Cespe / Cebraspe
Auditor de Controle
TCU
2013

O Tribunal de Contas da União (TCU) avaliou ações para a elaboração de diagnóstico e suporte à educação básica. A auditoria conferiu aspectos relativos ao Plano de Ações Articuladas, à assistência técnica prestada pelo Ministério da Educação (MEC) e ao levantamento de dados necessários à formação e ao cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB).

A auditoria identificou baixo nível de implementação das ações para provimento de infraestrutura e de recursos pedagógicos, que vão desde a implantação de laboratório de informática e conexão à Internet ao fornecimento de água potável e energia elétrica.

A análise do IDEB apontou a necessidade de aperfeiçoamento da metodologia de obtenção desse índice. Segundo avalia o ministro relator do processo, “O IDEB é um importante instrumento para a aferição da qualidade da educação, por isso deve ser aprimorado de forma a permitir um diagnóstico mais fidedigno dos sistemas de ensino”.

Outro instrumento de gestão educacional avaliado foi o sistema integrado de monitoramento do MEC, que, segundo a auditoria, também deve ser melhorado. Parte dos dados encontra-se desatualizada.

TCU avalia gestão da educação básica em municípios brasileiros. Notícia publicada em 12/9/2013. Internet: <www.tcu.gov.br/> (com adaptações).

Em relação ao texto apresentado, julgue o seguinte item.

 

Em “A auditoria conferiu aspectos relativos ao Plano de Ações Articuladas (...) e ao cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB)”, o verbo conferir está empregado com o sentido de outorgar.

Comentário rápido

Conferir, no texto, está no sentido de realizar uma verificação.

Comentário longo

No contexto apresentado, o verbo “conferir” não está empregado com o sentido de “outorgar”.

Na língua portuguesa, o verbo “conferir” pode assumir diferentes significados conforme o contexto em que é utilizado.

Os dois sentidos mais comuns são:

  • verificar a veracidade ou a exatidão de algo
  • outorgar, conceder ou atribuir algo a alguém ou a algo

 

No trecho “A auditoria conferiu aspectos relativos ao Plano de Ações Articuladas (…) e ao cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB)”, o sentido mais adequado de “conferir” é o de verificar ou examinar.

Isso significa que a auditoria realizou uma verificação ou um exame dos aspectos relacionados ao Plano de Ações Articuladas e ao cálculo do IDEB, e não que ela outorgou ou concedeu esses aspectos.

Em palavras com mais de um significado, o que você deve fazer?

Contextualizar!

Coloque a palavra no texto e se pergunte: aqui, neste contexto, o que ela significa?

Uma palavra pode ter um sentido em uma situação e outro completamente diferente em outra.

Exemplos:

Manga

  • Comum: Fruta tropical.
  • Específico: Parte do vestuário que cobre os braços.

 

Cura

  • Comum: Processo de recuperação de saúde.
  • Específico: Sacerdote em algumas denominações cristãs.

 

Vela

  • Comum: Objeto de cera com pavio, usado para iluminação.
  • Específico: Tecido grande utilizado em embarcações para capturar vento.

 

Mola

  • Comum: Dispositivo elástico que armazena energia mecânica.
  • Específico: Ato de saltar para cima ou para fora.

 

Gato

  • Comum: Animal doméstico felino.
  • Específico: Conexão ilegal feita para obter eletricidade ou sinal de TV sem pagamento.
Contextualização

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