i ciclo??

  • Henrique Hpc

    Parabéns pelo site e conteúdo!

  • Angelica

    Oi Carol não consegui baixar a planilha poderia me enviar por e-mail.

  • Alexey Ribeiro

    Carol Bom dia !!!
    Bom no seu Ciclo vc separava as leis administrativas como a 9.784 de Direito administrativo ou no seu ciclo elas ficavam dentro de Direito administrativo ?

    • Oi, Alexey! Não separava (as leis ficavam dentro de DAD!). Como eu disse, vale a pena, se você achar interessante, colocar a 8.666/1993 separada ;)

  • Alexey Ribeiro

    Olá Carol boa tarde!!! Bom no seu ciclo pro TCU na parte de Direito Administrativo vc separou as leis administrativas ou era tudo englobado como Direito Administrativo ?

    • Tudo englobado como DAD! Se quiser separar um para licitações e contratos, é válido, também ;)

  • Mauro Felipe

    Uma dica boa para quem usa o ciclo de estudos é usar o app (para android) Aprovado. Com ele você cronometra seu tempo de estudo e pode se avaliar e ver quanto tempo você realmente está estudando.

  • Concurseiro Bruno

    Assisti a aula hoje adorei, vc é muito paciente em responder todas as perguntas “as minha então aqui no blog foram tantas né rsrs”, parabéns por se tão humilde e atenciosa com todos e explicar por mais de 3 horas o assunto com a maior motivação do mundo valeu Carol ……… sabe por experiência própria por acompanhar várias palestras de vários cursos que ensinam a estudar para concursos posso dizer que a maioria usa a famosa (tabela = dias, horas, semanas) a primeira vez que li sobre esse ciclo aqui estranhei pra caramba pois nunca vi ninguém falando sobre isso em nenhum curso acredito que logo logo eles vão copiar isso hehehe bom eu achei essa foto em uma página de neurociência vc concorda 100% com isso por experiência própria de concurseira ????? um grande abraço se cuida !!!

  • Vinicius

    Olá,
    Carol, to estudando pra concursos de nivel superior, PRF, PF e agente da civil e comprei um curso online.
    gostaria de saber qual seria a quantidade de encontro para assistir por dia ?
    aguardando a resposta.

    • É difícil chutar quando eu não sei direito como você estuda, mas eu diria que o ideal é estudar 30% com vídeo-aulas e 70% sozinho (teoria e questões). Claro que essa sou eu, que não sou muito chegada a vídeo-aulas, mas com você pode ser diferente :)

  • Vinicius

    como combinar o curso online com o planejamento do ciclo para PC

  • Richrard Ribeiro

    Parabéns mas descobri a verdade…..:)

    Bonita de bom coração que ajuda a todos

    S.m.(o)
    1. Criatura celestial e puramente espiritual, inteligente, imortal,superior ao ser humano e mensageira entre Deus e os homens.//s.sc.(o)
    2. Fig. Pessoa cheia de virtudes. Carol

    por isso é assim; tirando isso me mata uma duvida ao final de cada post podemos conseguir material para estudo
    Cada um é isolado ou cadastrando se em um recebo todos os e-mails do seu blog.

    :)
    Sem mais quando voltar ao céu hoje para contar o que viu da um abraço em DEUS por mim.

  • Richrard Ribeiro

    Parabéns mas descobri a verdade…..:)

    Bonita de bom coração que ajuda a todos

    S.m.(o)
    1. Criatura celestial e puramente espiritual, inteligente, imortal,superior ao ser humano e mensageira entre Deus e os homens.//s.sc.(o)
    2. Fig. Pessoa cheia de virtudes. Carol

    por isso é assim; tirando isso me mata uma duvida ao final de cada post podemos conseguir material para estudo

    Cada um é isolado ou cadastrando se em um recebo todos os e-mails do seu blog.

    :)

    Sem mais quando voltar ao céu hoje para contar o que viu da um abraço em DEUS por mim.

  • ricardo

    o que vc acha carol da tecnica pomodoro sendo aplicada a os ciclos de estudos para cronometrar o tempo. cada pomodoro tem 25min de duraçao com um intervalo de 5min para descanço intevalo curto, depois de quatro pomodoros vc da um intervalo mais longo de 15min. dizem que essa tecnica ajuda a manter o foco e a produtividade nos estudos.eu nao sei se vc ja ouviu falar dela se sim o que vc acha da mesma?

  • ricardo

    o que vc acha carol da tecnica pomodoro sendo aplicada a os ciclos de estudos para cronometrar o tempo. cada pomodoro tem 25min de duraçao com um intervalo de 5min para descanço intevalo curto, depois de quatro pomodoros vc da um intervalo mais longo de 15min. dizem que essa tecnica ajuda a manter o foco e a produtividade nos estudos.eu nao sei se vc ja ouviu falar dela se sim o que vc acha da mesma?

  • Ricardo Alexandre Alexandre

    o que vc acha carol da tecnica pomodoro sendo aplicada a os ciclos de estudos para cronometrar o tempo. cada pomodoro tem 25min de duraçao com um intervalo de 5min para descanço intevalo curto, depois de quatro pomodoros vc da um intervalo mais longo de 15min. dizem que essa tecnica ajuda a manter o foco e a produtividade nos estudos.eu nao sei se vc ja ouviu falar dela se sim o que vc acha da mesma?

  • Andreza

    Oi Carol, li com atenção e agora consegui entendi direitinho.
    Obrigada!

  • Juuu

    Olá Carol,
    como vc faz para dividir o conteudo de uma disciplina nos ciclos? por exemplo, constitucional: hoje vc estuda poder executivo, amanha poder legislativo depois da manha outro assunto de CF…

  • Obrigada, Richrard!
    :)
    Eu faço o meu melhor ;)
    Haha, ótima dúvida, eu nunca tinha pensado nisso!

    A resposta é: ao se cadastrar em um só post, você recebe todos os emails que eu mando!
    ;)

    Abraços!

  • Oi, Vinicius! Não muda nada! Se for curso escrito ou se forem questões, inclua-os em seu ciclo. Eu geralmente não recomendo colocar vídeo-aulas no ciclo. ;)

  • Oi, Ricardo! Não a conhecia até agora :)
    Deve funcionar melhor para quem tem TDAH ou se cansa muito rápido de fazer algumas atividades. Achei bem interessante! Não funciona para todos, mas ninguém estuda exatamente igual. Aplique a seus estudos e veja se rende melhor ;)

  • ;)
    Por nada!

  • Eu geralmente continuava de onde tinha parado, Juuu! ;)

  • Daniel B

    Obrigado por compartilhar a sua sabedoria ! Dá para ver que tudo que você faz é com muito carinho e dedicação ! Sem contar na qualidade ! 3:28:35 de Show no youtube ! Eu li também todas as dúvidas que a galera postou e quero agradecer por você ter respondido a cada uma com a tranquilidade de saber que cada um esta num estágio nessa caminhada. Não vou perguntar nada pois as minhas dúvidas eram de outros. Então a ler os comentários já as sanei ! Que Deus ilumine todos os seus projetos !!! Um forte abraço do seu fã !!!

    • Hahahah obrigada, Daniel!
      Que bom! Por isso gosto muito dos comentários. As dúvidas das pessoas vão sempre se repetindo.
      :)
      Abraços!

  • Daniel B.

    Eu novamente ! rsrsr ! É que estou apaixonado pelo seu trabalho ! No final da aula sobre ciclos ouvi que quando você tivesse tempo poderia fazer uma aula sobre como criar as fichas resumos do Alex Viégas. Eu já li o livro dele e no referido existiam poucos exemplos dois ou três se não me falha a memória e naquele pdf do Alex Meirelles apenas dois. Apesar de ter intendido que as fichas deviam funcionar como os outdoors acredito que com sua experiência e expertise tem muito a nos ensinar. Vou ficar aqui torcendo para termos essa aula ! Obrigado por tudo !

    • Obrigada, mais uma vez!
      Sim, a aula vai acontecer muito em breve! Já até preparei um email para enviar a data da aula, e esse email provavelmente será enviado na quinta-feira que vem, então fique ligado hahahah.
      Sim, aqui no Esquemaria há muitos exemplos das fichas, mas vou mostrar como fazer isso com canetas e papel, na prática. Quando comecei a fazer minhas próprias fichas, eu também tinha esta dificuldade: não havia modelos, na internet. Tive que criar meu próprio padrão.
      :)
      Abraços!

  • Cássio

    carol teria como mandar para meu email a planilha, pois não consegui baixar.

  • Concurseiro Bruno

    Ciclo de estudos do Esquemaria criado por Carol Alvarenga show de bola um grande abraço !!!

    • Que sucesso!
      Bruno, você é um fofo! Nunca me deixe, hein?!
      A aula sobre mapas mentais tá chegando. Quero te ver lá!
      :)

      • Concurseiro Bruno

        rsrsrsr nunca te abandonarei apesar de não está postando estou sempre aqui como um fantasminha hehehe, mas falando sério tem muita gente divulgando seu trabalho nos grupos do face esses dias vi uma menina desesperada atrás de discursivas do cespe ai um outro cara posto o link do eBook do Cespe nem deu tempo de eu ajudar, é incrível como o seu conteúdo é elogiado é muito carinho e amor 100% Carol rs para finalizar vc nasceu em Taguatinga e morou em Brazlândia né eu nasci em Aparecida de Goiânia hehehe eu já morei por essas bandas ai quando era pequeno querendo ou não em alguma época da história estivemos bem próximo hehehe não era terra de rei (princesa do Esquemaria ) mas era terra de operários né hehehe, bom eu estarei presente sim nessa aula pode deixar um grande abraço Carol felicidades…

        • Pois é! Independente de onde você vier, você tem chances. Concurso público, como eu sempre digo, não é sobre inteligência. É sobre dedicação! :)

          • Concurseiro Bruno

            É verdade, obrigado pelas palavras Carol o que vc acabou de dizer e o que está escrito no banner abaixo já diz tudo, é isso ai valeu se cuida !!

  • Cássio

    consegui agora

  • Apf Michell Lemos

    olá carol.queria saber se você teria alguma dica em especifico para a tabela de estudos para a pf,ou até mesmo para assim que sair o edital.

    • Oi, Michell! Eu tô meio por fora do concurso da pf, mas seguindo os passos do post fica super tranquilo você montar seu ciclo :D

  • Daniel B.

    Olá, Carol ! Tudo bem ? Gostaria de saber se você pode indicar algum site free com imagens ou ícones para mapas mentais ? Obrigado !!!

    • Oi, Daniel! Eu uso o iMindMap (um programa para criar mapas mentais). Ele já vem com algumas imagens/ícones. Entretanto, não gosto do uso destes mapas mentais comuns (com inúmeros ramos) para estudar para concursos públicos. No caso de concursos, o ideal é que você faça seus próprios mapas mentais e seus próprios desenhos (mesmo que sejam bonequinhos com gravetos!). Fica bem mais rápido e você entende melhor.

      :D

      Abraços!

      • Daniel B.

        Obrigado, Carol ! Valeu mesmo !!!

  • Rafael Souza

    Olá, Carol.
    Você tem alguma dica de utilizar este ciclo para quem estuda basicamente por vídeo aula? Exemplo estou estudando para o INSS, como é meu primeiro contato com algumas materiais de direito, dei preferencia a fazer um preparatório EAD para ter uma noção geral de algumas matérias, e assim facilitando meu entendimento, porem estou com duvida. :( posso aplicar essa técnica de ciclos estudando por vídeo aula? e como poderia ser feito essa aplicação? lembrando que o curso disponibiliza as aulas com tempos variados ex: 23 min, 35 min, 42 min, etc.

    • Oi, Rafael!
      Eu peço geralmente para as pessoas não considerarem vídeo-aulas no ciclo. Considere como aulas, mas estude por fora! :)
      Abraços ;)

  • Eduardo Oliveira

    Olá Carol,
    Adorei esse esquema de ciclo de horários, surgiu a dúvida..!! esse ciclo posso dividir em 2 dias se caso forem 11 matérias (PF)…?
    Aguardo o retorno.

    • Não dois dias, mas pode ser dividido em 2 ciclos! :)
      O ciclo não funciona por dias, mas por horas! :D

  • Eduardo Oliveira

    Olá Carol, esse ciclo de horas pode ser dividido em 2 dias..?
    Ótimo site, está de parabéns..!! :D

  • Natália

    Olá Carol, como vai? Acabei de conhecer seu site e gostei bastante deste método de estudo..

    No meu caso irei prestar uma prova de residência no mês de dezembro e tenho um tempo curto de estudo, são 9 matérias principais, sendo que uma delas tem 10 questões e as outras 8 tem 5 questões. No edital cada matéria dessa tem alguns subitens (uma média de 10 por matéria). Estava pensando em colocar 1 hora para cada matéria e para que tem 10 questões colocar 2 horas. Porém, com este esquema, não conseguirei repetir nenhuma matéria por dia, pois serão 10 horas de estudo diário. O que você acha?
    Obrigada.

    • Oi, Natália!
      Não precisa repetir a matéria no mesmo dia… mas você acha mesmo legal colocar todas as matérias com o mesmo peso? Quando eu falo sobre o peso, no post, é porque é realmente importante.
      Abraços :D
      Carol.

