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O que é uma oração?
Ela é uma frase que necessariamente tem um verbo.
Já a frase "Eu estou aqui" tem um verbo (estou). |
O Brasil é um dos países com maior proporção de alunos matriculados em cursos de formação de professores, mas com um dos mais baixos índices de interesse na profissão. Para especialistas, isso mostra que a docência se torna opção pela facilidade em ingressar no ensino superior, pelas baixas mensalidades e pela alternativa de cursos a distância — não pela vocação.
Estudos internacionais mostram que um bom professor é um dos fatores que mais influenciam na aprendizagem. Os dados são de pesquisa feita pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que traçou o perfil de quem estuda para ser professor na América Latina e no Caribe. Enquanto, no Brasil, 20% dos universitários estão em cursos como licenciatura e pedagogia, na América Latina são 10% e, em países desenvolvidos, 8%.
Em compensação, só 5% dos jovens brasileiros dizem querer ser professores quando estão no ensino médio. E, apesar da grande quantidade de alunos matriculada em cursos de licenciatura e pedagogia no Brasil, faltam docentes para lecionar disciplinas específicas em áreas de ciências exatas e da natureza.
Na Coreia do Sul, por exemplo, 21% se interessam pela profissão e só 7% ingressam, de fato, na universidade, porque há muita concorrência e maior seleção. No Chile e no México, os dois índices são mais próximos: cerca de 7% se interessam pelo magistério e menos de 15% cursam pedagogia ou licenciatura.
“Muitos alunos concluintes do ensino médio entram em programas de formação de professores para conseguir um título”, diz o economista chefe da divisão de educação no BID, Gregory Elacqua. Ele afirma que isso não é bom para a educação.
“A gente atrai as pessoas mais vulneráveis e que lá na frente vão enfrentar o desafio de educar crianças vulneráveis também”, diz a diretora de políticas públicas do Instituto Península, que atua na área de formação de professores, Mariana Breim. “Se é este público que está procurando a docência, temos de abraçá-lo e fazê-lo se apaixonar por ela”, completa. Os dados mostram que 71% dos estudantes de pedagogia e licenciatura no Brasil são mulheres, índice semelhante ao verificado em outros países latinos.
Internet: <noticias.uol.com.br> (com adaptações).
Julgue o item a seguir, no que diz respeito à sintaxe de orações e períodos no texto 8A1-I.
O primeiro período do texto é composto por coordenação e subordinação, sendo a última oração desse período classificada como coordenada sindética adversativa.
É uma questão com alto índice de erros. Eu mesma não percebi o segundo verbo elíptico ali, de cara, e tinha colocado como errada pensando que o período tinha só um verbo (ou seja, seria um período simples).
Meu aluno Victor me avisou, e realmente, é um período composto por coordenação, não subordinação.
Vamos detalhar:
A conjunção “mas” é uma conjunção coordenativa adversativa, que liga duas orações ou partes de orações que expressam ideias contrastantes.
Mesmo que a segunda parte da frase não tenha um verbo explícito, ela é coordenada à primeira por meio da conjunção adversativa.
O que é uma oração?
Ela é uma frase que necessariamente tem um verbo.
Já a frase "Eu estou aqui" tem um verbo (estou). |
Qual é a diferença entre período simples e composto?
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Exemplos: Períodos Simples
Períodos Compostos
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