FGV
Analista
TJ-RN
2023
Matéria: Auditoria Governamental

Os auditores devem manter comportamento profissional apropriado, de forma que não afete a objetividade do trabalho, bem como as conclusões decorrentes.

Um elemento relevante para um comportamento apropriado do auditor é o julgamento profissional que, segundo a NBASP 100 (ISSAI 100) Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público:

Comentário rápido

A questão quer que a gente marque a alternativa que diz respeito a julgamento profissional.

A alternativa corretá é a Letra B.

B) deve ser aplicado quando o auditor toma decisões sobre o curso de ação apropriado;

Julgamento profissional é a aplicação do treinamento, conhecimento e experiência relevantes, dentro do contexto fornecido pelas normas de auditoria, contábeis e éticas, na tomada de decisões informadas a respeito dos cursos de ação apropriados nas circunstâncias do trabalho de auditoria.

Vamos para a NBC TA 200:

A25. O julgamento profissional é essencial para a condução apropriada da auditoria. Isso porque a interpretação das exigências éticas e profissionais relevantes, das normas de auditoria e as decisões informadas requeridas ao longo de toda a auditoria não podem ser feitas sem a aplicação do conhecimento e experiência relevantes para os fatos e circunstâncias.

Comentário longo

A) proporciona o planejamento e a execução do trabalho de auditoria de uma maneira diligente;

Errado! Este é o conceito de zelo.

De acordo com a ISSAI 100:

Devido zelo significa que o auditor deve planejar e executar auditorias de uma maneira diligente. Os auditores devem evitar qualquer conduta que possa desacreditar seu trabalho.

 

C) deve ser ponderado em relação ao ceticismo profissional;

O julgamento profissional e o ceticismo profissional são ambos importantes, mas a norma não diz que um deve ser ponderado em relação ao outro. O ceticismo profissional é uma atitude que o auditor deve manter ao longo de todo o processo de auditoria, enquanto o julgamento profissional é a capacidade de tomar decisões informadas e apropriadas.

 

D) implica atitude cautelosa quando avalia se a evidência obtida é suficiente e apropriada;

Atitude cautelosa está relacionada ao CETICISMO profissional, não ao julgamento profissional.

 

E) significa manter a mente aberta e receptiva a todos os pontos de vista e argumentos.

Manter a mente aberta é uma característica desejável, mas esta alternativa não descreve diretamente o julgamento profissional conforme a NBASP 100. É um conceito que está mais relacionado ao ceticismo profissional.

O que significa zelo?

De acordo com a ISSAI 100:

Devido zelo significa que o auditor deve planejar e executar auditorias de uma maneira diligente. Os auditores devem evitar qualquer conduta que possa desacreditar seu trabalho.

No contexto apresentado, "diligente" refere-se à maneira cuidadosa, meticulosa e atenciosa com que o auditor deve planejar e executar suas auditorias. Ser diligente implica em agir com responsabilidade, precisão e dedicação, garantindo que todas as etapas do processo de auditoria sejam realizadas de forma correta e completa, evitando erros e omissões.

Dê exemplos de julgamento profissional.

Vamos para a NBC TA 200:

A25. O julgamento profissional é essencial para a condução apropriada da auditoria. Isso porque a interpretação das exigências éticas e profissionais relevantes, das normas de auditoria e as decisões informadas requeridas ao longo de toda a auditoria não podem ser feitas sem a aplicação do conhecimento e experiência relevantes para os fatos e circunstâncias. O julgamento profissional é necessário, em particular, nas decisões sobre:

    • materialidade e risco de auditoria;
    • a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria aplicados para o cumprimento das exigências das normas de auditoria e a coleta de evidências de auditoria;
    • avaliar se foi obtida evidência de auditoria suficiente e apropriada e se algo mais precisa ser feito para que sejam cumpridos os objetivos das NBCs TA e, com isso, os objetivos gerais do auditor;
    • avaliação das opiniões da administração na aplicação da estrutura de relatório financeiro aplicável da entidade;
    • extração de conclusões baseadas nas evidências de auditoria obtidas, por exemplo, pela avaliação da razoabilidade das demonstrações contábeis.

Como MANTER o ceticismo?

A NBC TA 200 também nos responde:

A manutenção do ceticismo profissional ao longo de toda a auditoria é necessária, por exemplo, para que o auditor reduza os riscos de:

    • ignorar circunstâncias não usuais;
    • generalização excessiva ao tirar conclusões das observações de auditoria;
    • uso inadequado de premissas ao determinar a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria e ao avaliar os resultados destes.

Dê exemplos de ceticismo profissional.

De acordo com a NBC TA 200:

A20. O ceticismo profissional inclui estar alerta, por exemplo, a:

    • evidências de auditoria que contradigam outras evidências obtidas;
    • informações que coloquem em dúvida a confiabilidade dos documentos e respostas a indagações a serem usadas como evidências de auditoria;
    • condições que possam indicar possível fraude;
    • circunstâncias que sugiram a necessidade de procedimentos de auditoria além dos exigidos pelas NBCs TA.

Requisitos para o ceticismo profissional (NBC TA 200):

15. O auditor deve planejar e executar a auditoria com ceticismo profissional, reconhecendo que podem existir circunstâncias que causam distorção relevante nas demonstrações contábeis (ver itens A18 a A22).

Quais são as características inerentes do auditor?

Ceticismo profissional

Ceticismo profissional é a postura que inclui uma mente questionadora e alerta para condições que possam indicar possível distorção devido a erro ou fraude e uma avaliação crítica das evidências de auditoria.

A NBC TA 200 ainda diz:

A22. O ceticismo profissional é necessário para a avaliação crítica das evidências de auditoria. Isso inclui questionar evidências de auditoria contraditórias e a confiabilidade dos documentos e respostas a indagações e outras informações obtidas junto à administração e aos responsáveis pela governança. Também inclui a consideração da suficiência e adequação das evidências de auditoria obtidas considerando as circunstâncias, por exemplo, no caso de existência de fatores de risco de fraude e um documento individual, de natureza suscetível de fraude, for a única evidência que corrobore um valor relevante da demonstração contábil.

Lembrol:

Suficiência: medida da quantidade de evidência.

Adequação: medida da qualidade da evidência.

Julgamento profissional

Julgamento profissional é a aplicação do treinamento, conhecimento e experiência relevantes, dentro do contexto fornecido pelas normas de auditoria, contábeis e éticas, na tomada de decisões informadas a respeito dos cursos de ação apropriados nas circunstâncias do trabalho de auditoria.

A NBC TA 200 ainda diz (nos requisitos):

Julgamento profissional

16. O auditor deve exercer julgamento profissional ao planejar e executar a auditoria de demonstrações contábeis (ver itens A23 a A27).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça sua pré-matrícula:

plugins premium WordPress