fbpx

5 estratégias para aplicar DEPOIS de fechar o edital

Algumas pessoas vão lá e PÁ! Conseguem fechar o edital ANTES do dia da PROVA.

Se você é um desses seres humanos incríveis, que finalizam o “EDITÃO” com um bom tempo antes da prova, ou se você pretente fazer isso, é claro, este artigo é para você.

Para você saber o que fazer depois de conseguir fechar o edital, ou seja, depois de estudar TUDO, (ou, como eu sempre falo aqui no Esquemaria, ao menos depois de você estudar tudo o que MAIS importa do seu edital), você vai aplicar justamente as dicas a seguir.

 

Antes de mais nada: parabéns por ter conseguido fechar o edital

Você conseguiu fazer o que a maioria dos concurseiros não consegue, que é fechar o edital. Eu mesma não fechei nenhum edital, nunca, e mesmo assim passei, mas para você que conseguiu fazer isso, parábens. De verdade: não é para qualquer um.

Mas veja bem: quando eu ouvi a expressão “cerque a banca de todos os lados”, eu achava que isso significava fechar o edital, mas são duas coisas muito diferentes.

Uma coisa é você concluir o conteúdo de um edital, outra coisa é você conseguir cercar a banca o máximo que você puder. Beleza, você fechou o edital, mas como estão os índices de acerto nas questões em cada matéria? Como está a sua memória? Você GARANTE que vai lembrar de tudo até o dia da prova? Essas são as perguntas que você tem que me fazer, e são elas que eu vou responder.

Então, vamos às dicas!

 

1. Continue acelerando

O primeiro ponto é aproveitar, porque você tá à frente de UM MONTE de gente, então DEFINITIVAMENTE NÃO é a hora de desacelerar, agora. Você vai manter um ritmo, e aproveitar já essa rotina que você conseguiu criar para os seus estudos.

Existe um ditado que fala assim: se você atingiu 95% do seu objetivo, você está só na METADE dele. Não é por acaso que muitos acidentes de carro quando as pessoas estão viajando acontecem quase no final da viagem. Nós estamos mais cansados, loucos para chegar.

Então, no momento em que você fecha um edital, você fica com uma ansiedade TREMENDA, querendo logo fazer a prova, querendo logo testar seus conhecimentos.

E se você empacar logo agora, logo nesses 95% do seu objetivo, você vai permitir que o seu cérebro enferruje. E daí, aquelas pessoas que NÃO fecharam o edital conseguem passar de você com facilidade.

A nossa memória é volátil, então nada mais poderoso, nesse momento, do que RE-PE-TIR.

RE-PI-TA para conseguir lembrar na hora da prova.
Refaça as questões que você já fez, releia aqueles trechos que você marcou, releia as suas anotações.

 

2. Participe de fóruns e grupos

O segundo ponto é PARTICIPAR de fóruns ou grupos do SEU concurso.

Essa aqui eu apliquei quando já tinha finalizado o conteúdo principal de alguns editais importantes pra mim, tipo o do Senado, o do TSE, o do TCU. Embora eu não tivesse FECHADO esses editais, eu já tinha passado por TODOS os assuntos importantes, e daí tinha que entrar minhas estratégias de estudos.

 

3. Saiba lidar com as LACUNAS

Terceira dica, eu acho essa dica tão importante, porque falar de revisão, que foi a primeira coisa que eu falei, TODO mundo fala, mas ninguém fala dessa terceira dica, porque o pessoal fica lá só em memória, memória, memória, que é um assunto muito “vendável”, e é importante – mas a gente tem que saber balancear tudo.

Não é por acaso que são várias dicas. Elas servem para você poder APLICAR e se destacar e passar logo nessa prova.

E a dica número 3 é…

Saber lidar com as la-cu-nas antes da prova.

E, para entender quais são as suas lacunas, ou seja, para entender o que falta para você passar, você deve realizar simulados, ao menos uma vez por semana, antes da prova.

