O cartaz publicitário do refrigerador contém duas frases com a forma verbal no imperativo: “compartilhe este produto” e “veja outras formas de pagamento”. O valor desse modo verbal nas frases destacadas é o de:
O verbo no imperativo para o caso de anúncios publicitários não impõe, mas sim persuade ou incentiva o leitor a realizar uma ação.
Em textos publicitários, inclusive, existe a expressão “chamada à ação” (call to action, em inglês), que é um convite ou estímulo direto para que o público-alvo responda de uma maneira particular que beneficie a marca ou o anunciante. Refere-se a qualquer dispositivo projetado para incentivar um espectador, leitor ou ouvinte a realizar uma ação específica.
A questão apresentada aborda o uso do modo imperativo em um contexto publicitário, especificamente em um cartaz de refrigerador. As frases em destaque, “compartilhe este produto” e “veja outras formas de pagamento”, servem como exemplos do emprego desse modo verbal. O modo imperativo é utilizado para expressar ordens, pedidos, conselhos, ou sugestões, variando seu valor conforme o contexto em que é aplicado.
Vamos analisar as opções dadas:
O que é verbo no imperativo?
O modo imperativo é utilizado para expressar ordens, pedidos, conselhos ou sugestões. Diferentemente dos outros modos verbais, que podem indicar uma ação que ocorreu, ocorre ou ocorrerá, o imperativo foca na ação que deve ser realizada pelo interlocutor. | |
Ele pode ser expresso de forma afirmativa ou negativa e varia conforme a pessoa do discurso a quem se dirige (tu, você, nós, vós, vocês). | |
Muito utilizado em textos publicitários | |
Forma Afirmativa
| |
Forma NegativaPara formar o imperativo negativo, usa-se o presente do subjuntivo.
|
MEDIDA APLICADA LTDA
Faça sua pré-matrícula: