Para que um texto progrida de forma organizada, é preciso que a informação nele contida seja apresentada de forma conveniente. Veja, por exemplo, o texto a seguir:
“A Corte Suprema dos Estados Unidos, cuja composição 1983-1984 terminou há pouco, parece ter mostrado uma direção mais conservadora que a anterior, notadamente no que concerne aos direitos dos indivíduos diante do Estado. Ela decretou que os prisioneiros não tinham nenhum direito sobre sua vida privada e que os juízes, e não os jurados, devem decidir sobre a pena de morte. Ela também apoiou a posição do governo de Ronald Reagan em vários casos que envolviam liberdades civis ou de discriminação”.
A organização da informação nesse texto pode ser identificada do seguinte modo:
Esse tipo de questão não fala diretamente o que quer. Temos que julgar alternativa por alternativa.
Vamos começar pelas erradas:
Letra B: “cada frase parte do tema explorado na frase precedente, tornando-se ela mesma um novo tema, completado por uma nova informação.”
Errado, porque o tema é um só: O tema deste texto é a mudança de direção da Corte Suprema dos Estados Unidos em relação aos direitos dos indivíduos diante do Estado.
Sendo assim, não existem vários temas ao longo dos períodos.
A letra C também está errada por esse motivo, pois ela alega que existem “temas sucessivos das frases seguintes”.
Mesma coisa para as letras D e E. Elas falam em múltiplos temas, veja: “dois temas são apresentados em sequência e analisados de forma paralela” e “dois temas são apresentados inicialmente e informações comuns aos dois são dadas progressivamente”.
Com isso, nos resta a alternativa A: a informação apresentada na primeira frase é o fato da composição da Corte Suprema dos Estados Unidos ter terminado em 1983-1984, e as frases seguintes acrescentam novas informações sobre a direção mais conservadora que a Corte parece ter mostrado em relação aos direitos dos indivíduos diante do Estado.
Por que estudar português cansado é ruim?
Baixo rendimento: quando estamos cansados, nosso cérebro não funciona tão bem quanto em momentos de descanso e, portanto, pode haver uma queda no rendimento do estudo. | |
Desânimo: quando estamos cansados, é comum nos sentirmos desanimados e sem motivação para estudar. Isso pode levar a uma atitude negativa em relação ao estudo da língua portuguesa, o que pode afetar o desempenho geral no aprendizado. | |
Aumento do estresse: o cansaço também pode aumentar o estresse, o que pode tornar a experiência de estudar português ainda mais difícil e desagradável. | |
Perda de interesse: se o cansaço persistir por muito tempo, pode haver uma perda de interesse no estudo da língua portuguesa, o que pode levar a uma desistência prematura do aprendizado. |
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