 

4. Saiba quais são seus índices de acertos e erros

O que não é mensurado não é notado. Neste momento, você pode estar deixando de lado dados importantes para passar na prova, como por exemplo: quantas questões você tem errado? Quais são essas questões? Quais são os assuntos dessas questões? Quais questões você tem encontrado dificuldade, mesmo que tenha acertado?

Saiba quais são os índices, os percentuais relacionados à sua prova, e, então, busque notar como você poderá alterar esses índices para cima, e não para baixo.

 

5. Leia os atos normativos

Vamos encarar a verdade: atos normativos são chatos. Então, o melhor momento de revisão é depois de fechar o edital: especialmente na última semana antes da prova.

Releia o que você anotou, releia a Tática dos Feras que você aplicou, reveja as partes das leis que você notou que são mais importantes. Alguns bons atos normativos para se fazer tudo isso:

– Constituição
– Lei 8.666
– Regimentos internos e leis orgânicas
– Lei 8.429
– Lei 8.112

 Com isso, esquematizamos mais um conteúdo topzão, importantíssimo para quem estuda pra concursos, se você quiser um passo a passo maior, um treinamento certinho, organizado, sobre estudos pra concursos do ZERO, eu tenho cursos no Esquemaria que vão te ajudar a planejar e organizar seus estudos e também vão te ensinar TÉCNICAS DE ESTUDOS, como leitura dinâmica, memorização e, claro, mapas mentais.

 

Resumindo

Resumindo o que vimos nesse vídeo, as 5 dicas pra você que JÁ finalizou seu edital são:

  1. Re-pi-ta, re-pi-ta, re-pi-ta (porque isso vai ajudar seu cérebro a LEMBRAR o que é importante);
  2. Participe dos fóruns ou grupos de concurseiros (por exemplo, fórum CW);
  3. Encontre suas LA-CU-NAS (é lá que está sua ’nota extra’ para a prova);
  4. Saiba como estão seus índices (o que não é mensurado não é NOTADO); e
  5. Leia os atos normativos para utilizar sua memória de curto prazo no momento certo.

 

Aplicando essas dicas na prática, você estará com um pé mais perto lá do órgão público onde você quer tanto trabalhar e utilizar seus conhecimentos.

Um beijo e tchauzinho :)

Um pedido especial

Tenho pesquisado sobre educação e aprendizagem no Brasil. Caso você tenha algo a acrescentar a este texto, mesmo que seja para falar de uma situação corriqueira, ou para falar de seus próprios desafios, por favor, comente-o. Seu comentário me ajuda bastante.

🔥Matricule-se nos treinamentos do esquemaria:
https://esquemaria.com.br/cursos

🏆 Esquemaria no Instagram:
https://instagram.com/esquemaria

😉Inscreva-se no Canal | Aulas gratuitas de concursos públicos (link abaixo):
https://esquemaria.com.br/tv

 

Vídeo original relacionado a este conteúdo

Créditos dos vídeos e imagens

Aqui no Esquemaria, nós falamos de livros, técnicas de estudos, trabalho, vida e escrita. Inscreva-se no site.

Roteiro e montagem por Carol Alvarenga, edição por Fábio Luck

Cena do filme: Tropa de Elite

Imagens e gravações extras: Shutterstock e Envato Elements

Músicas deste episódio:

  •  A Train Ride Away
  • Happy Folk
  • Looking For Adventure

Nós falamos de LIVROS, nós falamos de ESTUDOS, nós falamos de TRABALHO, nós falamos de VIDA INCRÍVEL, nós falamos de ESCRITA! Inscreva-se por aqui:

Lembre-se de se cadastrar em nossa lista de email, caso ainda não tenha feito isso. A partir de hoje, vou enviar, semanalmente, conteúdo exclusivo para essa lista.

Boa sorte, bons estudos, boa vida.

Carol :)

>