FGV
Nível Superior
CM Taubaté
2022

Observe o seguinte fragmento de um diálogo, retirado do romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo:

“Um rapazito de paletó entrou da rua e foi perguntar à Machona pela Nhá Rita.

— A Rita Baiana? Sei cá! Faz amanhã oito dias que ela arribou! A Leocádia explicou logo que a mulata estava com certeza de pândega com o Firmo.

— Que Firmo? interrogou Augusta.

— Aquele cabravasco que se metia às vezes aí com ela. Diz que é torneiro.

— Ela mudou-se? perguntou o pequeno.

— Não, disse a Machona; o quarto está fechado, mas a mulata tem coisas lá. Você o que queria?

— Vinha buscar uma roupa que está com ela.

— Não sei, filho, pergunta na venda ao João Romão, que talvez te possa dizer alguma coisa.”

O diálogo nesse fragmento serve para:

Comentário longo

Questões literárias precisam de mais tempo para entendimento do texto.

Vamos lá.

No diálogo, uma pessoa chega perguntando por outras. O que o autor faz neste diálogo é uma coisa realmente impressionante: ele mostra características (físicas e de conduta) de personagens que estão na trama (e que não estão na cena) sem precisar usar um texto descritivo.

Veja:

A Leocádia explicou logo que a mulata [característica física] estava com certeza de pândega [característica de conduta] com o Firmo.

Aquele cabravasco que se metia às vezes aí com ela. Diz que é torneiro [informação sobre o personagem].

Sendo assim, a alternativa C é a correta, pois o texto intenciona mostrar as características dos personagens, e o trecho faz isso indiretamente (disfarçado de diálogo!).

O diálogo funciona para transmitir informações importantes sobre a trama da história, como o paradeiro da personagem Nhá Rita e sua relação com o personagem Firmo, bem como indicar onde o personagem pode encontrar uma roupa pertencente a Nhá Rita. Essa é uma forma indireta de transmitir informações importantes sobre a história e seus personagens.

Demais alternativas:

A alternativa A está errada. Embora o diálogo revele indiretamente alguns aspectos dos personagens, como suas relações e ações, ele não revela diretamente seus pensamentos, sentimentos, comportamentos, desejos e frustrações. Isso acontece porque o diálogo não é uma análise psicológica dos personagens, mas sim um meio de transmitir informações importantes para a trama. Além disso, as falas das personagens são mais descritivas do que introspectivas, ou seja, elas não estão falando sobre si mesmas, mas sim sobre outras personagens e eventos que ocorreram (ou estão ocorrendo) na história.

A alternativa B, que diz que o diálogo estimula a criatividade do autor, não está correta, pois o diálogo não tem a função de estimular a criatividade do autor. O autor não escreveu com o objetivo de estimular a própria criatividade.

A alternativa D, que afirma que o diálogo serve para situar um personagem num ambiente preciso mediante a expressão linguística utilizada, também está incorreta, pois este trecho do diálogo não apresenta informações suficientes para situar um personagem num ambiente preciso.

Por fim, a alternativa E, que fala em mostrar o enfrentamento de personagens, ações antagônicas ou contrárias, também não está correta, pois o diálogo não apresenta um confronto entre personagens ou ações antagônicas, mas sim informações sobre o paradeiro de Nhá Rita.

O texto pergunta sobre as personagens. Qual é a primeira coisa a se identificar?

Quem é quem. Tenha calma e não faça leitura extremamente rápida, quando o objetivo da banca for te confundir.

Olhe para:

  • os sujeitos
  • os elementos que identificam sujeitos (artigos, numerais)
  • a organização das aspas
17---Calma-quem-é-quem

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