FGV
Auxiliar de Controle
IMBEL
2021

Assinale a opção que indica o texto que não recebe a classificação de publicitário, por não ter promoção de um produto a ser comercializado, mas sim defender uma ideia.

Comentário rápido

Na letra E, o objetivo é conscientizar sobre os potenciais riscos dos alimentos transgênicos.

Sendo assim, não se vende um produto ou um serviço, mas sim uma ideia.

A banca até nos ajuda a acertar, pois colocar dentro dos parênteses quem anunciou o texto: Instituto de Defesa do Consumidor contra alimentos transgênicos. Nas demais alternativas, há lojas e produtos.

Comentário longo

  • A: Boa educação é sua filha conhecer Honoré de Balzac bem antes de ser uma balzaquiana. (Aliança Francesa, escola de idiomas)
    • Promoção: Curso de idiomas.
    • Objetivo: Associar a aprendizagem de idiomas com cultura e educação refinada.
    • Classificação: Publicidade.
  • B: Claro, você pode andar por aí com uma carteira recheada. Mas para quê? (American Express, cartão de crédito)
    • Promoção: Cartão de crédito.
    • Objetivo: Questionar a necessidade de dinheiro físico, promovendo o uso do cartão.
    • Classificação: Publicidade.
  • C: Esse é o mais seco dos gins – pergunte a qualquer Martíni. (Anúncio de bebida)
    • Promoção: Gin.
    • Objetivo: Destacar a qualidade do produto através de uma característica específica (secura).
    • Classificação: Publicidade.
  • D: Quer que ele seja mais homem? Experimente ser mais mulher. (Loja de lingerie)
    • Promoção: Lingerie.
    • Objetivo: Sugerir que o uso de determinada lingerie pode influenciar no comportamento ou na percepção do parceiro.
    • Classificação: Publicidade.
  • E: Você quer ser cobaia? Não engula essa. (Instituto de Defesa do Consumidor contra alimentos transgênicos)
    • Promoção: Não promove um produto, mas uma ideia.
    • Objetivo: Conscientizar sobre os potenciais riscos dos alimentos transgênicos.
    • Classificação: Propaganda.

Qual é a diferença entre publicidade e propaganda?

Publicidade refere-se à divulgação de produtos, serviços ou ideias em diferentes canais de comunicação.

O objetivo é criar uma imagem positiva, aumentar a visibilidade e incentivar a venda.

Propaganda é uma forma específica de publicidade que busca persuadir ou influenciar o público-alvo a adotar determinada opinião, crença ou comportamento em relação a um tema específico.

Exemplos de QUEM faz muita propaganda: líderes religiosos, políticos, órgãos governamentais.

Publicidade---Propaganda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhar esta questão:

Faça sua pré-matrícula:

plugins premium WordPress