FGV
Nível Médio
IMBEL
2021
Matéria: Interpretação de Textos

Assinale a opção que indica o texto publicitário que se estrutura a partir de uma comparação.

Selecione uma alternativa.

Quando Deus criou o homem, era isso que Ele tinha em mente? (Plano de saúde)

Quando Deus criou o homem, era isso que Ele tinha em mente? (Plano de saúde)

Quando Deus criou o homem, era isso que Ele tinha em mente? (Plano de saúde)

Quando Deus criou o homem, era isso que Ele tinha em mente? (Plano de saúde)

O vinho mais famoso da Austrália está 7.489 milhas mais perto da sua mesa. (Venda de bebidas)

O vinho mais famoso da Austrália está 7.489 milhas mais perto da sua mesa. (Venda de bebidas)

O vinho mais famoso da Austrália está 7.489 milhas mais perto da sua mesa. (Venda de bebidas)

O vinho mais famoso da Austrália está 7.489 milhas mais perto da sua mesa. (Venda de bebidas)

A massagem do ego vem depois. (cosméticos)

A massagem do ego vem depois. (cosméticos)

A massagem do ego vem depois. (cosméticos)

A massagem do ego vem depois. (cosméticos)

Eles só são feios até que você os coma. (doces)

Eles só são feios até que você os coma. (doces)

Eles só são feios até que você os coma. (doces)

Eles só são feios até que você os coma. (doces)

Quantas lâmpadas são necessárias para trocar um engenheiro? (Companhia elétrica)

Quantas lâmpadas são necessárias para trocar um engenheiro? (Companhia elétrica)

Quantas lâmpadas são necessárias para trocar um engenheiro? (Companhia elétrica)

Quantas lâmpadas são necessárias para trocar um engenheiro? (Companhia elétrica)

Parabéns, você acertou! → Gabarito: Letra B.

Que pena, você errou... → Gabarito: Letra B.

Comentário rápido

Opção B: O vinho mais famoso da Austrália está 7.489 milhas mais perto da sua mesa. (Venda de bebidas)

  • Estratégia de comparação:
    • A comparação é feita entre a distância geográfica original do produto (Austrália) e a proximidade atual do produto ao consumidor. Isso sugere uma facilidade ou conveniência aumentada para o consumidor, sem necessariamente mencionar a distância física real de forma direta.
    • A técnica de persuasão aqui é fazer o consumidor sentir que um produto de prestígio e qualidade, que normalmente estaria fora do seu alcance devido à distância, agora está convenientemente acessível.

Comentário longo

Devemos encontrar a opção em que há uma COMPARAÇÃO (que é uma técnica de persuasão, na publicidade).

  • A. Quando Deus criou o homem, era isso que Ele tinha em mente? (Plano de saúde)
    • Utiliza uma pergunta retórica para provocar reflexão no leitor sobre a condição humana e a saúde, sugerindo que o plano de saúde pode ser a solução para alcançar ou manter a saúde ideal, conforme a “intenção divina”.
  • C. A massagem do ego vem depois. (cosméticos)
    • Sugere que o uso dos cosméticos trará benefícios que vão além da aparência, tocando aspectos da autoestima e do bem-estar emocional (“massagem do ego”).
  • D. Eles só são feios até que você os coma. (doces)
    • Usa um jogo de palavras para criar curiosidade sobre os doces, sugerindo que, apesar de uma aparência não atraente, são deliciosos ao serem consumidos.
  • E. Quantas lâmpadas são necessárias para trocar um engenheiro? (Companhia elétrica)
    • Emprega humor e um jogo de palavras invertendo a clássica piada sobre trocar uma lâmpada, para chamar atenção para a competência e a importância dos engenheiros na companhia elétrica.

Como fazer a interpretação de textos publicitários?

Eu analisei várias questões de semântica de textos publicitários e separei alguns pontos principais para você prestar atenção nesse tipo de questão.

Então, você pode prestar atenção a estes elementos:

  • Público-alvo: olhar para quem a mensagem vai pode te ajudar a resolver a questão.
  • Produto: às vezes, a questão mostra qual é o produto (entre parênteses, ou depois de uma barra…). O produto também pode te dar uma dica de qual é o gabarito certo, de acordo com o contexto.
  • Reconheça as técnicas de persuasão utilizadas, como:
    • apelo emocional / racional
    • sedução
    • comparação
    • exclusividade
  • Esteja atento ao que está implícito, mas não explicitamente dito. Publicidade tem uma linguagem conativa / apelativa muito forte, então há bastantes conotações / figuras de linguagem.
  • Estas questões de publicidade não são só de tipologia textual… elas envolvem muita semântica (significado), e o contexto vai importar demais da conta. Isso inclui:
    • o momento histórico
    • o mercado-alvo
    • plataforma de veiculação (canal)
    • quem envia a mensagem
Publicitários-01

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