- ver o que mais cai na prova;
- estudar normativos com mais facilidade;
- aumentar a qualidade de sua memorização.
Vídeo com a Tática dos Feras:
Se você prefere ler, leia (é o mesmo conteúdo do vídeo):
Abaixo, eu apresento como é a técnica, sem você precisar dar o play no vídeo. Algumas pessoas preferem ler, então eu achei legal colocar a tática dos feras de forma escrita.
Não existe fórmula mágica. Existe fórmula técnica.
Obviamente, não existe fórmula mágica para passar em concursos públicos. Você tem que estudar, estudar, estudar muito. Só que existem algumas técnicas que podem te ajudar a melhorar a qualidade do estudo, de maneira que sua memória seja aprimorada, sua leitura fique mais rápida, seus resumos sejam feitos para realmente serem usados, quando precisar rever algum assunto.
Vamos ver qual é esta tal “tática dos feras”, então!
Eu digo que esta tática é muito boa para dois tipos de estudo:
- Estudar atos normativos (leis, decretos, constituições);
- Estudar detalhes que devem ser memorizados (fórmulas, entendimentos de doutrinas, gráficos).
Imagina só: seu edital cobra pelo menos duas leis diferentes. Cada uma dessas leis tem 100, 150, 200 artigos. E aí você começa a fazer questões e nota que, nas provas, a banca cobra DETALHES dentro daqueles artigos. Bate um desespero, não bate? Você não vai querer estudar todos os artigos. Não vai ter tempo, nem memória suficientes para isso.
A técnica é válida exatamente para este tipo de situação. Para entendê-la, siga os seguintes passos (eles valem ouro!):
Entendeu? Você deve:
- selecionar as questões de concurso que satisfaçam aquelas características de que falei (isto é, que sejam sobre leis, decretos, constituições, fórmulas, gráficos etc);
- procurar, nas leis ou nos livros, a resposta de cada questão;
- marcar, ao lado do parágrafo do livro, ou do artigo, inciso, alínea, parágrafo do normativo, o nome da banca e o ano de cada questão (dessa maneira, você saberá que aquela parte da teoria cai!);
- repetir esses passos com todas as questões – e, assim, você saberá o que cai ou não.
“CARACA, CAROL, mas é tão óbvio! Como não pensei nisso antes?” Exato. As coisas mais simples da vida realmente são as que mais importam.
Quando você notar, suas leis estarão com muitos artigos com pouquíssimas anotações e poucos artigos com muitas anotações.
Olha só alguns exemplos da minha Lei 8.666/1993, em PDF (lembrando que atualmente a Lei de Licitações mais nova é a Lei 14.133/2021, então veja as imagens abaixo apenas a título de exemplo):
Aí vão mais alguns exemplos, dessa vez em alguns dos meus livros:
Essa tática te mostra sabe o quê? Relevância.
Quando você estuda, você deve se perguntar: este conteúdo cai tanto assim para eu dar esse destaque todo a ele? Não seria melhor dar maior relevância a um conteúdo que caia mais?
Alguns sites grátis onde você pode encontrar questões
Para encontrar questões e usá-las nesta tática, é muito fácil. Basta você acessar os sites das próprias bancas de concursos e fazer os downloads das provas.
Também existem alguns sites que te possibilitam filtrar estas questões, e até mesmo comentam uma questão ou outra. A lista dos que eu indico está a seguir:
- Questões de concursos (QC): você pode resolver quantas questões quiser, e, de graça, poderá ver até 10 questões comentadas. Uma ótima ferramenta, na minha opinião.
- Rota dos concursos: trabalha do mesmo jeito que o QC. Uma parte é área livre, outra parte você tem de pagar. Também é muito bom!
- TEC Concursos: mais uma opção com muitos comentários de professores. Além do sistema de questões, oferece, também, material teórico.
- PCI concursos: você pode baixar as provas filtrando por bancas. Um dos sites que mais uso, em meus estudos. É totalmente grátis, para baixar as provas.
