O que é um texto didático?

É o texto com o objetivo PRINCIPAL de facilitar a aprendizagem.

Características:

  1. Clareza e objetividade: O texto deve ser claro e direto, evitando ambiguidades e garantindo que o leitor entenda o conteúdo sem dificuldades.
  2. Estrutura organizada: Geralmente, segue uma estrutura lógica e sequencial, facilitando o processo de aprendizagem e compreensão do leitor.
  3. Linguagem adequada ao público-alvo: A linguagem deve ser adaptada ao nível de conhecimento e idade dos leitores, usando termos que sejam familiares a eles.
  4. Uso de exemplos e ilustrações: Frequentemente, incorpora exemplos, ilustrações, gráficos e outros recursos visuais para complementar e reforçar o entendimento do texto.
  5. Intencionalidade educativa: O texto é criado com o propósito explícito de ensinar, sendo essa a sua principal característica distintiva.

Importante: principais diferenças entre um texto DIDÁTICO e um texto INFORMATIVO:

  1. INFORMATIVO

Objetivo: O principal objetivo de um texto informativo é fornecer informações, fatos, dados ou notícias sobre diversos temas, sem necessariamente ter a intenção de ensinar como aplicar essas informações.

Características: Os textos informativos são caracterizados pela objetividade, clareza e precisão.

Exemplos: Notícias de jornais, artigos de revistas, relatórios de pesquisa, postagens em blogs sobre atualidades etc.

  1. DIDÁTICO

Objetivo: O texto didático é projetado com a finalidade explícita de ensinar, explicar ou facilitar a aprendizagem.

Características: Além de ser claro e objetivo, um texto didático é estruturado de maneira a facilitar o processo de aprendizagem.

Exemplos: Livros didáticos, manuais de instrução, tutoriais, guias de estudo, conteúdos de cursos e workshops, materiais de preparação para concursos (é ‘nóis’!).

Texto didático-01

Caiu na prova

FGV
Nível Superior
Prefeitura de São Paulo
2023

Como ensinar a ler

Se eu fosse ensinar a uma criança a arte da jardinagem, não começaria com as lições das pás, enxadas e tesouras de podar. Eu a levaria a passear por parques e jardins, mostraria flores e árvores, falaria sobre suas maravilhosas simetrias e perfumes; a levaria a uma livraria para que ela visse, nos livros de arte, jardins de outras partes do mundo. Aí, seduzida pela beleza dos jardins, ela me pediria para ensinar-lhe as lições das pás, enxadas e tesouras de podar.

Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música, não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe falaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes.

Se fosse ensinar a uma criança a arte da leitura, não começaria com as letras e as sílabas. Simplesmente leria as estórias mais fascinantes que a fariam entrar no mundo encantado da fantasia. Aí então, com inveja dos meus poderes mágicos, ela desejaria que eu lhe ensinasse o segredo que transforma letras e sílabas em estórias.

É muito simples. O mundo de cada pessoa é muito pequeno. Os livros são a porta para um mundo grande. Pela leitura vivemos experiências que não foram nossas e então elas passam a ser nossas. Lemos a estória de um grande amor e experimentamos as alegrias e dores de um grande amor. Lemos estórias de batalhas e nos tornamos guerreiros de espada na mão, sem os perigos das batalhas de verdade. Viajamos para o passado e nos tornamos contemporâneos dos dinossauros. Viajamos para o futuro e nos transportamos para mundos que não existem ainda. Lemos as biografias de pessoas extraordinárias que lutaram por causas bonitas e nos tornamos seus companheiros de lutas. Lendo, fazemos turismo sem sair do lugar. E isso é muito bom.

ALVES, Rubem, Ostra feliz não faz pérola. Ed. Planeta do Brasil Ltda. São Paulo. 2021.

O texto acima, quanto ao tipo específico de textos, deve ser classificado como

Selecione uma alternativa.

didático.

didático.

didático.

didático.

informativo.

informativo.

informativo.

informativo.

publicitário.

publicitário.

publicitário.

publicitário.

normativo.

normativo.

normativo.

normativo.

lúdico.

lúdico.

lúdico.

lúdico.

Parabéns, você acertou! → Gabarito: Letra A.

Que pena, você errou... → Gabarito: Letra A.

Comentário rápido

Este é um texto didático. Essa classificação pode ser justificada pela intenção subjacente do texto de Rubem Alves, que visa ensinar ou sugerir uma metodologia para a educação – neste caso, a arte de ensinar a ler.

Comentário longo

B) Informativo

  • Por que está errada? Textos informativos têm como principal objetivo fornecer dados, fatos, informações ou notícias de maneira objetiva, sem a intenção de ensinar ou influenciar o leitor de forma pedagógica.

C) Publicitário

  • Por que está errada? Textos publicitários são criados com o objetivo de promover produtos, serviços, ideias ou marcas, buscando persuadir o leitor a tomar uma ação específica, como comprar ou adotar algo.

D) Normativo

  • Por que está errada? Textos normativos estabelecem normas, regras, leis, diretrizes ou procedimentos. Eles são caracterizados por uma linguagem formal e direta, focada em regulamentações.

E) Lúdico

  • Por que está errada? Textos lúdicos são caracterizados pelo entretenimento, pela brincadeira ou pela fantasia, muitas vezes com o objetivo de divertir o leitor. Embora o texto de Alves adote uma abordagem que valoriza a imaginação e o encantamento, seu objetivo vai além do entretenimento. Ele procura ensinar e inspirar métodos de educação, utilizando a narrativa para transmitir uma filosofia de ensino, o que o alinha mais estreitamente com o propósito didático.

O que é um texto didático?

É o texto com o objetivo PRINCIPAL de facilitar a aprendizagem.

Características:

  1. Clareza e objetividade: O texto deve ser claro e direto, evitando ambiguidades e garantindo que o leitor entenda o conteúdo sem dificuldades.
  2. Estrutura organizada: Geralmente, segue uma estrutura lógica e sequencial, facilitando o processo de aprendizagem e compreensão do leitor.
  3. Linguagem adequada ao público-alvo: A linguagem deve ser adaptada ao nível de conhecimento e idade dos leitores, usando termos que sejam familiares a eles.
  4. Uso de exemplos e ilustrações: Frequentemente, incorpora exemplos, ilustrações, gráficos e outros recursos visuais para complementar e reforçar o entendimento do texto.
  5. Intencionalidade educativa: O texto é criado com o propósito explícito de ensinar, sendo essa a sua principal característica distintiva.

Importante: principais diferenças entre um texto DIDÁTICO e um texto INFORMATIVO:

  1. INFORMATIVO

Objetivo: O principal objetivo de um texto informativo é fornecer informações, fatos, dados ou notícias sobre diversos temas, sem necessariamente ter a intenção de ensinar como aplicar essas informações.

Características: Os textos informativos são caracterizados pela objetividade, clareza e precisão.

Exemplos: Notícias de jornais, artigos de revistas, relatórios de pesquisa, postagens em blogs sobre atualidades etc.

  1. DIDÁTICO

Objetivo: O texto didático é projetado com a finalidade explícita de ensinar, explicar ou facilitar a aprendizagem.

Características: Além de ser claro e objetivo, um texto didático é estruturado de maneira a facilitar o processo de aprendizagem.

Exemplos: Livros didáticos, manuais de instrução, tutoriais, guias de estudo, conteúdos de cursos e workshops, materiais de preparação para concursos (é ‘nóis’!).

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