- ver o que mais cai na prova;
- estudar normativos com mais facilidade;
- aumentar a qualidade de sua memorização.
Vídeo com a Tática dos Feras:
Se você prefere ler, leia (é o mesmo conteúdo do vídeo):
Abaixo, eu apresento como é a técnica, sem você precisar dar o play no vídeo. Algumas pessoas preferem ler, então eu achei legal colocar a tática dos feras de forma escrita.
Não existe fórmula mágica. Existe fórmula técnica.
Obviamente, não existe fórmula mágica para passar em concursos públicos. Você tem que estudar, estudar, estudar muito. Só que existem algumas técnicas que podem te ajudar a melhorar a qualidade do estudo, de maneira que sua memória seja aprimorada, sua leitura fique mais rápida, seus resumos sejam feitos para realmente serem usados, quando precisar rever algum assunto.
Vamos ver qual é esta tal “tática dos feras”, então!
Eu digo que esta tática é muito boa para dois tipos de estudo:
- Estudar atos normativos (leis, decretos, constituições);
- Estudar detalhes que devem ser memorizados (fórmulas, entendimentos de doutrinas, gráficos).
Imagina só: seu edital cobra pelo menos duas leis diferentes. Cada uma dessas leis tem 100, 150, 200 artigos. E aí você começa a fazer questões e nota que, nas provas, a banca cobra DETALHES dentro daqueles artigos. Bate um desespero, não bate? Você não vai querer estudar todos os artigos. Não vai ter tempo, nem memória suficientes para isso.
A técnica é válida exatamente para este tipo de situação. Para entendê-la, siga os seguintes passos (eles valem ouro!):
Entendeu? Você deve:
- selecionar as questões de concurso que satisfaçam aquelas características de que falei (isto é, que sejam sobre leis, decretos, constituições, fórmulas, gráficos etc);
- procurar, nas leis ou nos livros, a resposta de cada questão;
- marcar, ao lado do parágrafo do livro, ou do artigo, inciso, alínea, parágrafo do normativo, o nome da banca e o ano de cada questão (dessa maneira, você saberá que aquela parte da teoria cai!);
- repetir esses passos com todas as questões – e, assim, você saberá o que cai ou não.
“CARACA, CAROL, mas é tão óbvio! Como não pensei nisso antes?” Exato. As coisas mais simples da vida realmente são as que mais importam.
Quando você notar, suas leis estarão com muitos artigos com pouquíssimas anotações e poucos artigos com muitas anotações.
Olha só alguns exemplos da minha Lei 8.666/1993, em PDF (lembrando que atualmente a Lei de Licitações mais nova é a Lei 14.133/2021, então veja as imagens abaixo apenas a título de exemplo):
Aí vão mais alguns exemplos, dessa vez em alguns dos meus livros:
Essa tática te mostra sabe o quê? Relevância.
Quando você estuda, você deve se perguntar: este conteúdo cai tanto assim para eu dar esse destaque todo a ele? Não seria melhor dar maior relevância a um conteúdo que caia mais?
Alguns sites grátis onde você pode encontrar questões
Para encontrar questões e usá-las nesta tática, é muito fácil. Basta você acessar os sites das próprias bancas de concursos e fazer os downloads das provas.
Também existem alguns sites que te possibilitam filtrar estas questões, e até mesmo comentam uma questão ou outra. A lista dos que eu indico está a seguir:
- Questões de concursos (QC): você pode resolver quantas questões quiser, e, de graça, poderá ver até 10 questões comentadas. Uma ótima ferramenta, na minha opinião.
- Rota dos concursos: trabalha do mesmo jeito que o QC. Uma parte é área livre, outra parte você tem de pagar. Também é muito bom!
- TEC Concursos: mais uma opção com muitos comentários de professores. Além do sistema de questões, oferece, também, material teórico.
- PCI concursos: você pode baixar as provas filtrando por bancas. Um dos sites que mais uso, em meus estudos. É totalmente grátis, para baixar as provas.
- A Casa das Questões: serviço mais recente que possibilita ver mais de 10 questões por dia. Sugestão da usuária Yasmin (dada nos comentários).