  • Leandro Souza

    Olá Carol, vi que você citou o Livro do Alexandre Meirelles, queria saber se vale a pena lê-lo. Ou se é melhor o do Willian Douglas

    • Eu prefiro o do Alex ao do Willian. O do Alex é muito mais voltado à realidade dos concurseiros. De qualquer modo, respeito os dois caras ;)

      • Leandro Souza

        Legal, seguindo sua orientação já adquiri o do Alex, aguardando a chegada dele pelos correios agora….

  • Lilian

    Oi Carol! tudo bem? Em primeiro lugar, parabéns pelo site e pela iniciativa em querer ajudar àqueles que precisam tanto de uma “luz”, quando o assunto é estudar para concurso público! rs
    Carol, gostaria de saber se vc já disponibilizou a aula que fala de como criar as fichas-resumo, proposta pelo Alex Viegas. É que eu só me cadastrei hoje…estava procurando dicas de como fazer um ciclo de estudo e achei seu site!
    Tenho uma dificuldade enorme em saber qual a forma mais correta de estudar, qual era a sua? vc lia a teoria e fazia resumo ou só fazia ao final ou nem fazia…e resolver questões?é melhor fazer as comentadas primeiro ou começar a fazer sem ver gabarito e depois olhar os comentários para ver no que errou?
    Carol, vc poderia me ajudar me dando essas dicas?
    Muito obrigada desde já! :)

    • Oi, Lilian! Já estudei de todas as maneiras possíveis! :)
      Eu diria que depende da matéria, para saber o melhor método, mas, de modo geral, eu aplicava três técnicas: Tática dos Feras, estudos por fichas e ciclo de estudos! ;)
      Não há uma regra definida para questões. Eu fazia questões quando sentia necessidade de fazer! Alguns “gurus” querem falar que existem regras de PNL em questões, do tipo: “estude agora e só faça questões depois”, mas nem sempre é assim. Às vezes, um assunto é complicado, e você só entende ao fazer questões. Por isso: faça questões SEMPRE. Antes, durante, depois da teoria, sempre que você achar importante. Não é à toa que a minha conta no QC tem mais de 11 mil questões resolvidas.

      • Lilian

        Oi, Carol! Obrigada, primeiramente, pelo retorno e pelos esclarecimentos! :)
        Só gostaria de te fazer uma outra pergunta: Quando vc resolve questões, começa pelos exercícios comentados ou resolve primeiro e depois verifica o gabarito? no caso, se não acertar a questão, aí sim olha os comentários?
        Mais uma vez, obrigada! :)

        • Oi, Lilian!
          Eu faço o máximo de exercícios comentados possível. Assim que resolvo a questão, já olho o comentário.
          :)
          Abraços!
          Carol.

  • Richrard Ribeiro

    Oi menininha anjo quero agradecer essa idéia de dividir para somar esta dando frutos bem doces :) ashita made 明日 まで あなた は 温かい 心 お 持つ :) obrigado mesmo agora vou estudar 10520

  • Lilian

    Carol, esqueci de perguntar também, qual a data sobre como criar as fichas-resumo? adoraria saber como vc criava as suas, com certeza deve ser de grande valia!

    • Oi, Lilian! Será no dia 13/10/2014 ;)
      Fique de olho no email do Esquemaria (é por lá que vou enviar o link da aula)

      • Lilian

        Oi, Carol! obrigada pelas respostas das duas perguntas que eu fiz!
        Pode deixar que ficarei de olho, sim! :) Muito obrigada mais uma vez!
        Abraços, querida!

  • Richrard Ribeiro

    https://www.youtube.com/watch?v=vA_9tjjR3as

    kkkkkkk a menininha da moeda é a sua cara Parabéns pelo clip :)

    • Gente, ela é igualzinha! Hahahaha! Obrigada pelo vídeo ;)

  • Leonardo Silveira

    Oi Carol,
    Excelente a qualidade visual/conteúdo do site, parabéns! Sinto que vc dá um “tempero especial” ao personalizar assuntos que eu já tinha lido antes, deixando-os bem originais.

    1º) Usando como base a planilha preenchida, se eu passar 2 dias sem estudar, devo manter a sequência das disciplinas do ciclo, continuando da que parei?
    2º) Você controlava (anotava) os dias, horários que estudou? A planilha era reajustada semanalmente, mensalmente?
    3º) Usava cronômetro (timer), colocava relógio na mesa ou algo do tipo p/ seguir a risca o cronograma?

    • Obrigada, Leo!
      Ótimas perguntas!
      As minhas respostas:
      1. Sim! Mantendo a sequência, você não pulará matérias ;) (e essa é a ideia do ciclo!)
      2. Não tudo. Eu sou a favor da organização, mas não uma organização burocrática. A minha ideia é “organização mínima”, ou seja, você deve ser bem organizado, mas não ao ponto de perder tempo demais com isso. Então, se houvesse um dentista no meio da planilha, eu simplesmente ia ao dentista e pronto. O que é legal anotar é a quantidade de voltas que você deu no ciclo, para acompanhar se você está batendo as metas estabelecidas.
      3. Sim, usava cronômetro para contar as horas líquidas de estudos ;)
      Abraços ;)

  • Tamires Modesto

    Carol, vc colocava horário pra treinar discursiva?
    Tô montando o planejamento pro TCU, daí tem que dar uma atenção né?
    Fazia quantas redações por semana? Por que precisa “escrever pra aprender” hehehe, baixei o e-book tb! :)
    E muito obrigada! Vc é um aaaanjo… Ajudou bastante na organização!
    Abraços!

    • Obrigada, Tamires :)
      Bem, no início, no meu primeiro mês estudando discursivas, eu fazia uma por dia. Depois disso, peguei o jeito e não precisei treinar muitas vezes… o negócio, depois, foi procurar entender os temas profundamente ;)

  • Ricardo

    Gostaria de saber quando o ciclo é de 17 horas, oq ue fazer?

    • Oi, Ricardo! Você tem duas opções: 1. tentar tirar algumas matérias, para diminuir a carga horária, ou 2. dividir seus estudos em 3 ciclos diferentes (estudando, por exemplo, 1 mês em um ciclo, outro mês em outro ciclo e mais 1 mês em outro ciclo, por exemplo).
      Abraços ;)

  • grazy_concurseira

    Olá Carol!!! Adorei seu post!!!
    Vou montar minha planilha tb. Eu vou focar na ANCINE, fiquei feliz em saber que tem previsão para 2015.
    Um super beijo

  • Lais Oliveira

    Nossa Muito boa essa dica! Valeu!!!

  • Warley

    Oi Carol.
    Tô querendo tentar o técnico do TCU. Teria uma dica pra montar o meu ciclo?

    • Oi, Warley! O ideal é que você crie seu próprio ciclo, pois você sabe melhor sobre os pesos de cada matéria em seus estudos. A melhor maneira de montar não tem para onde fugir: é seguir os passos deste post ;)

  • Eleni Veras

    Oi Carol, como você fazia para revizar o conteúdo? Deixou tudo pra depois de ver toda a matéria ou ia revendo a cada novo capítulo? abreijos….

    • Oi, Eleni!
      Eu, particularmente, fiz a revisão nas últimas 3 semanas (incluí a revisão como uma matéria, em meu ciclo de estudos).
      :)
      Abraços!

  • Aline Bruno Ribeiro

    Olá Carol, obrigada pelo excelente artigo, foi de ótima ajuda para meu planejamento. Parabéns.

  • Rosangela

    Oi Carol, tudo bem?

    Descobri seu site ontem. Parabéns demais. Excelente site com conteúdo bem dinâmico e motivador. Muito obrigada por tamanho altruísmo. Bem, pretendo retomar meus estudos para o TCU. Finalmente consegui entender o tal ciclo de estudos. kkkkk. Lia em vários locais, mas não conseguia aplicá-lo. Pois bem, peguei as matérias que considero a espinha dorsal do TCU, a saber: Cext, AFO, DAD, DCO, AUDGOV, CPU. Sei que tem outras importantíssimas tbém de fora, mas preciso fazer um ciclo menor, pois não disponho de tanto tempo p/ estudar. Espremendo dá umas 4hs diárias, incluindo sábados e domingos. É cada um dá aquilo que tem né?kkk. Bom, voltando ao que interessa, desse modo demorarei 03 dias p/ dar a volta no ciclo, pois reservei 02 horas p/ cada matéria.Está certinho? Ao priorizar as matérias pensei no seguinte: APU é importantíssima, mas vai ficar pro 2° ciclo, Português idem. E os outros direitos tbém junto com as outras Contabilidades. A CPU ficará no 1° ciclo, pois ela tem muitos conceitos que serão utilizados em AFO, acho que as duas se complementam. O que quero dizer com este comentário enorme kkkk, na verdade, quero perguntar, kkk, não sou muito objetiva em comentários viu?. Pois bem, vc acha que está legal ou pela sua experiência, deveria fazer um ciclo menor? Considera como espinha dorsal do TCU as mesmas que considerei ou trocar algumas matérias? Muito obrigada pela paciência em ler… e pela disposição em ensinar. Mais uma vez Parabéns e Felicidades em sua vida. Abraços…

    • Tá ótimo, Rosângela! :)
      O MELHOR para a auditoria é dividir em três ciclos. Eu faria assim:
      • Ciclo 1: 70 dias (PCIV, ECO, CEX e DAD);
      • Ciclo 2: 60 dias (AFO, PEN, AGO, APU e CPU);
      • Ciclo 3: 70 dias (CIV, CGE e CCU).
      Dessa forma, deixa duas matérias pesadas que requerem muita memorização para o final e vê as matérias mais importantes (AFO, APU, DAD e CPU) em um estudo de longo prazo. Se você tiver uma boa base de DCO e PORT, nem estude… era assim que eu iria fazer se fosse estudar para a auditoria :)
      Claro, os pesos dependem de você ;)

      • Rosangela

        Oi Carol,

        Brigadão por me responder viu? Ainda mais uma resposta tão destrinchada e mastigada assim. Estou muito feliz.

        Dúvidas: ECO seria Economia, mas vc. acha que ela cairá em um próximo concurso p/ Auditor novamente? Acredita que ela seja uma tendência para próximos concursos do TCU? Ou estudaria por prudência mesmo?

        Mais uma vez obrigada e felicidades mil.:)

    • E, claro, um espaço, no final, para revisar tudo.
      Era assim que eu faria :D

  • Por favor me ajude, eu quero começar a estudar para o TCU, mas estou perdido não sei por onde começar? quais matérias vão cair? ja baixei a planilha mas não sei com que matérias preencher !!!

  • Marianne Silva

    Oi Carol, descobri o seu site pelo youtube. E gostei bastante. Estou estudando exatamente pra prova de técnico do TCU. E gostaria que você me indicasse bons materiais que você usou na sua preparação para Controle Externo e Execução Orçamentária e Financeira. Obrigada desde já.. :)

  • Glauber Ramon

    Oi Carol, em relação ao Ciclo de Estudos, por exemplo, digamos que eu estude 5 matérias, na última matéria do ciclo, eu tenho que voltar a estudar a primeira matéria assim que terminar o final do ciclo, no mesmo dia? Ou eu só volto a repetir o ciclo no dia seguinte?
    Seu site é bem legal, esta me ajudando muito, eu estou iniciando agora esse projeto de Concursos Públicos.

  • Oi, Glauber!
    Obrigada ;)
    Bem, você não vai estudar todas as matérias do ciclo em um só dia, não. Você simplesmente continua, no dia seguinte, a partir do ponto em que parou no dia anterior. :)

  • Thais

    Oi Carol!!!! Vc costumar fazer algum tempo de intervalo entre as matérias?quanto tempo? Todos costumam falar com relação a esse intervalo mas ainda nao consegui me acertar com relação a isso!!! Obrigada

  • Oi, Marianne! No meu vídeo sobre o TCU eu dou dicas sobre bibliografia :)

    https://www.youtube.com/watch?v=I2HQq1rSHGs

    Abraços!

  • Liliana

    Carol, que Deus abençoe por ajudar outras pessoas a alcançar o tão sonhado concurso. Bem estou tentado retomar meus estudo depois q restabelizei de uma cirurgia e preciso de uma orientação, por onde devo retomar, faço um cursinho, cursinho online/vídeo aula em casa, estudar por aportilas ??? O que me sugere??? Gostei do ciclo de estudo , posso usa-lo com todas essas opções para estudo, somente leitur???? Me ajudaaaaa bjs fique com Deus. Liliana

  • Ediekes Lopes

    Olá, Carol.
    Estudo para a área tribunal, gostaria de saber como faço pra colocar as materias certas por peso e eu nao fique sem estudar algum assunto do respectivo edital, tenho umas video-aulas de um cursinho online que faço, que o assunto é 2:30 hmin 5 videos de 30 minutos, isso cada assunto de cada materia, como irei encaixar no ciclo de estudos e estudar as demais materias?

