FGV
Nível Superior
SEFAZ-AM
2022
Matéria: Português – Interpretação de Textos

Leia o texto publicitário a seguir.

“Acho que a atração pela nossa marca... deve-se à transparência das coisas que fazemos. Os investidores podem tocar, ver e sentir o produto. Você não tem que ser um técnico para descobrir a vantagem que a lingerie oferece.”

Nesse caso, a maior vantagem do produto oferecido é

Comentário longo

  • A. A perfeição nos processos de fabricação.
    • Não é mencionada diretamente como vantagem.
  • B. A possibilidade do contato físico antes da compra.
    • NOSSO GABARITO: Destacado como um diferencial importante, permitindo aos clientes experimentar o produto.
  • C. A honestidade seguida na publicidade do produto.
    • Embora a transparência seja valorizada, a vantagem principal é o contato físico. A banca perdeu a chance de falar sobre o uso da palavra transparência com polissemia/ambiguidade.
  • D. O conhecimento intuitivo da qualidade do produto.
    • Relacionado, mas o foco é na experiência tátil direta, veja: “Os investidores podem tocar, ver e sentir o produto”.
  • E. A utilização de material de qualidade superior.
    • Comentário: Não é o foco principal do texto. O texto até fala da “vantagem que a lingerie oferece”, mas não deixa claro se a vantagem é quanto ao material.

Como fazer a interpretação de textos publicitários?

Eu analisei várias questões de semântica de textos publicitários e separei alguns pontos principais para você prestar atenção nesse tipo de questão.

Então, você pode prestar atenção a estes elementos:

  • Público-alvo: olhar para quem a mensagem vai pode te ajudar a resolver a questão.
  • Produto: às vezes, a questão mostra qual é o produto (entre parênteses, ou depois de uma barra…). O produto também pode te dar uma dica de qual é o gabarito certo, de acordo com o contexto.
  • Reconheça as técnicas de persuasão utilizadas, como:
    • apelo emocional / racional
    • sedução
    • comparação
    • exclusividade
  • Esteja atento ao que está implícito, mas não explicitamente dito. Publicidade tem uma linguagem conativa / apelativa muito forte, então há bastantes conotações / figuras de linguagem.
  • Estas questões de publicidade não são só de tipologia textual… elas envolvem muita semântica (significado), e o contexto vai importar demais da conta. Isso inclui:
    • o momento histórico
    • o mercado-alvo
    • plataforma de veiculação (canal)
    • quem envia a mensagem
Publicitários-01

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