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Eis um famoso segmento do Sermão da Sexagésima, do Padre Antônio Vieira (texto 2):

“’Eis que o que semeia saiu a semear’. Diz Cristo, que saiu o pregador evangélico a semear a palavra divina. Bem parece este texto dos livros de Deus. Não só faz menção do semear, mas também faz caso do sair: Exiit (saiu), porque no dia da messe hão-nos de medir a semeadura e hão-nos de contar os passos. O mundo, aos que lavrais com ele, nem vos satisfaz o que dispendeis, nem vos paga o que andais. Deus não é assim. Para quem lavra com Deus até o sair é semear, porque também das passadas colhe fruto. Entre os semeadores do Evangelho há uns que saem a semear, há outros que semeiam sem sair. Os que saem a semear são os que vão pregar à Índia, à China, ao Japão; os que semeiam sem sair, são os que se contentam com pregar na pátria. Todos terão sua razão, mas tudo tem sua conta. Aos que têm a seara em casa, pagar-lhes-ão a semeadura; aos que vão buscar a seara tão longe, hão-lhes de medir a semeadura e hão-lhes de contar os passos”.

A afirmação que está em acordo com o que é lido no fragmento acima, é:

Comentário rápido

Atenção: este é o tipo de questão que pede a leitura de todo o texto.

A resposta correta, alternativa B, reflete com precisão a essência do argumento de Padre Antônio Vieira no Sermão da Sexagésima.

Vieira argumenta que todos aqueles que se dedicam à semeadura da palavra divina, seja através de esforços locais ou em terras distantes, serão devidamente recompensados por Deus. Essa recompensa considera não apenas as ações realizadas na pregação, mas também o esforço e o deslocamento empregados nessa missão.

Comentário longo

Texto Base: Sermão da Sexagésima – Padre Antônio Vieira

  • Estratégia Argumentativa Principal: Vieira utiliza uma analogia entre o ato de semear no campo e o ato de pregar a palavra de Deus, destacando não apenas a ação em si mas também o esforço e o deslocamento como partes valiosas desse processo.

Análise Detalhada das Alternativas

  • Alternativa A
    • Texto: “o pregador diz que ‘Deus não é assim’ porque Deus consegue ver o que os homens não veem;”
    • Interpretação Argumentativa: Esta alternativa tenta capturar a ideia de que Deus possui uma percepção além da humana, o que é verdade em um contexto mais amplo da teologia cristã.
      • No entanto, o trecho específico do sermão foca mais na valorização do esforço e do trabalho dos pregadores aos olhos de Deus, não diretamente na capacidade divina de ver o que os homens não veem. Portanto, essa alternativa desvia-se do argumento central do trecho.
  • Alternativa B
    • Texto: “todos os que semeiam a palavra divina receberão sua paga, pelo que fizeram e também pelo esforço empregado;”
    • Interpretação Argumentativa: Esta é a alternativa correta porque reflete diretamente a mensagem do sermão.
      • Vieira argumenta que, na obra de disseminar a palavra de Deus, tanto a ação de pregar quanto o esforço e o deslocamento envolvidos são valorizados e recompensados por Deus.
      • A alternativa capta a essência do argumento de Vieira, que busca motivar e valorizar o trabalho dos pregadores, independentemente de onde realizam sua missão.
  • Alternativa C
    • Texto: “ao designar o semeador como ‘o que semeia’, no texto evangélico, o autor prioriza o que é a pessoa, acima do que ela faz;”
    • Interpretação Argumentativa: Esta interpretação tenta destacar uma suposta ênfase na identidade do semeador sobre a ação de semear.
      • No entanto, o sermão de Vieira, ao contrário, enfatiza a importância da ação e do esforço empregado na pregação, não apenas quem realiza a ação.
  • Alternativa D
    • Texto: “o sermão faz uma comparação entre os pregadores que saem e os que ficam na pátria, mostrando a justiça de Deus ao julgá-los de forma idêntica;”
    • Interpretação Argumentativa: Embora o sermão faça uma distinção entre os pregadores que viajam e aqueles que permanecem, o foco não está em como Deus os julga de forma idêntica, mas sim na valorização de ambos os esforços.
      • A justiça de Deus é mencionada no sentido de que todos são recompensados, mas a alternativa simplifica excessivamente a complexidade do argumento de Vieira.
  • Alternativa E
    • Texto: “nas cinco primeiras linhas do texto, o orador faz uma interpretação do texto citado ao início, mostrando o valor lógico das palavras empregadas.”
    • Interpretação Argumentativa: Esta alternativa foca na análise linguística inicial do sermão, mas não captura a profundidade do argumento de Vieira sobre a recompensa pelo esforço na pregação.
      • O sermão vai além de uma mera interpretação lógica das palavras; ele constrói um argumento motivacional e valorativo sobre o trabalho dos pregadores.
      • Vieira utiliza uma analogia entre o ato de semear no campo e o ato de pregar a palavra de Deus.

Em texto longo cobrando a parte, para onde olhar?

Para a parte.

2---Texto-longo-cobrando-uma-parte-olhe-para-a-parte

Em textos longos argumentativos, como fazer a leitura?

  1. Uma leitura atenta do texto
  2. Resolver as alternativas
  3. ...se sobrar mais de uma
    1. Procurar pelo menos uma certeza
      • Se com certeza está no texto
      • Se com certeza não está no texto
18---Argumentativo

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