- ver o que mais cai na prova;
- estudar normativos com mais facilidade;
- aumentar a qualidade de sua memorização.
Vídeo com a Tática dos Feras:
Se você prefere ler, leia (é o mesmo conteúdo do vídeo):
Abaixo, eu apresento como é a técnica, sem você precisar dar o play no vídeo. Algumas pessoas preferem ler, então eu achei legal colocar a tática dos feras de forma escrita.
Não existe fórmula mágica. Existe fórmula técnica.
Obviamente, não existe fórmula mágica para passar em concursos públicos. Você tem que estudar, estudar, estudar muito. Só que existem algumas técnicas que podem te ajudar a melhorar a qualidade do estudo, de maneira que sua memória seja aprimorada, sua leitura fique mais rápida, seus resumos sejam feitos para realmente serem usados, quando precisar rever algum assunto.
Vamos ver qual é esta tal “tática dos feras”, então!
Eu digo que esta tática é muito boa para dois tipos de estudo:
- Estudar atos normativos (leis, decretos, constituições);
- Estudar detalhes que devem ser memorizados (fórmulas, entendimentos de doutrinas, gráficos).
Imagina só: seu edital cobra pelo menos duas leis diferentes. Cada uma dessas leis tem 100, 150, 200 artigos. E aí você começa a fazer questões e nota que, nas provas, a banca cobra DETALHES dentro daqueles artigos. Bate um desespero, não bate? Você não vai querer estudar todos os artigos. Não vai ter tempo, nem memória suficientes para isso.
A técnica é válida exatamente para este tipo de situação. Para entendê-la, siga os seguintes passos (eles valem ouro!):
Entendeu? Você deve:
- selecionar as questões de concurso que satisfaçam aquelas características de que falei (isto é, que sejam sobre leis, decretos, constituições, fórmulas, gráficos etc);
- procurar, nas leis ou nos livros, a resposta de cada questão;
- marcar, ao lado do parágrafo do livro, ou do artigo, inciso, alínea, parágrafo do normativo, o nome da banca e o ano de cada questão (dessa maneira, você saberá que aquela parte da teoria cai!);
- repetir esses passos com todas as questões – e, assim, você saberá o que cai ou não.
“CARACA, CAROL, mas é tão óbvio! Como não pensei nisso antes?” Exato. As coisas mais simples da vida realmente são as que mais importam.
Quando você notar, suas leis estarão com muitos artigos com pouquíssimas anotações e poucos artigos com muitas anotações.
Olha só alguns exemplos da minha Lei 8.666/1993, em PDF (lembrando que atualmente a Lei de Licitações mais nova é a Lei 14.133/2021, então veja as imagens abaixo apenas a título de exemplo):
Aí vão mais alguns exemplos, dessa vez em alguns dos meus livros:
Essa tática te mostra sabe o quê? Relevância.
Quando você estuda, você deve se perguntar: este conteúdo cai tanto assim para eu dar esse destaque todo a ele? Não seria melhor dar maior relevância a um conteúdo que caia mais?
Alguns sites grátis onde você pode encontrar questões
Para encontrar questões e usá-las nesta tática, é muito fácil. Basta você acessar os sites das próprias bancas de concursos e fazer os downloads das provas.
Também existem alguns sites que te possibilitam filtrar estas questões, e até mesmo comentam uma questão ou outra. A lista dos que eu indico está a seguir:
- Questões de concursos (QC): você pode resolver quantas questões quiser, e, de graça, poderá ver até 10 questões comentadas. Uma ótima ferramenta, na minha opinião.
- Rota dos concursos: trabalha do mesmo jeito que o QC. Uma parte é área livre, outra parte você tem de pagar. Também é muito bom!
- TEC Concursos: mais uma opção com muitos comentários de professores. Além do sistema de questões, oferece, também, material teórico.
- PCI concursos: você pode baixar as provas filtrando por bancas. Um dos sites que mais uso, em meus estudos. É totalmente grátis, para baixar as provas.
- A Casa das Questões: serviço mais recente que possibilita ver mais de 10 questões por dia. Sugestão da usuária Yasmin (dada nos comentários).
- Aprova Concursos: o Aprova é um site antigo de preparação, mas fez uma área própria de questões SUPIMPA. Sugestão do Estevao Lobato nos comentários 😉
Resumo do que foi visto hoje
Hoje você aprendeu a tática dos concurseiros mais feras que existem. Basicamente, você ficou sabendo o seguinte:
- não existe fórmula mágica para passar em concursos, mas existem métodos que te ajudam a estudar com maior eficiência;
- a técnica aqui apresentada é ótima para atos normativos e detalhes que devem ser memorizados;
- existem quatro passos para você aplicar a tática dos feras: a) fazer a questão; b) procurar a resposta da questão na lei ou no livro; c) anotar o nome da banca e o ano da questão ao lado do artigo da lei ou do parágrafo do livro; e d) repetir os três primeiros passos MUITAS vezes, fazendo várias questões;
- quando a técnica é aplicada a várias questões, você vai perceber que muito conteúdo não é cobrado na prova.