  • Eu acredito que caia novamente, Rosangela ;)
    Mas isso é só achação minha. Matando as matérias principais, em 2 meses depois do edital dá para matar, também, economia :D

  • Thais, existem diversas técnicas usadas… a mais conhecida é a técnica do pomodoro, que você pode entender melhor neste link: http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A9cnica_pomodoro
    Eu mesma não tinha uma regra fixa… se eu sentisse a necessidade da pausa, eu fazia a pausa. Para algumas pessoas, é legal fixar os tempos, principalmente para iniciantes, porque aí a pessoa fica com menos vontade de fazer outras coisas que não sejam estudar. Com o tempo, seu esforço vai aumentar e você não vai precisar fazer isso com tantas regras ;)

  • Oi, Liliana! Obrigada :)
    Retome fazendo um planejamento de estudos: para que cargo você quer estudar? Quanto tempo por dia você tem para estudar? Para quando será o provável lançamento do edital de seu concurso?
    Tudo isso conta ;)
    Depois disso, planeje seu ciclo de estudos e seus materiais. Os materiais dependem de cada matéria que você irá estudar. Nem tudo deve ser estudado da mesma maneira!
    Abraços ;)

  • Ediekes, o meu conselho é geralmente não colocar as vídeo-aulas no ciclo. O ciclo é legal porque você coloca os pesos necessários em cada matéria, e isso não é possível fazer nas aulas, porque os próprios professores definem os tempos. Quando se estuda por vídeo-aulas, o ideal é estudar pelo menos a médio prazo e dar tempo ao tempo, porque vídeo-aulas realmente são extensas. :)
    Abraços! :)

    • Ediekes Lopes

      O meu estudo é a médio prazo, como eu poderia encaixar as vídeo- aulas, e como fazer os ciclos de melhor maneira possível?. abraço.

      • Massa, Ediekes! Que bom ;)
        Então, faça o que eu falei, mesmo. Não coloque as vídeo-aulas no ciclo de estudos, apenas os estudos extras (livros, resumos, aulas em PDFs). Lembre-se que em vídeo-aulas e aulas presenciais o conteúdo é organizado pelo professor, e não por você, o que tira toda a ideia de pesos do ciclo de estudos.

        • Ediekes Lopes

          Como encaixo as video-aulas no dia a dia? deixo um horario so pra elas? e uso o ciclo em outro horario? tem como falar com voce por outro local ? skype, whats ou face?

        • Ediekes Lopes

          Gostaria de conversar com voce no skype, face, etc, pra tirar outras duvidas tem como ?

    • Ediekes Lopes

      como encaixo as video-aulas…?

  • Andressa

    Oie, Carol
    Referente a Exercícios fiquei na dúvida, por exemplo: se eu coloco 30min para raciocinio lógico, nesses 30 min seja para essa matéria ou outra com o mesmo tempo, ficará dificil aprender um tópico e fazer exercícios junto. O que pode ser feito? pois, sigo o metodo (teoria + prática)

  • Antonio Júnior

    Carol,

    Obrigado pelas dicas acho esta forma de estudar ideal, no entanto estudo para um concurso no qual tenho 10 disciplinas e apenas 5 horas disponíveis o que fazer? outra coisa você conhece alguma técnica legal para revisão?

    ABRAÇOS E OBRIGADO.

  • Thayná

    Olá Carol. Eu não entendi uma coisa… Vamos supor que um dia meu eu tenha só 5 horas de estudo, certo? E o meu ciclo deu 8 horas o total. No caso, vou estudar nessas cinco horas até onde der e no dia seguinte termino até chegar oito? Ai quando chega nas oito horas eu volto e revejo tudo o que eu estudei (no caso por mais dois dias, vamos dizer.)? Aí eu faço isso até aprender e depois continuo seguindo em frente com os próximos assuntos, certo? Beijos.

  • Aryna Mason

    Olá, amei o site é muito lindo e divertido de acompanhar. Tenho uma dúvida sobre ciclos, já tentei estudar por esse método mas eu demorava muito tempo até terminar um assunto, quando tinha que parar no meio por exemplo pq a hora tinha dado. As vezes passava semanas e nada de terminar aquele assunto. Existem assuntos de direito que são muito extensos e difíceis de terminar em 1h. Como posso resolver isso?Obrigada

  • Oi, Ediekes!
    Sim, o ideal é deixar um horário só para as vídeo-aulas, separando-as do ciclo de estudos ;)

  • Leonardo

    Primeiramente, parabéns pelo excelente conteudo disponibilizado.
    inclusive na parte da “grande sacada do cicli de estudos” muuuuito bom mesmo… o esquema do desenho…. eu ja havia visto algo de guardar em caixas de revisoes… mas nao havia vicualizado a amplitude… e sempre ficava adstrito ao cronograma fixo semanal, mensal, bimestral e trimestral… (uma vez que estudo para analista de TRTs, e existem em torno de 150 pontos no edital e cerca de 20 a 30 pontos por materia…) E neste ponto, que surge a duvida… o ideal e revisar o maximo possivel e no menor tempo possivel… e como fazer isto com tantos pontos? Obs. eu demoro cerca de 3 meses para ver tudo o que da em media de 2 a 3 pontos por dia…… MISSÃO QUASE QUE IMPOSSIVEL… o que me diz Carol?

  • Lívia

    Ola, Carol! Esse ciclo não serve para estudo de matérias específicas, por exemplo, Gestão de Pessoas, para uma prova apenas discursiva, certo? Sendo mais específica, uma prova discursiva contendo 4 questões.

  • Rayane

    Oi Carol!

    Seu site é simplesmente fantástico! Parabéns pela iniciativa =)

  • O ideal é por aqui, Ediekes! Nos canais de contato pessoais (tipo Facebook) eu quase não respondo o pessoal, porque acabou que centenas de pessoas querem falar comigo, e eu não tenho tempo…

  • Coloque um tempo maior, Andressa! Ao invés de colocar 30min, coloque 45min, 1h… ;)
    Tem que ser o ideal para cada matéria! Em RLQ, eu colocaria um peso até maior, porque é uma matéria que exige… bem… raciocínio! Hahhahaah…
    Bjs!

  • Oi, Antonio! Existem várias técnicas para revisão… a minha preferida é encaixar a revisão no ciclo de estudos, um mês a três semanas antes da prova. 5h é muita hora! Mas a ideia não é encaixar todas as disciplinas em um só dia, mas sim todas as disciplinas em um só ciclo! Baixe a tabela e preencha, para entender melhor.
    :)
    Abraços!

  • Carlos

    Olá Carol, boa noite. Meu nome é Carlos. Eu conheci o seu trabalho através da palestra que assisti sua no dia 21/11 na senaco. Adorei suas dicas e sua didática. Eu tenho um problema sério em horários. Baixei a planilha que você disponibilizou e já deu um UP! em meu aprendizado. Minha dúvida é: o que você aconselha. Exemplo: Estou estudando Português e chegou ao fim o tempo estipulado sem fechar o assunto. Eu continuo até fechar (extrapolando o tempo) ou paro e começo outra matéria.
    Abraços

  • Isabella Rodrigues

    Olá Carol, não estou conseguindo baixar a planilha do excel. Coloco e email e nada, já confirmei no meu email e nada, pode me ajudar? Obrigada.

  • Sim, Thayná! Exatamente ;)

  • Oi, Aryna! :)
    Obrigada ;)
    Sim, isso acontece muito… quando for assim, aumente o tempo de estudo dessas matérias mais demoradas! Significa simplesmente que o peso que você deu não estava correto!
    Beleza? Abraços!

  • José Junior

    olá Carol, primeiramente gostaria de parabeniza-la por este site excepcional, e gostaria da sua opinião… pretendo estudar para 2 concursos simultaneamente, ambos são para área administrativa e compartilham a maioria das matérias, entretanto, como estou começando agora a vida de concurseiro tenho a necessidade de repassar as matérias gerais com certo aprofundamento, port. D.const. D. adm etc, dito isso, meu ciclo ficou em torno de 18h, o que é bastante, porém, em contrapartida tenho uma disponibilidade de 8h diárias de estudo, ou seja, voltaria a cada matéria com um intervalo de 1 dia… o que você me diz… está bom, ou ainda assim acha que devo modifica-lo e minimizar o tempo do ciclo ? … fico no aguardo, Abraços!

  • Mariany

    Oi Carol! Primeiramente obrigada por compartilhar tantas informações. Fiquei com uma dúvida quanto ao ciclo de estudos. Por exemplo: Digamos que eu reserve 30m pela manhã para estudar a disciplina X e 1h30m a noite para estudar a disciplina Y, mas por algum motivo não pude estudar pela manhã. Nesse caso, terei que usar 30m da noite para disciplina X e ficarei com apenas 1h para a disciplina Y (não cumprindo o que eu havia planejado), é isso mesmo?

    E quanto às fichas mentais, se eu quiser fazer uma em relação a alguma coisa que estou estudando no livro, por exemplo, o ideal é que eu faça durante a leitura mesmo ou só depois?

    Obrigada!

  • Marisa Marques

    Olá Carol!!! Eu não consigo estudar várias matérias ao mesmo tempo, prefiro estudar, por exemplo, somente D.Trabalho, e aí sim passar para próxima matéria. Estou me preparando para AFT. Como posso montar um ciclo? Já que não consigo estudar várias matérias, como 1:30h para D. Trabalho; 1h para D. Const. e assim sucessivamente. Aguardo. Marisa Marques. Ajude-me.

  • Thaizy Trindade

    Olá Carol, montei um ciclo que deu um total de 16horas, sou praticamente iniciante em concursos e ainda estou vendo teorias e montando alguns mapas aos poucos. Acha que é um ciclo muito grande?

  • Rafael Macario

    Carol,

    Referente ao ciclo, as horas dedicadas são de efetivo estudo certo?
    E como montamos um quadro horário para assistir às aulas?
    Segue a mesma ideia? Costumo assistir a vídeo aulas de algumas matérias, e acabo me perdendo nesse ponto.

  • Thiaguinho

    Boa Tarde Carol, gostaria muito que vc me ajudasse, é o seguinte: meu ciclo ficou com uma carga de 19hs; vou prestar para PRF; gostaria q vc me desse uma dica bem aprofundada pois não entendi muito essa técnica.Estou com um ciclo com 20 matérias e com seus devidos pesos, está muito longa esta jornada? Muito obrigado.

  • Amanda Ventura

    Olá Carol ,essa técnica é bastante interessante ,porém fiquei com uma dúvida; fiz meu ciclo de estudo eu vou estudar esse ciclo de segunda a segunda ?? e quando eu terminar o ciclo eu volto pro ínicio de novo ?? isso podendo fazer de duas até três vezes no dia ?? beijos

  • Pablo

    Boa noite, não consigo baixar o ciclo? alguém sabe como devo proceder?

  • Waldyr Tatsch

    O link para download não está funcionando :(

  • Jhonatas

    Olá o link não dá acesso ao arquivo, poderia postar novamente?

  • Mona

    Oi!! a planilha não está mais sendo disponibilizada? ahhh! :(

  • Ana Júlia alencar

    olá Carol! Gostei muitíssimo do seu site,me ajudou muito a fazer meu cronograma,mas de vez em quando eu costumo parar tudo o que estou estudando para me exercitar um pouco,porém quando eu volto novamente a estudar eu fico meio que “perdida” sem saber onde eu parei,se puder me dar uma dica agradeço muito! bjs

  • Laura Guimarães

    Não to conseguindo baixar :/

  • Richard Heiras

    Ola, pode me enviar esse e-book e os demais que puder para meu e-mail, não consegui baixar no site.
    e-mail: richard_junior@hotmail.com

  • Laís

    Olá, Carol =D. Achei bastante interessante o seu método, parabéns por suas vitórias!!! Porém tentei baixar a planilha e não aparece para baixar, teria como verificar e disponibilizar novamente? Ficaria muito grata *-*

  • Rafael Ferreira

    Caroooooooooooool, não ta disponível o Download :/

  • Gianine Xavier

    Oi, Carol.
    Estou apaixonada pelo site, o conteúdo é muito bom, parabéns e obrigada por compartilhar os seus conhecimentos :). Só que infelizmente eu não consegui fazer o download da planilha do ciclo de estudos, será que vc poderia enviar para esse e-mail: gianine@outlook.com.br ou disponibilizá-lo de outra forma??
    Desde já, agradeço.

  • Dâmaris Leite

    Boa noite, Carol.
    Primeiramente Parabéns, li e achei de extrema utilidade seu post, mas não consigo fazer o download da planilha :( . Caso você tenha como enviar por e-mail, já me cadastrei aqui, mas meu e-mail é: damaris_line@hotmail.com / damflute.line@gmail.com. Ficarei muito grata. Obg.

  • Michel Marques

    Oi! Parece que o link para Download da planilha está quebrado. Teria como disponibilizá-la novamente?

  • Nica TEleven

    Oi Carol, adoraria experimentar sua planilha!!!!Gostaria de saber como faço pra baixá-la pois os links não estão funcionando.
    Vlw

  • Adriel

    Eu não estou conseguindo baixar a planilha…você poderia me mandar por e-mail(adrielspinto@gmail.com), ou me dar uma guia? Obrigado.

  • Fernanda

    Carol, o link da planilha não está mais disponível. Você pode compartilhar novamente?

  • vivian

    o link para a planilha está quebrado!!!

  • Isabela

    Carol, cadastrei meu e-mail para receber a planilha, mas dá erro, além dos links de download da planilha não estarem funcionando. Desejo receber a planilha.

  • Eduardo

    Oi Carol….gostei muito do post.
    A planilha não esta mais disponível?….tem como enviar novamente?

  • Laura

    Não consigo baixar a planilha… =(

  • ana

    boa noite Carol não estou conseguindo fazer o download… como procedo desde já agradeço.

  • Maristela de Carvalho

    Carol, não consegui baixar a planilha, poderia me enviar?

    • Maristela, o link para download voltou a funcionar!

    • Maristela, o link para a planilha já está funcionando novamente. Abraços!

  • Laura, a planilha já está funcionando novamente ;)

  • Fernanda, o link voltou a funcionar! Abraços ;)

  • Olá, Pablo! Está funcionando, clique lá!

  • Agora está! :)

  • Está funcionando novamente, Jhonatas!

  • Tá funcionando de novo, Mona! êêêê! :)

  • Comentário bacana, Ana! Eu deixava um “PAREI AQUI”: se o material era escrito, eu deixava um post-it ou uma anotação feita com lápis; se era eletrônico, eu só apertava um ctrl + f e digitava “Parei aqui”, para saber onde tinha parado.
    Isso funciona tanto para intervalos quanto para quando você volta a rever a matéria na próxima volta do ciclo.
    Abraços! :)

  • De 2 a 3 meses é um tempo ótimo!
    As revisões você pode incluir no ciclo (por exemplo: 2h para revisões), antes ou depois do edital ;)
    Abraços!!
    Carol.

  • Serve sim ;)
    Se cai conteúdo da matéria, então tem que estudá-la ;)

  • Obrigada, Rayane ;)

  • Para e começa a outra! hehehe… abraços!

  • Oi, Isabella! Tá funcionando, agora, é só clicar! ;)
    Bjs

  • Marisa, faça três matérias, estude-as até ficar boa e depois passe para mais três e assim sucessivamente. Bjs ;)

  • Obrigada! :)
    Eu cortaria um dos concursos, e só aí seriam muitas horas preciosas a mais para você! Blz?? Menos matérias = mais rápido para passar! Foque ;)

  • Por nada, Mariany! Sim, acontecem algumas coisas que não estavam no nosso cotidiano, aí é a hora de usar o ciclo… se vc usasse uma tabela, você pularia a disciplina X, o que seria uma situação bem pior!

    Quanto às fichas, faça na hora da leitura, mesmo! Só não faça uma ficha de cada linha que você for ler, porque aí seria contraproducente ;) Bjs!

  • 20 matérias é mta coisa! Diminua isso aí ;)

  • Não precisa necessariamente ser de segunda a segunda! Conheci uma menina que estudava mto durante a semana (12h por dia) e ficava com os finais de semana livres – ela passou aos 19 anos para o Senado… Bjs!

  • Acho que sim! Divida o ciclo (por exemplo, estude metade das matérias agora e metade das matérias depois), para melhorar isso aí!

  • Sim, Rafael! São as famosas “Horas Líquidas de Estudo”.
    As aulas você coloca na planilha da parte semanal!
    O ideal é usar o ciclo para estudos “por fora” dessa parte tradicional (aulas com professores falando ao vivo). Bjs!

  • Isis

    Oi Carol, tenho que usar algum pacote específico do Office? tentei o 2010 e deu erro, e o calc (libre office) também =/ abre a planilha só com símbolos de bug!
    Obrigada pela atenção, admiro bastante você e a sua página tem ajudado muitas pessoas, inclusive a mim!

  • Aqui tá tudo certo, Isis! Foi feita no Excel 2010… tente em um outro computador! :) Bjs

  • Franciane

    Olá Carol, seu site é muito bom! Parabéns!!!
    Mas, eu não conseguir baixar as planilhas. help me, pleaseeeeeeeeeeee!!

  • Nica, tá tudo certo! Agora os links já funcionam ;)

  • Dâmaris, obrigada! Os links já estão funcionando ;) Abraços!

  • Gilson Silva

    Olá Carol,
    Está muito lindo os detalhes do site, tudo feito com muito cuidado.
    O ciclo já estou utilizando, mas eu não sabia dos pesos e tal. Vou adotar sua planilha na minha.rsrsrs

    Obrigado mesmoooo!

    • Ótimo, Gilson! Depois venha me dizer sobre sua experiência.

      Um abraço ;)

      Carol!

  • Eric

    Oi, Carol. Tenho uma dúvida quanto ao ciclo: Todas as matérias do edital serão estudadas no mesmo dia? Se sim, no dia seguinte eu vejo o mesmo assunto de cada matéria ou parto pro próximo assunto?

  • Janielle Oliveira

    Tô com um probleminha pra me adaptar a esse ciclo, meu material é impresso mas se complementa com vídeo aula, (é um curso preparatório) e cada aula tem duração de 2h, então o “negócio da meia hora” não funciona muito bem, só explicando que optei pelo curso como método inicial porque sou iniciante, não sabia por onde começar nem como. Também não estou conseguindo aplicar a Tática dos Feras, acho que vou ter q concluir o curso pra depois ver esses outros métodos pois o conteúdo ainda não me é familiar, fico perdida sem saber onde encontrar as respostas.

    • Oi, Janielle! Ótimo seu comentário!
      Todo início parece um pouco complicado, né? Quando você começar a aplicar essas técnicas no seu dia-a-dia, vai conseguir fazer isso quase que automaticamente.
      Quanto ao seu ciclo, o cursinho é um evento, então ele deve ficar na planilha do seu dia-a-dia (rotina), não no seu ciclo!
      Abraços.

  • Oi, Eric!
    “Todas as matérias do edital serão estudadas no mesmo dia?”
    Não senhor! Essa é a ideia do ciclo: quando acabarem suas horas livres do dia, volte apenas no dia seguinte, de onde parou :)
    “Se sim, no dia seguinte eu vejo o mesmo assunto de cada matéria ou parto pro próximo assunto?”
    No dia seguinte, você volta de onde parou :)
    Um abraço!

    • Eric

      Ahhh sim, mas suponhamos que eu seja vagabundo hehe, e tenha o dia inteiro livre pra estudar, eu posso ver as 8 disciplinas, por exemplo, no mesmo dia, fazendo a distribuição dos pesos pra cada uma e tal ou tem alguma contraindicação?
      Valeu, abração!

  • Oi, Franciane! Os links estavam com problema, mas agora estão ok ;)

  • Oi, Ana! Antes não estava funcionando, mas agora está! :) Clique aí! :)

  • Oi, Eduardo! Voltou a ficar disponível ;)
    Abraços!

    • Eduardo

      Obrigado Carol, valeu. Um abraço!

  • Ianne Lopes

    Oi, Carol.
    Li todo o post e fiquei com algumas dúvidas.
    No caso, eu estudo todos os conteúdos no ciclo que fiz pra mim, aí qd eu terminar eu volto e começo esse mesmo ciclo revisando tudo que eu estudei anteriormente? Aí depois d’eu revisar começo um novo ciclo, reviso ele, e por ai vai? Tipo, como se eu estudasse o mesmo assunto duas vezes?
    Obrigada!

  • Natalia Kachak

    Oi Carol! Ótimo esquema de estudos, vai me ajudar muito no planejamento diário! Parabéns e obrigada por dividir esse conhecimento =]

  • Oi, Ianne!
    Vou responder por partes:
    “No caso, eu estudo todos os conteúdos no ciclo que fiz pra mim, aí qd eu terminar eu volto e começo esse mesmo ciclo revisando tudo que eu estudei anteriormente?”
    Não! Você continua de onde parou!

    Aí depois d’eu revisar começo um novo ciclo, reviso ele, e por ai vai?
    Não precisa necessariamente revisar! As revisões você pode colocar como se fossem uma matéria, por exemplo, mas a ideia é continuar de onde você parou.

    Tipo, como se eu estudasse o mesmo assunto duas vezes?
    Não! hehe… como eu disse, você só continua de onde parou ;)

    Abraços!! :)

    • Ianne Lopes

      Oi, obrigada por responder!

      Ahhh entendi! Tinha entendido tudo errado então, rs. Acho que para 2ª fase da OAB talvez não dê certo eu utilizar esse método, pois só são basicamente duas disciplinas (Penal e Proc. Penal – cai tbm a parte de Leg. Penal Especial),e tenho que ver primeiro toda a parte de Penal para só depois ver Proc. Penal.
      Mas vou guardar aqui a planilha para depois eu utilizar para outros concursos.

      Beijos! :*

      • Ah, massa demais, Ianne! Até com poucas disciplinas é legal aplicar a técnica, mas realmente fica ainda melhor quando há mais ;)

  • Voltou a funcionar direitinho! :)

  • Tá funcionando, agora!

  • Voltou a funcionar, Adriel! Tente baixar novamente.

  • Voltou a funcionar :)

    • Oi, Waquisli! O site voltou a funcionar (é só clicar de novo!).

  • Tá disponibilizado, Michel! :)

  • Oi, Gianine! Desculpe, o site estava fora do ar, mas agora voltou! Basta clicar no link ;)

  • Oi, Richard!
    O link voltou a funcionar ;)
    Abraços!

  • Oi, Laís ;)
    A planilha voltou a funcionar, você viu??! :)

  • Rafa, agora voltou a ficar disponível!

    :)

  • Nany Lee

    Muito legal Carol!!! Eu só tenho 3:30h diárias pois moro distante do Centro da cidade onde trabalho. Meu ciclo deu 12h pois ainda não vi tudo que se pede no edital. Meu sábado está com 9h e meu domingo 7h. Estou achando pouco mas não posso aumentar! Será q estou longe do ideal? :(

  • Não, Nany, é uma média boa! O lance é aproveitar cada minuto desse tempo com estudo de qualidade.
    :)

    • Nany Lee

      Acho tão pouco! Acabo me sentindo mal. :(

      • Se você souber aproveitar cada minuto, terá mais tempo do que quem tem mais de 6h por dia!

  • Luciana

    Nossa que dedicação!!! agradecer não é suficiente, se estivesse pessoalmente provavelmente abraçaria e gritaria muito…rsrsrs
    Eu não costumo comentar em publicações, simplesmente leio e aproveito o conteúdo, no entanto você disponibilizou gratuitamente uma planilha de exemplo e como se não bastece explicou ponto por ponto com toda clareza possível. Sempre me intrigou o fato de algumas pessoas como você ajudarem os outros assim sem cobrar pelo conteúdo, nem nada. Eu não sei Carol o que te impulsiona, e sei q uma planilha de estudo é uma bobagem, mas muito obrigada, era tudo que eu precisava. Parabéns pelo site, e pela Dedicaçao!!!
    Tudo de melhor…
    abraços

  • Patrick

    Oi Carol…….estou para iniciar os estudos para auditor da receita federal…….porém antes, estou definindo os materiais e o método que irei utilizar para começar a estudar………….como não tenho nenhum conhecimento do conteúdo das matérias, gostaria de saber o seguinte: você sugere estudar pela resolução de questões procurando as respostas na literatura, no meu caso que estou começando do zero poderia começar desta forma também ??? ou essa orientação é para quem já tem um determinado conhecimento nas matérias ???

  • Ana

    Oi Carol, adorei essa sua técnica e vou adotá-la, só fiquei um pouco confusa a respeito de como se dariam as revisões e o avanço nas matérias…

  • Eneias

    Boa tarde; Carol – Gostei muito do assunto ciclo de estudo e gostaria de saber como eu encaixaria as revisões das matérias neste ciclo? E qual a melhor forma de se revisar uma matéria?
    Muito Obrigado!
    Parabéns pelo site

  • Guest

    Oi Carol…….estou para iniciar os estudos para auditor da receita
    federal…….porém antes, estou definindo os materiais e o método que
    irei utilizar para começar a estudar………….como não tenho nenhum
    conhecimento do conteúdo das matérias, gostaria de saber o seguinte: no seu site voçê sugere estudar pela resolução de questões procurando as respostas
    na literatura, no meu caso que estou começando do zero poderia começar e continuar os estudos somente
    desta forma ??? essa sugestão é para quem já tem um
    determinado conhecimento nas matérias ??? ou teria que intercalar a resolução de questões, com a leitura convencional dos tópicos do edital + os métodos de memorização ???

  • Obrigada, Luciana! Eu acredito que é como plantar uma sementinha… você não ganha nada agora, mas, quando a árvore crescer e começar a gerar frutos, você passará a ganhar ;)
    Obrigada pelo comentário :D

  • Já pode aplicar a tática dos feras nos livros, Patrick! É boa até para conhecer a matéria (dependendo do caso). http://esquemaria.com.br/22/04/2014/tatica-feras-estudar-teoria-questoes/

  • Eu colocaria uma matéria denominada “revisões”, só para revisar as matérias anteriores! :)
    E, no ciclo, você simplesmente continua de onde parou ;)
    Abraços!

  • Basta acrescentar, no ciclo, uma matéria denominada “revisões” ;)

  • Olá, Patrick! Já respondi ao seu comentário, né? hehe… abraços!

    • Patrick

      ops…….desculpe pelo inconveniente………….é que enviei 1o comentário e o disqus deixou pendente……….achei que tinha dado algum erro e enviei outro…….abração.

      • Sem problemas! hehe… era só um aviso de que seu comentário já tinha sido respondido, mesmo! Bjs!

  • Pat

    Oi Carol. Parabéns pelo trabalho, Deus te proteja!

  • Obrigada!

  • Nayara

    Oi, Carol!
    Passando só para agradecer as dicas, serão de grande ajuda.
    Um abraço. :)

  • Ainda assim eu iria preferir estudar todas em, pelo menos, um dia e meio… Quando você vê todas em um dia (se forem 8 matérias, por exemplo), você vai querer correr para passar de uma para a outra. E mais (você mesmo falou): tem que colocar os pesos! Portanto, algumas matérias chegarão a 1h30, 2h, enquanto outras terão 1h ou menos… sendo assim, a matemática não bateria… mas um dia e meio já estaria melhor! :)

    • Eric

      Entendi, tava achando muito maçante todas em 1 dia mesmo, mas mesmo assim já vi uma melhora bastante considerável. Valeu pelos bizús! Abraços… :D

  • Obrigada, Nayara! :)

  • Ahhhh! Imaginei hehe…
    Abraços!

  • Paulo

    Não estou conseguindo baixar a planilha!
    O arquivo que é baixado fica com erro e não abre.

  • Raquel

    Oi Carol!! Não trabalho então posso estudar o dia todo, no momento estou estudando para o concurso da Ans, nível médio. Eu não entendi alguns pontos do ciclo. Eu teria que estudar todas as matérias do edital em um dia ?? Se eu quisesse estudar duas matérias por dia teria como ??

    • Tem como, Raquel, mas não é recomendável! Ainda mais se você tiver de estudar mais de 5 matérias… Em cada ciclo você estuda todas as matérias, mas um ciclo não termina, necessariamente, em um dia.

  • Diogo Gonçalves

    Olá Carol, boa tarde!

    Como eu poderia adaptar esse ciclo de estudos ao material PDF? Por exemplo, meu material é dividido por aulas (aula 01, aula 02, aula 03, …) e cada aula tem inúmeras páginas. No caso são sete matérias das quais quatro tem grande peso, seria melhor eu utilizar o ciclo por aula (para não ter que parar no meio do PDF para ver outro) ou utilizar o ciclo pelo tempo mesmo?

  • Rodrigo

    Obrigado pelo Bizu, já comecei a utilizar e consigo ver os ganhos com esse jeito de estudar. Obrigado.

  • Olá, parabéns pela iniciativa!
    Estou começando a me organizar para estudar para concursos e seu blog tem ajudado muito. Entretanto, estou tendo problemas… Estou cursando o 3º semestre da faculdade e tenho tido dificuldade em dividir o tempo entre as atividades acadêmicas e o estudo para concurso. Você teria alguma dica, alguma sugestão? Desde já agradeço!

  • Ana Kelly

    Oi Carol,
    Uma dúvida: você seguia a ordem que estava na planilha?! Exemplo: primeiro estudava Português, depois Raciocínio Lógico, Arquivologia, etc…!?
    Obrigada!

  • Carol meu ciclo ficou muito grande já que vou fazer mais de um concurso ? O quê poderia ser feito ?

  • Porque assim estou estudando para três concursos e os três possuem muitas matérias distintas não queria deixar de estudar nenhum dois três mais acho que vou ter que dar prioridade para o que esta com edital aberto e quando essa prova passar voltar a estudar para o outro :(

  • Ana Paula Torquato Sprenger

    Olá, Carol,

    Descobri seu blog por indicação de uma colega e ADOREI, estou numa alegria infinita com suas dicas. Obrigada por compartilhar conosco dicas tão preciosas e que farão diferença na minha vida e me ajudarão nessa caminhada até a aprovação e posse. Que Deus te abençoe SEMPRE.

    Tenho uma curiosidade e um pedido a fazer-lhe.

    1. Sou de Curitiba/PR e quero fazer o concurso para TCU – técnico, acredito que na região sul, sudeste, centro-este e nordeste a concorrência é maior, por isso estou pretensa a concorrer nas vagas do norte do país. Em quanto tempo poderei solicitar transferência? E normalmente abrem vagas para quais localidades?

    2. Pode me enviar a planilha de estudos por e-mail, pois não estou conseguindo abrir.

    Muito Obrigada,

  • Katia Rocha

    Oi Carol, tudo bem?
    Descobri o esquemaria há alguns dias e como ele tem me ajudado. Obrigada, viu? Como vc é muito didática, sei que ele está ajudando muita gente. Que iniciativa bonita, agradecida por isso!

    Sou nova no mundo dos concursos e a tabela (que no começo não entendi nada!) está me ajudando para estudar, justamente para o TCU. Por favor, vc poderia me indicar alguns sites gratuitos de questões para eu treinar? E vc diz: “(…) Se é o TCU, virão questões demais de licitações e AFO(…).” Onde posso achar esses temas, por favor? Como estou sem trabalhar vou estudar pra valer, sem exagerar nos horários, mas com certeza, terei muito tempo para fazer o ciclo das matérias em um dia, certo? Outra pergunta, vc acha interessante prestar outros concursos que estão pra sair, tipo: INSS, CEF, BB, Correios…?
    Obrigada e beijo. Tenha uma semana cheia de amor e paz por aí. :)

  • Isabela

    Olá Carol,
    Primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo site. Um dos melhores que já vi sobre concursos!
    Adprei o Ciclo de Estudos apresentado aqui, já fiz mais ou menos no papel, mas naó consigo baixar a planilha. Por favor, você pode me enviar por email?

  • Danielle Farias

    Bom dia Carol. Devo te confessar que estou totalmente perdida com relação a essa planilha rsrs. Vou fazer o concurso do INSS e são 8 matérias. Já preenchi a minha planilha com minhas horas para estudo mas e agora? na célula que coloquei estudar apago e coloco a disciplina que vou estudar? Por favor me ajude, help me.
    Obrigada

  • Silas Nunes

    O que significa a divisão de matérias ter 2 ou três ciclos? Não entendi a parte em que você sugere alguém dividir o estudo em três ciclos. É quando há muitas matérias? Nesse exemplo abaixo, significa que em 200 dias eu terminaria o estudo?
    Ciclo 1: 70 dias (PCIV, ECO, CEX e DAD);
    • Ciclo 2: 60 dias (AFO, PEN, AGO, APU e CPU);
    • Ciclo 3: 70 dias (CIV, CGE e CCU)

  • Gustavo

    Estou começando a esquematizar os meus estudos para a faculdade, e essa planilha veio em excelente hora!

    Obrigado, Carol!

  • Ana Luiza

    Carol, boa tarde! Tenho uma dúvida: estou tentando estudar por uma planilha que inclui duas ou três materias por dia, mas só estou dando conta de estudar uma, pois tenho estudado por livros e isso está me tomando muito tempo. As vezes programo para ler um capitulo de 40 paginas e fico o dia inteiro nesse capitulo e mal da tempo de rever os mapas mentais que ja fiz e muito menos terminá-los. Questões, então, tá sendo muito dificil fazer. Passo tempo demais na doutrina. Nesse metodo seu, como eu faço se eu nao conseguir terminar o que planejei? Se eu para, por ex, no meio de um capitulo de processo civil, por ex, não fica prejudicado eu recomeçar depois não?!

  • FRANCIELE

    Bom dia Carol,
    Estou entrando agora para o mundo dos concursos de nível superior, e estou estudando para analista tributário da Receita Federal, fazendo alguns sacrifícios consigo estudar 5 horas por dia. Mas estou com muita dúvida em como colocar as matérias nesse ciclo, tem como você me dar um a ajuda de um ciclo para iniciantes?

  • Dani

    Oi Carol,

    Parabéns pelo site e muito obrigada. Seu site me deu um gás para retomar a rotina de estudos e lutar pelos meus sonhos. Muito OBRIGADA! Enfim, adorei o post sobre o ciclo e resolvi experimentar, mas uma dúvida surgiu… Como poderia encaixar as revisões no ciclo? Alguma ideia? Abraço e obrigada.

  • Alexandra

    Carol,
    Estou começando agora a estudar para um concurso que terá no fim de julho. Trabalho 8h por dia. Qual dica você me dá para que eu saia bem uma vez q estou iniciando e tenho pouco tempo para o concurso

  • Rosemeri

    Carol, tenho uma dúvida. Após terminar um ciclo, recomeço o mesmo para dar continuidade ao conteúdo de cada matéria até finalizar todo o conteúdo ou, terminado o ciclo, refaço-o revendo o que estudei para então começar com novos conteúdos? Se está confuso, o que quero saber é em que momento revejo o que já estudei.

  • Olá, Alessandro! Vi que você obteve essa resposta no post http://esquemaria.com.br/15-erros-concursos/
    ;)
    E realmente é mais complicado se organizar quando há trabalho e crianças envolvidos, mas tudo é questão de foco, planejamento e ação! ;)
    Bons estudos!

  • Você não precisa fazer, necessariamente, em 2 dias. Em alguns dias, você estudará 8h30, em outros você estudará 2h e em outros você estudará 12h. A ideia é flexibilizar ;)

  • Oi, Bianca! Obrigada pela mensagem bacana :)
    Legal, sua dúvida é pertinente, mas só não deixe de fazer uma coisa: focar em um dos dois! Combinado? Não estude para dois concursos (tão diferentes) ao mesmo tempo! Não rola.
    O Ciclo é show de bola.
    Agora vem sua pergunta: “Tb queria pedir sua ajuda com outras coisas, já li em um site que pra quem é iniciante, deve começar estudando poucas horas e dps ir aumentando esse tempo, você acha que eu deveria fazer isso tb ou é bobeira?”
    É uma estratégia, né, cada um tem a sua! (Veja o erro 15 deste post: http://esquemaria.com.br/15-erros-concursos/). Eu, particularmente, acho que você tem que mandar ver logo de cara! Colocar em ação seus estudos (claro, fazer um planejamento bacaninha antes).
    Revisão é assim: você tem que fazer controle. Do contrário, você nunca revisará bem.
    E ei: você é novíssima, hein? Comecei aos 19, também, e parece que foi ontem. Espero que você tenha uma vida maravilhosa :)

  • Obrigada, Lorena ;)
    Seja muito bem-vinda!

  • Começa onde parou anteriormente ;)
    Essa é a ideia! :D

  • Oi, Dani!
    Sim, para revisões, você deve se organizar e verificar o que já revisou as 24h, nos 7 dias e no mês. É o que eu denomino revisão 1/1/1 (1 dia, 1 semana, 1 mês).
    Não há segredos: é só se organizar.
    Abraços!

  • Eu só acho que você deve diminuir a quantidade de matérias, enquanto não sai o edital. Daí, o seu ciclo diminui, também ;)

  • Emannuelle

    Oi Carol. A decisão de largar tudo e optar por ser concurseira realmente n é tarefa das mais fáceis. Essa planilha com ciclo de estudos é aconselhada para iniciantes, levando em conta assistir aulas e ler livros?
    Obg e parabéns pela iniciativa.

    • Sem dúvidas é complicado tomar esse tipo de decisão, Emannuelle! Você deve ter pessoas ao seu redor que te apoiem em uma causa como essa.
      Quanto à planilha, não coloque as aulas presenciais nela, ok?!
      Um abraço!

  • katniss Lima (Katniss)

    valeu gata, baixando aqui ;)

  • Nalla Brock

    Olá,Carol.
    Parabéns pelo site,Excelência define!
    bjim ;)

  • Oi, Ligia!
    Se o seu ciclo tem 10h e você dispõe de 5h/dia para estudar, então você dá uma volta no ciclo em 2 dias ;)
    Quanto à planilha, se a dificuldade permanecer, envie uma mensagem para suporte@esquemaria.com.br
    Abraços!

  • Oi, Carol!
    Achei legal!
    Ficou bem enxuto ;)
    O ciclo 24h/7d/15d/30d pode entrar aqui, sim! :)
    Abraços!

  • Oi, Amanda!
    Volte à matéria e estude a meia hora que faltou! :)

  • Oi, Anna! Cada matéria tem uma geometria diferente… você deve organizar os estudos por matéria, e não estabelecer uma regra geral! :)
    Por exemplo: em Direito Constitucional, eu não usaria metade do que você citou aí! Ficaria só com exercícios e tática dos feras.
    Isso depende do seu concurso e até mesmo de você! :)

  • Sim, continue de onde parou, mas nunca deixe de fazer as revisões! ;)
    Abraços!

  • Oi, Alessandra!
    Os dois são bons! O TEC é mais voltado para comentários de professores ;)
    Abraços!

  • Oi, Ana!
    Que legal ;)
    Realmente é preciso ter produtividade em um mestrado!
    Bem, o ideal é que você faça um ciclo com menor duração para que você volte às matérias mais vezes ;)
    Sacou?
    Abraços! :)

  • Dependendo da quantidade de horas de estudos por dia, é um ciclo grande…
    Se, com ele, você conseguir voltar para o início do ciclo em uns 3 dias, acredito que fique legal :)

  • Sim, considere que nesse tempo você faz material para ser revisado depois hehe :)

  • Obrigada, Bruna! :)
    Que bom que viu o vídeo sobre o Tesouro de Bresa! :)

  • Oi, Lucas! Sim! E aplique Tática dos Feras, também, assim você sabe melhor qual conteúdo estudar.
    :)
    Abraços!

  • Oi, Junio!
    Para essas matérias, não indico tanto a Tática dos Feras. Elas são matérias com maior raciocínio!
    Quanto aos livros, indico a gramática do Fernando Pestana. De raciocínio lógico é mais complicado, porque não gostei de livro algum que tive até hoje… abraços!
    Abraços ;)

    • Junio Calú

      Carol,
      Obrigado pela atenção, parabéns pelo empenho e dedicação em nos ajudar.
      Abraços!

  • Oi, Bia! Sim, recomendo estudar em casa sempre que puder. Você terá dificuldades, é claro, mas nada muito diferente do que você teria se fosse a um cursinho.
    Abraços! :)

  • Van

    Oi, Carol.
    Esse seu site é uma maravilhaaaaa! Minha amiga me indicou um dia desses, estou adorando!
    Sei que não é sua área, mas você teria uma sugestão de ciclo para concurso de juiz estadual??
    ;) Vlw mesmo!

    • Obrigada, Van! :)
      Não tenho, mas dá para você fazer daí de boa, com a planilha que o artigo oferece! :)

  • Rogers Cesar

    Parabéns Carol! Era exatamente o que estava precisando! Obrigado!

  • Robson Destefani

    Carol, bom dia.
    Tudo bom?
    Gostei muito do seu site. Contei excelentes conteúdos.
    Estou começando a montar a planilha para o concurso do INSS.
    Sabe de algum site que informa todas as matérias que caem?
    Tem alguma dica para esse concurso?
    Abraços.

  • Lisiane Marcli

    Olá Carol! Preciso muito de uma ajuda sua, se possível!
    Estou estudando para INSS, e não entendi como fazer o ciclo, será que você poderia me ajudar?!
    Durante a semana de segunda a sexta, tenho 3 manhãs livres e 4 tardes pra estudar,sábado e domingo o dia todo, a noite estou no cursinho, como faço?
    Obrigado, ameii seu site!

  • Marcio Cavalheiro

    Fantástico Carol!
    Cheguei ao site aleatoriamente, mas em busca de uma planilha para estudo em ciclos. Conheci o método através do Alexandre Meirelles.
    Fiquei bastante feliz com o que vi por aqui. Você realmente é muito competente.
    Muito obrigado pelo altruísmo de compartilhar tudo isso conosco.

  • Bianca

    Olá, Carol. Não estou conseguindo baixar a planilha e gostaria muito de usá-la, tem como me enviar por e-mail? bianca_mfreitas@hotmail.com. Muito obrigada!

  • Divina Ísis

    Putz! Só elogios para você,Carol! estava procurando uma forma de revisar as estruturas organizacionais porque estou praticamente as vésperas do concurso e… TCHARAN!!! Encontrei sua página!!! Melhor ainda, encontrei várias dicas ótimas (queria ter encontrado antes)… Mas feliz por eu estar no caminho certo, vi várias dicas que “batem” com meu ritmo de estudos. Fuiiii…. estou nas revisões finais. Beijos e sucesso!!

  • Sim, Andreia… e isso depende um pouco do tempo de estudos por dia! Se for de 6h, você fará uma volta no ciclo de 12h em dois dias.
    Abraços!

  • Juliana Nader

    Oi Carol. Meu nome é Juliana, sou de SC. Estudo há cerca de 1 ano e meio para concurso da Magistratura. Parabéns pelo blog. Gostei muito da dica Técnicas das Feras e essa do ciclo de estudos. Só tenho uma dúvida com relação ao ciclo. Preenchi a planilha que vc mandou. Meu concurso são 11 matérias, mas agora vou focar incialmente nas 6 principais. Deu um total de 14 horas. Minha dúvida é a seguinte: eu começo o ciclo, por exemplo, com a primeira matéria, D. Civil, 3h. Como eu controlo quando eu termino essa matéria e começo a outra? por exemplo: no Ciclo, Direito civil tem 3h. Hoje, eu consegui fazer só 2. Amanhã, no meu horário de estudo, vou conseguir terminar a 1h faltante, e começar a próxima matéria do ciclo. NO dia seguinte continuo dali… Mas aí eu tenho que ir anotando em algum lugar que dia eu estudei qual matéria e por quantas horas? por que senão a gente se perde né? Na tua planilha tem um lugar pra anotar esse tipo de controle? não consegui achar ali. Espero tua orientação. Abraços.

    • Oi, Juliana! Não, não nesse post… você deve se organizar para saber o que já estudou ou não!
      De todo modo, foi bem legal essa sua colocação, e talvez eu faça um vídeo sobre isso. Obrigada :)

  • Aline

    Oi, Carol… Na sua opinião, esse método do ciclo tem a mesma eficácia em concursos com matéria muito extensa, tipo os da Receita???

    • Sem dúvidas! Melhor ainda para concursos assim. O método foi proposto por um cara que passou para auditor fiscal da RFB!

  • Oi, Weslley!
    A dica é definir muito bem o foco. Assim, você estudará, impreterivelmente, menos disciplinas.
    10 disciplinas, contudo, é um bom número.
    Abraços!

  • Oi, Rafael!
    No artigo há o exemplo sobre essa repetição! ;)

    Abraços!

  • 12 eu acho um máximo bom, mas não há limites… 20 é muita coisa! Abraços.

  • Oi, Cintia!

    1) Você pode fazer as questões dentro do ciclo (não precisa deixar por último). Se precisar resolver na próxima volta do ciclo, por ter acabado o tempo no ciclo, sem problemas.
    2) Vídeo-aula e aula presencial não entra no ciclo! Blz?

  • Oi, Ronaldo ;)
    Obrigada!
    É simples: você volta de onde parou!
    :)
    Abraços!

  • Olá, Amanda!
    Eu fazia algo mais simples: colocava a revisão como se fosse uma matéria do ciclo.
    ;)
    Abraços!

  • Rômulo Macedo

    Boa tarde Carol!
    Gostei muito do artigo e dicas mas não estou conseguindo baixar a tabela, será que poderia mandar para meu email.

  • Felipe José de Lima

    Olá, Carol.
    Primeiramente quero parabenizar o seu trabalho. Pessoas como você, que compartilham suas experiências com o objetivo de ajudar o próximo, são inspiradoras! Não há progresso sem cooperação!
    Minha história de preparação para concurso público é recente e meu objetivo é a carreira de Defensor Público do Estado de São Paulo. Nessa minha curta história pelo mundo dos concursos públicos, ainda buscando a melhor forma de otimizar os estudos, encontrei informações em vários sites especializados e todos eles tem o seu valor. No entanto, nenhum um deles me atingiu tanto (positivamente!) quanto o Esquemaria. Que trabalho maravilhoso! As suas dicas são fantásticas, porém, mais fantástico ainda é o diálogo que você mantém com aqueles que procuram o Esquemaria. Para mim, tão importante quanto ler seus artigos é acompanhar esse diálogo realizado através dos comentários (só neste artigo já são quase 500!), pois são também uma grande fonte de aprendizado. Continue com essa iniciativa tão nobre e tão útil à tantos concurseiros pelos país. Abraço!

    • Hahahah, é verdade, Felipe! Não tem como conhecê-los sem falar pelo menos um pouquinho com vocês ;)
      Obrigada e boa sorte na carreira de Defensor Público!

  • Dois ciclos de 3h? Não faz muito sentido! É melhor fazer um ciclo só, quando uma volta no ciclo dura pouco tempo ;)

  • Achei muito legal, Noele! É bem bacana quando as pessoas conseguem identificar algo para melhorar as técnicas, principalmente quando a gente não se acostuma com algum detalhe de alguma técnica.

    :)
    Bjs! Volte mais vezes!

  • Tawany Lopes

    Olá Carol
    Eu só fiquei em dúvida no que colocar na aba “Tempo total do meu ciclos de estudos”, você pode me ajudar?

    • É a soma dos valores que você colocou em cada disciplina ;)

  • Fran

    Obrigada por todas as suas dicas.Como faço para inserir video aulas no ciclo de estudos?

    • Eu não gosto da ideia de colocar vídeo-aulas no ciclo, mas, se for para colocar, tente aumentar a velocidade dos vídeos :)

      • Fran

        ok! Obrigada! :)

  • Oi, Mariana!
    De forma alguma: isso é tudo culpa minha! Não estou com tempo de enviar os e-mails e isso gera essa dúvida…
    A partir do final do mês agosto vai haver mais e-mails com conteúdo bacana! Tô me preparando para isso ;)

    Quanto à sua dúvida: questões A TODO MOMENTO! :)

    Beleza? Não deixe para chegar ao final do conteúdo. Fazer questões É estudar!

  • Oi, Salomão!
    Envie para suporte@esquemaria.com.br

    Abraços!

  • Oi, Laura! É engraçado, porque um amigo me mostrou este mesmo livro um dia desses.
    Enquanto lia seu texto, já pensei logo: questões, questões, questões! E aí você falou sobre questões, logo a seguir.
    É a maneira mais certa, em minha opinião. Você vê o que mais cai a partir delas, e não com o edital ou o índice do livro.
    Dica: leia sobre a Tática dos Feras e aplique! http://esquemaria.com.br/tatica-feras-estudar-teoria-questoes/

    • Laura Rossi

      Oi Carol, obrigada!
      Vou aplicar essa forma então!
      Abraços!!

      • Show! Aplique e me fale sobre a experiência! ;)
        E diz para mim, quando você passsar! :D
        Bjs

  • ronny

    acho que a desvantagem desse ciclo de estudos ,é que a pessoa não uma meta obrigatória por dia, na planilha tradicional ,a pessoa define uma carga horaria por dia que precisa cumprir a todo custo, claro que imprevistos acontecem,mas é preciso cumprir as horas depois de alguma forma

    • Em tese, Ronny, porque ainda há a parte da planilha em que você define a rotina!

    • Leandro Nunes

      Penso como vc, Ronny.

  • Wagner

    Parabéns por mais um post excelente!

    Agora… deixa eu ver se entendi, Carol.

    1 – Digamos que na segunda eu tenha 5h livres (das 24h), sendo 1h pela manhã e 4h a noite, mas, caso ocorra algum imprevisto (compromisso) nesse dia e sobre apenas 2h (das 4h), o que iria estudar nas outras 2h, deixo para o próximo dia (terça) ou espero a outra segunda?

    2 – Digamos que cumpra as 5h que tenho na segunda e na próxima (segunda), cumpra 4h (deixei de estudar 1h), esse totalizador (9h) guardo aonde, na planilha?

    • Obrigada :)

      1 – deixa para o próximo dia!

      2 – Você não vai guardar os dias! O ciclo é flexível, então, se você estudar 4h, a outra hora você estuda no dia seguinte.

  • Oi, Sky!
    O app que uso no iPad é o Noteshelf! O gráfico no ciclo foi feito com o Illustrator ;)
    Abraços!

  • Sem dúvidas, Jéssica! ;) mas não deixe de estabelecer a rotina de estudos, ok? Bjs!

  • Oi, Jacque! Sim, os dois são importantes! Eu indico que você veja a teoria, sim, mas seguida de muitos exercícios e, para manter memória de longo prazo, separar os exercícios que você errou e achou mais difíceis.
    :)
    Abraços!

  • Oi, Ana ;)
    Legais suas dúvidas! Aqui estão as respostas:
    1 – Na geral
    2 – Não! Ao contrário: dá o espaço necessário para seu cérebro processar as informações que já foram ;)
    3 – Não é pela quantidade de páginas, é pelo tempo que falta para você terminar aquelas páginas… você consegue ler tudo em 10, 15 minutos? Termine! Agora: o conteúdo é denso e precisa de 30 minutos, 1h? Deixe para a próxima rodada!
    Abraços, Ana ;)

  • Oi, Airton!
    Durante os estudos, você deve preparar o material para revisão! Você pode adicionar uma disciplina chamada “revisão”, no ciclo, ou você pode simplesmente marcar um horário fixo na semana para revisão.
    Ou seja: sim, você deve voltar aos tópicos que estudou, para ter uma memorização de longo prazo ;)

  • Obrigada, Lucas! Na realidade, eu faço cursos em meu site, porém, 90% do conteúdo é gratuito ;)
    Abraços!

  • Ok, Cora! Já pedi para te enviarem por email ;)
    Abraços!

  • Obrigada, Makel!

    Vamos lá:

    1. Sim, se você fizer mais de um ciclo ;)
    2. É como o Alex Meirelles faz! Bem, eu acho que isso deixa um valor muito fixo. Cada ciclo tem um tamanho, então isso deve ser definido pelo concurseiro!
    3. Tudo tudo tá por e-mail! Acesse por lá :)
    4. Foi um vídeo fechado! De vez em quando, faço umas aulas online gratuitas, mas apenas para quem é cadastrado no site ;)
    Sem problemas! A gente se vê ;)

  • Que massa, Mateus! Abraços :)

  • Ótima sugestão, Henrique! Já anotei aqui para um futuro conteúdo ;)
    Abraços!

  • Airton, fico muito feliz por ler sua mensagem! Obrigada ;)

  • De nada! ;)

  • Cora, obrigada pela mensagem! :]

  • Oi, Carll!
    É mais simples do que parece: não. faça. regras. Fazendo regras, você se limita muito! Algumas matérias precisam de mais exercícios e outras não. Algumas precisam de mais mapas mentais e outras de mais Tática dos Feras… para você conseguir se organizar em todos esses sentidos, só colocando em prática ;)
    Espero que eu tenha ajudado! haha… sei que não foi a resposta objetiva que você queria, mas é a resposta mais certa! :)
    Abraços!

  • Que bom que deu para entender ;)

    Se você tiver 3 meses ou mais para estudar, acho bacana se você dividir em blocos! Isso te faz dar mais atenção a cada disciplina.

  • Oi, Roberta! Quando concluir as 10h do ciclo, volte para a primeira matéria! Como sugestão para revisão, indico simplesmente colocar uma matéria no ciclo chamada “revisão” ;)

  • Exato, Wiliam! Ciclo de estudos é para estudo em casa, efetivamente! Não coloque nem aula presencial nem vídeo-aula.
    ;)
    Abraços!

  • Obrigada, Andreia!
    Este artigo te ajudará: http://esquemaria.com.br/mapas-mentais/

    Abraços ;)

  • Obrigada, Vanessa!
    A minha dica é que você pesquise bem sobre o material que você vai adquirir. Escolha o mais didático possível!
    :)
    Abraços!

  • Olá, Iago! Fico feliz em ler sua mensagem, obrigada! Continue no ritmo e bons estudos! ;)
    Carol.

  • É legal saber os assuntos que estudou, sim. Quando eu falo “voltar”, no ciclo, é voltar à matéria, mas continuar estudando de onde você parou ;)
    Blz?
    Abração!

