Cespe / Cebraspe
Nível Superior
TCE RN
2009
Matéria: Controle Externo

Acerca do controle externo das contas municipais, julgue o item que se segue.

O parecer prévio emitido pelo órgão competente sobre as contas que o prefeito deve anualmente prestar, só deixará de prevalecer por decisão da maioria absoluta dos membros da câmara de vereadores.

Selecione uma alternativa.

Certo

Certo

Certo

Certo

Errado

Errado

Errado

Errado

Parabéns, você acertou! → Gabarito: Errado.

Que pena, você errou! → Gabarito: Errado.

Como é o controle social na Constituição Federal de 1988?

O controle social é o controle pela população, pelas pessoas.

É um tema que pode cair em sua discursiva.

Art. 5º

LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;

 

Art. 31

§ 3º As contas dos Municípios ficarão, durante sessenta dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei.

Observação importante ⇒ a LRF aumentou a abrangência dessa necessidade de transparência orçamentária:

  • para o ano todo
  • para todos os entes federativos (União, DF, Estados e Municípios)

 

Art. 74, IV

§ 2º Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da União.

Instrumentos de Controle Social

  • Conselhos de Políticas Públicas:
    • Exemplos: Conselhos de Saúde, Educação, Assistência Social.
    • Função: Deliberar, fiscalizar e propor políticas públicas.
  • Audiências Públicas:
    • Objetivo: Promover a participação popular na discussão de temas relevantes.
  • Ouvidorias:
    • Função: Receber, analisar e encaminhar denúncias, reclamações e sugestões da população.
  • Iniciativa Popular:
    • Art. 61, §2º: Permite a apresentação de projetos de lei de iniciativa popular.
  • Controle Social no Orçamento:
    • Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000): Estabelece mecanismos de transparência e participação popular na gestão fiscal.
Controle Social na CF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Ninguém ainda respondeu a esta questão.

Faça sua pré-matrícula:

plugins premium WordPress