Em relação às normas internacionais para o exercício profissional da auditoria e às normas da INTOSAI (do inglês, International Organization of Supreme Audit Institutions), julgue o item seguinte.
As normas internacionais de auditoria financeira produzidas pela INTOSAI servem de base para as normas brasileiras que regulam a atividade dos auditores independentes.
Questões sobre o trabalho básico realizado pela Intosai têm caído bastante no Cebraspe. Ela está errada, uma vez que a Intosai não serve de base para os auditores independentes (que atuam na iniciativa privada), mas sim para os auditores que atuam em órgãos públicos.
A INTOSAI tem suas normas, as ISSAI, que são relacionadas à auditoria no setor público.
A própria tradução de INTOSAI, do inglês International Organization of Supreme Audit Institutions (Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores) demonstra que a organização é voltada para o setor público, em especial para a organização das EFS (ou ISC) ao redor do Globo.
Na matéria de auditoria governamental, estudam-se essas ISSAI, com mais profundidade.
O que é a Intosai?
A INTOSAI (International Organization of Supreme Audit Institutions) é uma organização internacional que reúne as instituições superiores de auditoria (SAIs) de diversos países. Seu objetivo principal é promover a troca de conhecimentos e experiências entre essas instituições, visando melhorar a auditoria pública e a governança global. | |
Aqui está uma visão esquematizada sobre a INTOSAI:
|
MEDIDA APLICADA LTDA
Faça sua pré-matrícula: