Finalmenteeee! Chegou o dia de falar sobre a especialidade do Esquemaria: mapas mentais. Nesse primeiro artigo sobre o assunto, nada mais lógico do que trazer as famigeradas fichas de estudos. Conhecendo-as ou não, venha comigo!
- Começando pela biologia (ISSO MESMO! BIOLOGIA!): os dois lados do cérebro
- O jeito convencional de fazer mapas mentais
- As fichas de estudos: o que são e por que é melhor praticar usá-las no lugar dos mapas mentais convencionais
- Existem padrões nas fichas de estudos que te ajudam a ter ideias mais rápidas
- APPs de fichas de estudos para tablets e programas de computador de mapas mentais
Entendendo o seu cérebro: o que os lados esquerdo e direito podem te ensinar
De acordo com a biologia – e, perceba, eu falei biologia, não psicologia! –, todos nós podemos ser racionais e criativos ao mesmo tempo. É sério: você pode ser muito bom em matemática e muito bom em artes ao mesmo tempo. É basicamente uma questão de escolhas.Ok, ok, a tese de que o cérebro tem dois lados, e de que cada lado é responsável por um tipo de “dom” vem sendo refutada há algum tempo, por alguns, e santificada por outros tantos neurocientistas. O fato, entretanto, é que as pessoas têm passado em concursos públicos sendo, ao mesmo tempo, analíticas e criativas.Sim, mas qual lado é qual, afinal de contas?Bem, segundo a teoria, o lado direito é o lado das ideias, é o lado criativo, e o lado esquerdo é o lado analítico, das palavras, que te faz entender as coisas racionalmente. Abaixo, há uma imagem muito interessante que demonstra essa divisão.

“Sim, Carol, entendi os dois lados do cérebro, mas o que isso tem de ligação com as fichas de estudos?”
Veja só essa dúvida que um concurseiro me enviou, sobre os mapas mentais:“Minhas dúvidas sobre resumos e revisões são saber se eles estão sendo efetivos, se estão funcionando como ferramenta de fixação de conteúdo” – Aurélio.Tudo o que eu falei até aqui foi para que você saiba como o seu cérebro se comporta em relação aos mapas mentais. As fichas de estudos vão usar os dois lados do seu cérebro (esquerdo e direito), ao mesmo tempo. E isso é confirmado pelo cara que trouxe essa técnica para o concurso público, o Auditor Fiscal da Receita Federal Alex Viégas:
“O Lado Esquerdo do nosso cérebro, que é o racional, irá trabalhar diretamente com as palavras que estão sendo lidas, enquanto que o Lado Direito, que é o que trabalha com o abstrato, irá ‘ler’ os espaços vazios, desenvolverá códigos, desenhos, músicas, relações com situações engraçadas ou ridículas, misturará o absurdo, enfim, fará tudo que não é o estritamente regular em um estudo em que se utilize somente palavras ordenadas racionalmente”. – Alex Viégas, autor do livro Manual de um Concurseiro.
Por que usar tantas cores nas fichas de estudos?
Todo mundo que já estudou marketing, em algum momento da vida, sabe muito bem que as cores afetam na psicologia do consumidor. O amarelo dá sensação de felicidade, otimismo, clareza. O azul traz a sensação de confiança, força e dependência. O verde é conhecido pela esperança, saúde, paz. O vermelho é a cor da paixão, coragem, ação.Ok, ok. Isso funciona muito bem no marketing. E nos concursos públicos? Como é?O escritório de arquitetura Perkins & Will, de Chicago, fez uma pesquisa sobre como as cores influenciam a didática no campo educacional.Para você se situar melhor, eu trouxe alguns dos aspectos mais interessantes dessa pesquisa para o concurso público:- a energia produzida pelas cores carregam as funções do nosso corpo e influenciam nossas mentes e nossas emoções;
- as cores aliviam a fatiga em nossa visão: a tensão em nossos olhos aumentam por determinados acontecimentos, tipo quando você pisca demais, dilata a pupila com uma forte intensidade de luz estática, ou quando você reduz o foco em objetos, ou há certa incapacidade de distinguir algumas diferenças no brilho.
- o uso de cores neutras, ou a falta de cores causada pelo branco podem diminuir em até 25% a eficiência das pessoas.

Qual é o jeito convencional de fazer mapas mentais?
