FGV
Auditor de Controle
CGE-PB
2024

Texto 3

“De origem ainda incerta, o pão, base da alimentação da quase totalidade dos seres humanos, é conhecido desde o período Neolítico. Inicialmente, era feito de grãos de cereais triturados com pedras, amassado com água e colocado sobre pedras quentes ou debaixo de cinzas para assar, o que resultava em um pão achatado, duro e seco”.

“Inicialmente, era feito de grãos de cereais triturados com pedras, amassado com água e colocado sobre pedras quentes ou debaixo de cinzas para assar, o que resultava em um pão achatado, duro e seco.”

O problema de escritura que ocorre nesse segmento do texto 3, é:

Comentário rápido

Há ambiguidade, por isso, a alternativa A é a certa.

Veja este trecho do texto:

Inicialmente, era feito de grãos de cereais triturados com pedras (…)

E aí eu te pergunto: as pedras trituravam os grãos? Ou os grãos eram triturados junto das pedras? A palavra “com”, aliás, remete a companhia.

A questão aponta para uma ambiguidade na frase “era feito de grãos de cereais triturados com pedras”, e aí podem ser interpretadas duas possibilidades distintas:

Possibilidade 1: As pedras trituravam os grãos

Possibilidade 2: Os grãos eram triturados juntamente com as pedras

Comentário longo

(B) Erros ortográficos são desvios das normas de escrita das palavras. O segmento do texto não apresenta erros ortográficos visíveis, tornando esta alternativa incorreta.

(C) A oralidade na escrita se refere ao uso de estruturas ou expressões típicas da fala no texto escrito, o que pode incluir informalidade, repetições ou interjeições. O texto em análise mantém um tom formal e informativo (linguagem denotativa).

(D) O uso excessivo de adjetivos pode tornar o texto carregado e menos objetivo. No entanto, o texto utiliza adjetivos de maneira econômica e funcional (“achatado, duro e seco”) para descrever as características do pão neolítico.

(E) Redundâncias ocorrem quando informações ou expressões são repetidas de maneira desnecessária. Embora o texto repita a descrição do processo de fabricação do pão para enfatizar sua primitividade e simplicidade, essa repetição não chega a constituir uma redundância no sentido estrito, pois serve a um propósito explicativo e enfático dentro do contexto.

O que é ambiguidade?

Ambiguidade é uma característica da linguagem que ocorre quando uma palavra, frase ou expressão apresenta mais de um significado, dependendo do contexto em que é utilizada.

Ambiguidade-01

Compartilhar esta questão:

Faça sua pré-matrícula:

plugins premium WordPress
>