FGV
Auditor de Controle
TCU
2022

“Acabo de ler o trecho a seguir num livro de História: ‘Os cristãos tinham uma moral, mas os pagãos, não’. Ah! Senhor autor desta obra: onde o senhor aprendeu essa tolice? O que dizer da moral de Sócrates, de Cícero, de Marco Antônio e de tantos outros? Leitor: reflita e tire suas conclusões.”

A afirmativa inadequada sobre esse depoimento a respeito da leitura de uma obra histórica é:

Comentário longo

Você tem que prestar muita atenção ao enunciado, que pede a alternativa INCORRETA. Não erre por besteira.

Vamos analisar cada alternativa:

  • A (Correta): A presença do argumentador é evidenciada desde a primeira linha pelo uso da primeira pessoa do singular no verbo “acabo”, indicando que o texto é uma expressão direta de suas ideias e percepções. Quando a banca fala de “desinência” significa: a parte final da palavra. Como a palavra acaba. Belê?
  • B (Correta): O adversário argumentativo, ou seja, o autor da obra criticada, é claramente identificado pela expressão “Senhor autor desta obra”, estabelecendo a quem o argumentador está se dirigindo.
  • C (Correta): A palavra “tolice” é utilizada para qualificar negativamente a tese do autor criticado, demonstrando o desacordo do argumentador com a afirmação original.
  • D (Correta): Ao final do texto, o leitor é convocado a refletir sobre o debate proposto, assumindo o papel de árbitro, ou seja, de quem deve julgar o mérito das argumentações apresentadas. O texto claramente diz isto: “Leitor: reflita e tire suas conclusões.”
  • E (Incorreta): Esta alternativa é apontada como incorreta porque, de fato, o argumentador apresenta argumentos contra a tese que critica. Ao mencionar figuras históricas pagãs conhecidas por suas contribuições morais, o argumentador fornece exemplos concretos que desafiam a afirmação de que os pagãos não tinham moral, demonstrando que sua crítica não é desprovida de fundamentação.

O que fazer quando a banca pede a alternativa incorreta?

Quando a banca pedir uma alternativa errada ou incorreta, destaque bem com a sua caneta a palavra "INCORRETA" ou "ERRADA". Isso porque acontece muito de esquecermos desse detalhe, quando começamos a ler as alternativas.

Então, circule muito bem a palavra "negativa" que aparece no enunciado de sua questão.

Destaque bem a alternativa quando ela pede a incorreta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhar esta questão:

Faça sua pré-matrícula:

plugins premium WordPress