FGV
Analista
TRT-16
2022
Matéria: Português – Interpretação de Textos

Para que um texto progrida de forma organizada, é preciso que a informação nele contida seja apresentada de forma conveniente. Veja, por exemplo, o texto a seguir:


“A Corte Suprema dos Estados Unidos, cuja composição 1983-1984 terminou há pouco, parece ter mostrado uma direção mais conservadora que a anterior, notadamente no que concerne aos direitos dos indivíduos diante do Estado. Ela decretou que os prisioneiros não tinham nenhum direito sobre sua vida privada e que os juízes, e não os jurados, devem decidir sobre a pena de morte. Ela também apoiou a posição do governo de Ronald Reagan em vários casos que envolviam liberdades civis ou de discriminação”.


A organização da informação nesse texto pode ser identificada do seguinte modo:

Comentário longo

Esse tipo de questão não fala diretamente o que quer. Temos que julgar alternativa por alternativa.

Vamos começar pelas erradas:

Letra B: “cada frase parte do tema explorado na frase precedente, tornando-se ela mesma um novo tema, completado por uma nova informação.”

Errado, porque o tema é um só: O tema deste texto é a mudança de direção da Corte Suprema dos Estados Unidos em relação aos direitos dos indivíduos diante do Estado.

Sendo assim, não existem vários temas ao longo dos períodos.

A letra C também está errada por esse motivo, pois ela alega que existem “temas sucessivos das frases seguintes”.

Mesma coisa para as letras D e E. Elas falam em múltiplos temas, veja: “dois temas são apresentados em sequência e analisados de forma paralela” e “dois temas são apresentados inicialmente e informações comuns aos dois são dadas progressivamente”.

 

Com isso, nos resta a alternativa A: a informação apresentada na primeira frase é o fato da composição da Corte Suprema dos Estados Unidos ter terminado em 1983-1984, e as frases seguintes acrescentam novas informações sobre a direção mais conservadora que a Corte parece ter mostrado em relação aos direitos dos indivíduos diante do Estado.

Por que estudar português cansado é ruim?

Baixo rendimento: quando estamos cansados, nosso cérebro não funciona tão bem quanto em momentos de descanso e, portanto, pode haver uma queda no rendimento do estudo.

Desânimo: quando estamos cansados, é comum nos sentirmos desanimados e sem motivação para estudar. Isso pode levar a uma atitude negativa em relação ao estudo da língua portuguesa, o que pode afetar o desempenho geral no aprendizado.

Aumento do estresse: o cansaço também pode aumentar o estresse, o que pode tornar a experiência de estudar português ainda mais difícil e desagradável.

Perda de interesse: se o cansaço persistir por muito tempo, pode haver uma perda de interesse no estudo da língua portuguesa, o que pode levar a uma desistência prematura do aprendizado.

8---Estudos-de-português-estando-cansado

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