Cespe / Cebraspe
Nível Médio
TELEBRAS
2022
Matéria: Português – Gramática

A comunicação tem-se transformado em um setor estratégico da economia, da política e da cultura. Da guerra, ela sempre o foi. A inclusão da informação e da comunicação nas estratégias bélicas tem aumentado no correr de milênios.

No século VII a.C., o chinês Sun Tzu, em A arte da guerra, dizia que “toda guerra é embasada em dissimulação”, referindo-se à distribuição de informações falsas. Contudo, quem mais desenvolveu esse conceito foi o general prussiano Carl von Clausewitz, em seu amplo tratado Da guerra (Vom Kriege), publicado em 1832. No capítulo VI, Clausewitz afirma: “Grande parte das notícias recebidas na guerra é contraditória, uma parte ainda maior é falsa e a maior parte de todas é incerta. Em suma, a maioria das notícias é falsa, e o medo do ser humano reforça a mentira e a inverdade. As pessoas conscientes que seguem as insinuações alheias tendem a permanecer indecisas no lugar; acreditam ter encontrado as circunstâncias distintas do que imaginavam. Na guerra, tudo é incerto, e os cálculos devem ser feitos com meras grandezas variáveis. Eles direcionam a observação apenas para magnitudes materiais, enquanto todo o ato de guerra está imbuído de forças e efeitos espirituais”.

Trata-se de desinformar, e não de informar. A desinformação é a informação falsa, incompleta, desorientadora. É propagada para enganar um público determinado. Seu fim último é o isolamento do inimigo em um conflito concreto, é o de mantê-lo em um cerco informativo. Os nazistas levaram essa estratégia do engano quase à perfeição.

Atualmente, pratica-se tanto o cerco econômico, militar e diplomático quanto o informativo. Já não se trata apenas de isolar o inimigo. As novas tecnologias permitem aos militares intervir nos conflitos bélicos a distância, direcionando até mesmo os foguetes com a ajuda de GPS, a partir de um satélite. A telecomunicação militar apoiada em satélites e a eletrônica determinarão as guerras do futuro imediato. Fala-se já de bombas eletrônicas (E) que podem paralisar estabelecimentos neurais da sociedade moderna, como hospitais, centrais elétricas, oleodutos etc., destruindo os seus circuitos eletrônicos. Parece que hoje já se pode fazer a guerra sem bombas atômicas. As bombas E do tipo FCG (flux compression generator — gerador de compressão de fluxo), cujo emprego não está limitado às grandes potências bélicas, têm o mesmo efeito e fazem parte dos arsenais de alguns exércitos, e consistem em comprimir, mediante uma explosão, um campo eletromagnético, como um raio, sem os custos, os efeitos colaterais ou o enorme alcance de um dispositivo de pulso eletromagnético nuclear.

Vicente Romano. Presente e futuro imediato das telecomunicações.
São Paulo em Perspectiva. Internet: <www.scielo.br> (com adaptações).

Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB4A1-I, julgue o próximo item.

No segundo período do segundo parágrafo do texto, o vocábulo “Contudo” introduz uma ressalva.

Qual é o valor semântico mais comum de "mas" e "mas também"?

Mas = adversativa

  • Conjunções Adversativas
    • mas
      • Função: Introduz uma ideia de oposição ou contraste direto.
      • Exemplo: "Eleanor queria contar a verdade sobre sua identidade, mas temia ser enviada ao Lugar Ruim."
    • porém
      • Função: Introduz uma ideia de contraste ou restrição, similar a "mas", porém pode ser usado em início de frase.
      • Exemplo: "Jason estava animado para mostrar seu novo passo de dança, porém ninguém estava prestando atenção."
    • contudo
      • Função: Apresenta uma oposição ou contraste, enfatizando a ideia anterior.
      • Exemplo: "Chidi estava determinado a fazer a escolha certa, contudo, suas indecisões frequentemente o paralisavam."
    • todavia
      • Função: Similar a "contudo", introduz uma ideia de contraste ou compensação.
      • Exemplo: "Tahani contribuiu com grandes quantias para a caridade, todavia, suas motivações eram questionáveis."

Estes exemplos ilustram como as conjunções adversativas podem ser utilizadas para expressar contrastes e oposições de ideias.

Mas também = aditiva

  • Aditivas: expressam adição, soma de ideias.
    • Exemplo: "e", "nem", "mas também", "como também".
    • Frase: "Eleanor queria ficar no Bom Lugar, e Chidi queria ajudá-la."
    • Outra frase: "Eleanor aprendeu a ser uma pessoa melhor, mas também descobriu o verdadeiro valor da amizade no processo."
16---Mas-também

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