  • Oi, Laís! Você postou a dúvida no Ciclo de Estudos, mas acredito que esteja falando sobre a tática dos feras, correto?
    Se for, recomendo que você veja a teoria e já aplique o método! Questões têm de ser vistas desde o início.
    ;)
    Bjs!

  • Oi, Ana Carolina! Já respondi em um outro comentário, então vou só copiar o que falei, blz?

    Aqui:

    É legal saber os assuntos que estudou, sim. Quando eu falo “voltar”, no ciclo, é voltar à matéria, mas continuar estudando de onde você parou ;)
    Blz?
    Abração!

  • Oi, Suelen! Não, o dia que você tira não entra no ciclo (exatamente porque ele é fixo!).
    Não abandone: veja o que mais cai dessas matérias e fique só nisso. Dê mais peso às outras matérias ;)
    Sacou?
    Bjs!

  • Continuar de onde parou, Gi!
    Abraços!

    • giselle

      Olá, obrigda
      Abç
      :)

      Subject: Re: Comment on [Download] Planilha de estudos em excel utilizando ciclo de estudos: você já ouviu falar em algo assim?

  • Oi, Beatriz!
    Começou cedo ;)
    Bacana demais!
    Bem: é exatamente o contrário! Você não vai pular a matéria. Você vai continuar de onde parou.
    Blz?
    Abraços!

  • Oi, Beatriz ;)
    Legal, o bom do Esquemaria é que muito conteúdo daqui pode ser aplicado em aprendizado, de um modo geral ;)
    Bem, além de toda a técnica que eu passo aqui no Esquemaria (Tática dos Feras, Ciclo de Estudos), seria legal você ler um pouco, também, sobre produtividade, foco… isso ajuda muito, nos estudos. Comece por este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=JPAkypBk9ck

    ;)

    Abraços!

  • Oi, Valkíria!
    Sim, sem dúvidas é possível começar ciclo após o edital!
    Obrigada pela mensagem bacana ;)
    Abraços!

  • Oi, Eric!
    Legal, cara, mas é o seguinte: apesar de serem três ótimas oportunidades, o ideal é focar, para diminuir a quantidade de outras matérias. Leia este artigo: http://esquemaria.com.br/15-erros-concursos/
    A seca de concursos agora diz muito sobre os concurseiros que não param. Porque, em um momento, a seca acaba, e quem não parou de estudar vai estar à frente de todos os outros!
    Foque no TCM, que é o que você quer, e, saindo ANAC ou ANS antes, você estuda as específicas desses concursos.
    Se ainda assim você decidir estudar para tudo… quebre seu ciclo em 3 ciclos, e estude um em cada mês.
    ;)
    Abraços!

  • Oi, Rebeca! A versão deste arquivo é preparada para computador. Talvez, se você abrir no computador e salvar em PDF, consiga ver sem maiores problemas no celular, porém, você não vai conseguir somar alguns detalhes automaticamente…

  • Obrigada, Everton!

    :)

    Na verdade, não é isso. A ideia é você fazer uma lista de todas as matérias que deve estudar e, sempre que chegar à última matéria, voltar à primeira, exatamente como em um ciclo. Assim, não importa o dia. O que importa é qual é a próxima matéria que você deve estudar.

  • Que legal, Ana! É legal ver comentários como o seu aqui, porque mostra que as técnicas são de aprendizagem como um todo (não só para concursos).
    Minha dica é que você visite o site do professor Leandro Piccini (além do Esquemaria, é claro! Heheh). Ele também dá ótimas dicas de aprendizagem: http://estudareaprender.com/

  • Oi, Luciana ;)
    Legal! Eu não conhecia o site ;)
    Se esta planilha é voltada para o ciclo de estudos, então mande ver! hehe
    Abraços

  • Oi, Paty!
    Muito obrigada :)
    Se você gostou, compartilhe o site com os seus amigos que estudam, também :D
    Quer uma dica massa? Ao final de cada ciclo, faça suas revisões. Você pode até colocar uma matéria no ciclo chamada “revisão”, incluindo, até, um tempo fixo para que você realize as revisões.
    Obs.: sem dúvidas você deve revisar. Quem não revisa dá muito mole, porque estuda e acaba tendo de estudar de novo :(

  • Oi, Alan!

    Obrigada pela mensagem ;)

    Vamos lá:

    1 – não! A ideia é você fazer uma lista de todas as matérias que deve estudar e, sempre que chegar à última matéria, voltar à primeira, exatamente como em um ciclo. Assim, não importa o dia. O que importa é qual é a próxima matéria que você deve estudar.

    2 – não ;) hahah

    Por exemplo: digamos que a minha lista de matérias seja a seguinte: Português (peso de 30 min), Administração Pública (peso de 30 min), Direito Constitucional (peso de 1h30) e Raciocínio Lógico (peso de 1h). Então, o ciclo, neste exemplo, vai ficar como a imagem abaixo…

    3 – Ali são os tempos livres de estudos :)

    4 – Não é dividir por dia. Você deve colocar seus pesos e estudar no seu tempo ideal. Como você entendeu da maneira errada o ciclo, agora talvez valha a pena reler o artigo com carinho, desde o início, combinado? :) São só 15 minutos! hehe

    Abraços!

  • Oi, Daiana! Muito obrigada por comentar (continue comentando, comentando, comentando heheeh!)
    Dai: não existe essa de confusão mental. Ao contrário: na prova você terá que saber bem todas as matérias, concorda? E terá de fazer questões sobre tudo em menos de 3h, não é?
    Então, vá sem medo com o ciclo. Se achar necessário, não faça os tempos mais curtos… faça tempos de 2h a 3h, ao invés de usar 30 minutos, 1h…
    Blz?
    Abraços! ;)

  • Heheh! Síndrome da mão nervosa… você deve parar com isso! Anotar só o extremamente necessário, sempre com fichas de estudos, e, principalmente, colocar na prática pausar o MÍNIMO possível.
    Quer uma dica bacana? Tire printscreens, durante o vídeo, e salve em algumas pastinhas… Mas, novamente: sempre do que é MUITO relevante.
    Quanto ao ciclo: não coloque videoaulas nem aulas presenciais em seu ciclo. O ciclo é relacionado ao estudo “por fora”, ok? Use o ciclo para: aulas em PDF, livros, questões, questões comentadas, revisões, mapas mentais… combinado? Porque daí os pesos ficam ok! :)
    Bjs, Carol.

  • Muito obrigada, Andréa! Compartilhe o site com seus amigos concurseiros, também :)
    Bem, uma dica para quem estuda tantas matérias é bem simples: divida o conteúdo em 3 ciclos. E estude um ciclo por mês, ou a cada 15 dias, como você achar melhor…
    ;)
    Abraços!

  • Oi, Ediekes! Depende! Se você tem 7h por dia para estudar, você dará a volta no ciclo em 2 dias. Se você tem 3h por dia para estudar, sua volta no ciclo demorará 5 dias. ;)
    Abraços!
    Carol.

  • De nada, Daiana! Bons estudos para você! :]

  • Guilherme

    Oi Carol!
    Obrigado pela dica e por disponibilizar a planilha!
    Vou dar uma chance pra esse método, acredito que vai funcionar muito bem!
    Sucesso, abs!

  • Olá, Fernanda! Muito obrigada pela mensagem, fico feliz! Bons estudos, abraços. :)

  • Olá, Carol! Que bom que você gostou, fico feliz! Bons estudos! :)

  • ronny

    o ciclo que estou seguindo ficou com absurdos 62 horas, estou levando uma semana para voltar a uma disciplina, mas tem as materias básicas recorrentes e materias de tecnologia,que é o meu foco

    • 62 horas? Para que isso, menino? Diminua o ciclo. Jogue fora as matérias que menos importam.

  • Oi, Elaine!
    Você não deve colocá-las no ciclo porque você não tem controle sobre o peso das aulas. Quem define os pesos e os tempos, e até o conteúdo, são o curso e os professores.
    As vídeo-aulas, simplesmente, você vê por fora. De todo modo, deve estudar com livros, aulas em PDF, questões, questões comentadas etc ;)
    Bjs!

  • Obrigada pela mensagem! Bons estudos :]

  • Por nada! Bons estudos! ;)

  • Por nada, Cristiane! :)

  • 5 horas por dia é hora demais da conta, Taise! Eu estudava entre 4h e 6h por dia. ;)

  • Por nada, Taise! Bons estudos :]

  • Antes ou depois, Elaine! ;)
    Abraços!

  • Oi, Ediekes!
    Tranquilo, realmente é um conceito diferente, por isso demora para pegar o jeito. O que, necessariamente, você não entendeu?
    Abraços ;)

  • Oi, Carla!
    As questões podem ser feitas dentro do horário do ciclo. Quanto aos simulados, você pode destinar um horário do seu ciclo só para eles. Você também pode fazer isso para a revisão. Quer um exemplo de ciclo assim? Veja:
    – Português: 1h
    – AFO: 1h30
    – RLQ: 1h30
    – Revisão: 1h
    – Direito administrativo: 1h30
    – Informática: 1h30
    – Contabilidade: 1h
    – Simulado: 3h

    Ou você pode colocar um horário e um dia fixo para o simulado, mas daí seria fora do seu ciclo.

    ;)

    Beleza?

    Abraços!

  • Olá, Lorena! Obrigada pela mensagem! Qual o seu e-mail? Abraços :]

  • Olá, Alberto! Qual o seu e-mail? Abraços :]

  • Alberto, TCs e Tribunais Judiciários geralmente vêm com matérias específicas voltadas para esses tipos de concursos… Reflita bem e pense se não é legal estudar apenas para uma área específica, ok?!
    ;)
    Abraços!

  • Muito obrigada, Fernando! :)
    Bem, ficaria legal você pegar as vídeo-aulas em um determinado momento do seu dia (à noite talvez seja mais bacana, porque você estaria mais cansado e não precisaria se esforçar tanto para ver a aula).
    É sempre melhor fazer as atividades mais importantes do seu dia pela manhã, então para livros, questões, questões comentadas, simulados, aulas em PDF, enfim, tudo o que você puder usar no ciclo, use principalmente nessa parte da manhã ;)
    Beleza?
    Um grande abraço!

  • Dayane

    Carol, durante o ciclo qual o melhor momento para revisão e resolução de questões?

    • Questões: a todo instante.
      Revisões: ao final de uma volta no ciclo ;)

  • Por nada! :)

  • Olá, Pati! Sem problemas :)

  • Obrigada, Roger!
    Só uma coisa: não são todas as matérias em um dia só, blz? Abraços ;)

  • Oi, Flávia! Divida as matérias… estude 3 meses algumas, depois passe para as outras e assim adiante ;)

  • Oi, Gillian! Revisar o conteúdo e, também, estudar o que é mais importante! Saber o que é mais importante também é fundamental. Nem sempre é válido fazer tudo e fechar o edital. É válido estudar o que é cobrado, e, para isso, você deve, por exemplo, aplicar a Tática dos Feras (não só estudar os resumos).
    Aqui está mais sobre a TdosF: esquemaria.com.br/tatica-feras-estudar-teoria-questoes/
    Abraços!

  • Muito obrigada, Karine!
    Bem, a resposta para sua dúvida é: depende. Se você tem 2h/dia para estudar, seu ciclo está grande demais. Se tem bem mais tempo para estudar, seu ciclo está ok :)
    O que importa é você demorar até 3 dias para dar a volta no ciclo. Blz?
    Abraços!

  • Oi, Felipe!
    Coloque a revisão ao final de uma volta no ciclo ;)
    Blz?! Abraços!

  • Por nada, Rachel! :)

  • Fico feliz que você tenha gostado! Bons estudos :)

  • Obrigada pela mensagem, Paula! Bons estudos :)

  • Gaspar, é por isso que eu digo que videoaulas não devem entrar no ciclo! Ou seja, veja as aulas, mas não coloque dentro do ciclo de estudos.
    Abraços :)

  • Olá, Nubia!

    Eu já pedi para o pessoal do suporte enviar a planilha para você.

    Verifique se já chegou no seu e-mail.

    Bons estudos.

    Abraços,
    Carol.

  • Por nada, Karine! Bons estudos :) Carol

  • Por nada! Bons estudos :)

  • Olá, Dácio!

    Muito obrigada pela mensagem!

    Bons estudos! Carol.

  • Olá, Dácio! Obrigada pela mensagem! Bons estudos, abraços!

  • Por nada! Bons estudos! :)

  • Marcela, massa, você tá no caminho certo.
    Vamos às suas dúvidas/comentários?
    “Pensei em dividir em 3 ciclos”
    Ótimo, quando há muitas matérias eu sugiro dividir, sim. Só que não precisa dividir em 3 ciclos, no seu caso, porque acredito que com 6, 7 matérias fica bom. A ideia é voltar à primeira matéria estudada em 3 dias, então se você conseguir fazer isso com dois ciclos distintos tá ótimo!
    Eu alternaria um ciclo por mês. Beleza? Mantém um ritmo bom para as matérias, dessa maneira.

    “Eu estudo a matéria ‘perdida’ no mesmo dia ou passo para a próxima?”
    Dúvida clássica! Passe para a próxima. Como você vai voltar rapidinho à matéria (em até 3 dias), então só vai continuar seu ciclo. Simples :)

    “Tempo para teoria, exercícios e revisão”
    Não coloque muitas regras, porque senão seus estudos ficam muito amarrados. Às vezes, vc precisará de mais exercícios para um assunto, às vezes você precisará de mais teoria… estude os dois juntos, no ciclo.
    Quanto à revisão, uma sugestão é colocar uma matéria chamada só “revisão”, em seu ciclo, para você, bem… fazer a revisão hahah!