Veja a seguinte dúvida de uma concurseira:“Minha principal dúvida quanto aos mapas mentais é se realmente tenho que colocar uma informação central e as outras ao redor, como a maior parte dos que vejo. Ou se basta colocá-las de alguma forma na folha. Queria saber se faz diferença mesmo essa disposição na folha na hora de memorizar porque às vezes tenho muita dificuldade de dispor as informações assim e acabo colocando frases como em um caderno ou colunas, entende?” – Tatianne.Eu acredito que o pior erro de alguns professores e coaches de concursos públicos é querer definir regras demais para o uso de determinadas técnicas de estudos. Tudo bem que os mapas mentais funcionam, mas trazer uma regra geral para todo mapa a ser criado por alguém mais atrapalha do que ajuda.Quando alguém define alguma regra do tipo: “todos os mapas mentais têm uma ideia central e dessa ideia surgem ramos que a explicam”, o concurseiro, no momento de estudar, tenta adequar toda sua estratégia de estudos à regra do “expert”. Com isso, até o concurseiro perceber que a técnica não funciona para o seu próprio dia a dia, ele já terá perdido horas preciosas de estudos. Abaixo há alguns exemplos dos mapas mentais convencionais:


- as fichas de estudos são muito mais rápidas de se desenhar;
- as fichas de estudos são muito mais rápidas de se revisar;
- as fichas de estudos são feitas com o MÍNIMO de palavras possível;
- as fichas de estudos trabalham os espaços em branco de maneira muito mais eficaz.


As fichas de estudos


- 1 (um) conjunto de canetinhas;
- 1 (um) conjunto de lápis de cor;
- pelo menos 1 (uma) resma de papel A4.
“Minha dúvida sobre mapas e resumos é como escapar da armadilha de resumos imensos (que tomam muito tempo pra preparar) e mapas mentais poluídos visualmente. Enfim, como sintetizar de verdade as informações para acessá-las facilmente para ativar a memória e na reta final antes da prova.” – Luciana.Não é incomum surgirem dúvidas desse tipo: todos querem saber como diminuir a informação de modo que os mapas mentais realmente sirvam a seu propósito: proporcionar uma revisão de qualidade, sem ter que colocar muitas informações.Muita gente também se preocupa com a seleção de palavras-chave em um texto:
“Sempre tenho dificuldade em encontrar a palavra chave do que estou estudando pra fazer o mapa. Eu fico achando que se escolho apenas uma palavra, não vou entender nada do mapa, e por isso, meus mapas mais parecem uma cópia colorida do que estou estudando do que um mapa mental propriamente dito.” – Giselle.Lembre-se sempre que a regra é não seguir à risca as regras. Quando você for fazer seus mapas mentais, pense da seguinte forma: “como eu posso transformar todo esse assunto que eu vi em algo que EU entenderia bem mais rápido?”.Tudo na vida é questão de muito treino. É assim quando alguém vai aprender a andar de bicicleta, a tocar guitarra, a desenhar. Nos concursos públicos, eu vivo batendo na tecla do “faça muitas questões”, porque questões são ótimas treinadoras. Com os mapas mentais funciona do mesmo jeito: o primeiro mapa mental vai ser super difícil de ser feito. A mesma coisa vai acontecer com o segundo, o terceiro, o quarto… quando você chegar ao seu vigésimo mapa mental, você já vai estar bem melhor.No fim das contas, eu fiz milhares de fichas de estudos, e elas foram essenciais no momento da revisão. Então fique com o seguinte pensamento:

As fichas são bem diferentes daqueles mapas mentais convencionais que te mostrei no início do post, não é verdade? São muito menos cansativas de serem revisadas, e muito mais rápidas de serem lidas.
Continuando com algumas dúvidas recorrentes:
“Na aula presencial/videoaula, [eu fazia] meu primeiro resumo, aí, em casa, eu ia lá, fazia um mapa mental, um resumo menor, mil setas coloridas cheio de frufru. [Como faço isso] com o livro e o pdf? Ai ai, tô perdidona rs” – Tatiana
Todos esses mapas mentais que tenho mostrado neste post foram feitos de várias maneiras. Alguns em sala de aula, diretamente, outros em casa, com livros e aulas em PDF. É possível fazer as fichas das duas maneiras, assim como é possível você entender o conteúdo das duas maneiras!
