FUNDATEC
Auditor de Controle
Prefeitura de Porto Alegre
2024
Matéria: Auditoria Governamental

Analise as assertivas a seguir a respeito do planejamento de auditoria, de acordo com as normas brasileiras de contabilidade emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (NBC TA 300):

I. Ao auditor cabe atualizar e alterar o plano de auditoria sempre que necessário no curso da auditoria; todavia, a estratégia global de auditoria, elaborada antes do início dos trabalhos, não pode ser alterada.

II. Ao elaborar o plano de auditoria, o auditor deve incluir a descrição de procedimentos de auditoria planejados e necessários para que o trabalho esteja em conformidade com as normas de auditoria.

III. Visando orientar o desenvolvimento do plano de auditoria, o auditor deve estabelecer uma estratégia global de auditoria que defina, no mínimo, o número de horas e de auditores, bem como estimativa de custo dos trabalhos da auditoria.

Quais estão corretas?

Selecione uma alternativa.

Apenas I.

Apenas I.

Apenas I.

Apenas I.

Apenas II.

Apenas II.

Apenas II.

Apenas II.

Apenas III.

Apenas III.

Apenas III.

Apenas III.

Apenas I e II.

Apenas I e II.

Apenas I e II.

Apenas I e II.

Apenas I e III.

Apenas I e III.

Apenas I e III.

Apenas I e III.

Parabéns, você acertou! → Gabarito: Letra B.

Que pena, você errou... → Gabarito: Letra B.

Comentário rápido

O único item correto, segundo a NBC TA 300, é o item II.

Veja:

II. Ao elaborar o plano de auditoria, o auditor deve incluir a descrição de procedimentos de auditoria planejados e necessários para que o trabalho esteja em conformidade com as normas de auditoria.

Uma dica é prestar atenção à palavra-chave “procedimentos” para “plano de auditoria”.

De acordo com a NBC TA 300:

O auditor deve desenvolver o plano de auditoria, que deve incluir a descrição de:

(…)

(c) outros procedimentos de auditoria planejados e necessários para que o trabalho esteja em conformidade com as normas de auditoria (ver item A12).

Comentário longo

Agora vamos matar as alternativas erradas:

I. Ao auditor cabe atualizar e alterar o plano de auditoria sempre que necessário no curso da auditoria; todavia, a estratégia global de auditoria, elaborada antes do início dos trabalhos, não pode ser alterada.

A atividade de planejamento faz parte dos trabalhos de auditoria (sendo assim, a estratégia global não é elaborada ‘antes dos trabalhos de auditoria’).

Outro erro da questão: a estratégia global pode ser alterada. O planejamento pode ser alterado.

Veja a NBC TA 300:

10. O auditor deve atualizar e alterar a estratégia global de auditoria e o plano de auditoria sempre que necessário no curso da auditoria (ver item A15).

 

III. Visando orientar o desenvolvimento do plano de auditoria, o auditor deve estabelecer uma estratégia global de auditoria que defina, no mínimo, o número de horas e de auditores, bem como estimativa de custo dos trabalhos da auditoria.

Realmente o número de horas e de equipe está na estratégia global, MAS este não é o mínimo de atividades feitas na estratetégia global. Ela DEVE ser bem mais abrangente.

O planejamento é imútável?

Não.

Pode ser alterado a qualquer momento.

Veja a NBC TA 300:

10. O auditor deve atualizar e alterar a estratégia global de auditoria e o plano de auditoria sempre que necessário no curso da auditoria (ver item A15).

O que o auditor desenvolve no plano de auditoria?

De acordo com a NBC TA 300:

O auditor deve desenvolver o plano de auditoria, que deve incluir a descrição de:

(a) a natureza, a época e a extensão dos procedimentos planejados de avaliação de risco, conforme estabelecido na NBC TA 315 – Identificação e Avaliação dos Riscos de Distorção Relevante por meio do Entendimento da Entidade e de seu Ambiente;

(b) a natureza, a época e a extensão dos procedimentos adicionais de auditoria planejados no nível de afirmação, conforme previsto na NBC TA 330 – Resposta do Auditor aos Riscos Avaliados;

(c) outros procedimentos de auditoria planejados e necessários para que o trabalho esteja em conformidade com as normas de auditoria (ver item A12).

O que o auditor desenvolve na estratégia global?

De acordo com a NBC TA 300:

Ao definir a estratégia global, o auditor deve:

(a) identificar as características do trabalho para definir o seu alcance;

(b) definir os objetivos do relatório do trabalho de forma a planejar a época da auditoria e a natureza das comunicações requeridas;

(c) considerar os fatores que no julgamento profissional do auditor são significativos para orientar os esforços da equipe do trabalho;

(d) considerar os resultados das atividades preliminares do trabalho de auditoria e, quando aplicável, se é relevante o conhecimento obtido em outros trabalhos realizados pelo sócio do trabalho para a entidade; e

(e) determinar a natureza, a época e a extensão dos recursos necessários para realizar o trabalho (ver itens A8 a A11).

A Norma complementa o conceito:

Estratégia global de auditoria (ver itens 7 e 8)

A8. O processo de definição da estratégia global auxilia o auditor a determinar, dependendo da conclusão dos procedimentos de avaliação de risco, temas como:

(a) os recursos a serem alocados em áreas de auditoria específicas, tais como membros da equipe com experiência adequada para áreas de alto risco ou o envolvimento de especialista em temas complexos;

(b) os recursos a alocar a áreas de auditoria específicas, tais como o número de membros da equipe alocados para observar as contagens de estoque em locais relevantes, a extensão da revisão do trabalho de outros auditores no caso de auditoria de grupo de empresas ou o orçamento de horas de auditoria a serem alocadas nas áreas de alto risco;

(c) quando esses recursos devem ser alocados, por exemplo, se em etapa intermediária de auditoria ou em determinada data-base de corte; e

(d) como esses recursos são gerenciados, direcionados e supervisionados, por exemplo, para quando estão previstas as reuniões preparatórias e de atualização, como devem ocorrer as revisões do sócio e do gerente do trabalho (por exemplo, em campo ou fora dele) e se devem ser realizadas revisões de controle de qualidade do trabalho.

O que vem antes do início dos trabalhos de auditoria?

Aqui, tratamos das atividades preliminares de auditoria.

Elas acontecem antes mesmo de o planejamento começar!

Veja, de acordo com a NBC TA 300:

Atividades preliminares do trabalho de auditoria

6. O auditor deve realizar as seguintes atividades no início do trabalho de auditoria corrente:

(a) realizar os procedimentos exigidos pela NBC TA 220 – Controle de Qualidade da Auditoria de Demonstrações Contábeis, itens 12 e 13;

(b) avaliação da conformidade com os requisitos éticos, inclusive independência, conforme exigido pela NBC TA 220, itens 9 a 11; e

(c) estabelecimento do entendimento dos termos do trabalho, conforme exigido pela NBC TA 210 – Concordância com os Termos do Trabalho de Auditoria, itens 9 a 13 (ver itens A5 a A7).

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