Thumb _ Como estudar por questões _ Tática dos Feras

Tática dos feras: como usar questões de concursos para aprender teoria

Artigo atualizado em 14 de abril de 2024
Entenda a tática de como passar em concursos públicos estudando a partir de questões. Essa dica vale ouro!
Se você é daqueles que pegam um livro didático ou uma lei e os leem “de cabo a rabo”, você precisa ver este post!Primeiro, porque você perde muito tempo em assuntos que não têm chance alguma de cair em sua prova; segundo, porque você dá a tais assuntos o mesmo peso de assuntos importantíssimos, com chances altas de serem cobrados.Hoje, eu, Carol Alvarenga, vou falar de uma técnica bastante legal, que aprendi em um cursinho, uma vez, e aprimorei para adotá-la em meus estudos.Ela consiste, basicamente, em você pegar questões da banca que aplicará sua prova e procurar a resposta para estas questões em suas leis e seus livros. Para saber mais, veja o tutorial que fiz no vídeo a seguir (caso prefira material escrito, é só continuar lendo).Com este post, você poderá ver, em vídeo ou na parte escrita, como usar questões para aprender teoria. Isso vai te possibilitar a:
  1. ver o que mais cai na prova;
  2. estudar normativos com mais facilidade;
  3. aumentar a qualidade de sua memorização.

Vídeo com a Tática dos Feras:

Se você prefere ler, leia (é o mesmo conteúdo do vídeo):

Abaixo, eu apresento como é a técnica, sem você precisar dar o play no vídeo. Algumas pessoas preferem ler, então eu achei legal colocar a tática dos feras de forma escrita.

Não existe fórmula mágica. Existe fórmula técnica.

Obviamente, não existe fórmula mágica para passar em concursos públicos. Você tem que estudar, estudar, estudar muito. Só que existem algumas técnicas que podem te ajudar a melhorar a qualidade do estudo, de maneira que sua memória seja aprimorada, sua leitura fique mais rápida, seus resumos sejam feitos para realmente serem usados, quando precisar rever algum assunto.

Vamos ver qual é esta tal “tática dos feras”, então!

Eu digo que esta tática é muito boa para dois tipos de estudo:

  • Estudar atos normativos (leis, decretos, constituições);
  • Estudar detalhes que devem ser memorizados (fórmulas, entendimentos de doutrinas, gráficos).

Imagina só: seu edital cobra pelo menos duas leis diferentes. Cada uma dessas leis tem 100, 150, 200 artigos. E aí você começa a fazer questões e nota que, nas provas, a banca cobra DETALHES dentro daqueles artigos. Bate um desespero, não bate? Você não vai querer estudar todos os artigos. Não vai ter tempo, nem memória suficientes para isso.

A técnica é válida exatamente para este tipo de situação. Para entendê-la, siga os seguintes passos (eles valem ouro!):

Veja o passo a passo da tática dos feras

Entendeu? Você deve:

  • selecionar as questões de concurso que satisfaçam aquelas características de que falei (isto é, que sejam sobre leis, decretos, constituições, fórmulas, gráficos etc);
  • procurar, nas leis ou nos livros, a resposta de cada questão;
  • marcar, ao lado do parágrafo do livro, ou do artigo, inciso, alínea, parágrafo do normativo, o nome da banca e o ano de cada questão (dessa maneira, você saberá que aquela parte da teoria cai!);
  • repetir esses passos com todas as questões – e, assim, você saberá o que cai ou não.

“CARACA, CAROL, mas é tão óbvio! Como não pensei nisso antes?” Exato. As coisas mais simples da vida realmente são as que mais importam.

Quando você notar, suas leis estarão com muitos artigos com pouquíssimas anotações e poucos artigos com muitas anotações.

Olha só alguns exemplos da minha Lei 8.666/1993, em PDF (lembrando que atualmente a Lei de Licitações mais nova é a Lei 14.133/2021, então veja as imagens abaixo apenas a título de exemplo):

Partes que menos caem ficam totalmente em branco!

Exemplo da técnica dos feras com a Lei 8.666/1993

Exemplo da técnica dos feras com a Lei 8.666/1993

Exemplo da técnica dos feras com a Lei 8.666/1993

Aí vão mais alguns exemplos, dessa vez em alguns dos meus livros:

Idalberto Chiavenato (Gestão de Pessoas) – Tática dos Feras

 

Pedro Lenza (Direito Constitucional Esquematizado) – Tática dos Feras

Essa tática te mostra sabe o quê? Relevância.

Quando você estuda, você deve se perguntar: este conteúdo cai tanto assim para eu dar esse destaque todo a ele? Não seria melhor dar maior relevância a um conteúdo que caia mais?