As fichas de estudo nada mais são do que uma síntese do que você aprendeu.
Agora, preste atenção para não cometer este erro: nunca, nunca, NUNQUINHA faça “resumo de resumo”. Escrever na aula e “passar a limpo” depois é perda de tempo. Isso não é uma forma de revisar o conteúdo, mas sim de gastar horas que poderiam ser usadas para aprendizagem de conteúdos novos. Lembre-se: as revisões têm que ser RÁPIDAS.
Treine, faça muitas fichas em casa, e, depois, caso você goste de aulas presenciais, faça as fichas durante as aulas presenciais. Leve suas canetinhas, seus lápis de cor para a sala de aula. É bom que os seus concorrentes vão te achar pirado, quando, na verdade, você estará à frente deles nas revisões 😉
Que tal mais um pacote de exemplos de algumas fichas que fiz em sala de aula?
Todos esses últimos exemplos foram feitos em sala de aula (em uma série de aulas de direito do trabalho, como você deve ter notado)! Sim: com o professor falando e eu desenhando.
Era sempre assim: eu chegava mais cedo ao cursinho, sentava lá no fundão da sala e pegava uma cadeira para colocar os meus lápis e as minhas canetinhas. Em minha mesa, várias folhas A4 já recortadas ao meio prontas para serem usadas. Nos dias em que a sala lotava, quando não era possível usar uma cadeira para colocar minhas coisas, eu colocava a mochila nos pés, com o material, e pegava freneticamente cada canetinha ou cada lápis de cor de dentro da bolsa para fazer minhas fichas.
E aí a gente vai para mais uma dúvida:
“Minha principal dúvida quanto aos mapas mentais é se realmente tenho que colocar uma informação central e as outras ao redor, como a maior parte dos que vejo. Ou se basta colocá-las de alguma forma na folha. Queria saber se faz diferença mesmo essa disposição na folha na hora de memorizar porque às vezes tenho muita dificuldade de dispor as informações assim e acabo colocando frases como em um caderno ou colunas, entende?” – Tatianne.
Excelente pergunta. As fichas de estudos não têm regras rígidas! Você vai desenhar de modo que você compreenda melhor. É mais uma evolução em relação aos mapas mentais convencionais.
“Eu assisti a aulas [de um professor] explicando como fazer mapas mentais, mas acho perda de tempo fazer os desenhos, que por vezes atrapalham mais do que ajudam (para mim pelo menos). É possível ser eficiente sem ter os desenhos?” – Ana Carolina.
Você pode perceber que as minhas fichas não seguem um padrão. Em algumas, utilizo tabelas. Em outras, faço gráficos. Em outras, coloco uma ideia central e puxo pouquíssimos ramos. Em muitas fichas, há desenhos. Em muitas outras, há apenas textos. Lembre-se sempre que a regra é não seguir à risca as regras.
Se você se sente à vontade desenhando o mapa do Brasil, ótimo! Sempre que você se lembrar, em alta velocidade, de um desenho que você possa fazer, faça o desenho. Só não perca tempo se martirizando por não ter pensado em desenhar um carrinho de Fórmula 1 em algum contexto sobre “rapidez”, por exemplo. Concurso público, eu digo sempre, é sobre simplicidade. Seus estudos, seus métodos.
Bem, antes de irmos para o próximo tópico, não custa nada mostrar mais algumas fichas minhas, não é mesmo?
Padrões nas fichas de estudos: como ter ideias mais rápidas
Você já deve ter percebido que em minhas fichas eu usei muitas siglas, muitos símbolos, às vezes algumas coisas que para você não fazem o menor sentido.
Pode até parecer meio rude eu falar isso, mas não é (hehehe…): você não entende porque as fichas são MINHAS! Haha. Como eu fiz as fichas, eu entendo o que elas querem dizer, eu entendo as siglas, os mnemônicos que coloco nas fichas, eu entendo o que um espanador significa.
Já aconteceu de você estar em uma conversa com outras duas pessoas e essas duas pessoas contam uma piada interna, e aí você fica super sem jeito, porque não entendeu nada? É a mesma coisa de você pegar mapas mentais de outras pessoas sem contexto (tanto que aqui no Esquemaria, à exceção desse post, que traz apenas EXEMPLOS de mapas mentais, eu procuro contextualizar toda e qualquer ficha de estudos que faço para explicar determinados assuntos).
