Cespe / Cebraspe
Nível Superior
ANP
2022

É uma falácia comum supor que mudanças graduais, pequenas, só podem engendrar resultados graduais, incrementais.

 

Mas esse é um raciocínio linear, que parece ser nosso modo padrão de pensar a respeito do mundo. Isso pode decorrer do simples fato de que a maior parte dos fenômenos perceptíveis para os seres humanos, em escalas de tempo e de magnitude habituais e dentro do escopo limitado de nossos sentidos, tende a seguir direções lineares — duas pedras parecem duas vezes mais pesadas que uma; é necessária uma quantidade de comida três vezes maior para alimentar um número três vezes maior de pessoas, e assim por diante. No entanto, fora da esfera das ocupações humanas práticas, a natureza está cheia de fenômenos não lineares. Processos de extrema complexidade podem emergir de regras ou partes enganosamente simples, e pequenas mudanças num fator subjacente a um sistema complexo podem engendrar mudanças radicais e qualitativas em outros fatores que dele dependem.

 

Pense neste exemplo muito simples: imagine que você tenha um bloco de gelo na sua frente e esteja aquecendo-o pouco a pouco. Na maior parte do tempo, o aquecimento por um grau a mais não causa nenhum efeito interessante: a única coisa que você tem e que não tinha um minuto atrás é um bloco de gelo ligeiramente menos gelado. Mas, então, chega-se a 0 °C e, assim que essa temperatura crítica é atingida, você vê uma mudança abrupta, espetacular. A estrutura cristalina do gelo desagrega-se, e, de repente, as moléculas de água começam a escorregar e a fluir livremente umas em torno das outras. Sua água congelada torna-se líquida, graças a um grau crítico de energia térmica.

 

Nesse ponto-chave, mudanças incrementais cessaram de ter efeitos incrementais e precipitaram uma súbita mudança qualitativa chamada transição de fase.

 

Vilayanur Subramanian Ramachadran. O que o cérebro tem para contar: desvendando

os mistérios a natureza humana. Rio de Janeiro: Zahar, 2014, p. 32-3 (com adaptações).

Em relação a aspectos linguísticos do texto CG1A1-I, julgue o item subsecutivo.

 

No parágrafo, “assim que” exprime circunstância de tempo.

Comentário rápido

A questão pede para julgar se a expressão “assim que” exprime circunstância de tempo. A resposta é sim.

No contexto do texto, “assim que” é usado para indicar o momento exato em que a temperatura atinge 0 °C, marcando um ponto específico no tempo em que ocorre uma mudança significativa. Portanto, a expressão estabelece uma relação temporal clara entre atingir a temperatura crítica e a mudança de estado da água.

Qual classe morfológica indica intensidade?

Essa a FGV gosta. São os advérbios.

Esta ficha vai te dar um apanhadão sobre advérbios. Eu a salvaria para revisar mais tarde!

Os advérbios são palavras que modificam verbos, adjetivos ou outros advérbios, fornecendo mais detalhes sobre a ação, o estado ou a característica.

→ Se a palavra não for relacionada a verbos, adjetivos ou outros advérbios, ela NÃO vai ser advérbio. Fácil assim.

Como identificar advérbios:

  • Advérbios geralmente respondem a perguntas como "Como?", "Quando?", "Onde?" e "Por quê?".
  • Nem toda palavra terminada em “mente” será advérbio, mas GERALMENTE as palavras terminadas em mente são advérbios! Dê só aquela verificada se está modificando um verbo, adjetivo ou outro advérbio.

Advérbio é uma classe morfológica invariável. Não flexiona em gênero, número e grau.

Categorias de Advérbios:

  • Modo: indicam como algo é feito (ex.: calmamente, rapidamente).
  • Tempo: indicam quando algo acontece (ex.: agora, ontem, sempre).
  • Lugar: indicam onde algo acontece (ex.: aqui, lá, perto).
  • Intensidade: modificam adjetivos ou outros advérbios, indicando intensidade (ex.: muito, pouco, bastante).
  • Afirmação, Negação e Dúvida: expressam afirmação (sim), negação (não) ou dúvida (talvez).

Uso de Advérbios em Comparativos e Superlativos:

  • Advérbios, assim como adjetivos, podem ser usados em graus comparativos e superlativos (ex.: mais rapidamente, o mais rapidamente).

Evitar Redundâncias:

  • Evite o uso redundante de advérbios, como "subir para cima" ou "entrar para dentro", pois a ação já implica a direção.

Advérbios - Resumão-01

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