Cespe / Cebraspe
Nível Superior
PETROBRAS
2022
Matéria: Português – Gramática

O texto mais célebre de A República é sem dúvida a Alegoria da Caverna, em que Platão, utilizando-se de linguagem alegórica, discute o processo pelo qual o ser humano pode passar da visão habitual que tem das coisas, “a visão das sombras”, unidirecional, condicionada pelos hábitos e preconceitos que adquire ao longo de sua vida, até a visão do Sol, que representa a possibilidade de alcançar o conhecimento da realidade em seu sentido mais elevado e compreendê-la em sua totalidade. A visão do Sol representa não só o alcance da Verdade e, portanto, do conhecimento em sua acepção mais completa, já que o Sol é “a causa de tudo”, mas também, como diz Sócrates na conclusão dessa passagem: “Nos últimos limites do mundo inteligível, aparece-me a ideia do Bem, que se percebe com dificuldade, mas que não se pode ver sem se concluir que ela é a causa de tudo o que há de reto e de belo. Acrescento que é preciso vê-la se se quer comportar-se com sabedoria, seja na vida privada, seja na vida pública.”.

De acordo com este texto, a possibilidade de um indivíduo tornar-se justo e virtuoso depende de um processo de transformação pelo qual deve passar. Assim, afasta-se das aparências, rompe com as cadeias de preconceitos e condicionamentos e adquire o verdadeiro conhecimento. Tal processo culmina com a visão da forma do Bem, representada pela matéria do Sol. O sábio é aquele que atinge essa percepção. Para Platão, conhecer o Bem significa tornar-se virtuoso. Aquele que conhece a justiça não pode deixar de agir de modo justo.

Danilo Marcondes. Textos básicos

de ética: de Platão a Foucault. 1ª ed. Rio de Janeiro: Jahar, 2007, p. 31 (com adaptações).

Em relação às ideias, aos sentidos e aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item subsecutivo.

Dado o fato de o vocábulo “mas”, em sua primeira ocorrência no segundo período do primeiro parágrafo, ter sido empregado com sentidos adversativo, de oposição, os sentido originais do texto seriam mantidos caso ele fosse substituído por porém.

Qual é o valor semântico mais comum de "mas" e "mas também"?

Mas = adversativa

  • Conjunções Adversativas
    • mas
      • Função: Introduz uma ideia de oposição ou contraste direto.
      • Exemplo: "Eleanor queria contar a verdade sobre sua identidade, mas temia ser enviada ao Lugar Ruim."
    • porém
      • Função: Introduz uma ideia de contraste ou restrição, similar a "mas", porém pode ser usado em início de frase.
      • Exemplo: "Jason estava animado para mostrar seu novo passo de dança, porém ninguém estava prestando atenção."
    • contudo
      • Função: Apresenta uma oposição ou contraste, enfatizando a ideia anterior.
      • Exemplo: "Chidi estava determinado a fazer a escolha certa, contudo, suas indecisões frequentemente o paralisavam."
    • todavia
      • Função: Similar a "contudo", introduz uma ideia de contraste ou compensação.
      • Exemplo: "Tahani contribuiu com grandes quantias para a caridade, todavia, suas motivações eram questionáveis."

Estes exemplos ilustram como as conjunções adversativas podem ser utilizadas para expressar contrastes e oposições de ideias.

Mas também = aditiva

  • Aditivas: expressam adição, soma de ideias.
    • Exemplo: "e", "nem", "mas também", "como também".
    • Frase: "Eleanor queria ficar no Bom Lugar, e Chidi queria ajudá-la."
    • Outra frase: "Eleanor aprendeu a ser uma pessoa melhor, mas também descobriu o verdadeiro valor da amizade no processo."
16---Mas-também

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