- A Casa das Questões: serviço mais recente que possibilita ver mais de 10 questões por dia. Sugestão da usuária Yasmin (dada nos comentários).
- Aprova Concursos: o Aprova é um site antigo de preparação, mas fez uma área própria de questões SUPIMPA. Sugestão do Estevao Lobato nos comentários 😉
Resumo do que foi visto hoje
Hoje você aprendeu a tática dos concurseiros mais feras que existem. Basicamente, você ficou sabendo o seguinte:
- não existe fórmula mágica para passar em concursos, mas existem métodos que te ajudam a estudar com maior eficiência;
- a técnica aqui apresentada é ótima para atos normativos e detalhes que devem ser memorizados;
- existem quatro passos para você aplicar a tática dos feras: a) fazer a questão; b) procurar a resposta da questão na lei ou no livro; c) anotar o nome da banca e o ano da questão ao lado do artigo da lei ou do parágrafo do livro; e d) repetir os três primeiros passos MUITAS vezes, fazendo várias questões;
- quando a técnica é aplicada a várias questões, você vai perceber que muito conteúdo não é cobrado na prova.
Obrigada por estar comigo, em mais um post. Comente abaixo o que você achou deste artigo! Dê sua sugestão, tire sua dúvida.
Bons estudos, boa sorte, boa vida,
P.S.: Prepare-se para concursos comigo
Você quer um modo de estudar para concursos ainda mais completo, que te possibilite passar mais rápido?
Sugiro que você conheça o Método Esquemaria. Clicando aqui, você terá acesso ao conteúdo completo do meu método de estudos para concursos.
Oi, Carol! Foi muito bom encontrar um site tão informativo como o seu. Com certeza muitas dúvidas foram esclarecidas. E se eu já tinha vontade de trabalhar no TCU, imagine agora. Fiz o download das tabelas que vc postou e adaptei ao meu estilo e acho que ficou muito bom, pois tem me ajudado bastante, principalmente a ter um controle do meu horário. Só queria saber se entendi direito a “tática dos feras”. Eu posso apenas selecionar várias questões, mesmo sem ter visto a teoria, e utilizar essa tática pra estudar? É isso mesmo? Obrigada.
É possível estudar diretamente com a Tática dos Feras, Josi! Mas eu realmente indico para conteúdos que exigem memorização, como atos normativos e teorias específicas. Quando o conteúdo é mais didático, ou quando exige raciocínio, aí não compensa aplicar a tática dos feras (tipo pra português, matemática ou raciocínio lógico).
E isso também depende do seu material. Os atos normativos caem muito, então, sem dúvidas, a Tática funciona para eles. Agora, quando você pega uma vídeo-aula ou uma aula em PDF, o conteúdo que o professor te passa geralmente é TODO importante. Nesses casos, você só vai COMPLETAR seus estudos com a Tática dos Feras.
Mesmo se você concorresse às vagas gerais eu diria que você tem chances, Jessyca. O ideal é estudar por algum tempo (5, 6 meses), mas há histórias de pessoas que estudaram 2, 3 meses e passaram. Basta se dedicar ao máximo 😉
Bons estudos! Carol.
Obrigada, Carol!
Oi, Carol! Estou amando o seu site!
Deixa eu te perguntar uma coisa: você acha que com essa técnica eu consigo começar a estudar hoje pro TCU e ter chances de passar? Eu sou pne, então minha nota não precisa ser tãaao alta assim…
Decidi por esses dias que quero trabalhar no TCU, e não sei se coloco minhas esperanças todas no próximo concurso ou deixo para depois..
Ah! E de quanto em quanto tempo sai concurso para tec adm?
Obrigada e parabéns pelo site!
Carol, com relação a Direito Administrativo você acha necessária a leitura completa do livro do Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino?
Alguns capítulos precisam de leitura completa, como os de licitações, contratos, processo administrativo etc. Outros capítulos não precisam de leitura completa (por exemplo, atos administrativos: você não precisa saber todos os tipos, alguns são bobos, não caem em prova). Outro capítulo que não precisa ser lido todo: órgãos e agentes públicos!
Para você mesmo saber o que não ler (e o que ler com alguma repetição), aplique a tática dos feras a mais ou menos 500 questões. Se um capítulo começar a ser usado ao extremo, ele deve ser lido completamente! Para os que não forem tão repetidos assim, continue aplicando a Tática dos Feras, indedeterminadamente 😉
Abraços!
Olá Carol, parabéns por este trabalho que é de muita importância para nós concurseiros..
Ainda sou iniciante e fico com muitas dúvidas de como estudar melhor, à respeito de melhores livros, entre tantas dúvidas..
Já fiz alguns concursos, entre eles TRT, IBGE, INSS.. Você poderia me passar algumas dicas de livros (Direitos administrativo, previdenciário, constitucional… e outras áreas também que geralmente caem em concursos) de autores feras pra que eu possa melhorar meus estudos?
Oi, Willian! Os livros que usei no TCU estão neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=I2HQq1rSHGs
Quanto a previdenciário, eu indico a aula do Ali Mohamad Jaha, do Estratégia Concursos. Abraços e bons estudos 😉
Obrigado Carol!
Isso com certeza vai me ajudar muuuito..
Deus a abençoe
Oi Carol!
Surgiu uma dúvida…
Quanto as anotações sobre as questões se uso um livro e a lei seca, anoto nos dois? Estou usando só o livro (que na maioria das vezes repete o artigo que o autor comenta), mas TODOS falam para ler a lei seca….
Como vc fazia?
Oi, Priscila! Leia a lei seca e faça as anotações nela!
No livro, o autor acaba colocando só uma parte da lei, e na própria lei você pode contextualizar.
Certinho?! Forte abraço!
Show de bola! Parabéns pela iniciativa!! Vou usar para o Concurso do TCU TFCE!
Legal, Felipe 🙂
Carol, sei que a dúvida que tenho não tem nada a ver com a ÓTIMA “técnica dos feras”. Mas, acho 🙂 que você pode não somente “elucidar” esta dúvida, como também apontar dicas para uma melhor maneira ou método de estuda-la. Aí vai! Como devemos estudar os informativos, os Julgamentos e as Súmulas do STF e STJ? Ah, só mais uma dúvida 😀 ! Estudar Constitucional e Administrativo por materiais “antigos” (ambos do VC e MA de 2012) é “desvantajoso” (embora eu tenha acesso as atualizações seguintes ao ano de lançamento das obras), ou é melhor comprar a edição mais nova de ambas. O que vc indica? Tenho esta dúvida tão somente pelos tópicos e capítulos acrescentados pelo autor que não estão inseridas nessas atualizações. Isso prejudica, ou não? Desde já agradeço!
Oi, Lauro! Pode usar a tática dos feras para jurisprudência, também! Assim, você sabe quais súmulas e entendimentos mais caem.
Não é desvantajoso estudar por estes livros, não. Até 2012, eu usava o MA e VP de 2009. Quando eu percebia alguma alteração, anotava. Mas atenção: eu estou falando destas matérias em específico (Direito Constitucional e Direito Administrativo). Tome cuidado com livros desatualizados de AFO e de Contabilidade.
Abraços e bons estudos 😉
Oi Carol.
Estou adorando suas dicas. Foi um achado, pois são tantas coisas para estudar que somente com muita organização,táticas, dicas e muito estudo para conseguirmos. Já estou usando a planilha ciclo de estudos, mas estou com uma dúvida. Se meu ciclo de estudos é de 12 horas e tenho 6 horas de estudo por dia, então termino meu ciclo a cada 2 dias. Parece obvio, mas é só para confirmar. Bjs.
Lucélia, é isso mesmo! Você entendeu direitinho 😀
iAnnotate! É.Muito.Bom.