FGV
Nível Superior
Prefeitura de São Paulo
2023

Como ensinar a ler

Se eu fosse ensinar a uma criança a arte da jardinagem, não começaria com as lições das pás, enxadas e tesouras de podar. Eu a levaria a passear por parques e jardins, mostraria flores e árvores, falaria sobre suas maravilhosas simetrias e perfumes; a levaria a uma livraria para que ela visse, nos livros de arte, jardins de outras partes do mundo. Aí, seduzida pela beleza dos jardins, ela me pediria para ensinar-lhe as lições das pás, enxadas e tesouras de podar.

Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música, não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe falaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes.

Se fosse ensinar a uma criança a arte da leitura, não começaria com as letras e as sílabas. Simplesmente leria as estórias mais fascinantes que a fariam entrar no mundo encantado da fantasia. Aí então, com inveja dos meus poderes mágicos, ela desejaria que eu lhe ensinasse o segredo que transforma letras e sílabas em estórias.

É muito simples. O mundo de cada pessoa é muito pequeno. Os livros são a porta para um mundo grande. Pela leitura vivemos experiências que não foram nossas e então elas passam a ser nossas. Lemos a estória de um grande amor e experimentamos as alegrias e dores de um grande amor. Lemos estórias de batalhas e nos tornamos guerreiros de espada na mão, sem os perigos das batalhas de verdade. Viajamos para o passado e nos tornamos contemporâneos dos dinossauros. Viajamos para o futuro e nos transportamos para mundos que não existem ainda. Lemos as biografias de pessoas extraordinárias que lutaram por causas bonitas e nos tornamos seus companheiros de lutas. Lendo, fazemos turismo sem sair do lugar. E isso é muito bom.

ALVES, Rubem, Ostra feliz não faz pérola. Ed. Planeta do Brasil Ltda. São Paulo. 2021.

O texto acima, quanto ao tipo específico de textos, deve ser classificado como

Comentário rápido

Este é um texto didático. Essa classificação pode ser justificada pela intenção subjacente do texto de Rubem Alves, que visa ensinar ou sugerir uma metodologia para a educação – neste caso, a arte de ensinar a ler.

Comentário longo

B) Informativo

  • Por que está errada? Textos informativos têm como principal objetivo fornecer dados, fatos, informações ou notícias de maneira objetiva, sem a intenção de ensinar ou influenciar o leitor de forma pedagógica.

C) Publicitário

  • Por que está errada? Textos publicitários são criados com o objetivo de promover produtos, serviços, ideias ou marcas, buscando persuadir o leitor a tomar uma ação específica, como comprar ou adotar algo.

D) Normativo

  • Por que está errada? Textos normativos estabelecem normas, regras, leis, diretrizes ou procedimentos. Eles são caracterizados por uma linguagem formal e direta, focada em regulamentações.

E) Lúdico

  • Por que está errada? Textos lúdicos são caracterizados pelo entretenimento, pela brincadeira ou pela fantasia, muitas vezes com o objetivo de divertir o leitor. Embora o texto de Alves adote uma abordagem que valoriza a imaginação e o encantamento, seu objetivo vai além do entretenimento. Ele procura ensinar e inspirar métodos de educação, utilizando a narrativa para transmitir uma filosofia de ensino, o que o alinha mais estreitamente com o propósito didático.

O que é um texto didático?

É o texto com o objetivo PRINCIPAL de facilitar a aprendizagem.

Características:

  1. Clareza e objetividade: O texto deve ser claro e direto, evitando ambiguidades e garantindo que o leitor entenda o conteúdo sem dificuldades.
  2. Estrutura organizada: Geralmente, segue uma estrutura lógica e sequencial, facilitando o processo de aprendizagem e compreensão do leitor.
  3. Linguagem adequada ao público-alvo: A linguagem deve ser adaptada ao nível de conhecimento e idade dos leitores, usando termos que sejam familiares a eles.
  4. Uso de exemplos e ilustrações: Frequentemente, incorpora exemplos, ilustrações, gráficos e outros recursos visuais para complementar e reforçar o entendimento do texto.
  5. Intencionalidade educativa: O texto é criado com o propósito explícito de ensinar, sendo essa a sua principal característica distintiva.

Importante: principais diferenças entre um texto DIDÁTICO e um texto INFORMATIVO:

  1. INFORMATIVO

Objetivo: O principal objetivo de um texto informativo é fornecer informações, fatos, dados ou notícias sobre diversos temas, sem necessariamente ter a intenção de ensinar como aplicar essas informações.

Características: Os textos informativos são caracterizados pela objetividade, clareza e precisão.

Exemplos: Notícias de jornais, artigos de revistas, relatórios de pesquisa, postagens em blogs sobre atualidades etc.

  1. DIDÁTICO

Objetivo: O texto didático é projetado com a finalidade explícita de ensinar, explicar ou facilitar a aprendizagem.

Características: Além de ser claro e objetivo, um texto didático é estruturado de maneira a facilitar o processo de aprendizagem.

Exemplos: Livros didáticos, manuais de instrução, tutoriais, guias de estudo, conteúdos de cursos e workshops, materiais de preparação para concursos (é ‘nóis’!).

Texto didático-01

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