- Aprova Concursos: o Aprova é um site antigo de preparação, mas fez uma área própria de questões SUPIMPA. Sugestão do Estevao Lobato nos comentários 😉
Resumo do que foi visto hoje
Hoje você aprendeu a tática dos concurseiros mais feras que existem. Basicamente, você ficou sabendo o seguinte:
- não existe fórmula mágica para passar em concursos, mas existem métodos que te ajudam a estudar com maior eficiência;
- a técnica aqui apresentada é ótima para atos normativos e detalhes que devem ser memorizados;
- existem quatro passos para você aplicar a tática dos feras: a) fazer a questão; b) procurar a resposta da questão na lei ou no livro; c) anotar o nome da banca e o ano da questão ao lado do artigo da lei ou do parágrafo do livro; e d) repetir os três primeiros passos MUITAS vezes, fazendo várias questões;
- quando a técnica é aplicada a várias questões, você vai perceber que muito conteúdo não é cobrado na prova.
Obrigada por estar comigo, em mais um post. Comente abaixo o que você achou deste artigo! Dê sua sugestão, tire sua dúvida.
Bons estudos, boa sorte, boa vida,
P.S.: Prepare-se para concursos comigo
Você quer um modo de estudar para concursos ainda mais completo, que te possibilite passar mais rápido?
Sugiro que você conheça o Método Esquemaria. Clicando aqui, você terá acesso ao conteúdo completo do meu método de estudos para concursos.
nussss Carol, voce me ajudou bastante!! estou estudando para o INSS e percebi que respondi mais questoes referentes a um mesmo artigo… facilitou e com certeza vou ter mais produtividade nos estudos ^^
Vanessa, fico muito feliz em ler sua mensagem! Abraços! 😉
Obrigada, Salviana! 🙂
Sim, a dica é pegar pelo menos das principais bancas (Cespe principalmente) e anotar QUAL banca cobrou o conteúdo.
🙂
Abraços!
Tudo bem, Ana, às vezes a gente se sente assim, mesmo. Uma dica para concursos específicos e com poucas vagas: além de entender como a banca cobra (fazendo muitos exercícios), invista nos mapas mentais! Vai haver termos que você nunca ouviu falar, durante a faculdade.
Este artigo pode te ajudar: http://esquemaria.com.br/mapas-mentais/
Abraços 😉
Obrigada, Thiago, fico muito feliz por ler isso 😉
Sim! Leitura dinâmica! Leia rapidamente e várias vezes, e sublinhe as partes que te chamarem mais atenção!
Abraços 🙂
Oi, Wagner!
Se a banca for Cespe, não faça questões de outras bancas… se não for Cespe, faça questões de outras bancas misturadas com Cespe!
Exercícios desde o início! Sempre! Claro que você vai ver a teoria e material para revisão, mas sempre deve fazer questões!
Obrigada, André!
Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo e Pedro Lenza 😉
Obrigada, Neurivon! 🙂
Se você puder compartilhar com seus amigos, agradeço 😉
Abraços!
Qual ferramenta você usa (usou) para os mapas mentais? Fiquei curioso por esta figura: http://esquemaria.com.br/wp-content/uploads/2014/03/esquemaria-Esquema.jpg
Oi, Wagner! 🙂
Esse aí é um programa de designers chamado Illustrator 😀
E nos seus mapas mentais à mão, canetinha e lápis de cor? Qual marca?
Faber Castell 🙂
Olá, Carol, tudo bem? Parabéns pelo post e por compartilhar dessa estratégia que, aparentemente, me parece ser bem eficiente (digo isso pois ainda não apliquei para mim, mas hoje já começo 😀 ).
Pelo que percebi, você deu uma certa ênfase em “Atos Normativos”. Como sou da área de TI, posso aplicar essa estratégia para as disciplinas específicas, tranquilamente que o resultado será o mesmo, correto?
Grande abraço!
Obrigada 😉
Funciona, sim! Principalmente para conteúdos que exigem mais memorização a longo prazo.
Abraços!
Oi Carol, tudo bem? Parabéns pelo site. Você é um ser humano incrível!!
Estou de mãos atadas. O concurso que eu vou fazer só aplicou uma prova para minha área em toda sua vida. Só tenho um edital de base e uma prova de 10 anos atrás. E agora? 🙁
Oi, Thayane!
Estude por outras bancas! Provavelmente a sua virá com questões de múltipla escolha, então estude o conteúdo do Cespe e faça questões de bancas múltipla escolha (ex.: FCC) para se acostumar com o estilo.