Alguns sites grátis onde você pode encontrar questões

Para encontrar questões e usá-las nesta tática, é muito fácil. Basta você acessar os sites das próprias bancas de concursos e fazer os downloads das provas.

Também existem alguns sites que te possibilitam filtrar estas questões, e até mesmo comentam uma questão ou outra. A lista dos que eu indico está a seguir:

  • Questões de concursos (QC): você pode resolver quantas questões quiser, e, de graça, poderá ver até 10 questões comentadas. Uma ótima ferramenta, na minha opinião.
  • Rota dos concursos: trabalha do mesmo jeito que o QC. Uma parte é área livre, outra parte você tem de pagar. Também é muito bom!
  • TEC Concursos: mais uma opção com muitos comentários de professores. Além do sistema de questões, oferece, também, material teórico.
  • PCI concursos: você pode baixar as provas filtrando por bancas. Um dos sites que mais uso, em meus estudos. É totalmente grátis, para baixar as provas.
  • A Casa das Questões: serviço mais recente que possibilita ver mais de 10 questões por dia. Sugestão da usuária Yasmin (dada nos comentários).
  • Aprova Concursos: o Aprova é um site antigo de preparação, mas fez uma área própria de questões SUPIMPA. Sugestão do Estevao Lobato nos comentários 😉
 

Resumo do que foi visto hoje

Hoje você aprendeu a tática dos concurseiros mais feras que existem. Basicamente, você ficou sabendo o seguinte:

  • não existe fórmula mágica para passar em concursos, mas existem métodos que te ajudam a estudar com maior eficiência;
  • a técnica aqui apresentada é ótima para atos normativos e detalhes que devem ser memorizados;
  • existem quatro passos para você aplicar a tática dos feras: a) fazer a questão; b) procurar a resposta da questão na lei ou no livro; c) anotar o nome da banca e o ano da questão ao lado do artigo da lei ou do parágrafo do livro; e d) repetir os três primeiros passos MUITAS vezes, fazendo várias questões;
  • quando a técnica é aplicada a várias questões, você vai perceber que muito conteúdo não é cobrado na prova.

Obrigada por estar comigo, em mais um post. Comente abaixo o que você achou deste artigo! Dê sua sugestão, tire sua dúvida.

Bons estudos, boa sorte, boa vida,

Carol Alvarenga.

 

P.S.: Prepare-se para concursos comigo

Você quer um modo de estudar para concursos ainda mais completo, que te possibilite passar mais rápido?

Sugiro que você conheça o Método Esquemaria. Clicando aqui, você terá acesso ao conteúdo completo do meu método de estudos para concursos.

Compartilhar este artigo:

0 0 votos
Nota deste artigo
Inscrever-se
Notificar de

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

446 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Olá Carol,
Não entendi uma coisa na marcação que você mostrou no post. Nessa questão abaixo, por exemplo, que envolve dois artigos diferentes em sua resposta, aonde eu colocaria a indicação ” Cespe, 2012″? No Art 4° ou 3°?

(CESPE – 2012 – MP – Analista de Infraestrutura) São fundamentos da

República Federativa do Brasil a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa

humana e a autodeterminação dos povos.

Obrigado.

Coloque nos dois!

Olá Carol,
Bom, eu ainda não terminei o ensino médio mais já quero começar a me preparar para o próximo concurso que provavelmente será em 2016, ultimamente eu tenho lido sobre o TCU e o trabalho do técnico em si, o problema é que eu não tenho noção do que estudar e por onde começar, você pode me da umas dicas específicas?
Desde já agradeço..

Legal, Kamylla! Bem, comece vendo o meu vídeo sobre o TCU: https://www.youtube.com/watch?v=I2HQq1rSHGs&list=UUbwKmMbT8JLHVI0UvRMKJcA. Para você que está começando, o ideal é começar já sabendo como estudar, e não partir direto para matérias ou cursinhos. Focar é essencial, então você começou bem 🙂

Abraços!

Carol muito obrigada pelo vídeo

Subject: Re: New comment posted on Tática dos feras: como usar questões para aprender teoria

😉 por nada!

Carol estou com dúvida em relação a essa tática o que interessa é somente sobre a banca se ela está cobrando o assunto e o ano ou vc filtra o que a banca cobra para nível médio , nível superior e magistratura por exemplo eu achei uma questão de um tópico AAA feita pela banca XXX mas só que a questão é para juiz e de 2014 achei 10 questões sobre o tópico AAA todas para juiz , mas não tem nenhuma questão para nível médio e ai eu marco no livro no tópico AAA as questões e o ano ou eu descarto por não haver a questão para nível médio ??? me compliquei rsrsr mas o que é o mais correto fazer, Obrigado pela atenção !!