    Ufa! Acho que respondi a tudo.

    Abraços!

  • Obrigada, Karol!

    A gente tem página no Insta! É @esquemaria.

    Eu tenho postado com frequência por lá, espero que goste ;)

    Abraços!

  • Oi, Jader! Obrigada, cara, que bom que gostou :)
    Fico feliz!
    Ahn, é meio complicado falar de matéria por matéria. A melhor dica talvez seja: continue agindo. Aprendizagem é feita aos poucos, não do dia para a noite, concorda? Então, vá aprendendo uma coisa de cada vez (principalmente: aprenda a aprender) e vá com fé.
    Sugiro que leia dois artigos do site:
    http://esquemaria.com.br/mitos-sobre-estudos/
    http://esquemaria.com.br/como-estudar-para-concursos-publicos/

  • Legal, faz sentido continuar no estilo do ciclo. Bons estudos, espero que volte com boas notícias ;)

  • Oi, Wanderley! Dúvida clássica hehehe!
    Não precisa alternar, nem precisa de regra para isso. Cada assunto é diferente, alguns precisam de mais questões, outros precisam de mais teoria. Você pode misturar os dois em um mesmo horário do ciclo. Beleza? Não coloque uma regra fixa, porque isso deixa seus estudos “quadrados demais”.
    Abraços!

  • Oi, Priscila!
    Na pasta zipada, há dois arquivos (um em branco e um preenchido). O preenchido serve como exemplo, beleza?
    :)
    Abraços!

  • Oi, Núbia!
    Não estaria, porque você continuaria de onde parou. Sacou? Essa é a ideia simples e fantástica do ciclo.
    :)
    Abraços!

  • Oi, Erick! Sua colocação foi perfeita! Você conseguiu entender direitinho o ciclo. O ideal é que uma volta no ciclo não passe de 3 dias, ok?
    No caso do seu exemplo, daria 3 dias redondinhos, então você não precisa dividir, nem nada disso ;)

  • Oh, yeah!
    Da mesma forma, Carlos! Só mudam as matérias ;)
    Legal seu comentário hehe

  • Isso, Iza!
    Compreendeu certinho ;)
    E hey: boas provas para você! Legal que tem um bom tempo disponível de estudos. Aproveite-o ao máximo!
    – C

  • Heeey, Daniel!
    Que fofo seu comentário! Vai usar o Ciclo na escola, então? Massa!
    O que, exatamente, você não entendeu sobre o Ciclo?
    Talvez você não tenha entendido como o aplicar lá dentro da escola… o Ciclo serve para estudos individuais, fora da sala de aula. Combinado? Ou seja, servem para quando você estudar sozinho, em casa ou na biblioteca.
    Legal mesmo seu comentário, volte por aqui, conte suas experiências ;)

  • Rafa! É isso, cara! Não tem mistério mesmo não ;)
    Tem aplicado o Ciclo? Como tem sido sua experiência?
    :)
    Abraços!

  • É um aplicativasso! Bem legal!
    Eu pretendo, sim, fazer algum artigo, ou algum vídeo, sobre aplicativos ;)
    Abraços!
    – C

  • Oi, Paola! Sim, pode misturar à vontade!
    Só não indico que coloque no ciclo aulas presenciais ou videoaulas, mas quanto às videoaulas eu tenho repensado, depois de ter escrito este artigo: http://esquemaria.com.br/videoaulas-mais-rapidas/
    Revisão talvez mereça ser uma matéria, no ciclo, daí você revisa tudo quando chega ao final de uma volta, por exemplo.
    ;)
    Abraços!

  • Olá, Junior! Seu e-mail já foi cadastrado e o conteúdo enviado. Bons estudos!
    Abraços.

  • Legal, Daniel!
    Compartilhe aí o que você fez no último bimestre que deu certo :D
    Quanto à sua dúvida, é muito simples. Uma volta no ciclo leva em conta duas coisas: a soma dos pesos (em minutos) de cada matéria… e a quantidade de horas que você estuda por dia.
    Se a soma dos pesos das matérias deu 720 minutos (por exemplo), significa que você vai levar 12h para ver todas as matérias. Isso equivale a uma volta no ciclo.
    Ou seja, a cada 12h de estudos, você conseguiu ver todas as matérias.
    Agora, digamos que você estude 4h por dia (tirando o horário que você está em sala de aula). Isso significa que, para você alcançar aquelas 12h de estudos, você deverá estudar por 3 dias, correto?
    Ou seja, em 3 dias, você terá estudado todas as matérias que deveria ter estudado. No quarto dia, seu ciclo se inicia de novo, daí você volta a ver as matérias do primeiro dia em um curto espaço de tempo :D
    ;)
    Abraços!

  • Oi, Ago! A planilha é de aprendizagem, como um todo, pode sim usar ;)

  • Oi, Nayara! :)
    Legal, seja bem-vinda ao mundo dos concursos.

    Recomendo que faça tudo online. Ganha tempo.

    Às vezes, é preciso ver teoria antes, sim!

    O tempo das aulas não pode ser incluído no ciclo. O ciclo é para horas em que você estuda sozinha.

    ;)

    Abraços!

  • Marina Silva

    Ñ estou conseguindo baixar a planilha :(

    • Olá, Marina!

      Eu já pedi para o pessoal do suporte enviar a planilha de estudos para você.

      Verifique se já chegou no seu e-mail.

      Bons estudos.

      Abraços,
      Carol.

    • Olá, Marina!

      Eu já pedi para o pessoal do suporte enviar a Constituição em PDF para você.

      Verifique se já chegou no seu e-mail.

      Bons estudos.

      Abraços,
      Carol.

  • Socorro Duarte

    Olá, Carol. Eu não consegui baixar a planilha. Ajude-me, por favor.

  • Socorro Duarte

    Olá, Carol. Eu não consegui baixar a planilha. Ajude-me, por favor.

    • Olá, Socorro!

      Eu já pedi para o pessoal do suporte enviar a planilha para você.

      Verifique se já chegou no seu e-mail.

      Bons estudos.

      Abraços,
      Carol.

  • Dividir os assuntos, Marina ;)

  • Oi, Aryana! Em alguns domingos, eu fazia simulados, daí eles ficavam fora do Ciclo de Estudos!
    Simulados são im.por.tan.tís.si.mos! :)

  • Debora

    Oi Carol.
    No link não é possivel baixar a planilha, vc poderia me enviar?

    Parabéns pelo site e pela dedicação !!!!

    • Olá, Débora!

      Eu já pedi para o pessoal do suporte enviar a planilha em PDF para você.

      Verifique se já chegou no seu e-mail.

      Bons estudos.

      Abraços,
      Carol.

  • Carools_

    Carol, minha chará rs Simplesmente estou amando seu site, é incrivel! Parabéns mesmo :)
    Fiquei curiosa com esse método de ciclo de estudos, na verdade eu já ouvi falar, porém não compreendia de fato. Eu não consigo baixar a planilha, tem outro meio de obtê-la? Beijo!

    • Olá, Carol!

      Eu já pedi para o pessoal do suporte enviar a planilha em PDF para você.

      Verifique se já chegou no seu e-mail.

      Bons estudos.

      Abraços,
      Carol.

  • Olá, Emenny!

    Eu já pedi para o pessoal do suporte enviar a planilha em PDF para você.

    Verifique se já chegou no seu e-mail.

    Bons estudos.

    Abraços,
    Carol.

  • BRUNO ALVES

    Boa tarde Carol, sou novo no Esquemaria. Achei bem ínterressante esse método. Queria baixar a planilha, me cadastrei, quando aperto no link baixar ela não baixa quero tanto seguir este esquema.

    • Olá, Bruno!

      Eu já pedi para o pessoal do suporte enviar a planilha em PDF para você.

      Verifique se já chegou no seu e-mail.

      Bons estudos.

      Abraços,
      Carol.

  • Sim, Amanda, serve para aprendizagem e produtividade, de um modo geral ;)
    Abraços!

  • Olá, Bruno!

    Eu já pedi para o pessoal do suporte enviar novamente para você.

    Verifique se já chegou no seu e-mail.

    Bons estudos.

    Abraços,
    Carol.

    • BRUNO ALVES

      Chegou, desculpa ae o incômodo hehe, realmente muito obrigado a vcs

  • Olá, Pedro!

    Eu já pedi para o pessoal do suporte enviar a planilha em PDF para você.

    Verifique se já chegou no seu e-mail.

    Bons estudos.

    Abraços,
    Carol.

  • Olá, Carol.

    Pedi para o pessoal do suporte enviar para você.

    O e-mail está correto?

    carolnsr@gmail.com

    Abraços.

    Carol.

  • Com certeza, Raisa! Imagine: você tem horários de estudos a cumprir, certo? Tem que seguir por uma linha de planejamento, correto? Então é isso: serve, sim :D

  • Se houver realmente muitas matérias, e se isso te faz ter de dar uma volta no ciclo em mais de 3 dias, eu sugiro que você faça mais de um ciclo, e trabalhe quinzenalmente cada um ;)

  • Obrigada, Bruna, que bom que gostou!
    Eu não sei se entendi bem sua pergunta, desculpe… você pode reformular, por favor? :)
    Obrigada e abração!

  • Larissa César

    Não consigo baixar a planinha, me ajudem!!

    • Olá, Larissa!

      Eu já pedi para o pessoal do suporte enviar a planilha em PDF para você.

      Verifique se já chegou no seu e-mail.

      Bons estudos.

      Abraços,
      Carol.

  • Oi, Jefferson!
    Eu vou te explicar sobre a revisão e fazer uma sugestão, combinado?
    SOBRE A REVISÃO: simplifique isso aí. Simplesmente acrescente “revisão” ao final da volta de um ciclo de estudos. Ponto. Não precisa tornar muito difícil, não. Eu tenho um módulo especial no meu curso que é só sobre revisão, mas, em termos gerais, se você fizer isso já soluciona bem.
    SOBRE MATEMÁTICA/RACIOCÍNIO LÓGICO
    Aumente um pouco o peso de cada uma. Pelo menos 30 minutos a mais para cada. Você vai me agradecer ;)
    Abraços!

  • Isso mesmo ;) perfeito!

  • Ana

    Carol, boa noite!
    Obrigada pela gentileza de disponibilizar seu método de estudo e incetivo. Estava procurando uma planilha que de fato me ajudasse pois estou muito cansada para elaborar a minha, e a sua foi um estimulo e tanto! acabei de baixar, depois falo sobre o desempenho. Abraço fica com Deus.

    • Olá, Ana! Que bom que você gostou, fico feliz em ajudar! :)

  • Olá, Narjara! A planilha já foi enviada para o seu e-mail. Bons estudos! :)

  • franciele

    Carol acabei de conhecer seu site, amei !
    Estou super motivada. Gostaria de fazer download da planilha de estudo em excel, entretanto não estou conseguindo me inscrever, a pagina fica carregando o tempo todo mas não conclui a inscrição.

    • Olá, Franciele! O suporte já enviou para o seu e-mail.
      Bons estudos!

      • franciele

        Obrigada!

  • Roseanne

    Olá, Carol. eu não estou conseguindo baixar as planilhas , tão pouco me inscrever.

    • Olá, Roseanne!

      Já pedi para o pessoal do suporte enviar para vocês.

      Bons estudos!

  • Thays Sousa

    Caro não consigo baixar a planilha, não conclui a inscrição. E você já me mandou e-mail e até agora não consigo!

    • Olá, Thays!

      Já pedi para o pessoal do suporte enviar para vocês.

      Abraços!

  • Jessica Oliveira

    Olá Carol, eu estou com dificuldades de baixar a planilha desde ontem venho tentando e não estou conseguindo !!

    • Olá, Jéssica! Já pedi para o pessoal do suporte enviar para você. Abraços!

  • Flávia Lage

    Oi Carol, eu também nao estou conseguindo me inscrever no esquemaria, nem baixar a planilha. Abraços!!

    • Olá, Flávia!

      O seu e-mail já foi cadastrado e eu já pedi para o suporte enviar a planilha de estudos para você. Abraços!

  • Marcelus

    Ola Carol. Nao to conseguindo baixar a planilha. Ja me cadastrei no site e nao ta dando certo baixar a planilha rs

    • Olá, Marcelus! Já pedi para o pessoal do suporte enviar para você. Abraços!

  • David Sales

    Muito bom mesmo. Vou colocar em prática os meus estudos por ciclo. Muito obrigado Carol.

  • FERNANDO RODRIGUES

    Olá, Carol, achei o conteúdo de seu site muito relevante e de ótima qualidade. infelizmente fiz o cadastro, mas consegui baixar a planilha de estudos.

    • Olá, Fernando! Já pedi para o pessoal do suporte enviar para você. Abraços!

      • FERNANDO RODRIGUES

        Obrigado, Carol!

  • Júlia e Rodrigo: quando voltarem a português, continuem de onde pararam. Revisão é outra história :)

  • Oi, Thaysa!
    No início, eu tinha um caderno (fichário) para cada disciplina, mas depois eu parei de usar cadernos, porque era tudo organizado no computador ;)

  • Andreza dos Anjos

    Olá Carol! Me cadastrei no site, mas não consigo baixar a planilha! Obrigada por compartilhar sua experiência!

    • Olá, Andreza! Já pedi para o pessoal do suporte enviar para você. Abraços!