FGV
Auditor de Controle
TCU
2022

Deparamo-nos diariamente com uma série de textos que tentam convencer-nos a adquirir determinado produto: são os chamados textos publicitários.


Vejamos a seguir um exemplo desses textos:

É festa na fazenda!

Para tratar a Tristeza Parasitária e fazer a alegria tomar conta do rebanho.
A Tristeza Parasitária pode afetar o rebanho a qualquer momento e em qualquer fase da vida. Contudo, existe uma dupla capaz de reanimar e proteger o potencial produtivo dos animais.
Com você, Ganaseg™ 7% & Kinetomax®
Ganaseg™ 7%
Combate da Babesiose (Piroplasmose)
Curto período de carência para o leite (apenas 96 horas)
Ótimo índice de segurança
Kinetomax®
Rápida ação contra a Anaplasmose
Dose única
Curto período de carência (Leite: 5 dias/Carne: 8 dias para animais tratados via intramuscular e 4 dias para animais tratados via subcutânea)
Xô, tristeza!

Sobre os elementos estruturais desse texto e suas estratégias de produção, é correto afirmar que:

Comentário longo

A resposta é a letra C: o texto veicula a mensagem, tendo em vista o seu público-alvo, selecionando informações, não explicitando termos supostamente conhecidos e utilizando uma linguagem adequada;

Nesse tipo de questão, você tem que se lembrar de não extrapolar o que NÃO está no texto (e assim você consegue matar as alternativas erradas).

Vamos alternativa por alternativa.

Letras A e E: estas alternativas extrapolam o texto. Não existe chamada para ação no texto. Sendo assim, a letra A está errada quando diz “uma recomendação à aquisição do produto“. Já a letra E erra ao dizer: “apelar para a ação.“.

Letra B: esta alternativa extrapola o texto. “Xô, tristeza” se refere à Tristeza Parasitária mencionada no início do texto, não à emoção do leitor. Aqui não é nem extrapolar: é ir contra o texto.

Letra C: vamos por partes, esta é a alternativa correta.

“o texto veicula a mensagem, tendo em vista o seu público-alvo” – certo, pois o texto fala de remédios para animais de fazenda… eu mesma não saberia nada sobre este remédio, pois não sou dona de animais de fazenda (ainda!)

“(…) selecionando informações, não explicitando termos supostamente conhecidos” – certo, pois o texto não explica o que são aquelas doenças, ou seja, supostamente o leitor-alvo conhece esses termos.

“utilizando uma linguagem adequada;” – certo, é um texto publicitário, a linguagem está bem publicitária e voltada ao público da fazenda (pessoas interessadas em remédios para seus animais).

Letra D: esta alternativa extrapola o texto. Diz que as características do produto devem ser destacadas das dos concorrentes. O texto nem mesmo cita a concorrência. O texto apenas foca em falar das qualidades do dois produtos: Ganaseg™ 7% & Kinetomax®.

Você pode extrapolar o que está no texto?

Não, ?

  • Você pode
    • Inferir
    • Compreender com base em um dado
  • Você NUNCA pode
    • Extrapolar
    • Usar conhecimentos de fora para o que não está no texto
6---Extrapolar-o-conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhar esta questão:

Faça sua pré-matrícula:

plugins premium WordPress