Se a sua banca é Cespe, coloque um filtro: em “modalidade”, escolha “certo/errado” 😉

Não é o Cespe, é a banca Vunesp infelizmente essa banca não tem tantas questões de atos normativos tem mais questões para juiz do que para nível médio uma pena, obrigado pela atenção abraço !!

Ahhh sim!
Então complemente com questões de outras bancas, ok? Principalmente Cesgranrio e FCC.

É verdade Vunesp, Cesgranrio e FCC cobram questões parecidas com texto de lei o que uma faz as outras fazem também (menos o Cespe rs) eu não tinha pensado nisso rs, obrigado pela dica Carol um abraço !!!

😉

Oi Carol,

Tudo bom? Eu li seu post e assisti seu vídeo no youtube e com certeza fiz a inscrição no seu site que possui muito conteúdo interessante para quem estuda para concursos. Parabéns pela sua iniciativa de ajudar a todos que almejam uma aprovação em concurso público, com certeza vc vai ser muito recompensada por isso!! 😉 Carol, eu comecei a aplicar a sua técnica de estudo e percebi um diferencial, minha CF em algumas partes está cheio de balõezinhos em alguns artigos, só que a minha dúvida é, como vc utilizava essa técnica? Vc só lia as questões e anotava a banca nos materiais, pq a minha banca é a FCC, e por conter enunciados longos eu perco tempo analisando cada alternativa, entende? Eu estou achando muito produtivo isso tudo, eu faço menos questões mas consigo perceber o que a banca costuma cobrar. A única coisa que eu queria saber é, como era o seu método, vc imprimia uma lista de questões pra resolver, lia direto no computador e fazia as anotações?? E se era normal vc demorar de uma questão para outra pelo fato de ter que pesquisar as questões nos materiais. Desculpa me prolongar, mas é que eu fiquei mesmo com essa dúvida e queria uma ajuda sua, espero não ter incomodado, felicidades pra vc e tudo de bom!!!

**** Só mais uma coisa, qual era seu critério de revisão? Por exemplo, vc respondia 20 questões, dps passava para um novo tópico e mais 20, quando acabava todos os tópicos vc voltava ao primeiro?

Oi, João!
Eu colocava as minhas revisões dentro do próprio ciclo, algumas semanas antes das provas. Praticamente revisava o que estava marcado e o que estava como mapa mental.
Sim, demorava um pouco para eu fazer as questões que eu aplicava ao método, mas, para ficar mais rápido, eu resolvia por assunto (assim, não tinha que me deslocar toda hora). Geralmente demora mais quando você pega uma prova, por exemplo, pra tentar aplicar a Tática. Isso é muito improdutivo! A Tática serve para simplificar, não para dificultar!
🙂

Poxa eu estava lá no grupo Corujas Alfartanas no face aliás foi lá que eu descobri o Esquemaria, esse video da Tática dos Feras foi postado lá no começo do mês por uma concurseira e eu estava fuçando lá hoje e vi seu video nem sabia que ele tinha dado tanta repercussão no grupo e eu não havia visto rsrs o grupo é formado por maioria alunos do Alfacon pois esse video é uma obra prima Carol e os concurseiros adoram videos não tem jeito rsrsr abraços !!

Legal! Bom saber 🙂
Corujas Alfartanas é um grupos de concurseiros?

Oii Carol tudo bem então é sim um grupo de concurseiros criados uns 90% por alunos do Alfacon on line aliás foi lá que eu descobri o Esquemaria e cheguei até tu rs o dono do curso e professor do Alfacon também adora colocar técnicas de estudo, como estudar para concursos, grades e motivação nas aulas e aulões mas ele faz isso só no blog dele é por isso que o video da Tática dos Feras chamou atenção deles então eu aproveitei o embalo e fiz a mesma coisa divulguei em vários grupos o seu trabalho para que todos tenham acesso as suas obras de arte eu tenho vários fakes no facebook então não estou nem um pouco preocupado se o dono do grupo me excluir é porque tem muitos grupos que não aceitam propaganda agora se a pessoa ler primeiro ele verá que é uma dica e esquema de estudo e não propaganda né acho que tudo é válido para passar em um concurso né Carol bom é isso beijosss !!!

