FGV
Analista
Prefeitura (Concurso Municipal)
2023
Matéria: Administração Financeira e Orçamentária

Considere os casos a seguir ocorridos durante o exercício financeiro de 20x2 em um determinado ente público:

 

Situação Descrição
I Um servidor recebeu um suprimento de fundos (adiantamento) de R$ 2.300,00 para uma viagem, que foi devidamente processado. Porém, houve gasto adicional de R$ 700,00, que não foi processado no exercício do fato gerador.
II Uma despesa de R$ 23.000,00 com manutenção de computadores foi empenhada, mas o prestador do serviço ainda estava com pendências referentes a obrigações tributárias no final do exercício.
III Uma despesa de R$ 7.000,00 com manutenção de um sistema de refrigeração foi empenhada, o serviço foi devidamente prestado, porém, por erro no cadastramento do prestador de serviço, não foi totalmente liquidada até o final do exercício.
IV Uma despesa de R$ 7.900,00 com diárias foi empenhada, liquidada e paga em 31/12/20x2.
V Uma despesa de R$ 230.000,00 com aquisição de equipamentos hospitalares foi empenhada, os equipamentos foram entregues e o fornecedor atendeu às formalidades exigidas para a liquidação da despesa que ocorreu em 30/12/20x2.

O valor a ser inscrito como restos a pagar no encerramento do exercício é de:

Selecione uma alternativa.

R$ 260.000,00;

R$ 260.000,00;

R$ 260.000,00;

R$ 260.000,00;

R$ 260.700,00;

R$ 260.700,00;

R$ 260.700,00;

R$ 260.700,00;

R$ 268.600,00;

R$ 268.600,00;

R$ 268.600,00;

R$ 268.600,00;

R$ 270.200,00;

R$ 270.200,00;

R$ 270.200,00;

R$ 270.200,00;

R$ 270.900,00.

R$ 270.900,00.

R$ 270.900,00.

R$ 270.900,00.

Parabéns, você acertou! → Gabarito: Letra A.

Que pena, você errou... → Gabarito: Letra A.

Comentário rápido

Restos a pagar são despesas empenhadas e não pagas, certo?

As únicas despesas empenhadas e não pagas foram a II, a III e a V.

Comentário longo

Vamos revisar cada situação:

I. Suprimento de fundos de R$ 2.300,00:

  • O suprimento de fundos, sendo um adiantamento, já foi pago.
  • Portanto, não se enquadra em restos a pagar.

II. Despesa de manutenção de computadores de R$ 23.000,00:

  • Foi empenhada, mas não liquidada devido a pendências do prestador.
  • Não foi paga.
  • Restos a pagar: R$ 23.000,00

III. Despesa de manutenção do sistema de refrigeração de R$ 7.000,00:

  • Foi empenhada e o serviço foi prestado, mas não foi totalmente liquidada.
  • Não foi paga.
  • Restos a pagar: R$ 7.000,00

IV. Despesa com diárias de R$ 7.900,00:

  • Foi empenhada, liquidada e paga.
  • Não se enquadra em restos a pagar.

V. Despesa com equipamentos hospitalares de R$ 230.000,00:

  • Foi empenhada e liquidada, mas não há informação explícita sobre o pagamento.
  • Considerando a definição dada na questão, deve ser considerada como não paga.
  • Restos a pagar: R$ 230.000,00

Somando os valores que se enquadram como restos a pagar:

R$ 23.000,00 + R$ 7.000,00 + R$ 230.000,00 = R$ 260.000,00

Qual é o conceito genérico de restos a pagar?

Restos a pagar são despesas empenhadas e não pagas no mesmo exercício em que foram empenhadas.

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