Cespe / Cebraspe
Auditor do Estado
CGE-RJ
2024

Texto CG1A1-I

Uma organização é um sistema complexo de comunicações com um objetivo funcional. Durante sua existência e atuação, a organização vai formando uma imagem perante seus diversos públicos em função de todo um conjunto de contatos realizados, e não somente pelas iniciativas planejadas de comunicação que ela toma para formar a imagem pretendida. Essa imagem, chamada imagem organizacional, pode ser descrita como uma compilação de opiniões e pontos de vista baseados em informações processadas de várias fontes, ao longo do tempo, que gera uma imagem mental dos atributos da organização.

Seguindo uma tendência já percebida na iniciativa privada, os órgãos públicos têm-se preocupado, cada vez mais, com sua imagem organizacional. A imagem organizacional pública tem valor estratégico na medida em que interfere diretamente no relacionamento da organização com diferentes atores, bem como na sua legitimação e credibilidade perante a sociedade. No entanto, apesar de sua relevância, ainda há poucos estudos sobre a imagem organizacional no contexto público, tanto nacional quanto internacionalmente.

Quando se trata da construção da imagem de uma organização, ressalta-se o papel dos veículos de imprensa. Esses veículos, ao publicarem uma notícia, atuam na associação e formação das crenças, das ideias, dos sentimentos e das impressões que uma pessoa ou um grupo tem ou passa a ter sobre aquela organização. Não obstante, a migração desses meios de comunicação para a Internet aumenta o volume de informações em circulação e eleva o seu poder de influência, uma vez que é possível acessar dados e informações de qualquer lugar e a qualquer momento, de modo a expandir a comunicação entre as pessoas e as organizações.

Julgue o item a seguir, relativo a aspectos linguísticos do texto CG1A1-I.

O segmento “na medida em que” (segundo período do segundo parágrafo) introduz um argumento que expressa o motivo de a imagem organizacional pública ter valor estratégico.

Comentário longo

“Na medida em que” é uma conjunção causal.

Isso significa que ela é usada para introduzir uma causa, um motivo.

Exemplos de expressões com significado similar incluem “posto que”, “visto que” e “já que”.

Portanto, uma vez que o segmento do texto usa “na medida em que” para explicar por que a imagem organizacional pública é estrategicamente valiosa, a interpretação correta seria que está sendo apresentada a causa ou o motivo dessa importância.

 

Exemplo Aplicado:

  • O dia da aprovação vai chegar, na medida em que estou estudando. (A aprovação é causada pelo estudo.)

 

“À medida que”, por outro lado, é uma conjunção proporcional, usada para indicar uma relação de proporção entre dois eventos ou situações.

Expressões com significado similar incluem “à proporção que”, “ao passo que”, e a estrutura “quanto mais… tanto mais…”.

Exemplo Aplicado:

  • Eu me sinto mais confiante, à medida que o tempo passa. (A confiança aumenta proporcionalmente com o passar do tempo.)

Qual a diferença entre na medida em que e à medida que?

Na medida em que = conjunção CAUSAL

= Posto que

= Visto que

= Já que

O dia da aprovação vai chegar, na medida em que estou estudando.

O dia da aprovação vai chegar, já que estou estudando.

À medida que = conjunção PROPORCIONAL

= À proporção que

= Ao passo que

= Quanto mais / tanto mais

Eu me sinto mais confiante à medida que o tempo passa.

Quanto mais o tempo passa, mais eu me sinto confiante.

Eu me sinto mais confiante à proporção que o tempo passa.

À medida que e na medida em que

Observação sobre a ficha de estudos…

No desenho desta ficha, coloquei um monte de "à" dentro do sol. Veja que à medida que o sol cresce o "à" também cresce. É proporcional!

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