Julgue o item a seguir, a respeito de normas técnicas de auditoria.
Informações encontradas pelo auditor independente em ambiente externo àquele responsável pelas demonstrações contábeis não são tecnicamente consideradas evidências de auditoria.
A afirmação apresentada na questão está incorreta com base nas normas técnicas de auditoria. De acordo com a NBC TA 500, a confiabilidade das evidências de auditoria é maior quando elas são obtidas de fontes independentes fora da entidade.
Isso significa que informações encontradas pelo auditor independente em ambiente externo àquele responsável pelas demonstrações contábeis são, sim, consideradas evidências de auditoria e, muitas vezes, são vistas como mais confiáveis do que aquelas obtidas internamente.
Como funciona a confiabilidade das informações a serem utilizadas como evidência de auditoria?
De acordo com a NBC TA 500: A35. A confiabilidade das informações a serem utilizadas como evidência de auditoria e, portanto, da própria auditoria, é influenciada pela sua fonte e sua natureza, e pelas circunstâncias nas quais são obtidas, incluindo os controles sobre sua elaboração e manutenção, quando relevante. Portanto, generalizações sobre a confiabilidade de vários tipos de evidência de auditoria estão sujeitas a importantes exceções. Mesmo quando as informações a serem utilizadas como evidência de auditoria são obtidas de fontes externas à entidade, podem existir circunstâncias que podem afetar a sua confiabilidade. Por exemplo, informações obtidas de fonte independente podem não ser confiáveis se a fonte não tiver conhecimento ou se for possível que especialista da administração não tenha objetividade. Embora reconhecendo que podem existir exceções, as seguintes generalizações sobre a confiabilidade da evidência de auditoria podem ser úteis:
| |
Resumindo:
|
MEDIDA APLICADA LTDA
Faça sua pré-matrícula: