FGV
Técnico
ALEMA
2023
Matéria: Auditoria Governamental

A organização do controle interno do Poder Executivo visa a atender aos artigos 70 e 74 da Constituição Federal de 1988. Para tal, são definidos elementos centrais ao controle interno, entre os quais destaca-se “o conjunto de regras, procedimentos, diretrizes, protocolos, rotinas de sistemas informatizados, conferências e trâmites de documentos e informações, entre outros, operacionalizados de forma integrada pela direção e pelo corpo de servidores do respectivo Órgão Executor de Controle Interno, destinados a enfrentar os riscos e fornecer segurança razoável quanto ao alcance dos objetivos do órgão ou entidade”.

Tal descrição refere-se ao conceito de

Comentário rápido

Essa ideia de “GESTÃO”, de “administração como um todo”, de “alta cúpula”, de “direção” está muito ligada à primeira linha.

A primeira linha de defesa no controle interno é composta pelas atividades de gestão que são diretamente responsáveis por controles primários. Isso inclui a integração, pela direção, do conjunto de regras, procedimentos, diretrizes, protocolos, rotinas de sistemas informatizados, conferências e trâmites de documentos e informações (no âmbito de seus macroprocessos finalísticos e de apoio).

O que faz parte da primeira linha de defesa?

Primeira linha de defesa

8. A primeira linha de defesa é responsável por identificar, avaliar, controlar e mitigar os riscos, guiando o desenvolvimento e a implementação de políticas e procedimentos internos destinados a garantir que as atividades sejam realizadas de acordo com as metas e objetivos da organização.

9. A primeira linha de defesa contempla os controles primários, que devem ser instituídos e mantidos pelos gestores responsáveis pela implementação das políticas públicas durante a execução de atividades e tarefas, no âmbito de seus macroprocessos finalísticos e de apoio.

10. De forma a assegurar sua adequação e eficácia, os controles internos devem ser integrados ao processo de gestão, dimensionados e desenvolvidos na proporção requerida pelos riscos, de acordo com a natureza, a complexidade, a estrutura e a missão da organização.

Em resumo:

Primeira Linha de Defesa

  • Responsabilidade: Identificar, avaliar, controlar e mitigar riscos.
  • Controles: Controles primários instituídos pelos gestores.
  • Integração: Controles internos integrados ao processo de gestão.
Primeira linha de defesa - conceito-01

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Faça sua pré-matrícula:

plugins premium WordPress