Eu digo isso porque existem alguns padrões que você pode criar, para elaborar seus mapas mentais. Esses padrões servirão para você agilizar a criação das suas fichas. Você pode usar não só siglas ou abreviações, como também ícones (por exemplo: um desenho do tipo ‘palitinhos’ de um homem com uma coroa na cabeça para lembrar de um rei), índices (tipo setas e gráficos) e símbolos (tipo o símbolo de uma balança, que lembra justiça) para fazer seus mapas.
A seguir, eu exemplifico com a legenda de alguns signos que eu usei muito, e que talvez possam te ajudar a ter ideias:
“A minha maior dificuldade é em relação aos prazos. Não consigo guardar tantos números assim na cabeça.” – Roseli.
No caso da Roseli, por exemplo, eu indiquei que ela usasse um desenho de um calendário com um número específico de determinado prazo, dentro desse desenho. Por exemplo:
Como você pode ver, não há limites. Tudo o que é importante e repetido pode ser criado como legenda.
APPs de fichas de estudos para tablets e programas de computador de mapas mentais
“O maior problema para fazer os mapas é não ter um programa pra construí-los e através de papel e caneta demora muito tempo… Aí não rola! Você usa algum software? Pode dar algumas dicas nesse sentido?” – Rodrigo
Primeiramente, já vou chegar com uma afirmação polêmica: não existe UM software para computador perfeito para que concurseiros façam mapas mentais.
“Como assim, Carol? Mas eu já ouvi falar tão bem do MindMeister, do iMindMap, do FreeMind etc”. Olha, eu vou te mandar lá para cima, hein? Esses programas são muito bons para gerar ideias (fazer brainstormings), mas, no contexto de aprendizagem em concursos públicos, eles servem tanto quanto índices de livros. Em outras palavras, os softwares de computador, atualmente, só fazem mapas mentais convencionais.
Por isso, a dica que fica é:
No mesmo mês em que passei no TCU, troquei um computador antigo meu por um iPad e uma bicicleta. Passei, desde então, a fazer todos os meus mapas mentais no iPad. Para os mapas mentais, usei um app de desenho chamado “Noteshelf”. Eles também têm a versão Android desse app.
Lembro que na época eu cheguei a testar vários apps de desenho, mas o melhor que encontrei foi o Noteshelf. Também testei muitas stylus (que são aquelas canetinhas touch screen, para tablets). A melhor stylus que eu encontrei foi a Stylus Duo Bamboo, da fabricante Wacom.
A seguir, eu mostro algumas das fichas que fiz em meu iPad:
O mais interessante de utilizar esse app para tablets é que você pode organizar todas as suas fichas em cadernos. O programa também traz algumas ferramentas, como escolher o papel, escolher se você prefere que fique deitado ou em pé, escolher entre efeitos de canetas, marca-textos e lápis, enfim, os mapas mentais ficam muito reais.
Além disso, você pode copiar e colar conteúdo entre uma ficha e outra, pode reorganizar as fichas ou deletá-las.
Agora é com você
Agora que o artigo acabou, espero que você possa aplicar todo esse conhecimento em seus estudos.
Qualquer dúvida, fale comigo nos comentários abaixo!
Comente mesmo! Eu gosto de responder.
Agora, uma última observação: eu quero ver muitos exemplos de fichas de estudos aqui nos comentários, hein? 🙂
Os comentários do Esquemaria aceitam imagens. Aproveite e mande suas fichas, para outros concurseiros terem como base.
No mais, obrigada por me acompanhar em mais um post. Foi ótimo.
Bons estudos, boa sorte e boa vida 😉
Carol.
Oi, Concurseira!
A vida prega muitas peças em todos nós. O lance é continuar seguindo firme e forte! Ficar parada não adianta nada, não é verdade?
Espero que você consiga tirar forças do que aconteceu com você em 2012 para se superar agora nos concursos de 2015. Bons estudos, e parabéns por ter voltado à ativa, mesmo depois de tudo o que aconteceu. 😉
Carol,
Obrigada pelo post.
Questiono, apenas, se devo fazer os mapas ao longo da leitura (ex: aulas em pdf, extensas), é aconselhável ir lendo e esquematizando ou ler tudo e depois voltar fazendo um apanhado dos tópicos importantes?
Bjs.