Hahahah! Uau! Obrigada, Bruno!
Legal saber que já estão falando livremente sobre o site, pela internet! São só 4 meses de vida e já está bem visitado 😉
Valeu 🙂

é como cantava Freddie Mercury vocalista da banda Queen o nome da música era O Show Deve Continuar – The Show Must Go On que o blog continue ajudando muitas pessoas com seus esquemas e dicas sempre !!! Para finalizar eu já li quase tudo que vc escreve Carol reparei que vc gosta de contar historinhas como exemplificação de um assunto relacionado vc me lembra a professora de Processo do Trabalho Aryanna Manfredini eu já assisti há vários cursos dela e ela está toda hora contando histórinhas nas aulas acho isso show de bol pois torna a aula mais divertida parece brincadeira mas uma aula com uma matéria chata pra caramba acaba ficando interessante eu nunca vi ninguém criticando ela por isso então percebe-se que a maioria se diverte mesmo continue assim Carol pois eu acho suas histórias um máximo abraço !!

Valeu, Bruno!
Sim, contar histórias ajuda no entendimento 😉

VC disse que fez Pós em Gestão Pública, mas ela não é cobrada no TCU (técnico) certo?

Oi, Kátia! Não, nos últimos editais isso não foi cobrado. Enquanto ainda não saiu o edital, estude o que caiu nos últimos 2 editais! 😉

Eu já meio que fazia isso sem saber, mas de uma forma mais lenta, digamos, rsrs, agora vou otimizar! Outras duas coisas, Carol: depois que saiu o edital, quantas horas por dia você estudava? Sei que cada um tem seu ritmo e seus horários, acho que é mais curiosidade. E vc estudava aos domingos? Eu tenho sérios problemas em estudar aos finais de semana. Mas sei que como trabalho 8h, preciso usá-los para otimizar meu tempo.
Obrigada e aquele abraço! 🙂

Legal, Mara! Eu estudava entre 4h e 6h por dia, depois do edital 😉

Obrigada, Carlos! 🙂
Faça bom uso de tudo o que puder!

Abraços!

Oi Carol, tudo bom? Bem, hoje é dia 19/08/2014, momento em que estava estudando PROCESSO DO TRABALHO mas que não estava conseguindo me concentrar porque pensei se estava estudando de forma incorreta. Bom, até em momentos de desespero nós conhecemos pessoas novas, prazer!! kkk Vi seu vídeo só hj 3 vezes para ver se não tinha esquecido nada, bom acho que não esqueci, na verdade, já tinha pensado nessa metodologia de estudo mas, como nunca vi ninguém usando, não sabia de funcionava de verdade, mas aqui está vc pra comprovar que funciona. Então, vc me ajuda? Estou nessa caminhada tem um pouco de tempo, que parece não acabar nunca, mas ainda estou aqui “firme e forte” maaais ou meeenos, tenho base em algumas matérias como administrativo, constitucional e português, na verdade, quando eu estudava para o CESPE/UNB eu achava que mandava muito bem em português, até encontrar a FCC!! kkk Voltei ao ZERO, em resumo hj meu edital ele cai – PORT, INFOR, ADM., CONST., DIREITO DO TRAB E PROC. DO TRAB. E EM ALGUNS TRT’S ELES ADOTAM ADM. PÚBLICA – mas como ficar na teoria me tira muito o tempo, nessas 5 últimas matérias posso adotar a técnica de estudo por questões? Desculpa por enrolar, mas nessa vida solitária quando abre uma brecha, parece que estamos escrevendo num diário. Por fim, parabéns pelo projeto, muitas felicidades na sua vida pessoal, funcional e que vc possar continuar sendo essa pessoa solidária e de bem com a vida!!!

Valeu, Paulo!
A técnica é ótima para processo do trabalho! Geralmente, é uma técnica muito boa para essas coisas que exigem memorização, então serve para muita coisa, principalmente para atos normativos.
Para as matérias que falei, não gosto de aplicar a Tática a português e informática, mas É POSSÍVEL. Para APU e demais direitos, eu aplico sem dó. De qualquer maneira, em TODAS as suas matérias é importante fazer MUITOS exercícios, sejam eles antes ou depois de estudar a teoria.
😀
Abraços 😉

Carol, iniciei minha caminhada pelo seu site, e estou impressionado com a variedade de conteúdo disponibilizado. Obrigado pela sua dedicação, pelo seu empenho, e que todo o seu esforço, retorne como conquistas dentro de sua trajetória pública e pessoal. Um grande abraço.
Ps: estarei usufruindo destes materiais.

Turbine seus estudos com a Newsletter Esquemaria! Receba toda segunda-feira:

✅ Dicas exclusivas 📅 Agenda de concursos 📚 Materiais selecionados

plugins premium WordPress
446
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x