Obrigada por estar comigo, em mais um post. Comente abaixo o que você achou deste artigo! Dê sua sugestão, tire sua dúvida.
Bons estudos, boa sorte, boa vida,
P.S.: Prepare-se para concursos comigo
Você quer um modo de estudar para concursos ainda mais completo, que te possibilite passar mais rápido?
Sugiro que você conheça o Método Esquemaria. Clicando aqui, você terá acesso ao conteúdo completo do meu método de estudos para concursos.
Carol,
Acho que como a grande maioria das pessoas que estão conhecendo o seu site, fui abrindo os posts que achei interessante em novas guias e acabei ficando com umas 10 guias abertas aqui haha
O conteúdo e a formatação são sensacionais, tudo muito bem feito e relevante. Sei como dá trabalho formatar todo o post, criar e editar as imagens, mas posso te dizer que realmente faz uma grande diferença. Você está de parabéns pela inteligência, bom humor e por compartilhar seu conhecimento.
Estou aguardando a CEF me convocar, mas já vou começar os estudos para concursos maiores e espero um dia participar do Esquemaria agradecendo pelo conteúdo e pelas dicas.
Desejo tudo de bom pra você e muito sucesso!
HAHAHAH que legal, que bom, Fernando!
Obrigada pelos elogios. Eu faço cada post com um respeito tremendo por quem está aí do outro lado! A gente sabe que não é fácil esse processo de passar em concursos públicos, então é uma responsabilidade enorme estar aqui passando este conteúdo para vocês.
Parabéns pela aprovação na CEF! Eu espero te ver aqui, assim que você passar no concurso dos seus sonhos.
Bons estudos!
Oi Carol! Acabei de “conhecê-la” através de um grupo no facebook e estou adorando conhecer um pouco mais do seu universo. Bom, é o seguinte: tenho 29 anos e anseio pela estabilidade. Tenho um filho de 5 anos e tive dois bons empregos no últimos 10 anos, porém em órgãos privados. Tenho muita facilidade com a língua portuguesa, cursei Direito por um tempo e atualmente estou no curso de Letras após algumas mudanças no direcionamento de carreira. Enfim, após alguns aprendizados advindos de decisões errôneas, decidi firmemente em focar em algum concurso. A princípio, analisei o INSS, que pelo salário razoável, possibilidade de locação em MG e maior número de vagas, seria relativamente mais fácil. Entretanto, ao ler, ler e ler, deparei-me com o TCU e gostei bastante. A questão é: tenho muita facilidade de aprendizado em qualquer disciplina, mas pelo que tenho analisado, o conteúdo me parece bem complexo. Tenho quatro meses de preparação integral pela frente e gostaria da sua opinião referente à facilidade de aprendizado X disciplinas inéditas X tempo de estudo. Sinceramente, acredita haver a possibilidade de aprovação? Desde já agradeço a atenção e parabéns pela iniciativa do site. Abraços!
Oi, Rannia! Welcome!
Bem… muitos concurseiros saíram do ZERO e passaram em alguns meses de estudos. A ordem certa é: aprender COMO estudar –> estudar!
Então, se você tá saindo do zero e quer passar rápido, veja algumas entrevistas de aprovados que já passaram em seu concurso dos sonhos! A internet tá cheia delas! 😉
Espero que os posts do Esquemaria possam te ajudar, nesse início 😉
Oi Carol
Conhecendo hoje seu blog e querendo tipo assim ler tuuudo em um dia rs…Ontem mesmo fiz uma planilha de estudos mas no método “errado” do excel..segunda portugues+redação…terça direito adm+const e assim vai…hoje achei seu blog e nooooosssaaa abriu minha mente! Trabalho 8 horas por dia e tenho só 5…6 horas de estudo..comecei a estudar em Abril deste ano e me sinto perdida sabe…agora mesmo meu dilema é se continuo em um cursinho presencial q paguei todinho já ou se fico no online…que é um nivel melhor que o presencial..mas enfim. Minha dúvida é sobre livros..é melhor estudar por livros?? Vejo todo mundo estudando por manual adm..manual constitucional..constituição comentada e lá vai…agora mesmo quero tentar um concurso que tem direito e processo penal e civil…nunca vi esta materia na minha vida…Afo então…”afiiiii”…não sei o que devo fazer..comprar livros..estudar por apostila..por pdf do curso….Gostaria de pedir opiniões sobre o assunto. Muito obrigada por tudo!!! Bjs Adri
Oi, Adri!