Já leia e esquematize! As fichas servem para você não ter que reler conteúdo inútil 😉
Caso faça alguma questão e sinta a necessidade de fazer novas fichas, depois, sinta-se à vontade ;D
Obrigada, Léo 😉
Sim, é tão boa quanto a da Bamboo, apesar de a borrachinha da bamboo “escorregar” com uma maior facilidade (mas a diferença é pequena) 😀
Às vezes, compensa você ir a uma loja maior e testar algumas stylus antes de comprar.
Ahn, na minha appstore não há diferença de Noteshelf… só há dois (um em inglês, outro em português). O site é este, caso você tenha alguma dúvida: http://www.noteshelf.net/
Obrigado Carol! Verificarei quanto a caneta. Sobre o Noteshelf minha appstore é a americana e lá consta dois que não sei qual a diferença. rs
Loguei na conta brasileira e vi que realmente consta como disseste: um em português e outro em inglês. Compraste o que está em português?
Bjo!
Sim, comprei o em português, mas, pelo que vi, não há diferença 😉
Carol, boa tarde!
Muito bom o post! Já estava usando os mapas mentais, que vem funcionando muito bem para o meu aprendizado! Vou experimentar fazer as fichas em um segundo momento para revisões rápidas, quando a matéria já estiver melhor fixada no cérebro, através dos estudos, revisões com os mapas mentais e posterior resoluções de questões.
Irei experimentar utilizar as fichas para manter os conteúdos mais importantes sempre “vivos” na memória, porém de forma muito mais rápida que os resumos através dos mapas mentais.
Acredito que funcionarão muito bem, principalmente próximo do período das provas e para revisões rápidas, vou experimentar de diversas formas, para avaliar a que melhor me adapto e que tenho o melhor rendimento.
Muito Obrigado pela contribuição e generosidade em compartilhar conosco estas preciosas dicas.
Fica com Deus!!!
Muito bom Carol. Acompanhei on line e li post. Valiosíssima dica…Potencializa muito os estudos…………Rumo ao TCU :o)
Lembre-se da velha dica, Neto: a regra é não seguir à risca as regras! Às vezes, você vai sentir a necessidade de colocar um conteúdo nas fichas durante o estudo da teoria, às vezes você sentir essa necessidade ao fazer as questões 😉
Bom, como não agradeci antes, deixo meus parabéns agora. Realmente, é preciso diminuir a paranoia com regras e detalhes que tentam mecanizar demais os estudos (e sua vida). Muitas vezes acabamos perdendo mais tempo perseguindo propostas que visam maximizar o tempo do que as aplicando, pelas razões já expostas por você. Que ironia, não? Continue com o excelente trabalho!
Hehehe… obrigada, Neto 😉
Qual o momento certo de elaborar as fichas? Por exemplo, leio o pdf, faço questões e depois elaboro as fichas? Ou é melhor deixar para o dia seguinte ou dar um intervalo maior?
Oi, Carol! Sou o Léo do facebook, é que aqui no blog estou com meu nome completo..rs.. Só para variar mais um post excelente teu, parabéns! Estava chateado por ter perdido tua aula, mas o post de hoje foi esclarecedor. Começarei hoje mesmo com as fichas, mas queria te fazer algumas perguntas: Chegaste a testar a stylus da targus? Se sim, essa que mais gostou da Bamboo é melhor? E agora que és adepta das tecnologias, preferes fazer no iPad ou A4 ainda? Quanto ao aplicativo “Noteshelf” na AppStore tem dois um que no final do nome está assim: for SECTOR. Foi esse que comprastes?
Obrigado por tua grandeeeee ajuda!
Um beijo!
Olá Carol.
Sou nova por aqui. Conheci o esquemaria na semana passada 🙁
Mas, como dizem, antes tarde do que nunca, não é?!
Parabéns por seu altruísmo. Ver pessoas como você, ajudando, de graça, me
fazem continuar crendo que no mundo há mais pessoas boas sim. A diferença é que
os maus gritam. Que DEUS abençoe sua vida e que te mantenha em crescente
escala de generosidade.
Esse meu comentário está um pouco deslocado, mas como eu atualizei minhas
leituras, achei melhor postar aqui mesmo.Meu comentário é meio que um pedido de um “ombro amigo”, sabe?!
