FGV
Auditor de Controle
Prefeitura Niterói
2018
Matéria: Auditoria Governamental

Sobre os objetivos da Auditoria Operacional, assinale a afirmativa correta.

Comentário rápido

Estamos buscando a alternativa que trata de auditoria operacional, e a resposta é a Letra A.

A) Acompanha ações gerenciais, avalia a eficácia dos resultados em relação aos recursos disponíveis e auxilia a administração na gerência e nos resultados, por recomendações que visem aprimorar os procedimentos.

Essa afirmativa reflete os objetivos principais da Auditoria Operacional, que são focados na avaliação da eficiência, eficácia e economia das operações, além de fornecer recomendações para melhorar os processos e resultados organizacionais.

Comentário longo

B) Obtém elementos comprobatórios que permitem opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios e se as demonstrações deles originárias refletem, adequadamente, a situação do patrimônio.

Errado. Esta descrição se refere à Auditoria Contábil ou Financeira, cujo objetivo principal é verificar a conformidade dos registros contábeis com os princípios contábeis geralmente aceitos e assegurar que as demonstrações financeiras reflitam a situação patrimonial da entidade de forma adequada.

 

C) Examina fatos ou situações consideradas relevantes, incomuns ou extraordinárias, para atender determinação do Prefeito do Município, do Controlador Geral, dos Secretários Municipais ou de outras autoridades.

Esta alternativa descreve uma Auditoria Especial ou Investigativa, que é realizada para examinar situações específicas, geralmente em resposta a solicitações de autoridades ou quando há suspeitas de irregularidades ou fraudes.

 

D) Acompanha, examina e avalia a execução dos programas e projetos governamentais, bem como a aplicação de recursos descentralizados.

Esta descrição se refere à Auditoria de Programas ou Auditoria de Desempenho, que foca na avaliação da execução de programas e projetos governamentais, bem como na aplicação de recursos públicos. Embora tenha semelhanças com a Auditoria Operacional, seu foco é mais específico em programas e projetos governamentais.

 

E) Assegura a adequação, a privacidade dos dados e as informações oriundas de processamento de dados, observando a legislação especifica.

Esta alternativa descreve a Auditoria de Sistemas ou Auditoria de TI (Tecnologia da Informação), que se concentra na avaliação dos sistemas de informação, garantindo a adequação, segurança e privacidade dos dados.

O que é a auditoria de sistemas ou de TI?

Concentra-se na avaliação dos sistemas de informação, garantindo a adequação, segurança e privacidade dos dados.

O que é auditoria especial ou investigativa?

Este conceito cai pouco nas provas de auditoria, porque não é um conceito das Normas de Auditoria da INTOSAI.

A Auditoria Especial ou Investigativa é realizada para examinar situações específicas, geralmente em resposta a solicitações de autoridades ou quando há suspeitas de irregularidades ou fraudes.

Este conceito de auditoria especial é dado geralmente em alguns Tribunais de Contas nos Estados, às vezes nos municípios, mas não está vinculado ao nível Federal.

O que é auditoria operacional?

Operacional = êêê...

  • Economicidade
  • Eficiência
  • Efetividade

Sinônimo: auditoria de desempenho.

A Auditoria de Programas ou Auditoria de Desempenho foca na avaliação da execução de programas e projetos governamentais, bem como na aplicação de recursos públicos. Embora tenha semelhanças com a Auditoria Operacional, seu foco é mais específico em programas e projetos governamentais.

De acordo com a ISSAI 100:

Auditoria operacional foca em determinar se intervenções, programas e instituições estão operando em conformidade com os princípios de economicidade, eficiência e efetividade, bem como se há espaço para aperfeiçoamento. O desempenho é examinado segundo critérios adequados, e as causas de desvios desses critérios ou outros problemas são analisados. O objetivo é responder a questões-chave de auditoria e apresentar recomendações para aperfeiçoamento.

Vale a pena complementar o conceito com a ISSAI 300:

Definição de auditoria operacional

    1. A auditoria operacional, como realizada pelas EFS, é o exame independente, objetivo e confiável que analisa se empreendimentos, sistemas, operações, programas, atividades ou organizações do governo estão funcionando de acordo com os princípios de economicidade, eficiência e efetividade e se há espaço para aperfeiçoamento.
    2. A auditoria operacional visa a fornecer novas informações, análises ou percepções e, quando apropriado, recomendações para aperfeiçoamento. As auditorias operacionais oferecem novas informações, conhecimento ou valor ao:
    • proporcionar novas percepções analíticas (análises mais amplas ou profundas ou novas perspectivas);
    • tornar as informações existentes mais acessíveis às várias partes interessadas;
    • proporcionar uma visão independente e autorizada ou uma conclusão baseada em evidência de auditoria;
    • fornecer recomendações baseadas em análises dos achados de auditoria.

O que é auditoria financeira?

De acordo com a ISSAI 100:

Auditoria financeira foca em determinar se a informação financeira de uma entidade é apresentada em conformidade com a estrutura de relatório financeiro e o marco regulatório aplicável. Isso é alcançado obtendo-se evidência de auditoria suficiente e apropriada para permitir o auditor expressar uma opinião quanto a estarem as informações financeiras livres de distorções relevantes devido a fraude ou erro.

Palavras-chave:

  • relatório financeiro e o marco regulatório aplicável
  • distorções relevantes nas informações financeiras devido a fraude ou erro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça sua pré-matrícula:

plugins premium WordPress