5h a 6h de estudo é muita hora! hehehe. Tá ótimo.
Ah, eu sempre bato nesta tecla: os cursos online estão dando uma lavada na didática tradicional. Em todos os sentidos (tempo, qualidade, preço…).
Não se encha de material. Procure OS MELHORES e siga por uma linha. Material, hoje, existe aos montes, para concursos públicos. A melhor estratégia é escolher a dedo, porque existe muita coisa ruim por aí. Em alguns casos, é melhor usar livro, em outros casos, aulas em PDF e, ainda, aulas em vídeo e até normativos, como você falou. A tendência, hoje, é pegar o melhor de cada coisa.
Agora: como saber o que é melhor? Pesquisando. Pesquise em fóruns, sites, blogs… é melhor fazer dois ou três dias de pesquisa, agora, para não se arrepender por ter comprado material ruim.
🙂
Abraços!
Vc respondeuuu!!!! Nossa isso é raro hj em dia..alguem que realmente quer ajudar e tira um tempo para as pessoas…muito obrigada!!
Flor no meu concurso cai muita coisa de Administração (Geral..Pública..Gestão de Pesssoas) você tem algum livro nessa área que pode me ajudar?? Tenho a impressão que vc lê chiavenato, mas ele não é muito complexo para concursos?? Qual vc lê por favor! Vou seguir seu conselho do manual descomplicado do direito administrativo..estava pensando em comprar outros manuais…inclusive a Constituição Federal esquematizada..mas não sei se tenho tempo para ler..se vale a pena..sem contar o custo… Bjsss obrigada por responder! Adri
Respondi hahaha!
Administração geral eu já usei Chiavenato, sim. Tenho três livros dele (o de GP, o de Geral e o de Geral e Pública). Desses, confesso que o único legal voltado para concursos públicos é o de Geral e Pública, da Elsevier. Ele não é complexo, não, aliás, ele é bem didático.
Só que eu não ficaria só nos livros, em Administração Geral, não. Na verdade, os livros são só para complementar, porque o melhor jeito de estudar AGE é com aulas em PDF voltadas para o seu concurso.
Gestão de pessoas eu também comprei muitos livros. O que mais gostei foi o da Andréia Ribas. Se os Rocha/Duran tivessem continuado com a série, seria a minha principal indicação, mas eles desistiram no vol. II hehehe…
Eu não gosto de constituição comentada… tenho uma intocada, lá em casa. Em normativos, prefiro aplicar a Tática dos Feras 🙂
Abraços e bons estudos,
Carol.
Acho que já vi esse video umas 10 vezes para pegar cada detalhe esse é o segundo grande video no youtube que vejo que realmente funciona faço questão de compartilhar com meus colegas pois a tática é federal !!!
Que bom, Bruno! Eu coloquei minha alma, neste vídeo, assim como faço com tudo o que produzo, no Esquemaria.
Abraços 🙂
Muito obrigada 😉
Caramba Carol, PARABÉNS pelo site, já favoritei no meu browser … Suas dicas são demais, o conteúdo é excelente e fico impressionado com sua generosidade em compartilhar tudo isso. Você tem facilitado muito minha vida (e de muitos concurseiros tbm, creio eu). Mas saiba que “quem divide, Deus multiplica”… que Ele te abençoe mais e mais.
Estou me preparando para o concurso para técnico TCU 2014, e vou começar aplicar esta tática jáaaa!
Bjs
Carol, obrigada pelas dicas. Quando for aprovada irei na sua sala levar um presentinho pois você tem me ajudado bastante rsrs beijoos.
Obrigada, Carol! Já venha preparada no mínimo pra me dar um depoimento sobre sua aprovação, hein, que eu vou pedir! 🙂
Bjs!
Carol, você é sensacional! Jovem, inteligente, descolada e super organizada e disposta. Pessoas como você fazem a diferença no mundo, muito obrigada.
Então, eu gostaria de pedir uma ajuda ( se não for demais hihi). Quero me preparar para o concurso do TCU e estou com dúvidas quanto à bibliografia
Em AFO, você acha que materiais de 2010 já estão desatualizados? Utilizando somente o livro do Giacomoni consigo suprir a matéria para o concurso de TEFC? Por último, tive contato com um livro que achei muito bom e de fácil compreensão mas nunca ouvi ninguém indicar ele – Administração Financeira e Orçamentária para concursos do Cespe, de Jorge Porcaro e Reynaldo Lopes – você conhece?