O concurso da minha vida foi em 2012. Ou melhor, deveria ter sido. Estudei um ano para o fatídico
concurso. Estudei, estudei e estudei. Daí, chegaram os meses da prova. Consegui
férias do trabalho, nossa, eu nem acreditava no que estava acontecendo. O edital
saiu e eu ainda tinha uns bons meses para revisar toda a matéria. Eu achava que
havia chegado a minha hora.
Pois é…algumas vezes as coisas não saem como o planejado. No decorrer do
período entre edital e prova, foi descoberto que meu pai estava com câncer e já
estava na fase terminal. Imagina só o drama, hein?!!! Bom…parei os estudos e,
como filha mais velha, acompanhei o estágio final da vida dele. Uma dureza. Foi
muito difícil me recuperar…Mas, blz…com muita oração, continuei a vida e
segui, chorando e estudando entre uma madrugada e outra. Passados 2 meses do
ocorrido, já estava bem melhor, já consegui diminuir o intervalo do choro e
aumentei o ritmo de estudos.
Bom…vc não vai acreditar…pois é…no meu mês de férias (mês da prova),
bem no dia 5, recebo uma ligação dizendo que meu irmão mais novo havia sido
preso.Então, né…eu ralando para ter uma vida melhor, para dar uma vida melhor
para minha mãe e o “sem juízo” se mete em confusão.
Mais uma vez meu mundo
desabou. Minha mãe, tadinha, não tinha a menor condição de visitar presídio. E
lá fui eu, viver as piores humilhações da minha vida. Acordar de madrugada,
enfrentar horas de fila, de sol, de fome, revista íntima…Às vezes eu saia do
presídio e ia direto para o cursinho….pense no drama, na tristeza e no desespero.
O pior… tive que pagar uma fortuna para o advogado (dinheiro que
tinha guardado para minha preparação no concurso). Enfrentei todas as greves
possíveis e imagináveis (agentes, juízes, servidores). Afff…nesse momento
estou morrendo de chorar enquanto escrevo…só em lembrar da tortura que foi.
Isso sem falar das cobranças da família, da falta de apoio financeiro e
psicológico para mim.
Bom…meu irmão foi solto e, 10 dias depois chegou a data da prova. Imagina
o meu estado mental!! Abri a prova, achei a mais fácil de toda a minha vida. Vi
o tema das redações. Nossa, tudo o que eu havia estudado.
Alguma coisa deu errado no meio do caminho. Ou melhor, tudo deu errado.
Corrigi a prova e fui MUITO pior do que eu imaginava. Chorei horrores e entrei
em uma depressão profunda. Tão profunda que cheguei a ficar meses tomando
medicamentos e fazendo acompanhamento. Não conseguia trabalhar, não comia (perdi
muito peso), meus cabelos começaram a cair…Enfim…era como se um furacão
tivesse passado por minha vida.
Foram 5 meses em que eu não vivi. Só esperei o término de 2012 (um dos
piores anos da minha vida). E olha que aconteceram muitas outras coisas
ruins…Essas duas foram as principais, só a título de exemplo do que eu estava
passando.
O ano terminou, veio 2013 e eu continuava deprimida. Chegou 2014, o
primeiro semestre ainda em depressão, perdida e sem o menor rumo.
Somente no 2º semestre desse ano eu retomei os estudos. Ainda meio devagar,
meio desiludida, e com a autoestima lá no pé. Estou tentando me recuperar,
voltar a acreditar, tentando estabelecer uma meta, mudar a
rotina…Enfim…
Desculpe pelo post gigante…mas achei seu site tão acolhedor e ele tem me
ajudado tanto, tem me dado tantas esperanças, tem reorganizado meus
estudos…Enfim..desculpe mesmo pelo desabafo. Só queria ouvir alguém dizer que
é possível!! Que eu estou no caminho. E que, desta vez, vai dar tudo
certo!
Obrigada por ler meu comentário.
oiiii
=D
Carol, vc é fantástica! Nunca gostei daquela história da ideia central e muuuitos ramos, não funcionava pra mim e eu sempre me perguntava o porquê. Há um tempo atrás, pensei em fazer o que vc explicou na aula, mas achei q era doideira minha. Aí vem vc, e me diz que eu estava no caminho certo! Estava não, estou!!!! Obrigada!!!
Nossa muito bom esse post… suas dicas estão me ajudando muito a estudar.
Parabéns. Fique com Deus, abçs
Obrigada, Dai!