FGV
Analista
ANP
2022

Leia o texto publicitário a seguir.

“Nós damos importância à discrição. Os clientes não apreciam agências que deixam vazar os seus segredos. Não gostam de agências que se creditam pelo sucesso deles. Ficar entre o cliente e a luz de cena é falta de educação”.

Assinale a opção que indica o produto que seu autor está tentando vender.

Comentário rápido

Os textos publicitários não vendem ideias. Isso é PROPAGANDA.

Os textos publicitários vendem produtos ou serviços.

Dentre as opções, a única alternativa que vende (um serviço) é a da letra D. O texto objetiva vender os serviços da própria agência de publicidade.

Qual é o objetivo do texto publicitário?

Vender!

Este é o objetivo do anunciante.

Formas de se fazer isso:

  • persuasão: o publicitário tenta persuadir o leitor com o objetivo de vender
    • a banca pode usar as palavras: persuadir, convencer
  • chamada à ação (call-to-action): geralmente ao final do texto, o publicitário realiza uma chamada à ação (compre, curta, salve), e no fim das contas a ideia é vender
  • imperativo: os verbos de textos publicitários geralmente estão no imperativo. Por exemplo: "Faça como Harry Potter, adquira sua Nimbus 2000 hoje mesmo."
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhar esta questão:

Faça sua pré-matrícula:

plugins premium WordPress