Você está na matéria de

Quando é que algo está explícito e quando está implícito?

Explícito = está lá CLARÃO no texto!

Implícito = Não está no texto, mas dá para INFERIR do texto.

7---Implícito-x-explícito

Caiu na prova

FGV
Nível Superior
Prefeitura Santo André
2022

Índio

 

Uma das consequências das Cruzadas (séculos XI XIII) foi a descoberta das riquezas do Oriente: tecidos, pedras e metais preciosos, especiarias.

 

Tudo isso passou a ter um valor extraordinário para os europeus do século XV (a canela chegou a valer mais do que o ouro!). E assim as grandes navegações para a Ásia se tornaram financeiramente atrativas.

 

O genovês Cristóvão Colombo, o que botou o ovo em pé (como se fosse uma grande coisa: as galinhas já faziam isso muito antes dele), consegue, na Espanha, em 1492, o patrocínio dos reis Fernando II e Isabel para uma viagem à Índia.

 

Para chegar lá, os portugueses desciam até o final da África e dobravam à esquerda. Colombo, que sempre adorou viver na contramão da História, sai da Espanha, no dia 3 de agosto, e dobra à direita, convencido de que a Terra era redonda.

 

Acertou na forma, mas errou no cálculo do diâmetro. Colombo chega às Bahamas, em 12 de outubro, e acha que alcançou a Índia. Por isso, ao ver uns selvagens locais, Colombo os chama de índios. Pronto, o nome ficou e o erro se consagrou: a partir daí, todo selvagem, nu ou seminu, passou a ser chamado de índio.

 

(PIMENTA, R. Casa da Mãe Joana, curiosidade na origem das palavras, frases e marcas. Ed. Campus. Rio de Janeiro-RJ. 2002)

“Para chegar lá, os portugueses desciam até o final da África e dobravam à esquerda. Colombo, que sempre adorou viver na contramão da História, sai da Espanha, no dia 3 de agosto, e dobra à direita, convencido de que a Terra era redonda.”

 

Depreende-se corretamente desse segmento do texto que

Comentário longo

A partir do segmento do texto, pode-se inferir que a opção correta é a A: os portugueses já conheciam um trajeto para a Índia. Isso porque o texto afirma que os portugueses desciam até o final da África e dobravam à esquerda para chegar à Índia, enquanto Colombo, ao contrário, dobrou à direita, porque estava convencido de que a Terra era redonda.

B – “Colombo contrariou a tradição, apoiado em fatos equivocados”: esta alternativa não é suportada pelo segmento do texto, já que neste trecho não há uma conclusão sobre Colombo estar certo ou errado.

C – “A História mostrou que Colombo estava errado na direção que tomou”: esta alternativa também é incorreta, pois o texto não sugere que Colombo estava errado na direção que tomou. Pelo contrário, o texto apenas afirma que os portugueses já tinham um caminho conhecido para chegar à Índia, mas não sugere que o caminho escolhido por Colombo estava errado.

D – “O caminho percorrido por Colombo já era conhecido dos portugueses”: esta alternativa é falsa, já que o texto afirma que o caminho percorrido pelos portugueses para chegar à Índia envolvia descer até o final da África e dobrar à esquerda, enquanto Colombo dobrou à direita (fica implícito que isso os portugueses não faziam).

E – “Estar convencido da redondeza da Terra mostra a ignorância de Colombo”: esta alternativa é incorreta. O texto não diz que Colombo estava errado.

Quando é que algo está explícito e quando está implícito?

Explícito = está lá CLARÃO no texto!

Implícito = Não está no texto, mas dá para INFERIR do texto.

7---Implícito-x-explícito
A discussão ainda não começou.

Quantidade de vezes que você viu este Cartão de Memória: 46

Veja todas as matérias disponíveis no Cartões de Memória

Faça sua pré-matrícula:

plugins premium WordPress