FGV
Nível Superior
FunSaúde CE
2021
Matéria: Português – Gramática

“A matemática, vista corretamente, possui não apenas verdade, mas também suprema beleza – uma beleza fria e austera, como a da escultura.” Bertrand Russell.

Assinale a opção que apresenta a afirmação adequada sobre os componentes desse pensamento.

Comentário longo

A comparação “como a da escultura” traz uma valorização artística da matemática, ao relacionar a “suprema beleza” da matemática com a beleza fria e austera da escultura. Os demais segmentos não se aplicam à estrutura do pensamento apresentado.

A opção A é incorreta, pois o segmento “vista corretamente” indica uma forma de ver a matemática, mas não é a causa a oração seguinte.

A opção B é incorreta, pois não há oposição entre as ideias presentes na frase. “Mas também” é uma expressão ADITIVA, não adversativa (e nós já falamos sobre isso no passado… eu trouxe esta questão para retomar este conhecimento).

A opção C é incorreta, pois as palavras “verdade” e “beleza” não indicam valores que se contradizem na ciência matemática, pelo contrário, Russell está enfatizando que a matemática tem não apenas verdade, mas também uma beleza suprema.

A opção D é incorreta, pois o termo “a” em “a da escultura” refere-se somente à beleza da matemática, não englobando a verdade.

Qual é o valor semântico mais comum de "mas" e "mas também"?

Mas = adversativa

  • Conjunções Adversativas
    • mas
      • Função: Introduz uma ideia de oposição ou contraste direto.
      • Exemplo: "Eleanor queria contar a verdade sobre sua identidade, mas temia ser enviada ao Lugar Ruim."
    • porém
      • Função: Introduz uma ideia de contraste ou restrição, similar a "mas", porém pode ser usado em início de frase.
      • Exemplo: "Jason estava animado para mostrar seu novo passo de dança, porém ninguém estava prestando atenção."
    • contudo
      • Função: Apresenta uma oposição ou contraste, enfatizando a ideia anterior.
      • Exemplo: "Chidi estava determinado a fazer a escolha certa, contudo, suas indecisões frequentemente o paralisavam."
    • todavia
      • Função: Similar a "contudo", introduz uma ideia de contraste ou compensação.
      • Exemplo: "Tahani contribuiu com grandes quantias para a caridade, todavia, suas motivações eram questionáveis."

Estes exemplos ilustram como as conjunções adversativas podem ser utilizadas para expressar contrastes e oposições de ideias.

Mas também = aditiva

  • Aditivas: expressam adição, soma de ideias.
    • Exemplo: "e", "nem", "mas também", "como também".
    • Frase: "Eleanor queria ficar no Bom Lugar, e Chidi queria ajudá-la."
    • Outra frase: "Eleanor aprendeu a ser uma pessoa melhor, mas também descobriu o verdadeiro valor da amizade no processo."
16---Mas-também

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