Em Administrativo, pensei em utilizar o livro do Lucas Rocha Furtado, ele já foi procurador geral do MP junto ao TCU… Devido à essa experiência dentro do próprio órgão e por ele já ter sido meu professor, pensei em utilizar o livro dele, mas depois de te conhecer (guru Carol), preciso da sua opinião primeiro para me decidir hahaha Você conhece? Indica?
Muito Obrigada mais uma vez, desculpa pela lenga lenga enooorme hahaha
beijoss
Manu, eu jurava que já tinha te respondido! Hehehe… que estranho!
Obrigada pelo “descolada” 🙂
Em AFO, é bom ter um material de 2012 pra cá! Outras matérias não precisam de tanta atualização, mas em AFO compensa pegar algo mais novo, até porque é a matéria mais importante para TFCE.
Não conheço esse livro, do Jorge e do Reynaldo… fiquei curiosa, inclusive! Você já tem, né? Tem gostado? Quem sabe, se eu o vir por aí, eu não compre, para dizer minha opinião? hehe…
O Lucas Rocha saca muito de DAD e licitações e contratos, mas os livros deles não são voltados para concurseiros. Se você gostar da didática dele, bem. Se preferir algo mais “concursístico”, vá de MA e VP, mesmo.
E é isso aí! Espero que minha resposta tenha te ajudado 🙂
Abraços,
Carol.
Muito obrigada Carol,
Eu tenho o livro sim, a linguagem é muito fácil e acessível, compreendo bem quando leio mas tenho medo de não ser o suficiente para a prova.
Acho que vou ficar com o Lucas mesmo, no livro dele ele dá muitos exemplos envolvendo o TCU e o meu foco não são apenas os concursos, também faço faculdade de direito =)
mais uma pergunta: você aconselharia estudar pelo Manual de Licitações e Contratos do TC? lembrando que vou prestar o concurso para técnico.
Valeu!
Beijos
Ah, tá tranquilo! Que bom 😉
Sim, este é um assunto muito importante, e pegar direto da fonte é melhor ainda!
Complemente com questões, ok?
Abraços!
Carol, preciso de uma dica sua. Estou inscrito no Esquemaria, só p constar (p saber q n apareci do nada rs)
Eu passei a estudar pela “tática dos feras”. Muito boa. Fazia algo parecido, porém incompleto.
O
lance é o seguinte: eu achei um “coaching” de um determinado professor.
Esse “coaching” é para o cargo de Auditor do TCU, que exige um conhecimento
bem mais abrangente do que o de Técnico.
Ele
ensina a fazer um levantamento dos assuntos de cada disciplina que mais
caem. Assim, a ideia é focar no que mais cai (mais importante) e deixar
mais de lado o que não cai ou o que menos cai.
Por
exemplo: digamos que os últimos concursos de Técnico do TCU cobraram
“conjunções”. Sendo assim, a chance de vir “conjunções” de novo é quase
100%.
A dica então é estudar conjunções.
Então
é só fazer isso para todos os assuntos de todas as matérias. A minha
dúvida é se só a tática dos feras já seria suficiente ou se eu
acrescento essa dica do “coaching” também.
E
o outro lance também é o seguinte: qdo uso a tática dos feras e anoto
no livro que determinado trecho foi cobrado em tal questão de tal banca,
devo estudar todo o assunto que foi cobrado ou somente aquela parte
específica (pro exemplo: cobraram licitação dispensada – estudo tudo sobre dispensa e inexigibilidade ou só licitação dispensada)?
Aguardo resposta. Valeu.
Vamos começar do final: quando utilizar a Tática dos Feras em normativos, estude mais o que mais caiu! E menos (ou até nada, dependendo da quantidade de anotações por perto) o que menos caiu.
Quanto à técnica do seu coach, ela é muito boa, mas, para você mesmo não precisar fazer tanta divisão, utilize algum site de questões, para isso. Lá eles mesmos têm a quantidade de questões que mais caíram para determinada banca. Eu gosto do Rota dos Concursos e do Questões de Concursos, mas existem vários sites do tipo, aí fica a seu critério 🙂
Olá Carol!
Conheci seu site há aproximadamente um mês e já comecei a ver os concursos públicos com outros olhos!!! Adoro ler seus artigos e é incrível como os mapas mentais facilitam nosso entendimento. Parabéns pela bela iniciativa e obrigada por compartilhar conteúdos de qualidade e principalmente por tantas informações valiosas. Abraços, Cátia.
Obrigada, Cátia 🙂
Os mapas mentais daqui são legais, né? E eles são ótimos para revisões futuras.
😉
Abraços!